A qualidade da roupa de cama influencia muito o conforto e a conveniência do sono. Entre a grande variedade de texturas, pode ser difícil para uma pessoa comum entendê-la. Os principais critérios pelos quais as pessoas se orientam na hora de comprar são as sensações táteis e o design.
Parâmetros de seleção principais
A maioria dos requisitos relacionados à roupa de cama são determinados pelo conforto de seu uso. Linhos de alta qualidade são agradáveis ao toque. Ao tocá-los, a pessoa deve sentir conforto, maciez e suavidade.

O tecido da roupa de cama deve ser prático, resistir a muitas lavagens e não ser propenso a encolher ou rasgar. Qualidades estéticas também são importantes. A cor e o padrão do linho devem agradar aos olhos, proporcionando uma onda de relaxamento e positividade.
cobertor de lã
Apesar da popularidade dos enchimentos sintéticos, muitos consumidores preferem cobertores de lã. Alguns dos mais comuns são os de lã de ovelha ou de camelo.
A lã tem muitas vantagens:
- maciez, capacidade de aquecer bem e manter uma temperatura confortável;
- antiestático;
- leveza e durabilidade;
- higroscopicidade;
- permite que o ar passe bem;
- tem um efeito positivo na saúde;
- resistência ao desgaste e capacidade de manter bem a forma;
As desvantagens dos cobertores de lã incluem:
- capacidade de causar alergias;
- a necessidade de armazenamento adequado para evitar o aparecimento de parasitas;
- pode rolar em feltro.
Observação! A maioria dos cobertores vem com capas feitas de chita, cetim, popeline ou outros tecidos de cama e algodão.

Mako cetim
O cetim Mako é um tecido de luxo. É um material muito caro. O algodão egípcio é usado em sua produção.
Importante! No cultivo desse tipo de algodão, não são utilizados produtos químicos nem pesticidas, sendo, portanto, ecologicamente correto.
Este material é muito durável. É macio e agradável ao toque, cintila e brilha ao sol. É usado para costurar roupas de cama de luxo. Devido à sua semelhança externa com a seda, é frequentemente usado para costurar vestidos, camisas, xales e cachecóis. Imagens 3D ficam muito bonitas nele. Colchas ficarão especialmente atraentes. O tecido é fácil de lavar, não precisa ser passado a ferro, não acumula eletricidade estática e pode ser usado por pessoas com pele sensível.

Tela de bambu
É um material ecológico e muito procurado por adeptos de um estilo de vida saudável. É usado para costurar toalhas, roupas infantis e adultas e conjuntos de cama. Possui brilho e maciez discretos, não amassa e mantém sua forma perfeitamente. O tecido de fibra de bambu para roupas íntimas elimina completamente a ocorrência de alergias, mesmo em pessoas propensas a elas. Esta roupa íntima possui propriedades antibacterianas, impedindo a multiplicação de microrganismos, mesmo com o uso prolongado. A roupa íntima não absorve odores e não acumula eletricidade estática. O custo do tecido é bastante alto.

Percal (popeline melhorado)
O percal é geralmente feito de algodão e, em casos raros, de linho. O material é semelhante à cambraia ao toque, mas igualmente macio e delicado. Bastante denso. O preço varia dentro de limites e depende do fabricante. Requer cuidados delicados.
As vantagens da roupa de cama feita com esse tecido são:
- material muito denso, mas ao mesmo tempo leve;
- retém bem o calor;
- resistente à formação de bolinhas;
- Ela se adapta bem ao tingimento, o que permite criar lindas cores e texturas.

Chintz: O melhor para crianças
Refere-se a tecidos ecologicamente corretos. Feito de algodão. É o mais comum, utilizado na fabricação de roupas leves. Roupas feitas com este material são especialmente populares entre as crianças. Você pode costurar roupa de cama de chita. No entanto, é melhor usá-la em conjuntos de cama infantis, pois é totalmente segura para as crianças. O corpo respirará nessa roupa de cama e a criança poderá descansar completamente. É muito barata.
As desvantagens incluem a facilidade de encolher, desbotar e rasgar. Portanto, o consumo deste tecido para roupa de cama é garantido.

Jacquard de cetim
É um tecido de trama dupla complexa, o que o torna muito durável. O produto final é brilhante, macio e durável. O tecido não tem avesso, por isso fica lindo em ambos os lados.

Linho
O consumidor moderno deseja que o tecido do lençol seja durável e, ao mesmo tempo, confortável de usar. A melhor qualidade é o linho bielorrusso. A principal vantagem do linho é sua capacidade de proporcionar conforto, mesmo em calor extremo. Por isso, conjuntos de roupa de cama feitos com esse tecido são populares.

Polialgodão
O polialgodão é um tecido à base de algodão e poliéster. Ele tem a capacidade de eletrificar, por isso não é adequado para pessoas com pele sensível. Podem formar bolinhas. Roupas íntimas feitas com esse tecido são bastante resistentes ao desgaste e podem durar muitos anos.

Algodão
Um tipo de tecido de algodão é a chita. O tecido de chita para uso como roupa de cama tem todas as vantagens do algodão natural. Entre as desvantagens desse tecido está a capacidade de desbotar com o tempo e ficar coberto de bolinhas.

Atlas
A aparência é elegante, festiva e possui uma estrutura lisa. É usado tanto na costura de roupas quanto na roupa de cama. É especialmente popular na fabricação de conjuntos europeus. Brilhante e liso, pode formar nós se manuseado sem cuidado.

Viscose
A roupa de cama de viscose é agradável de usar. É leve e macia, com lindas dobras. É respirável e absorve bem a umidade, além de ter um brilho suave e fosco.

Flanela
Raramente usado na costura de roupas de cama. Pode ser usado apenas em pequenos lotes de conjuntos de roupas íntimas infantis. Um velo especial permite seu uso no inverno, pois possui boas propriedades de economia de calor.

Mahra
O tecido felpudo para lençóis em conjuntos de cama é uma preferência frequente. O cálculo do tamanho da roupa de cama corresponde aos tamanhos padrão. É preferível usá-lo em climas frios, pois o tecido tem capacidade de aquecer.

Tapioca
As roupas íntimas de crepe têm ótima resistência ao desgaste e não precisam ser passadas a ferro. A forma especial de torção dos fios cria um padrão incomum no tecido quando visto de diferentes larguras. O material é ecologicamente correto e absolutamente seguro para humanos.

Tencel
O tencel tem textura semelhante à seda. Outro nome para este tecido é liocel. É um material natural feito de celulose.
Importante! Ácaros e outros microrganismos não se multiplicam em roupas de cama feitas com esse tecido.

Microfibra
Possuem design elegante e boa qualidade. O material é barato e possui boa resistência ao desgaste. Perfeito para uso em climas quentes, pois proporciona um efeito refrescante.

Batiste: ternura e leveza
Batiste é um tecido muito bonito, delicado e translúcido. Não é usado como roupa de cama para o dia a dia, pois não é durável e não suporta muitas lavagens. É usado principalmente como conjunto de presente para casamento.

Ranforce: um tecido incrível
É considerada uma das variedades de chita. Mas difere dela pelo fato de serem utilizados fios finos e resistentes na produção de ranfors. Não desbota, não encolhe e não está sujeita à formação de bolinhas. É muito agradável dormir sobre esse linho.

Existe uma grande variedade de tecidos para roupa de cama. O consumidor moderno poderá escolher qualquer um, dependendo de suas sensações táteis e faixa de preço.




