A palavra blackout é traduzida do inglês como escurecimento. O tecido blackout corresponde plenamente a essa definição. É usado para delimitar zonas de iluminação. Devido à densidade do material, é possível criar escurecimento mesmo em um dia ensolarado. Vamos analisar mais detalhadamente o que é blackout e suas características.
- O que é um apagão e onde ele se originou?
- Composição e processo de produção
- Métodos de tecelagem de tecido blackout
- Cortinas blackout prontas
- Diferenças das cortinas comuns
- Tipos de cortinas blackout
- Âmbito de aplicação e regras para a escolha de um blackout real
- Instruções de cuidado
- Vantagens e desvantagens
- Avaliações do consumidor
O que é um apagão e onde ele se originou?
Blackout é um tecido com uma trama especial de fios. Devido a essa propriedade, ele não deixa entrar a luz solar. Sua terra natal é considerada a Finlândia. Este país é famoso por um fenômeno natural chamado noites brancas, que dura vários meses. Sem dúvida, é uma bela vista. Mas a maioria das pessoas tem dificuldade para dormir se estiver constantemente claro lá fora.

O uso de tecido blackout para cortinas cria uma barreira intransponível aos raios solares. Vale ressaltar que essa solução rapidamente ganhou popularidade, e não apenas na Finlândia. Hoje, cortinas são costuradas com esse material em todo o mundo.

Composição e processo de produção
O segredo do material está na sua composição especial. Inclui três componentes:
- Uma base têxtil que inclui três tipos de materiais, como linho, viscose e seda.
- Espuma acrílica.
- Elementos químicos.
As características da composição são determinadas pelo fabricante. Em alguns casos, o tecido passa por um tratamento que lhe confere propriedades retardantes de fogo.

O processo de produção consiste em um conjunto de operações:
- O tecido é feito de três fios entrelaçados de uma maneira especial.
- A camada superior é uma superfície resistente ao desgaste com propriedades repelentes à sujeira. Além disso, possui uma textura agradável e uma aparência atraente.
- O revestimento é feito de um fio de poliéster de cor escura que retém a luz, impedindo sua penetração no ambiente. Para aumentar as propriedades de proteção contra a luz, o material é revestido com espuma acrílica.
- A etapa final é dedicada ao acabamento decorativo. Nesta etapa, é realizada a pintura e a aplicação de um padrão. Se o fabricante produzir blackout térmico, o tecido passa por um processamento adicional.

Métodos de tecelagem de tecido blackout
As especificidades da tecelagem dependem do tipo de tecido. Assim, o linho blackout apresenta uma superfície em relevo que lembra o entrelaçamento de fios de linho. Para obter esse efeito, a tecelagem adicional de fios é realizada na parte frontal, o que confere ao material a textura correspondente.
O brilho blackout inclui um fio acetinado, que confere brilho e maciez à superfície. O tecido jacquard apresenta um padrão em relevo devido à trama especial da camada superior.

O material é ideal para a confecção de diversas cortinas. Também pode ser usado para decorar interiores, seja para cobrir uma parede ou para fazer um painel. O tecido para cortinas mantém seu formato perfeitamente. A estrutura densa permite a formação de dobras e vincos majestosos.
Com a ajuda do tecido para cortinas blackout, você pode implementar qualquer ideia de design. A única desvantagem é o custo considerável do material. Mas este é um preço aceitável pela oportunidade de criar um interior único.

Cortinas blackout prontas
Vários tipos de cortinas são feitas de tecido:
- Clássico;
- Rolar;
- Plissado;
- Japonês.
Tecido blackout barato permitirá que você crie uma barreira confiável contra o sol. O modelo com revestimento de PVC é usado para evitar que o produto aqueça, o que inevitavelmente leva a um aumento da temperatura no ambiente.
Diferenças das cortinas comuns
Uma característica distintiva das cortinas blackout é sua estrutura especial, que inclui três camadas:
- Externo. Este lado é voltado para o sol. Na maioria das vezes, é feito em cores claras para refletir melhor os raios.
- Camada interna. Sua função é absorver a luz para que ela não penetre no ambiente. O processamento adicional confere ao produto características especiais, como resistência ao fogo.
- A camada frontal. Distingue-se pelo seu design requintado e textura interessante, o que torna as cortinas um elemento indispensável do interior.
Existe também um modelo dupla face que é utilizado como forro opaco.

Tipos de cortinas blackout
Os produtos feitos com este material variam em densidade, transmitância de luz, presença de um suporte metalizado e design decorativo. Dependendo desses parâmetros, as cortinas blackout são oferecidas nos seguintes tipos:
- Original. A base do tecido é de poliéster. Cortinas feitas com este material têm uma série de propriedades positivas: não amassam, têm um visual atraente e se dobram lindamente.

- Não inflamável. A maioria dos usuários já ouviu falar de blackout térmico e sabe o que é. Mas relativamente poucos conhecem duas maneiras pelas quais o material adquire características especiais. Inicialmente, ele pode apresentar propriedades de resistência ao fogo. Além disso, para conferir as características adequadas, um fio não inflamável é entrelaçado ao tecido durante o processo de fabricação. A segunda opção é preferível, pois com o tempo a impregnação perde suas propriedades.

- A rua blackout é uma opção especial para uso externo. Mais frequentemente, é utilizada na produção de faixas publicitárias. Dado o impacto negativo dos fatores ambientais, o material é revestido com um composto protetor que aumenta sua resistência ao desgaste.
Âmbito de aplicação e regras para a escolha de um blackout real
Na maioria das vezes, o tecido é usado para fazer cortinas. E isso não é surpreendente se você se lembrar do que significa blackout. O material é ideal para fazer diversas cortinas. Também é usado para decoração de interiores, como paredes. Pode ser usado para cobrir móveis ou decorar um espaço para um show.
Para não errar na escolha e comprar um produto original, recomenda-se fazer um experimento: afastar ligeiramente a camada superior dos fios. Deve haver uma fibra preta no interior. Se estiver faltando, é sinal de material falsificado.

Instruções de cuidado
O material é fácil de cuidar. As restrições dizem respeito principalmente à lavagem. A temperatura da água não deve exceder 40 graus. Recomenda-se selecionar o modo com o menor número de rotações durante o processo de centrifugação. Ao passar, selecione o modo para tecidos sintéticos.
Vantagens e desvantagens
O tecido tem uma série de vantagens:
- Não deixa passar a luz solar.
- Possui propriedades de isolamento térmico e acústico.
- Não tem medo de radiação ultravioleta.
- É caracterizada por maior resistência ao desgaste.
- Mantém bem sua forma.
- Praticamente não amassa.
- Hipoalergênico.
A desvantagem mais significativa é o alto custo do blackout. Além disso, como pode ser visto na descrição de sua composição, é um material sintético.

Avaliações do consumidor
A maioria das pessoas que usa cortinas deste material está muito satisfeita com a escolha. Elas afirmam que o blackout cumpre bem a função que lhe é atribuída: absorver a luz. Os consumidores estão bastante satisfeitos com as características operacionais do material, em particular a facilidade de manutenção e a resistência ao desgaste.

Este tipo de tecido é perfeito para interiores de diversos cômodos, seja uma casa, um escritório ou uma instituição. Possui diferentes tipos e vantagens.




