Comprar móveis com a solução ideal para o objetivo definido raramente coincide com a oferta da loja. As amostras da linha de móveis fornecidas são acompanhadas por consultores e gerentes que aceitam pedidos para a seleção de tamanhos de sofá e seu esquema de cores, a escolha do tecido por estrutura e finalidade, para receber convidados ou para um sono tranquilo. Mesmo um modelo de sofá de sucesso pode ser prejudicado por um tecido de estofamento mal escolhido. O tecido para o sofá deve ser escolhido corretamente.
- Tecido para estofamento de sofás: tipos e recomendações para seleção
- Couro e couro sintético
- Termojacquard e scotchguard
- Pele sintética
- rebanho de teflon (cortesã)
- Microfibra (camurça artificial ou para móveis)
- Scotchgard
- Estofamento para salas de estar em estilo campestre - tapeçaria
- Jacquard térmico
- Arpatek
- Rohozhka
- Algodão
- As vantagens do bouclé
- Floresta
- Couro ecológico
- Ecovelour
- Veludo
- A localização do sofá determina a escolha do material
- Para o quarto
- Para a cozinha
- Qual tecido é melhor para estofar um sofá se houver animais
- Como calcular a quantidade de tecido para estofamento de sofá
- Avaliações
Tecido para estofamento de sofás: tipos e recomendações para seleção
Ao escolher o material de estofamento para móveis, vale a pena prestar atenção a muitos fatores.
- características estéticas, aparência e integração harmoniosa no interior geral;
- conforto no uso, sensações agradáveis do tecido do estofamento;
- alta resistência ao desgaste prolonga a vida útil do tecido e retarda a necessidade de estofamento do móvel;
- resistência da cor a vários ciclos de limpeza;

- resistência à radiação ultravioleta;
- preservação da forma original;
- resistência à abrasão;
- fácil cuidado;
- preservação da impregnação e pulverização no tecido.
Se o móvel for vendido com capas de estofamento removíveis, isso é um ponto positivo, permitindo que você mantenha a limpeza do sofá com facilidade.

Vamos tentar considerar em detalhes qual tecido escolher para um sofá e qual é melhor.
Couro e couro sintético
O estofamento em couro tem um impacto significativo na formação do preço de um sofá. Couro genuíno é caro. A presença de móveis de couro em uma casa, escritório ou escritório demonstra a riqueza e a respeitabilidade do proprietário. Nem todos podem pagar por tecido de couro para estofamento de sofá.
Uma alternativa ao estofamento em couro legítimo são os tecidos feitos com substitutos de couro. Couro ecológico ou substitutos de couro imitam materiais naturais na aparência. Tecidos macios sobre base de malha oferecem mais opções de cores do que os naturais. Cores atraentes e a superfície elástica do estofamento atraem o comprador.
Termojacquard e scotchguard
O tecido é feito de uma mistura de componentes naturais e sintéticos de trama densa e é produzido em máquinas Jacquard especiais. Padrões intrincados e brilho sedoso são usados em móveis mais caros feitos de madeira natural. Um sofá como este é usado na sala de estar, que é a cara do dono.
O tecido é altamente resistente à sujeira. Uma das variedades do material é o Scotchgard. O uso intensivo deste estofamento não afeta sua vida útil nem sua aparência. O móvel tem um visual requintado.

Pele sintética
As tecnologias modernas criam tecidos que substituem as peles naturais, preservando assim a vida dos animais. A imitação de peles reais é artificializada. Diversos métodos são considerados em fábricas de malharia e fiação para a produção de tecidos.
- tricotado, envolve tecer em pilha de fita penteada durante o tricô;
- tecido, a trama é composta por três fios conectados por fibra felpuda;
- tufado em tecido, o fio do pelo é costurado em uma máquina de tufagem.
A pilha é fixada com adesivo no verso. É usada para estofar pufes e bancos.

rebanho de teflon (cortesã)
Tecido com revestimento de fibras de Teflon para aumentar as propriedades de proteção contra a penetração de umidade é chamado de flocado. O material pertence à categoria de tecidos antivandalismo, que impedem que a estrutura seja danificada por impactos mecânicos e garras de gato. Sua aparência lembra um veludo de pelo curto.
Microfibra (camurça artificial ou para móveis)
Um material moderno com altas propriedades higroscópicas, que tolera limpeza úmida e atende aos padrões de tecido antivandalismo. Fibras finas torcidas são revestidas com uma camada de Teflon, o que prolonga a vida útil do material. É usado para estofar sofás para quartos infantis, pufes e sofás.
Scotchgard
O material é um tipo de tapeçaria e jacquard. Possui uma base colada com propriedades impermeáveis. A superfície lisa do estofamento é resistente a danos mecânicos e líquidos derramados. Uma solução de sabão é usada para limpar a sujeira.

Estofamento para salas de estar em estilo campestre - tapeçaria
Tapeçaria é um tecido misto que contém fibras naturais e sintéticas em sua composição. O tecido é usado para um determinado tipo de mobiliário. Superfícies de madeira sem verniz e estofados de tapeçaria criam um efeito antigo. O estilo campestre é adequado para casas de campo e de veraneio, casas de madeira com aquecimento por fogão. A presença de acabamentos de juta e quadros pintados lembra o estúdio de um artista com um cavalete.
Jacquard térmico
A semelhança externa com o jacquard se deve ao método similar de produção do tecido. Alta resistência ao desgaste e retenção da cor durante todo o período de uso. Mantém perfeitamente a forma original. O material é fácil de cuidar. Os desenhos estampados escondem pequenos danos e sujeira. Adequado para móveis de cozinha, pufes na entrada da sala, para terraços ou gazebos.
Arpatek
O material assemelha-se ao couro legítimo. Anteriormente, era amplamente utilizado na indústria automotiva para assentos e acabamentos internos. O material é resistente à luz ultravioleta e à limpeza úmida com detergentes. É usado para acabamento de móveis de jardim, mesas e assentos para gazebos e móveis de cozinha. É fácil de limpar e remover a sujeira. Mantém sua cor e formato originais. Possui alta resistência a danos mecânicos, cortes e rasgos.

Rohozhka
Um tecido semelhante à estopa. É feito de fibras grossas de linho, com o uso de fios sintéticos para aumentar a resistência ao desgaste. Possui cores neutras. É usado em móveis de cozinha, corredores, arranjos de casas de veraneio e gazebos. Suas propriedades não são inferiores às dos tecidos de lã natural, pois acumula calor.
Algodão
Material natural proveniente de matérias-primas ecológicas é adequado para uso na decoração de quartos infantis, estofamento de móveis para bebês e pessoas com alergias. Uma ampla gama de cores é proporcionada por um processo de pintura simples. O brilho da cor é mantido durante todo o período de operação. As desvantagens incluem baixa resistência ao desgaste.
As vantagens do bouclé
O tecido caro surgiu no mercado graças à introdução do tecido bouclé da Madame Coco Chanel nos jardins da moda. A imagem elegante e o reconhecimento do tecido macio com fios convexos horizontais e verticais de diferentes espessuras, diferente de qualquer outro tecido, são evidentes. O material volumoso tem as mesmas superfícies frontal e traseira. Mantém bem sua forma e possui alta resistência ao desgaste.

Floresta
Material de estofamento que resiste facilmente à limpeza úmida e soluções de sabão. Tecido misto com fibras naturais e sintéticas. Material bastante durável e resistente ao desgaste.
Couro ecológico
Camurça e couro sintético conferem solidez ao conjunto de móveis. O tecido durável é difícil de rasgar e resistente à radiação ultravioleta e a danos mecânicos. Mantém sua forma e aparência por muitos anos. Adequado para móveis de sala de estar, sala de recepção e escritório.
Ecovelour
A superfície aveludada do pelo sintético, sem dúvida, se desgasta gradualmente sob influências mecânicas. O tecido elegante adiciona solidez e riqueza ao interior. O material é caracterizado por um alto grau de permeabilidade ao ar e higroscopicidade. O cuidado cuidadoso com o estofamento prolongará sua vida útil.

Veludo
Tecido de algodão denso com nervuras longitudinais na parte frontal. Se o tecido contiver fios sintéticos, é possível obter um brilho sedoso e um pelo leve com brilhos. As nervuras vêm em diferentes larguras. As nervuras muito estreitas são chamadas de microveludo. O material é usado como anti-garra. É usado em casas com crianças pequenas e animais. É durável e resistente ao desgaste.
A localização do sofá determina a escolha do material
Para móveis de cozinha, o estofamento deve atender a qualidades como resistência à sujeira e possibilidade de limpeza úmida com detergentes.
E para o banheiro, o material deve atender às exigências ambientais, não causar reações alérgicas e não emitir compostos químicos e odores para o ambiente.
Cada cômodo tem seu próprio estilo de interior e também o material do qual o estofamento dos móveis é feito.
Para o quarto
O tecido deve atender aos indicadores de alta resistência ao desgaste para o uso diário. Você pode usar tapeçaria ou jacquard em tons suaves. A escolha correta do material proporcionará conforto, aconchego e um descanso tranquilo. Flock, algodão e linho natural são aplicáveis no quarto infantil. Os requisitos para indicadores ambientais são bastante elevados.

Para a cozinha
O material de estofamento para móveis de cozinha deve evitar o aparecimento de mofo ou bolor em condições de alta umidade. O tecido não deve absorver odores, ser respirável e resistente à sujeira. Disponibilidade de limpeza úmida com detergentes e fácil movimentação do material. Chenile, couro ecológico, tapeçaria e tapetes oferecem resistência à deformação e ao desgaste com o uso repetido ao longo do dia.
Qual tecido é melhor para estofar um sofá se houver animais
Tecidos antivandalismo impedem que fios sejam arrancados dos estofados dos móveis. Esta categoria inclui microfibra, scotchguard, camurça artificial, veludo, veludo, chenille, tapeçaria e flocado anti-garra. Muito prático.
Observe! Uma trama densa de fibras ou a ausência de laços e fios para as garras agarrarem manterão o estofamento seguro e protegido. E para o animal, é necessário comprar um arranhador especial.
Como calcular a quantidade de tecido para estofamento de sofá
A maneira mais rápida é desmontar o estofamento desgastado e medir o consumo de material para cada peça. Certifique-se de deixar alguns centímetros para dobras e costuras. Se o móvel tiver partes salientes, as medidas devem ser feitas para formatos quadrados ou retangulares nos quais essa figura se encaixe. Para tecidos caros para estofar um sofá, é melhor confiar as medidas a um especialista ou cortador.
Avaliações
Ruslan, 32 anos: “Comprei um sofá para a sala de estar. Eu tinha dúvidas: qual tecido é mais resistente ao desgaste para um sofá? Escolhi um com estofamento em couro ecológico. Não me arrependi nem um pouco, porque é muito bonito e caro, embora o material seja barato. Não dá para diferenciar do couro legítimo. Comprei cadeiras com o mesmo estofamento um ano depois e percebi que o tecido não havia mudado suas qualidades durante esse período. Estou muito satisfeito.”
Larisa, 19 anos: “Comprei um cantinho macio para minha sobrinha. Imediatamente comecei a perguntar sobre o tecido para estofamento, que é melhor, já que tem um gato em casa. O gerente da loja elogiou o material de microfibra. Duvidei por muito tempo, porque o material lá é tipo com laços. Acontece que as preocupações foram em vão. Chegamos a filmar o gato tentando afiar as garras na cozinha, na lateral do sofá, e nada adiantou.”

A escolha do tecido para o sofá deve ser feita por você. Pelo exposto, fica claro que a variedade de tecidos para sofás é ampla. A escolha do tecido para o estofamento de um sofá ou poltrona deve levar em consideração todos os seus desejos e possibilidades financeiras.




