Uma das características humanas é a capacidade de observar a natureza e melhorá-la. Por muitos séculos, o couro natural tem sido usado para criar itens e roupas do dia a dia. No entanto, devido ao aumento da demanda e à deterioração das condições ambientais, surgiu uma escassez de recursos naturais. O homem respondeu a esse desafio criando o couro artificial. O que é couro vinílico e quais são suas características? Detalhes abaixo.
O que é couro vinílico: descrição
Muitas pessoas se interessam pelo que são vinil e couro. O primeiro substituto artificial para o couro genuíno foi a borracha, produzida com base na borracha natural.
A produção em massa de couro artificial começou na década de 1930. Com o desenvolvimento de tecnologias para criação de substitutos de couro, novos polímeros começaram a ser usados na produção junto com a borracha sintética.

Nos tempos modernos, o couro sintético é um material complexo, cujos componentes lhe conferem excelentes características de consumo.
Couro sintético é um material sobre cuja superfície é aplicado um polímero (compostos de alto peso molecular, como borracha e proteína). O policloreto de vinila (PVC) é o mais utilizado, sendo também conhecido como vinil. Daí o segundo nome do couro sintético: couro sintético vinílico. Agora fica claro o que é.
Importante! O PVC é um material universal e seguro: todos os dias as pessoas se deparam com produtos feitos com ele — copos descartáveis, corrimãos em transportes públicos, escovas de dente, etc.

Processo de fabricação
O couro artificial é dividido em categorias dependendo do polímero utilizado:
- microfibra (MF);
- poliuretano (PU);
- couro vinílico (PVC);
- couro ecológico, borracha, poliacetato (PA).
Cada tipo tem características específicas de produção, mas sempre há três etapas principais no processo:
A primeira etapa envolve a preparação da base do material, que pode ser feita de tecido, papel, papelão e outros materiais. A qualidade da base afeta diretamente as características do produto final. Para aumentar a resistência e a resistência ao desgaste, os tecidos fibrosos são tratados com soluções especiais.

Na segunda etapa, os polímeros são aplicados à base por meio de três métodos: fusão, solução ou dispersão. A homogeneidade e a confiabilidade da aplicação do polímero também afetam a qualidade do couro sintético. No processo, você pode adicionar as propriedades necessárias: plastificantes aumentam a resistência ao gelo ou ao fogo, estabilizantes ajudam a preservar as características do material e pigmentos adicionam cor ao produto.
Por exemplo, para criar poros em couro sintético respirável, a camada de polímero é adicionalmente perfurada ou espumada usando ação mecânica ou química.
Na terceira etapa, o couro artificial recebe suas qualidades finais: é lixado, envernizado, recebe um padrão ou é feita a gofragem. A combinação de vários métodos permite criar couro artificial de qualquer textura e cor. Seja pele de búfalo, dinossauro ou crocodilo, ou couro com efeito camaleão, tudo depende da criatividade do designer.

Importante! Em geral, o processo de produção do couro vinílico não pode ser chamado de simples, mas sua complexidade não é comparável à produção do couro genuíno, o que se reflete na diferença significativa em seus preços.
O couro vinílico é avaliado pelos mesmos parâmetros técnicos do couro legítimo: durabilidade após dobras repetidas, resistência a arranhões, agentes de limpeza e radiação ultravioleta. Cada tipo de couro artificial passa por diversos testes.
O uso de tecnologias modernas e matérias-primas de alta qualidade permite que os produtos de couro sintético atendam a rigorosos padrões de qualidade.
Propriedades e características
O couro artificial, independentemente do polímero utilizado, é altamente resistente a danos mecânicos e influências ambientais negativas.
Em particular:
- É difícil de danificar e combina força e elasticidade.
- No dia a dia é fácil de cuidar e higiênico, não absorve corantes, líquidos e óleos.
- É resistente a mofo e tem propriedades respiráveis.
- Difícil de pegar fogo, ser danificado pelo cloro ou ser arranhado.
- Além disso, o material não desbota ao sol e mantém sua aparência original por muitos anos.

Qual é a diferença entre couro sintético e couro vinílico?
Couro vinílico é um material cuja base é constituída de algodão, malhas ou bases não tecidas, sobre as quais são aplicados cloreto de polivinila e aditivos sintéticos.
Este couro sintético é amplamente utilizado em diversas áreas: desde calçados e roupas até a produção de hangares, toldos, estofados de automóveis, móveis, portas e muito mais.

As características do produto acabado (flexibilidade, elasticidade, resistência) dependem da base selecionada e da quantidade de impregnações utilizadas.
O couro vinílico é durável, fácil de cuidar, não desbota ao sol e é resistente a mofo e micro-organismos.
O couro ecológico possui características de qualidade semelhantes às do couro de poliuretano (o PU é um material de três camadas com couro genuíno de baixa qualidade adicionado no meio). A principal diferença com o PU é a ausência de uma segunda camada. Fibra sintética ou tecido de algodão são usados como base.
O couro ecológico é usado na fabricação de roupas esportivas e casuais, calçados da moda, malas e acessórios. Também tem aplicação na produção de móveis e na indústria automobilística.

Observe! A característica única deste tipo de couro artificial é a sua estrutura e aparência respiráveis, que lembram o couro natural. Este couro sintético é hipoalergênico, durável, resistente à umidade e à radiação ultravioleta, mudanças de temperatura e danos mecânicos.
Características
A principal vantagem do couro artificial é a sua textura. Em alguns casos, os produtos feitos com este material são difíceis de distinguir dos feitos de couro legítimo. Outro aspecto importante é o custo: a diferença de preço em relação ao couro legítimo pode chegar a duas vezes o valor.

Além disso, o couro vinílico tem uma série de vantagens:
- ecologicamente correto - o material não emite alérgenos, substâncias tóxicas ou odores desagradáveis;
- durabilidade e alta resistência ao desgaste;
- permeabilidade ao ar;
- fácil de cuidar e não absorve corantes, óleos ou umidade;
- resistência a desinfetantes, mofo e microrganismos;
- durabilidade - o material não está sujeito à abrasão, rasgo ou deformação;
- proteção contra os efeitos da radiação ultravioleta.
Importante! Para manter o aspecto original, basta limpar o produto com um pano úmido e solução de sabão uma vez por semana.

O couro artificial também apresenta algumas desvantagens. Ele pode se deformar se exposto à água por muito tempo. Alguns tipos não têm boa permeabilidade ao ar e não toleram bem mudanças de temperatura, enquanto outros são altamente inflamáveis e têm um odor desagradável, liberando substâncias tóxicas ao queimar.
Assim, lidamos com o material do couro vinílico. No entanto, a tecnologia continua a se desenvolver. Os químicos já criaram um substituto do couro que não é inferior em suas propriedades, e às vezes até superior ao couro genuíno. Talvez no futuro, os cientistas consigam eliminar as desvantagens do couro vinílico. E bolsas e agendas de couro sintético de lojas de armarinhos continuarão populares.




