Um material fino e transparente criado por meio de um método de trama simples que se assemelha a uma malha leve, é classificado como voil. A composição do tecido é considerada secundária. O uso de fios sintéticos com adição de fibras naturais como seda ou algodão, bem como materiais sintéticos, afeta a qualidade do produto e seu custo.
Semelhanças e diferenças entre véu e organza
Os tecidos usados para decorar janelas e portas têm características semelhantes, não apenas em termos de finalidade, mas também em termos de esquemas de cores.

Véu de tule:
- mais denso que organza;
- textura macia;
- aparência fosca;
- boa transmissão de luz;
- forma convenientemente cortinas;
- suave ao toque.
Atenção! As desvantagens incluem dificuldade de remoção de manchas e desbotamento ao sol, baixa durabilidade e tendência do tecido a enrugar.
O aparecimento de nós que podem prejudicar não só a aparência, mas também a integridade da cortina.

A organza é menos respirável. É um material mais caro, embora menos elegante, em comparação com o voil. Sua alta resistência permite que o tecido seja usado na cozinha e no corredor. Fácil de lavar. A textura é mais dura e a superfície é brilhante. Não recomendado para o lado ensolarado sem cortinas grossas adicionais.
Atenção! Não há uma resposta clara para a questão do que é melhor: véu ou organza. Tudo depende do local de uso das cortinas feitas de um determinado tecido.
Véu
Um material translúcido projetado para decorar interiores e esconder de olhares indiscretos falhas em reparos ou na vida pessoal é chamado de véu. Cortinas feitas com esse tecido podem alterar visualmente o tamanho de um cômodo. Listras horizontais ampliam cômodos estreitos, e linhas verticais elevam tetos baixos. O véu branco protege eficazmente da luz solar e cria um design romântico.
No entanto, uma das desvantagens do véu é sua tendência a eletrificar, o que leva ao acúmulo de poeira e à sujeira nas cortinas. Manchas são difíceis de remover, portanto, não é recomendado o uso dessas cortinas na cozinha. Elas são ótimas para escurecer cômodos localizados no lado ensolarado. Quanto ao tule, a questão de qual é melhor - véu ou organza - permanece em aberto, pois podem ser combinados até mesmo em um único design, por exemplo, em um lambrequim.

Organza
O tecido, parente do tule, é caracterizado por alta resistência e rigidez, representando uma das variantes da organza. Suas vantagens incluem:
- resistência à tracção;
- transmitância de luz;
- durabilidade em uso;
- estabilidade de cor na luz solar;
- a capacidade de manter a forma devido à rigidez;
- resistência a agentes de limpeza.
Em elementos decorativos como laços e prendedores de cortinas, também é usado na decoração de salões de casamento, na decoração de carros de comitiva e na criação de arranjos florais.

As desvantagens deste material são a sua imprecisão na costura e a necessidade de cuidados especiais. As cores brilhantes e iridescentes deste tecido brilhante podem ser facilmente danificadas pelo ferro quente durante a passagem, o que levará à formação de buracos.
As tecnologias modernas permitem que este tecido seja usado para estampar desenhos, bordar à máquina e banhar a ouro. Um dos novos tipos de organza é o tecido "camaleão", que muda de tonalidade dependendo da iluminação.
A principal diferença entre tule e organza é a maciez, que permite que o tule se franze lindamente em dobras quando usado para criar um lambrequim.

Diferenças entre microvéu e véu
Este tecido surgiu no mercado há relativamente pouco tempo e é considerado uma novidade entre os materiais de tule. O microvéu é caracterizado pela maciez, enquanto o semi-organza possui elasticidade e boa permeabilidade à luz solar.
O novo tipo de material não deforma após a lavagem, não desbota ao sol e não encolhe, combinando as melhores qualidades do véu e da organza. Nesse sentido, a questão do que é melhor — semiorganza ou véu — não é mais particularmente relevante.

O tecido de nova geração é altamente durável em comparação ao voile e tão fino quanto a organza. O microvoile é capaz de formar belas dobras, o que melhora a percepção de espaço no ambiente.
Diversas fibras são utilizadas na produção deste novo produto, como seda, linho, algodão, lã e materiais sintéticos. A paleta de cores é muito diversificada, desde soluções monocromáticas a diversos padrões e designs. A principal diferença entre microvéu e véu é a sua finalidade, e não o processo de cuidado.
Ao contrário do voile, o microvoile pode ser usado para revestir camas, nichos, janelas falsas e portas. O cuidado com este tecido envolve lavagem delicada e passagem a ferro em modo suave. O mercado de tecidos oferece uma ampla seleção para decorar vãos de janelas e portas.

Funções do peso da cortina
O uso de ferragens para melhorar a aparência das cortinas também se deve à leveza dos tecidos. Véu com peso - o que é isso?, pode perguntar alguém sem experiência em comprar tecidos para decoração.
Os pesos diferem de acordo com sua finalidade funcional:
- ripas;
- pesos;
- cordas;
- fitas.
Observação! Diferentes tipos de peso adicional para tule são usados dependendo das características do tecido e do efeito desejado.
Véus com e sem peso são notavelmente diferentes. O cordão costurado na borda da cortina melhora significativamente a percepção estética do tule.

O que é preferível: com ou sem pesos?
As chapinhas desempenham funções ligeiramente diferentes em comparação com os pesos. A leveza e a leveza do tecido, que pode se elevar no ar mesmo com uma leve brisa, criam certas dificuldades. Toda vez que você alisa a cortina depois de abrir uma janela ou porta, não é uma tarefa agradável.

Pesos ajudam a restaurar o estado original de qualquer cortina, independentemente da sua complexidade. Em ambientes sem circulação de ar, onde é impossível perturbar a estrutura da cortina, você pode usar cortinas sem alisadores e meios adicionais para pesar o tecido.
Como criar um peso: usando cordas ou fitas
O cordão é preso à parte inferior do tule, o que adiciona peso à cortina. A espessura do cordão ou cabo é selecionada com base no peso do tecido, para evitar sobrepeso ou distorção devido a um cordão muito pesado. O cabo é fixado usando uma máquina de costura com função overlock ou zigue-zague. Os cordões pesam de 15 a 125 g/m.

As fitas podem ser usadas de várias maneiras:
- finalizando a borda do véu com fita de cetim;
- uma fita franjada é costurada ao longo da borda inferior do produto;
- uma combinação de véu e organza em uma cortina na forma de babados ou tiras de tecido para fixação.

Cuidados com véu e organza
- Lavagem delicada em temperatura de água de 30-40 graus para véus e até 45 graus para organza.
- Uso de pós universais para véus e alvejantes oxigenados para organza em caso de sujeira pesada.
- Passar véus e microvéus com ferro morno e pano úmido.
- Não é recomendada a lavagem a seco de tule macio.
- Centrifugar organza na máquina de lavar pode causar vincos difíceis de remover ao passar.

O cuidado de alta qualidade com cortinas de tule pode encantar você por muito tempo com o belo design de janelas e portas nas instalações.




