Cortinas de linha são um tipo de cortina que se tornou uma solução de design moderna e popular. São usadas para decorar janelas, portas e cortinas. Surgiram há relativamente pouco tempo, mas rapidamente ganharam popularidade na Europa e na Rússia. Isso não é surpreendente, pois cortinas de linha e cortinas de musselina harmonizam perfeitamente com diversos elementos decorativos e conferem às cortinas um visual incrível. Essa combinação também amplia visualmente o espaço do ambiente.
- Descrição das cortinas de fios
- Escolhendo uma cor para cortinas de chuva em diferentes interiores
- Tipos de cortinas de fios
- Musselina padrão
- Chenille
- Com contas
- Arco-íris
- Dividindo o espaço com cortinas de fios
- Fazendo suas próprias cortinas de linha
- Métodos para encurtar cortinas de fios
- Como instalar cortinas de corda
- Cuidados com cortinas de linha
- Vantagens e desvantagens do tule de fios
Descrição das cortinas de fios
Cortinas de fios são frequentemente usadas para decorar quartos infantis. Nesses cômodos, costuma-se usar tule com pingentes, tule de fios e musselina. Para o interior, você pode escolher cores vibrantes ou combinar diferentes tons.

Essa escolha certamente agradará a criança, e os pais ficarão satisfeitos com a escolha. Vale a pena considerar opções para decorar cortinas com musselina. Por exemplo, a musselina na janela é perfeita para colocar pequenas figuras decorativas, contas de vidro ou outros itens decorativos. Depois de uma mudança tão insignificante à primeira vista, o ambiente se torna original e agradável de se perceber. Você também pode usar tule com pingentes como elemento decorativo, o que certamente agradará a criança com seu design divertido. É importante considerar algumas nuances.

Observe! O tule feito de fios não protege bem da luz, por isso, para garantir uma boa noite de sono para uma criança, ele deve ser usado exclusivamente como um elemento decorativo.

Escolhendo uma cor para cortinas de chuva em diferentes interiores
A musselina no interior da cozinha é uma opção maravilhosa que combina com qualquer apartamento. Cortinas de linha não serão apenas um complemento elegante, mas também podem desempenhar funções práticas. Por exemplo, esse design ajudará a separar a área de cozinha da área de jantar. A cor, os elementos decorativos adicionais e o local de instalação da musselina são escolhidos a critério do proprietário. Não há regras rígidas aqui, já que a cozinha é o local ideal para esse tipo de cortina. No entanto, é importante lembrar que a musselina não deve ser colocada perto de lareiras para evitar o risco de incêndio na casa.

O tule de corda é perfeito para decorar uma sala de estar. Nesse caso, você pode mostrar originalidade e não se limitar a apenas uma abertura de janela. Cortinas de linha podem ser penduradas na entrada do ambiente ou fixadas acima do sofá para criar uma área de relaxamento.
Tipos de cortinas de fios
Atualmente, existem muitos tipos de cortinas de fios. Vamos conhecer os principais e mais populares.

Musselina padrão
É uma cortina comum feita de fios finos que podem variar em comprimento e cor. É frequentemente usada em interiores por quem deseja mudar um pouco a casa.
Chenille
Este tipo de musselina difere da versão padrão por seus fios serem consideravelmente mais grossos. É menos comum em residências do que a musselina comum, mas, ainda assim, algumas pessoas optam por esta versão.

Com contas
Em cada fio desta musselina há miçangas, o que acrescenta um efeito decorativo adicional.

Arco-íris
Essas cortinas de fios não diferem das cortinas comuns em sua estrutura, mas apresentam uma diferença visual: os fios desse tipo de musselina são pintados em diversas cores, o que pode adicionar brilho ao interior.

Dividindo o espaço com cortinas de fios
Muitas pessoas não dão a devida atenção a um elemento tão importante da decoração como a divisão de espaços. Geralmente, usam apenas musselina nas janelas. Delimitar o apartamento ajudará a destacar visualmente certas áreas. No entanto, na maioria dos espaços, nem sempre é possível instalar o número necessário de portas para demarcar todas as zonas importantes. Nesse caso, cortinas de linha podem ser uma excelente solução, pois não exigem fechos complexos para instalação e o processo de organização dos limites é simples e rápido. Cortinas de linha podem ser consideradas uma das melhores maneiras de dividir o espaço da sua casa.

Fazendo suas próprias cortinas de linha
Primeiro, você precisa descobrir de que materiais são feitas as cortinas de linha. Esse tipo de cortina é feito de vários fios trançados, que geralmente são decorados com diversos elementos. Para começar, são selecionados os fios necessários, com cerca de 4 a 5 metros de comprimento e 2 metros de largura. O próximo passo é encontrar uma viga com o comprimento apropriado para o espaço a ser decorado. Em seguida, você deve cortar os fios. O comprimento de cada fio deve ser igual à altura da musselina mais a largura da barra, multiplicada por dois. Em seguida, multiplique o comprimento total por dois e adicione 5 cm. O próximo passo é dobrar os fios ao meio, fazer uma laçada na dobra e passar a barra por ela, depois apertar. Os fios devem estar a uma distância de 3 a 5 mm um do outro. Para maior confiabilidade da estrutura, é melhor fixar cada laçada com cola. A distância entre as laçadas pode ser enrolada com um fio de novelo para que a barra não fique visível. Depois disso, fixe a barra no lugar certo e encurte os fios para o comprimento necessário. Uma corda será um excelente elemento para decorar o produto. E agora a musselina está pronta.

Métodos para encurtar cortinas de fios
Antes de aparar o excesso de comprimento, é importante pendurar as cortinas verticalmente e deixá-las penduradas por 3 a 4 dias. Depois disso, o corte deve ser feito em posição elevada.
Observação! Ao cortar a linha, não a estique demais.
Devido às peculiaridades de sua estrutura, as cortinas de fios não requerem manipulação adicional após o encurtamento.
Como instalar cortinas de corda

Existem vários métodos de instalação de musselina:
- O primeiro método é pendurar o varão da cortina no cano. Aqui, a cortina é fixada diretamente no varão. Este método permite pendurar e prender as cortinas com prendedores de roupa.
- O método de pendurar uma fita de cortina usando ganchos. A fita de cortina ou o cordão para ganchos é costurado à musselina e, em seguida, preso ao varão desejado com ganchos.
- Pendurar musselina em uma fita de cortina com ganchos de metal. Este método é bastante simples de executar, então a montagem pode ser arbitrária.
- Método de instalação de velcro: uma tira de velcro é fixada na parte superior da musselina e, em seguida, uma tira semelhante é fixada na cornija, o que permite que a musselina seja fixada na cornija.

Cuidados com cortinas de linha
Manter suas cortinas de chuveiro em perfeitas condições é bastante simples se você seguir algumas regras básicas de cuidado. Antes da lavagem, as cortinas devem ser enroladas em um tubo estreito e amarradas com tecido em vários pontos para que os fios não fiquem emaranhados. Recomenda-se lavar a uma temperatura de +30 graus. Após a lavagem, é útil usar amaciante de roupas.
- Seque a musselina enrolada;
- Não seque completamente e depois pendure as cortinas para evitar vincos.
Estes são todos os requisitos para cuidar da musselina. São bastante simples e não criam dificuldades na aplicação prática.

Vantagens e desvantagens do tule de fios
As principais desvantagens das cortinas de fios:
- Em primeiro lugar, para conseguir um interior harmonioso com a ajuda dessas cortinas, você precisará de pelo menos um conjunto, pois elas ficam melhores em grandes quantidades.
- A segunda desvantagem é que os fios podem ficar emaranhados se não forem manuseados corretamente. Às vezes, nós muito emaranhados podem ser extremamente difíceis de desatar.
- A terceira desvantagem é que o tule feito de fios suja muito rápido.
A versatilidade deste elemento decorativo é impressionante. As pessoas encontram inúmeras maneiras de usá-lo.
- A vasta gama de produtos é incrível. Você pode até encontrar musselina cinza-grama. Cortinas com miçangas e cordões também chamam a atenção.
- Este material é tão versátil que pode até ser drapeado.
Cortinas de barbante são uma ótima solução para decorar um apartamento. Com o uso e os cuidados adequados, essa decoração impressionará qualquer pessoa.




