A primeira coisa que uma pessoa nota ao entrar em um cômodo é o interior como um todo. Ele inclui muitos componentes: papel de parede, móveis, luminárias, vasos e floreiras. A gama completa é completada por cortinas, atrás das quais se esconde tule branco. Que tipo de material é esse e como cuidar dele, veja o artigo abaixo.
Como escolher tule branco sem padrão
A escolha das cortinas começa no momento em que se define o esquema de cores do interior. Uma das cores universais, elegantes e sempre na moda para cortinas é o branco. O tule branco estampado também fica bem na moda.

Para fazer uma escolha, você precisa considerar vários critérios:
- dimensões da sala (instalações);
- janela (formato, tamanho);
- conjunto de cores do interior;
- material.
A primeira coisa a considerar ao escolher cortinas é o tamanho do cômodo. Um cômodo grande pode ser decorado com cortinas maciças feitas de tecidos grossos e fluidos. Para esses cômodos, o estilo clássico impecável de lambrequins com borlas é mais adequado.

Um cômodo pequeno exige minimalismo em tudo; tecidos pesados roubam espaço, tornando o ambiente minúsculo. Nesses casos, cortinas de estilo romano ou veneziano harmonizam e permitem que você brinque com o espaço.
O segundo fator na escolha de cortinas é o tamanho e o formato da janela do cômodo. Proprietários de janelas padrão em apartamentos têm mais opções para dispor o tule como preferirem, mas os arcos forçarão você a trabalhar no design das cortinas. Essas janelas têm desvantagens, pois cada abertura precisa ser trabalhada separadamente, combinando estilos e tecidos para que a luz do dia entre em todos os cantos.

Outra dificuldade na decoração são as janelas da sacada e a própria sacada. Devido a estas últimas, o cômodo parece muito mais escuro e, se não estiver ensolarado, estará sempre escuro.
O conjunto de cores do interior é um fator importante, mas não crítico. O tule branco combina com quase qualquer esquema de cores. Liso ou bordado, ele sempre fica bem, ampliando o espaço e trazendo frescor e luz ao ambiente.

Para a sua informação! Quanto mais denso for o tecido, independentemente da cor, mais espaço ele ocupará no ambiente.
O ambiente precisa viver e respirar, então, ao escolher o tecido, é melhor optar por materiais naturais, mas o preço nem sempre justifica os problemas de corte e costura. Se você optar pelo linho, não poderá evitar problemas com a passagem a ferro, já que o tecido natural amassa a qualquer toque.
Cortinas de algodão não são absolutamente adequadas para a cozinha, pois lavagens repetidas (as cortinas da cozinha são sempre lavadas com mais frequência do que as de outros cômodos) causam desgaste rápido. Portanto, é melhor escolher tecidos sintéticos em vez de naturais.
Observe! A cozinha moderna de hoje é associada às persianas de rolo, que são bastante práticas e fáceis de manter.
Opções de tule
As lojas oferecem diversas opções de tule e cortinas para decoração. Elas são classificadas por tipo de material:
Chiffon
Um tecido muito macio, transparente ou translúcido. É composto por fios naturais e sintéticos (nylon, poliéster, algodão, seda), tudo depende da matéria-prima e da sua porcentagem. De acordo com o método de processamento, existem:
Cetim
Material opaco que flui e brilha na luz. É barato.

Jacquard
Um tecido muito pesado, caro, mas que dura décadas, sendo passado de geração em geração.

Algodão
Tecido natural, fácil de lavar e passar. A opção mais prática.
Observe! A variedade de cortinas de chiffon é tão grande que é considerada universal. As cortinas podem ser penduradas em quase todos os cômodos, incluindo a cozinha. A versatilidade do tecido é complementada pela praticidade no cuidado e na manutenção.

Cambraia
A opção de cortina mais popular em todas as épocas e gerações, adequada para residências e apartamentos particulares. Leve, fina e delicada, não deixará ninguém indiferente. É feita de linho natural com inclusões sintéticas, o que a torna acessível.
Hoje em dia, cortinas de cambraia são apresentadas em vários estilos de interiores, como provençal, campestre, estilo ecológico e clássico.

Tapioca
É um concorrente do chiffon. Ao contrário da transparência do chiffon, o crepe, por outro lado, é bastante fosco. Apesar disso, possui maior resistência ao desgaste.

Tule com padrão
Cortinas transparentes com estampas são mais caras do que as lisas. Para a impressão, são selecionados principalmente tecidos naturais, o que pode dobrar o custo.

Organza (tule bordado) é uma ótima opção para estampar rosas ou borboletas devido à sua baixa rigidez. Padrões estampados no material adicionam um toque especial de elegância ao ambiente. Essas cortinas já pertencem à classe LUX.
Tule, tule estampado e bordados são fornecidos pela Turquia. Os produtos turcos sempre foram de alta qualidade, pois os fabricantes se preocupam com o consumidor. O tecido mantém suas propriedades após inúmeras lavagens, não deforma, é respirável e refrata a luz solar, dispersando-a por todo o ambiente.
Altura, largura
Qual é a altura das cortinas? É a distância da cornija até o chão ou outra base, como radiadores, que se adapta harmoniosamente ao interior.
A largura é a distância da borda direita à esquerda da cortina. Como regra, a largura das cortinas para a sala de estar é uma, para a cozinha, outra.
Como determinar a largura? Para tecidos diferentes, esse coeficiente será diferente:
- luz de 2 a 3 m;
- pesado (cortina) de 1,5 a 3 m.
Por exemplo, a cornija da janela está a 2,5 m do chão, o que significa que o tule pode ser selecionado com até 4 m de largura, mas o tecido para cortinas para a mesma altura terá de 2,5 a 5 m de largura. Esses parâmetros são apropriados para o quarto.
Como pendurar corretamente
Para pendurar tule com babados, você precisa seguir algumas regras:
- Basicamente, a cortina é fixada em uma fita; ao comprar cortinas prontas, elas já estão lá (costuradas com antecedência);
- os fios costurados devem ser puxados até a largura esperada, geralmente igual à largura da cornija;
- após o alinhamento, é preciso amarrar os fios do outro lado;
- Depois que o tule for colocado na cornija, você precisa verificar tudo de ambos os lados para garantir que a cortina fique uniformemente posicionada.
Design de interiores com tule branco
Um estilo muito relevante para todos os tempos é o clássico. É usado em ambientes espaçosos, recomendado para o hall de entrada. Tule branco-neve ou fosco é uma opção vencedora para o quarto.

Para o estilo provençal, a simplicidade e a facilidade na escolha do tecido para cortinas serão apropriadas, já que o interior é dominado principalmente pelas cores branco, creme, lavanda e verde claro.

Os amantes do minimalismo preferem cortinas multifuncionais. Entre elas, persianas romanas feitas de tecido grosso e monocromático. Todos os tons de branco e cores leitosas servem, e ficam espetaculares nas janelas.

Cada um escolhe o tule de acordo com seu gosto e cor, com ou sem estampa. O preço do produto desempenha um papel importante. Algumas pessoas buscam uma opção chique, enquanto outras preferem uma mais barata. Tons de branco estão presentes em ambas as opções. Eles combinam bem com estilos clássicos ou modernos, campestres e provençais.




