As cortinas, que protegem o ambiente dos raios ultravioleta e de olhares indiscretos, desempenham muitas outras funções. Uma delas é a decoração do ambiente. Ao criar aconchego no ambiente, as cortinas complementam a integridade do interior.
- Selecionando cortinas dependendo da finalidade do ambiente
- Cozinha
- Sala de estar
- Quarto
- Infantil
- Como deve ser o tecido das cortinas?
- Qual tecido é melhor escolher para cortinas
- Jacquard
- Tecido de estopa para cortinas
- Linho
- Organza
- Veludo
- Algodão
- Nylon
- Atlas
- Lã
- Viscose
- Acrílico
- Melhores Tecidos Mistos
- Como calcular a quantidade de tecido
Selecionando cortinas dependendo da finalidade do ambiente
Por tipo, as cortinas são divididas em horizontais e verticais. Por finalidade, elas são divididas em drapeados e cortinas. As primeiras são costuradas com tecidos densos e pesados (cetim, veludo, poliéster, tafetá). As últimas são costuradas com materiais leves e arejados para difundir a luz e proteger parcialmente o ambiente do mundo exterior. Tecidos como véu, organza e musselina são usados.

Cozinha
A cozinha é rica em todos os tipos de cheiros de produtos de cozinha e umidade evaporada. Os tecidos usados na cozinha devem ser fáceis de cuidar, resistentes ao desbotamento e permitir a entrada de luz. Tecidos de algodão, tecidos naturais e aqueles com aditivos sintéticos, como organza, são usados. A cozinha pode ser decorada com cortinas de três cores em gaiola ou com uma estampa vibrante.

Sala de estar
O cômodo para receber convidados deve ter um interior específico, decorado com veludo, brocado, seda, cetim e jacquard. Esses são os tecidos escolhidos para a sala de estar. Este cômodo caracteriza a riqueza e a respeitabilidade do proprietário. Os tipos de tecidos para cortinas são variados.

Quarto
O quarto de dormir deve ser protegido da luz solar. O máximo de descanso e recuperação ocorre em um quarto bem isolado. Cortinas de poliéster, tafetá, viscose e linho são usadas para decorar as aberturas das janelas. Cores brilhantes e coloridas não são bem-vindas.

Infantil
O quarto do bebê deve receber luz quando ele estiver acordado e sombra quando estiver dormindo. Use tecidos de fácil manutenção. Cortinas de algodão e linho podem ser substituídas por tecidos mistos à base de seda ou tafetá. É essencial usar materiais ecológicos que não causem alergias.
A escolha das cores é individual. Algumas crianças conseguem dormir olhando para imagens e padrões vibrantes, outras preferem um quarto escuro, sem estímulos externos. O tecido das cortinas pode ser diferente.

Como deve ser o tecido das cortinas?
As características de qualidade do material determinam o estilo do futuro interior. A solução artística de todo o ambiente depende da escolha correta das cortinas. O custo nem sempre justifica a qualidade e a aparência do material.
As seguintes características do tecido são procuradas:
- resistência ao desgaste;
- transmitância de luz;
- absorção sonora;
- coloração permanente;
- resistência a rugas;
- rigidez da forma;
- um certo peso da tela;
- possibilidade de drapejar;
- Resistência aos raios UV;
- fácil de cuidar;
- preço acessível.

Qual tecido é melhor escolher para cortinas
Dependendo de onde a cortina será pendurada, o material é selecionado de acordo com os principais critérios que correspondem às solicitações do comprador.
- A cor pode determinar a finalidade da futura tela. Cores monocromáticas vibrantes ou padrões jacquard podem ser usados na sala de estar. É necessário manter a combinação da cor da cortina com a solidez do conjunto de móveis.
- Pela estrutura da trama das fibras. Cortinas de juta ou serapilheira não combinam com móveis italianos caros. O estilo uniforme do interior é controlado pelo gosto do designer.
- Cortinas multicamadas em uma janela alta e estreita não ficarão bem se a estrutura for estreita em termos de espaço. Cores claras são usadas para ampliar o ambiente.
- A densidade do tecido e a presença de um padrão não permitem a criação de cortinas multicamadas. E a fragilidade do padrão lambrequim pode incomodar qualquer dona de casa após a primeira lavagem.
Observe! Ao decorar um interior, você precisa considerar muitos fatores. O estilo clássico ajudará em qualquer caso.
Jacquard
Material de longa duração. Fibras entrelaçadas criam um padrão em relevo igualmente bonito em ambos os lados do tecido da cortina. Combina perfeitamente com salas de estar ou corredores.
Tecido de estopa para cortinas
O tecido da cortina, que lembra juta, adiciona um toque especial ao interior, tornando-o aconchegante. O tecido denso protege bem contra a radiação ultravioleta. O material ecológico é feito de algodão, linho ou com adição de seda, acrílico ou poliéster. A composição do material pode variar, mas o padrão permanece inalterado. O entrelaçamento de fios em pares cria uma aparência de "tabuleiro de xadrez". Adequado para cozinha e sala de estar, combinado com móveis de madeira sem verniz e cores claras.

Linho
Um tecido durável feito de componentes naturais. Suporta dobras acentuadas usadas em persianas e cortinas plissadas. A base rígida não permite que o tecido seja drapeado, por isso as cortinas de linho são usadas de forma esticada em um plano.
Organza
Material arejado com indicadores de alta resistência, podendo ser fosco ou brilhante. Usado para fazer cortinas multicamadas. Fácil de drapejar.
Observe! Material fácil de cuidar permite que ele seja usado para costurar diversos babados.
Veludo
Tecido para cortinas com pelo à base de algodão, seda ou viscose. Adiciona luxo ao interior, protege bem o ambiente da luz e cria uma atmosfera de mistério e glamour. As cortinas de veludo são pesadas, mas retêm bem o calor e conferem ao ambiente um estilo festivo. O material é caro, não é resistente ao desgaste, desbota com a lavagem e perde rapidamente o pelo.

Algodão
Um tecido natural durável que resiste facilmente a múltiplas lavagens, é bem vaporizado e passado com ferro quente. A relativa rigidez do material ajuda a manter o formato da peça. Ele tem apenas uma desvantagem: encolhe após a lavagem.
Nylon
Um material elástico de origem artificial celebrará em breve seu centenário. As características de qualidade são próximas às da seda. O material durável e leve é fácil de tingir. A elasticidade do tecido para cortinas depende da densidade, que varia de acordo com a finalidade do tecido. É amplamente utilizado na fabricação de diversos tipos de roupas. Produtos de nylon de fácil cuidado, praticamente sem necessidade de passar a ferro. Lavar em água à temperatura ambiente. Remove facilmente todos os tipos de sujeira.

Atlas
Tecido com superfície brilhante é caracterizado por alta resistência e resistência ao desgaste. As fibras de seda, linho e algodão proporcionam uma aparência atraente. Fácil de tingir. Pode ser drapeado. Possui algumas características de cuidado. O tecido acetinado sempre foi muito valorizado. Confere ao interior uma sofisticação especial.

Lã
Tecidos de lã para cortinas são usados em um design fino e sem fiapos. Eles retêm calor e luz perfeitamente. São fáceis de drapejar. A gama de cores corresponde aos tecidos lavsan para roupas. Não há tecidos brilhantes e estampados. Eles não toleram lavagem em altas temperaturas da água, atraindo pragas como traças. Eles precisam ser arejados periodicamente. Podem absorver odores desagradáveis. Ao adicionar fibra sintética, o tecido adquire mais vantagens do que desvantagens.
Viscose
Tecidos sintéticos à base de fibras de viscose são amplamente utilizados na indústria têxtil há muito tempo. Com aparência e toque semelhantes à seda, o tecido é consideravelmente mais barato.
Observe! Material leve e macio é usado em cortinas multicamadas. Não acumula eletricidade estática e é suscetível à radiação ultravioleta.
Acrílico
Tecido sintético, que se distingue por sua leveza e durabilidade, é conhecido como orlon, krylor ou PAN. Obtido inteiramente de derivados de petróleo, o tecido possui as qualidades da lã natural, mas não é atraente para traças. O tecido é frequentemente chamado de lã artificial. Ela se presta bem ao tingimento, não desbota e resiste a inúmeras lavagens. Fica lindo com fios de lurex adicionados. É usado no estilo clássico e em persianas de rolo ou japonesas.

Melhores Tecidos Mistos
A mistura de fibras naturais e sintéticas resulta em tecidos mistos de alta qualidade. A melhoria das características de qualidade ocorre devido à combinação das melhores propriedades de fios de diferentes origens. Jacquard, organza e tapeçaria podem ser atribuídos a este grupo. A maior resistência ao desgaste e o preço acessível para tecidos mistos agradam ao consumidor.
Como calcular a quantidade de tecido
Este é o caso quando você não consegue economizar. Elementos decorativos como cordões, ganchos, borlas e pontas de cornija não devem ser incluídos nos custos totais. A escolha certa de uma oficina ou estúdio profissional para costurar cortinas poupa dores de cabeça ao proprietário do imóvel. Oferecer uma gama completa de serviços para a fabricação da estrutura, decoração e produção de cortinas, com entrega e instalação, é a opção ideal.
Observe! Costurar cortinas você mesmo aumenta o risco de cometer erros nos cálculos.
Calcular a altura do produto final é fácil. É muito mais difícil entender a largura necessária do tecido para cortinas, para uma bela peça. Na maioria das vezes, são três tamanhos de abertura a serem fechados. Se o tecido for arejado e transparente, você pode usar quatro, mas tudo depende da largura da cornija e da altura do teto.

Se você não tem o impulso criativo para projetar seu próprio interior, é melhor confiar esse processo a profissionais. A estética do ambiente dependerá da unificação harmoniosa de elementos individuais do interior em um todo único. E isso é arte.




