Como costurar um cobertor de poliéster em casa com suas próprias mãos? Para isso, você precisará de um material que servirá de base, um enchimento para adicionar volume e um tecido para o forro. O artesão precisará de paciência e diligência. Uma peça volumosa leva muito tempo para costurar, mas durará vários anos.
- O que é sintepon
- Tipos de enchimento sintético
- Tipos de cobertores DIY
- Qual material é melhor para um cobertor?
- Ferramentas necessárias
- Cortando o material
- Como costurar uma colcha com vivo nas bordas
- Padrão para quilting
- Como costurar um cobertor de bebê para alta
- À máquina ou à mão
- Como encher um travesseiro com as próprias mãos
- Cuidando de um produto de enchimento sintético
O que é sintepon
Trata-se de um material não tecido feito de matérias-primas sintéticas. É produzido na forma de um tecido branco, volumoso e macio, cujas fibras são unidas por adesivos.
Para a sua informação! Os consumidores perguntam o que é correto: sintepon ou sintipon. A palavra correta é sintético. Esta é a matéria-prima da qual é feito.

Tipos de enchimento sintético
O Sintepon está disponível em diferentes espessuras e larguras. O tipo mais barato deste material não tecido é uma tira de 1,5 m de largura enrolada em rolo. O enchimento é vendido por metro. Para costurar um cobertor de tamanho padrão, você precisará de cerca de 5 m.
O segundo tipo comum é o enchimento sintético dupla face. O acolchoamento do tecido com enchimento sintético é feito em fábrica. As camadas de enchimento são dispostas sobre o tecido do forro e costuradas com pontos cruz, criando um padrão específico. Podem ser losangos, quadrados ou ondas. É usado para costurar colchas leves. Cobertores feitos de acolchoamento não são costurados com forro sintético barato, pois é desagradável dormir sob ele. O forro sintético não absorve umidade. Jaquetas são costuradas com esses materiais.

O enchimento de poliéster para cobertores, de acordo com a OKPD, pertence à classe mais alta de enchimentos. O material é feito de matérias-primas de alta qualidade que não causam reações alérgicas. A espessura do tecido pode ser de 10 cm. A largura para este tipo de enchimento é de 2,2 m. Este tamanho permite reunir o material em um único comprimento e não costurar os painéis. É mais fácil fazer um cobertor com as próprias mãos a partir de enchimento de poliéster usando este tipo de enchimento.
Tipos de cobertores DIY

Existem vários tipos comuns de roupa de cama que você mesmo pode criar:
- Os mais práticos são os cobertores acolchoados. Costuras figuradas frequentes prendem e fixam o enchimento, evitando que ele fique amassado.
- Além disso, existem produtos costurados como antigos colchões de penas. O enchimento é inserido na capa da bolsa e uma capa de edredom é colocada por cima. Costurar um cobertor de poliéster com suas próprias mãos, seguindo este princípio, é simples e rápido. A única desvantagem é que o enchimento interno frequentemente se solta, sendo necessário retirar a capa do edredom e endireitar o enchimento.
- Um grupo separado inclui cobertores costurados com retalhos de tecido e enchimento sintético em pequenos travesseiros separados, que são então conectados.
Qual material é melhor para um cobertor?
Somente tecidos naturais ou mistos com uma pequena quantidade de impurezas sintéticas são adequados para costurar uma capa de cobertor.
Observe! Se o cobertor for usado sem capa de edredom, ele será costurado com lindos tecidos estampados brilhantes. Isso se aplica apenas a roupas de cama costuradas como capa com enchimento.

Um cobertor acolchoado não pode ser lavado sem enchimento. Por esse motivo, não é adequado para uso sem capa de edredom. O Sintepon não tolera bem lavagens frequentes, sua base adesiva é destruída e as fibras perdem volume.
A roupa de cama é feita de:
- algodão (chita, cetim);
- seda grossa;
- bambu.
As principais qualidades que o material deve atender:
- higroscopicidade;
- densidade;
- resistência ao desgaste.
Ferramentas necessárias
Costurar um cobertor começa com a medição da cama. O produto deve cobrir completamente toda a área e ter uma leve folga em três lados. Para costurar um cobertor, você precisará de:
- roleta;
- centímetro;
- furador;
- pinos;
- um carretel de linha com uma agulha para costurar;
- giz ou um pedaço afiado de sabão seco;
- máquina de costura.

Cortando o material
O tecido do forro principal e a camada de enchimento sintético são cortados nas mesmas dimensões. Aumentar ou diminuir algumas peças é um trabalho trabalhoso e desnecessário.
Observe! O tecido principal é cortado rigorosamente ao longo do fio. O tamanho necessário é medido ao longo da borda do tecido, um corte é feito e, em seguida, o fio deve ser cuidadosamente puxado. O tecido é cortado rigorosamente ao longo do aperto resultante.

Se a parte superior do cobertor for costurada a partir de várias partes, todas as suas partes são cortadas e montadas em um único conjunto de acordo com o molde, e então o forro e a camada intermediária são cortados rigorosamente de acordo com as dimensões da parte frontal. O enchimento sintético, composto por duas tiras, é alinhavado manualmente com linhas antes do corte.
Como costurar uma colcha com vivo nas bordas
A maneira mais fácil de fazer a borda de um cobertor é com fita de viés. Você precisa comprá-la com base no cálculo: 2 perímetros do produto + 30% desse valor. Isso significa que, para um cobertor de 2,2 m por 2,2 m, você precisará de (8,8 x 2) + 30% = aproximadamente 23 m.

Instruções passo a passo:

- A fita de viés é dividida em duas tiras iguais e costuradas ao longo de todo o comprimento.
- A parte da frente, o forro e a parte de trás são dobrados um sobre o outro da maneira como o cobertor deve ficar quando terminado.
- Várias linhas de alinhavo são colocadas nas três camadas. Em seguida, usando uma fita métrica e giz, o padrão de pontos é aplicado na parte da frente.
- Depois você precisa acolchoar o tecido com enchimento sintético.
- O produto é alinhado ao longo dos cortes para que todas as camadas tenham uma borda lisa e uniforme.
- Ao longo de todo o perímetro, a uma distância de 0,5-0,7 cm, é necessário costurar uma linha de segurança.
- O corte é coberto com uma fita de acabamento feita de fita de viés.

Importante! Artesãs experientes conseguem fazer isso com uma única linha. Para quem ainda tem dificuldade em fazer uma única linha, é melhor prender a borda com duas linhas, ou seja, costurar um lado da fita de viés na parte de trás e o outro na frente do cobertor.

Padrão para quilting
A costura pode ser qualquer. O grau de complexidade depende da experiência da artesã. O padrão mais simples e comum é o de losangos ou quadrados. Nas laterais, cada segmento pode ter largura e altura de 3 a 20 cm. É melhor para uma artesã iniciante não bordar ondas e ziguezagues em um cobertor; linhas retas são mais fáceis de costurar. A maior dificuldade é puxar um grande volume de material com enchimento de poliéster sob a máquina.
Observe! Mesmo artesãos experientes nem sempre sabem como acolchoar uma manta com enchimento de poliéster à máquina. Para evitar que o produto se deforme durante a costura, a manta é acolchoada do centro para as laterais.
Como costurar um cobertor de bebê para alta
É mais fácil costurar um cobertor de bebê com enchimento de poliéster para um recém-nascido na forma de uma capa com enchimento. A bolsa, na qual a camada intermediária será inserida, é costurada com tecidos bonitos, decorada com renda.
É conveniente que a capa tenha um zíper em um dos lados. Esse detalhe permitirá que você remova o enchimento caso precise lavar o produto.
À máquina ou à mão
Como fazer um tecido acolchoado se o volume do produto não permite que ele seja puxado para baixo da máquina de costura? Nesse caso, você pode costurar as três camadas manualmente. Isso é muito mais fácil do que criar um padrão de pontos na máquina. Nesse caso, o cobertor é costurado assim:
- Todos os três componentes do cobertor (parte frontal, enchimento, forro) são dispostos uns sobre os outros sobre a mesa.
- Os pontos de fixação são marcados com giz.
- Um buraco é perfurado com um furador.
- Usando uma agulha e linha, faça vários pontos de ponta a ponta; você pode costurar pequenos botões na parte da frente, no ponto de fixação.
Como encher um travesseiro com as próprias mãos
Um travesseiro doméstico pode ser preenchido com pedaços de enchimento sintético, holofibra ou algodão.
Além dos materiais convencionais, podem ser utilizados enchimentos naturais de origem vegetal e animal. Estes podem ser:
- casca de trigo sarraceno;
- pétalas de rosa;
- velo;
- penas de galinha ou de ganso.
Cuidando de um produto de enchimento sintético
Os cobertores (capas) são lavados separadamente do enchimento sintético. O modo de lavagem é selecionado dependendo do material com o qual são costurados.
Em outros casos, a roupa de cama é lavada em um ciclo suave, com temperatura da água entre 30 e 40 °C. Géis suaves são usados. Pós agressivos são prejudiciais aos enchimentos sintéticos.
Você pode costurar roupas de cama com as próprias mãos. Uma coisa bonita exige tempo e dedicação. A primeira costura é difícil devido ao processo trabalhoso. Se você seguir a tecnologia, o resultado agradará não apenas o criador, mas toda a família.




