Melange é uma cor associada a uma mistura e possui uma ampla gama de usos. O termo é usado em todos os lugares: nas áreas química, culinária, da construção civil e geológica. Uma interpretação particularmente interessante de melange é encontrada nas indústrias de artesanato e têxtil.

Melange - que cor é essa?
É impossível determinar a cor da mistura. Na verdade, essa tonalidade não existe. Este termo se refere ao fio melange, que consiste em fibras multicoloridas.
Assim, a melange é um tecido formado por fios simples ou torcidos, a partir de fibras (fios) de cores diferentes. A tonalidade da matéria-prima pode ser contrastante ou diferir em tonalidade.
O resultado final é um tecido com um padrão específico que lembra lascas de mármore polidas. Quanto maior o contraste dos elementos fibrosos, mais expressivo o tecido se torna. Dependendo disso, existem dois tipos principais:
- "Granulado". Parece manchado de perto, mas de longe assume um único tom.
- "Gradiente". Todos os tons de uma cor transitam suavemente de um para outro.
Cada empresa produz tecido melange usando diferentes tecnologias e métodos, e as combinações de cores também diferem.
Cinza mesclado e outras cores
O cinza mesclado é o tipo de tecido mais popular. A versão com detalhes escuros é mais comum.
Este verdadeiro clássico tem as seguintes vantagens:
- contenção;
- conjunto harmonioso com todos os espectros de cores.
A cor cinza mescla fica linda com outros tons, realçando-os favoravelmente:
- maçã e salmão, que criam uma composição sensual e doce;
- carmim e alizarina acrescentam um efeito dramático;
- laranja, tangerina, pó - neutraliza a luz solar ativa.
Atenção! O material cinza mesclado é usado em roupas. Todos os suéteres e moletons de inverno encontrados em lojas de varejo são feitos com as fibras descritas.

Antracite melange
Antracite é uma cor elegante que lembra asfalto molhado. É usado em design de roupas, mas também combina com estilo em soluções de interiores.
Os designers de interiores dão ênfase a:
- tons quentes com amarelados;
- pérola cinza;
- em cinza brilhante.
Interessante! A cor antracite mesclada destaca os elementos brilhantes do ambiente e apresenta todos os elementos sob uma luz nova e vantajosa.
Bege melange
O bege mesclado é o mais semelhante à cor da pele. A cor da pele é dividida em vários espectros, que se combinam com outros tons à sua maneira.
Bege combina bem com as seguintes cores:
- Rosa royal, rosa pôr do sol, lilás, fúcsia e framboesa. Tons quentes complementam e criam um esquema de cores pastel aconchegante, enquanto os frios criam um contraste quente-frio;
- escarlate, vermelho coral, rubi, vinho e bordô. Este conjunto exalta o vermelho em uma nova cor e acende uma chama;
- pêssego, coral, dourado, cobre e vermelho;
- amarelo claro, ensolarado, banana, açafrão e dourado;
- verdes quentes e frios (pistache, verde-amarelado, verde-oliva, cáqui, esmeralda e malaquita).
Para a sua informação! O bege também faz uma combinação marcante com tons de azul e roxo, criando um conjunto contrastante.
Azul mesclado
O azul mesclado é uma combinação muito original de aristocracia e praticidade. Dependendo dos pares de cores, a paleta de azuis ganha uma nova luz:
- para criar contraste térmico, são usados pêssego, rosa suave, escarlate, vermelho chinês, vinho, zircão vermelho e rosa, manga, damasco e curry;
- Uma combinação fria e harmoniosa de azul fica espetacular com verde-maçã, verde-pinho, verde neon, malaquita e mentol claro.
Uma combinação harmoniosa com uma paleta neutra sempre fica vantajosa.
História da cor
Quando usada corretamente, a mélange tem um visual rico e dramático. No entanto, nem sempre foi assim.
Roupas feitas de melange cinza eram usadas apenas pelos pobres que não tinham condições de comprar cetim luxuoso e seda macia. Por exemplo, faxineiros, comerciantes e empregados domésticos.
Naquela época, a produção de melange (petstryad, na época) era realizada a partir do processamento de algodão grosso. Não se distinguia por sua sofisticação visual particular, mas competia facilmente em durabilidade.
No final do século XX, estilistas famosos enxergaram no material não apenas praticidade, mas também beleza. Assim, o tecido melange, em todas as suas variações, apareceu em muitas coleções.
Atualmente, para criar materiais fibrosos são utilizados:
- fio de algodão;
- fibras de algodão tingidas;
- lã natural;
- fibras sintéticas.
Suas principais vantagens são a enorme variedade de cores e as excelentes propriedades de desempenho. Por isso, a melange é utilizada em diversos setores.
Como o Melange é usado em roupas
Diferentes tipos de materiais são usados para fazer roupas:
- Drapeado. Tecido de lã de duas ou mais cores que retém o calor. Devido à sua estrutura especial, não há folgas entre os fios firmemente unidos. É usado para costurar casacos para a meia-estação ou inverno.
- Tecido largo. Uma variação fina do primeiro, semelhante ao feltro. Usado para fazer ternos masculinos.
- Cheviot. Tecido liso de lã ou misto, que também contém fios de algodão. Os tecidos Cheviot são usados para confeccionar calças, jaquetas e uniformes.
- Meias-calças.
- Casaco de cobertura - caracterizado por uma nervura. Devido ao seu estilo incomum, assemelha-se ao tweed.
Sintéticos em mistura proporcionam um efeito visual extraordinário e relevo aos tecidos. Essa aplicação garante a melhoria das características do tecido:
- elasticidade;
- sem amassados;
- força;
- não encolhe após a lavagem.
O tecido melange é usado para criar roupas de estilo urbano: camisetas, calças, moletons, regatas e shorts. No entanto, apesar de sua versatilidade, o melange em roupas exige cuidados:
- Lavar à mão ou à máquina em água morna.
- É permitido passar a ferro somente no verso.
- Secagem protegida do sol ativo.
- É proibido o uso de alvejantes.
O melange fica ótimo em estilos esportivos, casuais e formais. No entanto, não é recomendado usá-lo para criar vestidos de noite.
Aplicação em interiores
O melange pode ter uma aparência diferente a cada vez. Seus parâmetros externos mudam drasticamente dependendo da incidência de luz solar e da distância de visualização. Mesmo tecidos brilhantes com lantejoulas ou lurex não conseguem se gabar de tal efeito.
A superfície do tecido melange é caracterizada pela presença de saliências e irregularidades. Essa propriedade adiciona um efeito decorativo adicional. O tecido delicado e macio tem um toque felpudo, o que o torna ideal para interiores.
O grupo têxtil melange é desenvolvido com base nos seguintes materiais:
- algodão;
- linho;
- fibras sintéticas.
Devido à sua alta resistência ao desgaste, o tecido melange é utilizado na produção de estofados para móveis estofados, mantas e capas para poltronas ou sofás. Fios claros e escuros são usados para complementar interiores de determinados estilos. Entre eles:
- estilo antigo. Usado para criar tapeçarias, passadeiras em tons de vinho e estofados de móveis no mesmo tom;
- Bauhaus. Coberturas mescladas com coloração degradê em uma combinação de cores neutras;
- Biedermeier;
- boho. Tecido multicolorido é usado para criar toques brilhantes;
- vanguarda - um novo olhar para a praticidade;
- Gzhel - paleta azul combinada com tons frios;
- grunge. Mistura natural sem fibras sintéticas, etc.
O uso da mescla não é apenas uma medida prática, mas também uma excelente afirmação em termos de soluções de design.
Fabricação de tapeçarias
Tapeçaria é um tipo de arte decorativa e aplicada, que consiste em um tapete unilateral, sem fiapos, com um enredo bem pensado (composição), feito à mão por meio de entrelaçamento de fios finos, como cabelos.
Até o século XVIII, belas obras eram criadas com lã, principalmente lã de ovelha. Os animais precisavam ser alimentados com ração de alta qualidade para que a lã fosse macia. Hoje, porém, a mélange é amplamente utilizada, já que o principal requisito na tapeçaria é a durabilidade.
Fibras de lã são frequentemente combinadas com linho, seda, fios de algodão, crina de cavalo e garus. Essa combinação permitiu brincar com áreas claras e coloridas, criando uma imagem distinta.
Ao responder à pergunta sobre qual é a cor da melange, é impossível encontrar uma explicação específica. A melange é um material com uma estrutura complexa, que combina não apenas diferentes componentes, mas também varia em cor. Devido às suas múltiplas propriedades, os têxteis têm encontrado aplicação em diversas áreas: da criação de roupas de grife à decoração de interiores.




