O tecido para estofamento de móveis pode ser diferente e sua escolha depende de muitos fatores: onde será instalado, quem o utilizará e com que frequência. Comprar móveis com tecido que atenda às necessidades do comprador não é uma prática comum. É necessário fazer um pedido para a fabricação de um modelo específico com o material de estofamento selecionado e com características específicas.
- Quais materiais são adequados?
- Couro genuíno
- Couro do falso
- Arpatec e camurça sintética
- Tapeçaria
- Veludo e microveludo
- Rebanho
- Lã artificial
- Chenille para sofá
- Microfibra para móveis
- Termojacquard e scotchguard
- Algodão
- Floresta
- Cortesã
- Dicas de profissionais: qual tecido escolher para um sofá
- Escolhendo uma estrutura
Quais materiais são adequados?
O tecido para estofamento de móveis é classificado em categorias que determinam a densidade e o peso do tecido.
- A categoria 0 corresponde aos tecidos leves para móveis (algodão, scotchguard, chenille, jacquard térmico);
- 1 categoria de tecidos mais densos (veludo, camurça artificial, tapeçaria leve, flocado, chenille);
- A categoria 2 corresponde aos tecidos compactados da categoria 1;
- 3 categorias de tecidos pesados com textura complexa (chenille boucled, tapeçaria);

- A categoria 4 consiste em tecidos de camurça estampada, tapeçaria grossa e chenille;
- A categoria 5 inclui tecidos densos para estofamento de móveis com fibras de matérias-primas naturais;
- A categoria 6 é usada para estofamento de móveis estofados com análogos de couro arpatec genuíno;
- A categoria 7-8 consiste em couro natural de diferentes fabricantes e métodos de curtimento;
A divisão de tecidos para estofados em categorias facilita a busca pelos materiais necessários sem precisar especificar o nome e o tipo de estrutura. A classificação leva em conta as características de qualidade do tecido e o custo do material.
O conjunto de cozinha combina com estofados de couro artificial, e para o quarto das crianças, recomenda-se um material resistente à sujeira. Se você tem animais de estimação, considere um material anti-garras. O tecido antivandalismo protegerá os móveis de inúmeros arranhões e arranhões causados por garras.
Móveis de escritório parecem couro, e os sofás na estação de trem são estofados com substituto de couro artificial.

Couro genuíno
O alto custo dos conjuntos de móveis com estofamento em couro legítimo confirma a durabilidade e a confiabilidade do revestimento. A presença desses produtos no interior indica a respeitabilidade do proprietário. Hotéis de prestígio e salas de conferências de alto padrão utilizam couro legítimo na decoração de interiores, o que demonstra a solidez e a riqueza dos empresários.
A superfície resistente à umidade permite fácil manutenção, bastando limpá-la com um pano úmido. As desvantagens incluem aderência ao corpo humano, poucas opções de cores e alto custo. É considerado o melhor tecido para estofamento de móveis. Possui aparência formal.
Couro do falso
A imitação de couro legítimo tornou-se disponível com o advento do couro ecológico. A imitação sintética, na forma de tecido macio para estofamento, resistente ao desgaste e com ampla gama de cores, não é menos popular que o couro legítimo.
Aparência atraente, superfície elástica e conformidade com os requisitos ambientais. Vida útil mais curta do que a do revestimento natural. Opção econômica como tecido para estofamento de sofás.
Arpatec e camurça sintética
Externamente semelhante ao couro natural, o tecido usado para estofamento de bancos de automóveis é muito procurado para estofamento de diversos conjuntos de móveis. Sua maior resistência à radiação ultravioleta o torna popular para uso em interiores, sem rasgos. O tecido para estofamento de móveis é resistente a rasgos e desbotamento, mantendo sua aparência, e o material é bastante despretensioso em termos de cuidado.
Substituir o antigo estofamento de tecido por camurça artificial pode dar solidez a um conjunto de móveis barato. O tecido durável é difícil de rasgar, não desbota sob a influência da luz ultravioleta e mantém suas propriedades de qualidade.
A superfície do material com pelo aveludado proporciona um brilho discreto, criando aconchego e conforto na sala de estar.

Tapeçaria
Fios naturais e sintéticos são utilizados na produção. A adição de algodão reduz a resistência do material ao desgaste. A tapeçaria é usada para dar aos móveis um aspecto antigo. É fácil de limpar com um método úmido, tem um visual respeitável e possui uma ampla gama de cores. Não é recomendado o uso em casas com animais de estimação.
Veludo e microveludo
O cuidado regular com a superfície aveludada envolve aspirar o pó e limpar com um pano úmido. O tecido macio e elegante para estofamento de móveis possui alta permeabilidade ao ar e não estica. Estofados bonitos e sofisticados têm medo de sujeira e vida útil curta. Lembra um tapete.

Rebanho
Uma opção universal para estofamento é o flocado, que não difere muito do veludo. O tecido possui propriedades antivandalismo, por isso não é interessante para animais de estimação. Você não conseguirá afiar suas garras nele. As propriedades repelentes à água do tecido reduzem o risco de contaminação. É muito popular em todas as variantes de composição de tecido.
Lã artificial
O tecido que imita fios de lã é feito de fibras grossas de linho com a adição de fios sintéticos. Lembra vagamente a estopa. Não oferece uma grande variedade de cores. É usado em cantos de cozinha, salas de estar e corredores. Possui as propriedades da lã natural, absorvendo umidade e acumulando calor.
Chenille para sofá
O material similar ao veludo atende aos requisitos de praticidade. Sofás e poltronas infantis, poltronas e pufes são estofados com este material.
Mantém a cor por toda a vida útil, é resistente à abrasão e à deformação. O tecido não absorve odores. Adequado para cobrir uma cadeira pesada.

Microfibra para móveis
O material, com aparência semelhante à camurça, é fabricado com tecnologias modernas. Fibras sintéticas trançadas são revestidas com uma camada de Teflon, o que torna o tecido resistente à sujeira e macio ao toque. Tolera a limpeza úmida, não acumula poeira, não enrola e atende aos requisitos da opção antivandalismo. Longa vida útil.
Termojacquard e scotchguard
Um tipo de jacquard com alta resistência à sujeira devido à impregnação especial. Pode ser colorido por impressão térmica, o que embeleza significativamente a aparência do conjunto. O Scotchgard é resistente ao desgaste. Não tem medo de danos durante o uso intensivo. O interior dos móveis adquire solidez e beleza ao mesmo tempo graças a esse estofamento. Um exemplo de gosto requintado.

Algodão
Material feito de componentes naturais, adequado para sofás infantis. Possui alta respirabilidade, é adequado para pessoas com pele sensível e possui ampla gama de cores, graças ao fácil processo de tingimento. O estofamento tem um preço baixo com componentes naturais e não é resistente ao desgaste.

Floresta
Material de estofamento durável, fácil de limpar com água e sabão. Forest é feito com fibras sintéticas em sua composição com algodão natural.
Cortesã
Um dos novos materiais com revestimento de fibra de Teflon. A capa sintética protetora é resistente à penetração de umidade e é considerada um tecido antivandalismo. A beleza da aparência e a resistência a impactos mecânicos expandiram os horizontes de aplicação do material na indústria moveleira.

Dicas de profissionais: qual tecido escolher para um sofá
Ao escolher um material para estofamento, é importante considerar a presença de animais de estimação e crianças pequenas, a intensidade da poluição e a vulnerabilidade à radiação ultravioleta.
A capacidade de limpar a superfície com uma solução de sabão, preservando a cor e a estrutura do tecido, é importante ao reorganizar e fazer reparos estéticos em um apartamento.

Escolhendo uma estrutura
Superfícies lisas e maior densidade de material são sempre uma opção vantajosa para todos em estofamento de móveis.
Padrões brilhantes esconderão pequenos arranhões e os danos serão invisíveis. O tecido antivandalismo protegerá seu sofá ou poltrona favorita de danos mecânicos.
Não existe estofamento 100% eterno, mas sua vida útil pode ser prolongada com o manuseio cuidadoso do móvel e a manutenção oportuna da superfície do conjunto.




