O couro sintético surgiu e se popularizou no início do século XX e ainda mantém sua posição. Couro sintético - o que é e como usá-lo - veja o artigo abaixo.
Dermatin ou dermantina: o que é correto
Palavras que vêm de outras línguas frequentemente dão origem a disputas. Dermantin ou dermantin? Adultos e crianças em idade escolar pensam nisso.
Derma é a palavra original que deu origem ao nome "couro sintético". Traduzido do latim, significa "pele". Como palavra de teste, você deve se lembrar de "derma". Como não há a letra "n" nessas variações, a grafia correta seria dermatin, mas é frequentemente usada como pronúncia de dermantin.

A palavra em si é um termo do dicionário, então lembre-se dela. Ao mesmo tempo, o material é periodicamente chamado de dermantina e dermantina na internet. Apesar de o nome dermantina estar incorreto, é muito mais familiar ao ouvido.
Dermatin: o que é e de que é feito
Dermantin é um substituto do couro. O material é classificado como um tipo artificial de couro. O tecido foi amplamente utilizado na URSS e continua popular até hoje.
Do que é feito o couro sintético? O material é feito de algodão e a camada superior é revestida com nitrocelulose. Para uma aparência elegante, o tecido é ajustado ao máximo ao couro natural. O revestimento de nitrocelulose pode ser aplicado em um ou ambos os lados.

Mais tarde, a nitrocelulose foi substituída por couro de amido ou couro vinílico. Essas substâncias melhoraram a qualidade do couro sintético e permitiram uma gama mais ampla de tonalidades. A gama de produtos manufaturados também se tornou mais diversificada.
Para a sua informação! As primeiras versões de couro artificial foram produzidas na Europa. A borracha era usada como base.

Destaques da produção:
- Produção da base de tecido. Esta é uma das etapas importantes, fundamental para a qualidade do material futuro. Se a produção for mal controlada, a elasticidade e a resistência sofrem nesta fase. O material acabado racha, rasga e fica altamente amassado. A base pode ser feita de tecido de algodão, papelão ou papel. A base de papel tem baixa resistência à umidade e baixa resistência. No entanto, se a base não for forte, compostos especiais podem ser usados para aumentar a resistência e a durabilidade.
- Revestimento do material. Dispersão, fusão ou solução são os principais métodos de aplicação do revestimento. O revestimento de polímero deve ser uniforme e, ao mesmo tempo, aderir firmemente à base, caso contrário, pode descascar. Revestimentos finos são aplicados à base de papel, que pode ser superficial ou transpassante. Existem vários métodos de aplicação. A indústria utiliza um grande número de equipamentos para esse processo.
- Etapa de acabamento. Nesta etapa, o material recebe tonalidade e design, e a aparência do acabamento externo é determinada. Você pode obter tecido com padrão ou em qualquer cor. Na maioria das vezes, o padrão é aplicado por impressão.
- Os testes de verificação são a etapa final. O tecido passa por testes de deformação e alongamento. É dada atenção às influências ambientais, como a temperatura. Se os resultados dos testes forem positivos, o material é liberado para venda.
A produção avançou tanto que substâncias podem ser adicionadas à composição que melhoram a porosidade do tecido, capazes de alterar as propriedades básicas do material. Isso é feito por métodos mecânicos e químicos. Como resultado, é possível distinguir entre os poros formados, fechados ou abertos, cujo tamanho pode variar.
Variedades
O material de couro sintético varia em densidade:
- Monolítico. Este tipo de tecido é denso. No processo de produção, utiliza-se uma solução de cloreto de polivinila, que é aplicada à base final. Este tipo de couro sintético é mais caro. O escopo de aplicação é amplo e se estende a estofados e revestimentos de objetos onde uma textura mais densa é necessária.
- Perfurado - um tipo de couro sintético não muito denso. É feito aplicando-se um revestimento perfurado e estampando as camadas. Acredita-se que esse tipo de material seja hipoalergênico. Pode apresentar diferentes texturas. É usado na confecção de roupas.

Importante! Couro sintético perfurado “jovem” é comumente chamado de couro ecológico ou couro elástico.
Ao ouvir o nome couro sintético monolítico ou perfurado, você deve saber que esse é o mesmo nome para tipos que diferem em densidade.
O couro sintético também é classificado por tecnologia, composição e revestimento. Pode ser poroso, monocamada, multicamadas, com ou sem base.
Além disso, há diferenças no tipo de revestimento de polímero.

Vantagens e desvantagens
Uma das principais vantagens é o baixo custo, pois este material foi lançado especificamente como uma imitação de couro. Ao mesmo tempo, nem todos conseguirão distinguir um análogo de couro do original. Outra vantagem é a bela aparência e a superfície agradável. Os fabricantes de móveis incluem a textura entre as qualidades positivas. Ao mesmo tempo, o tecido é durável e possui diversas tonalidades.
O tecido é ecológico e seguro de usar. Não perde suas qualidades em altas ou baixas temperaturas e é resistente à umidade.
Qualquer pessoa que saiba o que é couro sintético notará que esse tecido não requer cuidados especiais.

Importante! Você pode limpar a superfície com um pano úmido ou esponja. É permitido o uso de compostos especiais para o cuidado de couro sintético.
Há também muitas desvantagens. Primeiramente, é um tipo de tecido sintético. O couro artificial não respira. Devido ao fraco suprimento de ar, o contato prolongado com o material será desconfortável.
Outra desvantagem é a baixa resistência à abrasão, tornando-se inutilizável muito mais rápido do que o couro natural. Em temperaturas abaixo de -25 °C, ele racha e quebra. É facilmente inflamável e cede facilmente à pressão de objetos pontiagudos.

Como distinguir couro genuíno de dermantina
Fabricantes inescrupulosos aprenderam a produzir couro sintético difícil de distinguir do couro sintético natural. Como a diferença de preço é significativa, é importante aprender a diferenciá-lo. Até mesmo lojas oficiais às vezes são astutas.
Diferenças:
- Qualidades térmicas. Apesar de o couro sintético ser o "queridinho do público", ele não possui as mesmas qualidades de troca de calor do couro legítimo. O couro ecológico não oferece proteção contra o frio ou o calor. O couro natural é elástico e não causa desconforto ao ser usado.
- Enrugamento. Apesar da aparência elegante, é impossível imitar as propriedades da tela artificial. O material não é tão elástico e racha mais rápido que o original.

Caso tenha alguma dúvida na loja sobre se o produto oferecido é natural ou não, você deve:
- Coloque algumas gotas de água na camada externa. Se a água for absorvida e a área escurecer, o vendedor oferece um produto de couro legítimo. O couro sintético não tem a propriedade de absorver água, ela permanecerá na superfície.
- Aperte um pedaço de tecido na sua mão e veja se ele amassa ou não. Após liberar a pressão, o couro natural tomará forma imediatamente.
- Verifique os cortes e a espessura do material. Lembre-se de que o couro sintético é mais fino que o couro legítimo. Ao mesmo tempo, as bordas deste último não são tão processadas e polidas.
- Aplique o produto no corpo e aguarde 30 segundos. O couro aquece rapidamente, enquanto o couro sintético permanece aquecido.
- Você consegue sentir o cheiro do produto. Não confie apenas nessa qualidade, os fabricantes sabem como imitar o cheiro do couro.
- Inspecione a pintura. O couro legítimo está tingido uniformemente.

Importante! Não incendeie o produto. Embora o óleo natural não queime, o fabricante pode tratar o produto com um composto inflamável. Nesse caso, você ainda terá que pagar pelo produto.
Independentemente do tecido escolhido, o couro sintético pode ser usado com segurança em casa. Este material único é realmente útil em qualquer lugar: para estofar móveis ou costurar uma saia nova. Além disso, ele tem muitas vantagens.




