Tecidos modernos feitos de tecidos naturais, graças às fibras sintéticas, não parecem provincianos, mas sim elegantes e graciosos. Linho, algodão e seda sempre estiveram disponíveis para decoração, permitindo criar uma variedade de estilos no interior.
O tule de linho complementa perfeitamente quase qualquer estilo, acrescentando elegância aos estilos country, ecológico, escandinavo, minimalista e de alta tecnologia.
O tecido de linho para cortinas é excelente em termos de cuidado, ecologicamente correto e pode ser usado para fazer cortinas de diversos modelos. Tecidos ásperos são coisa do passado, substituídos por materiais leves e arejados feitos de fibras naturais com adição de fibras de lavsan e seda, além de tule de imitação de linho. O tule de linho é prático e adiciona sofisticação e aconchego ao ambiente.

Vantagens e desvantagens dos produtos de linho
Cortinas feitas de linho em tons naturais se encaixam harmoniosamente no interior. Comparado aos tecidos de fibras artificiais, esse tule apresenta uma série de vantagens:
- Ecológico - a fibra da qual o tule e as cortinas são feitos não fica eletrificada, não acumula poeira e permite que o ar passe facilmente para o ambiente.

- Estética - a naturalidade do linho confere uma sensação de frescor e elegância. O tule de linho no interior confere charme adicional ao ambiente devido à difusão da luz solar através das fibras do tecido.
- Antiestático - a vantagem indiscutível da fibra natural é a ausência de eletrificação, o que significa que a poeira não se acumula no tule e as cortinas ficam menos sujas. O tecido de linho reduz o nível de radiação nociva emitida pelos aparelhos.
- Hipoalergênico - o tecido de cortina de linho não causa reações alérgicas. As fibras têm propriedades bactericidas, por isso é conveniente decorar a cozinha, quartos de crianças e quartos com tule de linho.
- Praticidade - o tecido é fácil de usar, as cortinas são fáceis de lavar e raramente ficam sujas.
- Durabilidade - o tecido é durável e durará muitos anos.

- Ar-condicionado natural - devido às suas propriedades, o linho mantém o ambiente fresco em dias quentes e cria calor em dias frios. Essas cortinas são ideais para o verão.
- As propriedades curativas das fibras de linho – as incríveis propriedades do tecido são utilizadas desde a antiguidade. As toalhas de mão sempre foram feitas de linho, pois a fibra possui propriedades bactericidas. O tule de linho na janela protegerá não apenas do sol escaldante, mas também da radiação nociva de aparelhos elétricos.
- Aeração - o tule de linho permite que o ar passe perfeitamente, o ambiente não fica abafado e há boa circulação de ar.
- Versatilidade - cortinas complementam praticamente qualquer ambiente. A variedade de designs de cortinas permite que você as combine organicamente na cozinha, no quarto e na sala de estar.
Informações adicionais! Tule de linho com bordado será uma adição incomum e adicionará exclusividade ao interior.
É necessário passar cortinas de linho com cuidado, pois elas amassam bastante durante a lavagem e até mesmo durante o uso. Felizmente, essas cortinas não precisam ser lavadas com frequência e não estão sujeitas a contaminação. Para facilitar o seu trabalho, você precisa passar cortinas levemente úmidas.

Como escolher cortinas de linho
Ao escolher cortinas de linho, é necessário considerar a localização das cortinas, se elas ficarão penduradas o ano todo ou serão trocadas a cada estação.
A escolha de soluções de cores para cortinas é variada:
- O linho cru está disponível em tons de marrom acinzentado ou cinza escuro. O tecido é popular em design de interiores moderno.

- produtos branqueados de todos os tons de branco - marfim, leite cozido, amarelado, cinza claro - a variedade de tons é impressionante
- Tecidos de linho tingidos - como regra, cortinas de linho são tingidas em cores naturais - azul, azul-celeste, laranja. Dependendo das ideias de design, as cortinas darão a cor necessária.
Importante! Após a lavagem, as cortinas encolhem até 7%, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher. O linho amassa rapidamente, o que dá ao interior uma aparência pouco apresentável, por isso é preciso garantir que sejam passadas com cuidado.
Dependendo da finalidade funcional, a densidade das cortinas deve ser levada em consideração:
- Cortinas leves são feitas de tule e malha de linho, usadas sozinhas ou em conjunto com cortinas. Conferem volume adicional ao espaço, leveza e elegância.

- Cortinas grossas - tecidos com estrutura em relevo - são frequentemente usados em salas de estar ou quartos para decoração adicional e proteção contra olhares curiosos.
Composição do tecido:
- O tecido de linho puro é o mais ecológico, mas requer mais cuidado devido ao enrugamento
- com aditivos sintéticos - eles adicionam brilho extra e resistência ao desgaste. A seda confere maciez e o lavsan torna o tecido menos enrugado.
- fio metalizado na estrutura do tecido de linho - adiciona um toque especial de elegância. O fio dourado confere luxo, e o prateado - pureza e amplitude.
- tule de linho - pode ter uma orientação horizontal ou vertical da estrutura da fibra, o que, consequentemente, expande visualmente o espaço ou o torna mais alto.

O tecido de linho pode ter textura lisa ou nervurada. A textura é obtida por meio de padrões e tramas de fios densos.
Observe! Linho branco combina perfeitamente com tecido blackout. O tule branco, leve e arejado, pode ser complementado com um tecido de textura mais densa que não deixa passar a luz. A combinação será uma excelente solução de design para o quarto.
Cortinas de linho no interior
Cortinas de linho são universais. Devido à variedade de tecidos, as cortinas de tule possuem excelentes propriedades estéticas. Propriedades adicionais podem ser alcançadas adicionando elementos decorativos, como bordados, bainhas e fitas.

Um interior aconchegante será complementado por cortinas macias e agradáveis ao toque em tons naturais. Uma combinação de cores vibrantes e naturais será um sucesso. É importante bordar as cortinas.
Cortinas podem ser perfeitamente complementadas com miçangas, ganchos decorativos, cordões e fitas. Vale a pena abrir mão dos lambrequins, pois eles não realçam a textura do tecido natural.
Observe! O design das cortinas de linho é escolhido tanto como clássico quanto mais moderno.
Por exemplo, o tecido é cada vez mais utilizado em persianas romanas, devido às suas boas qualidades de cortina, na produção de cortinas japonesas - devido à sua naturalidade, bem como na criação de interiores orientais e coloniais.
O linho se encaixa perfeitamente nos seguintes estilos:
- Escandinavo - harmonioso para a cozinha. Tons claros de cortinas de linho são a escolha certa, enquanto a janela permanece quase completamente aberta. O resultado é que o ambiente fica iluminado, com sombras caprichosas caindo nas paredes e no chão.

- Provença - cortinas de linho combinadas com renda e algodão são adequadas para salas de estar ou quartos. Tons de cortinas de linho são mais adequados, do cinza ao marrom, com trama pronunciada, por exemplo, cortinas blackout.
- Antigo - tule de linho combinado com seda confere nobreza e sofisticação ao interior. Esta combinação de tecidos é adequada para estilos clássico e art déco.
Cuidados com cortinas de linho
O cuidado com o linho envolve lavagem à mão, sem agentes branqueadores agressivos. O tecido não é suscetível à contaminação, portanto, não o lave com muita frequência para que a peça mantenha sua forma e cor por mais tempo.
Observe! A passagem deve ser feita com cuidado e imediatamente após a secagem, enquanto as cortinas ainda estão ligeiramente úmidas. Isso as deixará mais lisas e elas aparecerão em suas janelas com todo o seu esplendor.
Dicas de designers:
- A simplicidade do linho se torna seu ponto forte quando complementa um determinado interior, por exemplo, estilo escandinavo, high-tech, provençal.

Uma combinação de várias texturas é um sucesso. Combinada com veludo e seda, confere sofisticação e elegância ao interior.
- É necessário levar em consideração as propriedades naturais do linho. É um material ecologicamente correto, que confere naturalidade, vivacidade e pureza ao design de interiores.
- Compatibilidade com linho - pode ser combinado com quase todos os tecidos. É necessário correlacionar a densidade dos tecidos e o fato de o linho encolher mais quando lavado.
- Combinação de tecidos de diferentes acabamentos e cores. Texturas diferentes e a combinação de tecidos lisos e coloridos proporcionam efeitos distintos. Por exemplo, tecidos mais finos caem melhor.
- Jogo de luz. Cortinas simples de linho, graças à sua transparência, criam um efeito único quando a luz do sol incide sobre elas. A combinação de diversas texturas, a presença de um padrão e um design estampado ajudam a realçar a beleza dos tecidos.

Tecidos naturais combinam harmoniosamente com quase qualquer interior. Cortinas combinam tanto sozinhas quanto em combinação com outras texturas. O linho, assim como o algodão, é um dos materiais mais ecológicos e baratos utilizados em design. Distingue-se pelo seu preço acessível e pela enorme variedade de soluções de design.
Ao escolher cortinas, leve em consideração que o tecido de linho encolhe bastante e também amassa com o uso. Com os devidos cuidados, as cortinas agregam estética, beleza e elegância ao ambiente, além de proporcionar espaço e luminosidade.




