Provavelmente, não existe uma única pessoa que não conheça o tecido de gaze. A gaze é um tecido fino, translúcido e quase leve. Geralmente é chamada de médica, mas, apesar do nome, tornou-se parte do cotidiano e goza de grande popularidade. E tudo porque não causa reações alérgicas e é 100% algodão. Este material explicará com mais detalhes o que é gaze, sua aparência, suas aplicações e como é produzida, além de explicar como ela difere de uma bandagem.
Características da produção de gaze
A produção de gaze pode ser estéril ou não estéril. A diferença é que um tipo é esterilizado para uso médico, enquanto o outro não.

Em geral, o processo de fabricação é quase idêntico e consiste nas seguintes etapas:
- Recebendo fio acabado;
- Fios de urdidura em eixos de urdidura;
- Tecelagem de tecido em tear especial;
- Rebobinar o tecido em rolos e prepará-lo para o branqueamento;
- Branqueamento da tela;
- Fiação após branqueamento;
- Secagem da tela;
- Rebobinando;
- A gaze em rolos é cortada no comprimento em uma máquina de corte;
- Cortar na largura;
- Os rolos são embalados em papel vegetal para esterilização;
- Embalado em invólucro de polietileno;
- Coleção de pacotes pré-embalados.

A esterilização é um processo especial de destruição de todos os tipos de microrganismos e seus esporos da superfície de um objeto.

Vários tipos de esterilização por gaze são utilizados na produção:
- Vapor, o mais comum. Neste caso, o material é mantido em uma autoclave sob alta pressão e temperatura de 120 graus, após o que é seco;
- Seco, quando o material é tratado com ar quente e seco a uma temperatura de até 200 graus;
- Esfera de vidro, na qual o tecido é esterilizado envolto por esferas de vidro aquecidas;
- Infravermelho;
- Gás;
- Líquido;
- Plasma;
- Ionizante.

Importante! A esterilização da gaze é realizada dependendo do seu uso futuro e é realizada na penúltima etapa. A gaze estéril é vendida em farmácias juntamente com outros medicamentos.
Tipos, propriedades e características
Pode parecer que tecidos macios são usados apenas na medicina, mas não é bem assim. Eles têm muitos usos domésticos, assim como bandagens ou algodão.
Existem vários tipos de gaze. Hoje você pode comprar:
- Impressão;
- Médico: tecido e não tecido;
- De costura.

A gaze de impressão é usada para costurar livros e é feita de fios ásperos de trama simples. O material é adicionalmente engomado para lhe conferir ainda mais rigidez.
Tecidos médicos genuínos e de alta qualidade devem ser densos. Essa propriedade determina seu uso em curativos. Ele absorve rapidamente a umidade da ferida após o tratamento e previne infecções devido à presença de agentes especiais e à esterilização. Um bom material não rasga nem se desfaz em pedaços e fios, pois isso pode levar à infecção e inflamação da ferida.

A gaze de costura, ou musselina, é usada como forro para chapéus, saias, bainhas e outros itens. Às vezes, é usada para colar mapas geográficos.
Além disso, esse tecido é dividido em vários tipos:
- Branqueado;
- Severo;
- Pintado.

Os nomes falam por si. O tecido cru é caracterizado pela aspereza e rigidez, sendo mais amarelado. A gaze branqueada é embebida em uma composição especial e tem uma aparência mais apresentável do que as demais, o que permite que seja usada como forro para pinturas adicionais.

As características da tela são determinadas pelo padrão de produção e incluem:
- Molhabilidade. O tecido deve ser molhado com um valor de 10c. A capacidade de absorver umidade é a principal propriedade do material, que determina seu uso na medicina, na vida cotidiana, em laboratórios e na produção.
- Resistência à tração. Este parâmetro deve ser igual a H-76. Parâmetro igualmente importante, que determina a durabilidade de absorventes, compressas e bandagens de gaze e a ausência de desgaste rápido;
- Brancura. O valor deste parâmetro deve ser de pelo menos 80%. O branqueamento é obtido quimicamente. Para uso em medicina e cirurgia, é importante que o branqueamento não seja realizado à base de cloro, pois, se entrar em contato com a pele, pode causar irritação, inflamação e alergias na camada superficial da pele e na ferida.

Importante! Outras características definidas pelas normas incluem distribuição uniforme das fibras no tecido, ausência de defeitos e rupturas e largura igual em todo o comprimento. Essas normas não são rígidas e variam, assumindo valores "de... a". O GOST permite alterações nesses valores ao firmar um acordo entre o fabricante e o consumidor que necessita de um material específico com determinados parâmetros.
A gaze, cujo fabricante adere ao GOST, tem uma aparência elegante e de alta qualidade.

Áreas de aplicação
O material se consolidou na vida cotidiana e agora é usado não apenas na medicina, mas também em outras áreas da vida. Além da medicina, os usos domésticos mais populares da gaze são:
- Construção;
- Passar roupa;
- Chafurdar.

Na medicina
A gaze é utilizada na medicina, independentemente do tipo de instituição e do seu perfil. É utilizada para confeccionar bandagens, compressas e costurar curativos utilizados em cirurgias, procedimentos odontológicos e exames simples. A composição da gaze médica não difere de outros tipos, exceto pelo fato de poder ser impregnada com uma solução de ácido carbólico, o que melhora as propriedades antissépticas. Além disso, essa gaze tem uma aparência mais apresentável por ser branqueada.

Em construção
Outro tipo é a gaze para construção, que geralmente não é estéril. Ela é usada para criar uma camada de reforço em materiais de construção poliméricos, bem como uma fita para costuras. Pode ser usada em pequenos trabalhos de restauração. Algumas pessoas não sabem como se chama a gaze para construção, e a resposta é serpyanka.

Para passar roupa
A gaze também é usada para passar outros tecidos. Isso é feito para que fiquem mais lisos e não grudem no ferro. Isso se aplica à lã devido à cauterização de seus pelos em alguns modos de passar. A gaze ajuda o tecido a não ficar brilhante e a passar melhor o vapor. Isso acontece frequentemente com ferros mais antigos.

Em feltragem
Gaze e algodão, assim como a seda, são usados na feltragem de lã. Esta é uma técnica muito antiga, conhecida na Rússia. As técnicas de feltragem permitem criar belos acessórios, elementos decorativos e até roupas. O processo de feltragem envolve a combinação de dois materiais. Neste caso, gaze e lã.

Importante! Gaze, solução de sabão e lã não fiada são usadas para artesanato. Elas são umedecidas e feltradas. O produto é prensado e enrolado para que a lã se integre melhor ao tecido principal.
Para fraldas
Há alguma controvérsia sobre o uso de gaze em fraldas. Algumas pessoas acham que ela não é adequada para uso próximo à pele delicada do bebê.

Importante! Fraldas de gaze eram usadas quando não havia fraldas ou havia escassez delas na URSS. As pessoas usavam lençóis velhos e ataduras de gaze para fazer suas próprias fraldas.
Hoje em dia, elas quase não são mais utilizadas devido à ampla distribuição de fraldas de alta qualidade e alta absorção de marcas populares. No entanto, elas também têm suas vantagens, como economia de dinheiro e uso múltiplo, pois lavam e arejam a pele do bebê, o que se explica pelas propriedades do material.

Diferenças de uma bandagem
Muitas pessoas se interessam pela pergunta: qual a diferença entre gaze e atadura? Uma atadura é o mesmo tecido de gaze, enrolado em rolos e esterilizado. Quase todas as ataduras são feitas de gaze, mas esta última não é adequada apenas para sua produção.
Quando usada na medicina, a gaze é aplicada na ferida com linimento, e a bandagem, via de regra, serve como elemento de sustentação e é enrolada por cima.
Importante! Existem também bandagens sem gaze, por exemplo, as elásticas e as analgésicas, que são usadas para dar suporte a ligamentos distendidos e para anestesia local.
O tecido de gaze também difere das bandagens em suas características físicas, incluindo:
- largura;
- comprimento;
- densidade de trama;
- a presença de uma composição impregnante.

Assim, a gaze foi e é usada não apenas na medicina, mas também em muitas outras áreas, incluindo a vida cotidiana. Tudo isso é possível devido às suas propriedades, respeito ao meio ambiente, segurança e absorção.




