O fio de algodão possui propriedades como hidrossolúvel e permeabilidade ao ar. É capaz de secar rapidamente e absorver até 20 vezes o seu próprio peso.
Parâmetros
O fio de algodão é obtido a partir da fibra que reveste as sementes da planta do algodão. Assim como o linho, é obtido a partir de variedades vegetais. A produção da fibra é realizada com base na norma GOST 3279-76. O comprimento da fibra afeta a qualidade. Fibras mais longas apresentam melhores características. O método de processamento também afeta as características dos fios.

As fibras são produzidas de duas maneiras:
- Em forma natural branqueada.
- Na forma mercerizada. Durante o processo de mercerização, os fios são tratados com uma solução de soda cáustica, enquanto a fibra é esticada simultaneamente.
Acabamento é um método de processamento no qual os fios adquirem novas propriedades, como rigidez ou resistência a vincos. O processamento também pode conferir ao fio propriedades repelentes à água, à sujeira e à oleosidade. Nesse caso, os fios são tratados com um agente líquido especial.
Propriedades
Os fios de algodão são muito populares entre os tricoteiros. Produzem uma ampla gama de texturas e cores. Qualquer peça pode ser tricotada com eles: uma toalha de mesa, um casaco, um chapéu-panamá.
As principais propriedades comuns de todos os tipos de fibras de algodão são a higiene e a resistência a diversos detergentes. Por suas qualidades positivas, são utilizadas para tricotar roupas de bebê. Suas propriedades são semelhantes às da viscose.

Importante! Vale ressaltar que se for utilizado fio orgânico com teor 100% algodão, o tecido feito com ele não será muito elástico.
Características distintivas:
- O tecido feito com ela é durável, macio e agradável ao corpo. No entanto, não é tão durável quanto a seda.
- Este material é fácil de usar.
- É resistente ao calor, absorve bem a água e, ao mesmo tempo, não fica molhado.
- Hipoalergênico. Altamente resistente a álcalis, mas é destruído por ácidos.
- O fio é um material pesado. Não é resistente à influência de bactérias e microrganismos. Se os fios ficarem úmidos por muito tempo, começam a mofar e apodrecer.

- O aspecto natural só pode ser tingido em cores desbotadas.
- O tipo mercerizado pode ser tingido em cores vibrantes e ricas. Também pode brilhar um pouco. Este tipo tem uma aparência muito melhor. É mais durável, mas tem menos elasticidade. Esta é uma grande vantagem, visto que o tecido comum não é durável. Além disso, este tipo encolhe mais após a secagem.
- O tipo mercerizado tem fios mais macios e delicados ao toque.
- Após o acabamento, o tecido de algodão se torna resistente a rugas e encolhimento.
Se os fios passarem por um processo de mercerização dupla, todas as suas qualidades positivas serão duplicadas. Os tipos de tecidos mercerizados são mais caros do que os comuns.

As fibras de algodão retêm mais sujeira do que outros tipos de fio. Isso se deve ao fato de as fibras serem soltas e irregulares. A sujeira é melhor retida nesses tipos de superfícies. Se a peça puder ser fervida, pode ser lavada na máquina de lavar. A temperatura da água deve ser de 32°C. Se o linho for colorido, a temperatura da água deve ser de 4°C. A secagem na máquina só é possível se houver um símbolo especial na etiqueta do produto.
Essas peças só podem ser passadas úmidas. A temperatura do ferro deve ser ajustada para a temperatura recomendada na etiqueta da peça. A temperatura de passagem depende do tratamento dos fios: mercerizados ou acabados.

Tipos
Os fios de algodão podem ser divididos em dois grandes grupos:
- Tipo mercerizado. Esses fios são muito populares. Normalmente, os fabricantes usam o tipo egípcio para esse processo, que possui fibras longas. Esse processo foi inventado pelo cientista inglês George Mercer.
- Tipo não mercerizado. Distingue-se pela sua resistência a diversos produtos químicos. Após exposição prolongada à luz e à água, o material mantém suas propriedades por muito tempo. Também é higroscópico, hipoalergênico e resistente ao calor.
O algodão egípcio pode ser destacado como um grupo à parte. Possui o maior comprimento e resistência. Não encolhe quando lavado. Também é hipoalergênico, higroscópico e respirável.
Importante! Fios 100% algodão natural também apresentam algumas desvantagens. Entre elas, o forte encolhimento durante a lavagem e o fato de amassarem bastante. Por isso, vale a pena coletar amostras e medir os tamanhos antes e depois da lavagem.

O que pode ser conectado
Tricotar com algodão é um processo bastante simples. Uma grande variedade de itens de malha, toalhas de mesa e guardanapos são tricotados a partir dele. Devido às suas propriedades, diversos padrões podem ser feitos com esse tipo de fibra. Por exemplo, um padrão perolado. Devido às suas propriedades positivas, esses fios são frequentemente usados para tricotar itens infantis.

A popularidade dos produtos de algodão se deve às seguintes vantagens:
- Os fios de algodão são muito adequados para roupas e acessórios de verão, devido ao fato de a fibra ser muito leve.
- Os produtos podem ser usados no corpo nu.
- Itens de algodão podem ser tingidos em qualquer cor. Por exemplo, grama, violeta, etc. Independentemente da cor original, o item pode ser tingido na tonalidade que melhor atenda a todos os requisitos.
- Produtos de algodão são duráveis e resistentes ao desgaste. Podem ser lavados na máquina de lavar. A cada lavagem, o material fica mais sedoso e macio.
- Os produtos de algodão mantêm bem sua forma.

No entanto, os produtos de algodão têm algumas desvantagens:
- Cores escuras de linha podem soltar muito pelo.
- Esses fios, ao absorverem umidade, ficam pesados, o que faz com que estiquem e cedam.
- Os produtos podem ser escorregadios.
- A fibra de algodão é inelástica. Por esse motivo, tricotar com esses fios se torna mais difícil, pois não é fácil manter uma tensão uniforme.
Importante! É melhor tricotar com algodão e malha justa, pois o peso pode esticar o produto, principalmente se estiver molhado.
Tricotar com fio de algodão é melhor feito com agulhas de tricô de bambu ou madeira. Se o tricô parecer pesado demais para suas mãos, é melhor parar de tricotar por um tempo. Para dar um pouco de brilho ao tecido, vale a pena escolher tipos mercerizados.
Para obter um tecido mais confiável, vale a pena escolher agulhas de tricô de tamanho menor do que o recomendado pelo fabricante.

É melhor tricotar peças com tipos mistos de fios. Por exemplo, fio 50 m 50 g algodão. Muitas vezes, ao tricotar, algodão e acrílico ou lã são combinados. Antes de tricotar, vale a pena fazer uma amostra primeiro. A amostra deve ser lavada e verificada como ela mudará e se desbotará. Se você planeja tricotar com várias cores, todas as cores devem ser usadas na amostra para garantir que uma cor não desbote para outra. Para preservar a cor durante a lavagem, vale a pena adicionar 1 colher de sopa de vinagre à água. Peças de algodão não podem ser penduradas para secar, pois esticarão. A secagem deve ser feita em uma superfície plana e horizontal.

Os produtos de algodão apresentam muitas vantagens. Por esse motivo, as fibras de algodão são populares entre os tricoteiros.




