Há uma grande variedade de tecidos com texturas diferentes à venda, e a composição de cada um é diferente. Se você comprar um conjunto pronto, é importante que ele seja de alta qualidade e atenda aos padrões. O tecido com o qual a fronha ou o lençol são costurados afeta o sono, o bem-estar emocional e as sensações táteis. Para que seu descanso seja completo e confortável, vale a pena pesquisar com antecedência antes de comprar um conjunto qual o melhor tecido para roupa de cama.
Requisitos de densidade
Um material de qualidade sempre atende a certos requisitos, mas o mais importante é a sua densidade. Se você não levar isso em consideração na hora de comprar, poderá comprar uma falsificação barata que perderá qualidade rapidamente. Existem dois tipos de textura: superficial e linear.

- na primeira opção, leva-se em consideração o número de fios, podendo o rótulo do produto conter também a inscrição TC — Thread Counts é um padrão mundial que mede a densidade em libras por cm²;
- na área de superfície, são contados gramas de material por m².
Os seguintes tipos de tecidos estão relacionados à densidade linear:
- A batista não é densa. 20-30 fios por 50-75 TC.
- Calico é um pouco mais denso que o material anterior. 35-40 fios ou 80-100 TC.
- O linho não é muito denso, mas não é tão fino quanto a cambraia. 50-56 fios ou 120-140 TC.
- Popeline e ranfors são considerados tecidos de alta qualidade com densidade acima da média. 65-80 fios ou 160-200 TC.
- Cetim e percal são materiais bastante duráveis e mais caros que os exemplos acima. 85-120 fios ou 200-300 TC.
- Há também opções de elite: texturas acetinadas e jacquard. Sua densidade é de 130-280 ou 320-700 TC.
Importante! O material mais durável para costurar roupa de cama é o algodão egípcio, feito de fibras longas. Ele praticamente não desbota e não forma bolinhas.

Se você fizer uma escolha com base na qualidade da textura da superfície, o mais importante é a torção dos fios e a densidade de sua adesão entre si. Na popeline chinesa, há mais fios por cm² do que, por exemplo, na chita russa. Mas o peso dos fios no produto chinês é menor, pois eles se entrelaçam melhor. Ao escolher um tecido com base nos critérios de densidade da superfície, cada opção deve ser considerada separadamente e com clareza.
Regras de seleção
Confiabilidade e durabilidade são as principais garantias de que um conjunto de cama durará muito tempo. Ao escolher um material, é aconselhável seguir algumas dicas. O tecido ideal para roupa de cama não deve encolher após a lavagem nem desbotar.

- O material pode ser feito de um ou mais tipos de fios. O principal é que seja higroscópico e agradável ao toque.
- Conjuntos de presente geralmente não são projetados para serem lavados repetidamente. Esses conjuntos são feitos de fios caros e têm detalhes decorativos.
- Os tecidos devem ter cheiro próprio, sem exalar produtos químicos. Se houver algum aroma desagradável e forte vindo do tecido, significa que ele não foi fabricado de acordo com a tecnologia.
- Produtos de seda são caros e considerados uma opção ideal para presente. No entanto, roupas de cama de seda não são adequadas para o uso diário.
- É desejável que a roupa de cama não tenha costuras no meio, pois é muito mais confortável dormir em uma superfície plana.

Observe! Um fabricante respeitável não economiza na embalagem. A etiqueta do produto deve conter informações: nome do fabricante, contatos, composição do tecido. Também é importante ter instruções de cuidado.
Tipos de tecidos e suas características
Existem mais de 10 tipos de materiais naturais com os quais os conjuntos de cama são costurados. Com base nas suas necessidades pessoais e na sua capacidade financeira, você pode escolher a versão ideal do conjunto. Informações sobre a melhor densidade de tecido para comprar conjuntos e roupas de cama são relevantes, pois há uma ampla seleção na loja.

Cetim
O material de fibra de algodão densa é considerado não apenas bonito na aparência, mas também durável. Além disso, um conjunto de cetim não encolhe quando lavado, não enrola e não desbota. O linho de cetim é adequado para a cama de uma criança, pois não causa reações alérgicas e é agradável ao tato. Muitas vezes, esse tecido parece brilhante - esse efeito é obtido torcendo fortemente os fios durante a costura.

Chita
Material de algodão, costurado com uma técnica simples de entrelaçamento de fios - linho. Vantagens do tecido: hipoalergênico, ecológico e durável. A chita pode ser usada para costurar lençóis e fronhas para camas infantis. O tecido resiste a muitas lavagens, é fácil de passar e o custo da chita é baixo.
Popeline
De acordo com a classificação, este tecido é considerado um dos mais populares. É feito de fibras de algodão, cruzando fios grossos e finos alternadamente. A roupa de cama de popeline é considerada durável e resistente ao desgaste. Além disso, a popeline nem sempre é feita de algodão. Ao costurar, o fabricante costuma usar materiais sintéticos, como seda e lã.

Seda
A tecnologia de fabricação do tecido de seda consiste no desenrolamento de pequenos casulos de bicho-da-seda. Embora a seda seja atualmente produzida na Índia, Turquia, Brasil e outros países, a China sempre ocupou o primeiro lugar na produção desse tecido. As principais vantagens da seda são a permeabilidade ao ar, a resistência ao desgaste e a elasticidade.
Linho
O tecido é costurado a partir de um material vegetal: o linho. Produz um material respirável e agradável ao toque. O linho é condutor de calor e permeável ao ar, portanto, um conjunto de cama feito com ele é adequado para verões quentes. Além disso, o linho é considerado um antisséptico natural: fungos e bactérias nocivas não sobrevivem nele. Desvantagens do material: leve encolhimento após a lavagem, vincos e desfiamento dos cortes.

Bambu
Frequentemente, a "viscose de bambu" ou "rayon de bambu" é misturada com fibras de algodão. A viscose de bambu é um tecido bastante durável, isolante térmico e respirável. Sedoso ao toque, o tecido de bambu promove um sono confortável. O tecido de bambu dificilmente amassa, é fácil de lavar e mantém uma boa aparência mesmo após 500 lavagens.
Percal
É feito de algodão ou linho de alta qualidade. Às vezes, adiciona-se poliéster à produção do percal para aumentar a elasticidade do material. Você mesmo pode costurar roupa de cama de percal. O tecido é tão fácil de trabalhar quanto o algodão. A roupa de cama de percal é durável, retém o calor e é impermeável (as penas não saem de uma fronha como essa).

Chita
O tecido de algodão mais básico é feito com fios entrelaçados. O chita não é um material de alta densidade, mas devido a essa qualidade, é macio e maleável ao toque. O chita é um material leve, mas não quente, ideal para fronhas e lençóis de verão. O chita vem em vários tipos, mas o tingido simples é adequado para roupas de cama. Este material pode ser lavado a uma temperatura de 15°C.
Cambraia
Este tecido é feito com as melhores fibras de linho e algodão, mas às vezes são adicionados materiais sintéticos. A vantagem da cambraia é sua permeabilidade ao ar, que permite que o corpo respire. No verão, os lençóis de cambraia não são quentes. O tecido é agradável ao toque, não encolhe após a lavagem e não perde a forma.
Flanela
É altamente durável e resistente ao desgaste. O tecido aquece e retém o calor, por isso a roupa de cama de flanela é ideal para as estações frias. O material é respirável, hipoalergênico e fácil de cuidar. Mas a flanela tem suas desvantagens: com o uso prolongado, formam-se bolinhas e, após a lavagem, os produtos demoram muito para secar.

Jacquard
O tecido é feito pelo entrelaçamento de diferentes tipos de fios. Após a criação, obtêm-se padrões elegantes. O tecido mais famoso é o jacquard acetinado, destinado à produção de roupas de cama de luxo. Jacquard de seda e malhas também são opções adequadas para costura.
Polialgodão
Este é um novo material de alta tecnologia e baixo custo. É usado na fabricação de tecidos, roupas e outros itens. O polialgodão é feito de algodão e materiais sintéticos (poliéster). Os produtos mais populares e de alta qualidade são feitos de polialgodão paquistanês. O polialgodão pode ser confundido com a chita devido às suas sensações táteis. O material é resistente ao desgaste, não seca rapidamente e não encolhe.

Ranforce
O nome "Ranfors" foi inventado por marqueteiros. É feito de fios de algodão ou chita. Normalmente, o ranfors é um tecido natural, mas alguns fabricantes adicionam até 20% de poliéster. O material é denso, macio ao toque e de alta qualidade. Dormir em um lençol de ranfors é agradável e confortável.
Atlas
Este material foi inventado na China. O tecido adquire seu brilho a partir de uma trama específica de fios, chamada cetim ou trama. As vantagens do cetim natural são resistência, higroscopicidade e durabilidade. O preço da seda é bastante alto. Roupas de cama de cetim são consideradas uma opção festiva.

Mahra
O tecido felpudo, ou simplesmente terry, é feito de laçadas de fios. O felpudo é feito de diferentes tipos de fios, como linho, algodão e, às vezes, sintéticos. Ao escolher o tecido felpudo, é aconselhável não optar pela opção com adição de sintéticos. Frequentemente, fabricantes da China e da Turquia adicionam sintéticos ao felpudo, e o algodão verdadeiro é feito no Uzbequistão.
Tencel
Um material natural feito de eucalipto australiano. O material é produzido artificialmente com nanotecnologia. O processo de fabricação do Tencel é complexo: primeiro, uma massa homogênea é criada a partir do eucalipto, depois ela é misturada com certos produtos químicos e seca. As vantagens do Tencel são sua compatibilidade com o meio ambiente e seu baixo enrugamento. O material é adequado para costurar fronhas, lençóis e capas de edredom.

Informações adicionais! Antes de lavar o Tencel, é importante ler o rótulo. Em alguns casos, o Tencel não pode ser lavado, sendo necessário apenas a lavagem a seco.
Muitos tecidos são adequados para costurar roupa de cama, portanto, a escolha do material depende das preferências pessoais e da capacidade financeira. Os principais critérios para escolher um conjunto são durabilidade, secagem rápida e naturalidade do material.




