Tela e pintura estão tão intimamente relacionadas que a própria pintura costuma ser chamada de tela. Isso não é totalmente verdade, visto que esse material pode ser usado não apenas para pintura, mas também para muitas outras aplicações. Então, tela — o que é e como escolhê-la corretamente?
O que é lona
Inicialmente, esse era o nome dado ao tecido de linho, variando em grau de branqueamento e espessura, feito pelo método do linho. O mais valioso era considerado o linho branco e fino, com o qual eram costuradas roupas para pessoas nobres e ricas.

Do que é feita a lona?
Na indústria têxtil moderna, o nome "canvas" refere-se a materiais densos produzidos pelo método de trama simples e que passaram por diversas etapas de acabamento. Tradicionalmente, as matérias-primas para eles são fibras vegetais, sintéticas ou mistas, a saber:
- linho;
- algodão;
- juta;
- cânhamo;
- sintético - poliamida, poliéster, polipropileno;
- uma combinação de algodão ou linho com materiais sintéticos.

A tela de composição natural possui as seguintes propriedades:
- durabilidade e resistência;
- permeabilidade ao ar;
- ausência de reações alérgicas;
- resistência à poluição;
- força.
Informação importante! O material é bastante duro ao toque, tem uma aparência pouco atraente e apresenta uma tonalidade cinza-amarelada. Tecidos de média e baixa densidade são adequados para uso diário, ficando mais macios e brancos a cada lavagem.
Materiais sintéticos e mistos são ainda mais duráveis, mas não toleram bem altas temperaturas e podem até derreter. Além disso, praticamente não absorvem umidade, o que é uma desvantagem significativa quando usados para costurar roupas e fazer produtos de higiene pessoal.
Para que serve a tela?
A lona natural é especialmente popular na produção de roupas e acessórios étnicos. Bordados em roupas, toalhas de mesa e fronhas conferem um toque rural à atmosfera geral.

Tecidos sintéticos são usados principalmente para o transporte de cargas, correspondências e produtos a granel. Devido à resistência à umidade do material de embalagem artificial, os produtos não se deterioram por muito tempo. Embalagens de lona para presentes, como lembranças, pratos e brinquedos, são muito procuradas.

Além disso, a tela é um tipo de tecido sobre o qual as pinturas são pintadas. Pinturas em tela são mais fáceis de transportar, pois podem ser enroladas. A base de tela é mais durável e mais barata do que a madeira, permitindo criar pinturas de grande porte.

História do material
A primeira tela de linho foi tecida no antigo Egito, e na Europa a descoberta mais antiga data do século VIII a.C. Na Rússia central, a tela de cânhamo com um tom amarelado era mais famosa. Comparada ao linho, essa tela é mais densa e áspera, mas também mais resistente ao desgaste. O material era até uma espécie de equivalente monetário: os camponeses pagavam o aluguel em rolos de linho.
Materiais de cânhamo e linho eram usados para fazer uma variedade de roupas, têxteis para o lar, recipientes para armazenar e transportar materiais, bolsas, sapatos e velas.
A tela é amplamente utilizada na pintura como base para quadros. Na Europa Ocidental, isso aconteceu já no século XVI, quando uma tela trançada esticada em uma maca substituiu a base de madeira. Mas, ainda antes, os antigos pintores de ícones russos a utilizavam para pequenos ícones – "toalhas". Normalmente, duas peças de tela coladas serviam de base para eles. Ambos os lados eram revestidos com uma composição especial, preparados e usados para trabalhar com tintas a óleo.

Como escolher uma tela para pintar
A tela é essencial para pintar a óleo. A tela certa para pintura pode ser comprada em lojas de arte, não em lojas de tecidos.
Tela para pintura está disponível para venda em três tipos:
- em um subchassi;
- em papelão;
- em um rolo.
A tela pode ser removida da maca a qualquer momento, caso seja necessário transporte, e depois esticada novamente. Além disso, a tela "salta" um pouco na maca, o que facilita um pouco o processo de aplicação da tinta. Para pinturas grandes, são utilizadas ripas adicionais na maca, que conferem rigidez a toda a estrutura, evitando que a pintura ceda. A tela sobre uma base de papelão é fina, sendo impossível ajustar a tensão para ela.

A tela em si pode ser feita de algodão, linho ou fibras sintéticas.
Linho
Segundo os artistas, o melhor material para fazer telas é o linho. Uma tela de qualidade deve ser uniforme, sem manchas, listras ou nós nas fibras. Os fios devem ser esticados paralelamente.
Vantagens do tecido de linho:
- absorve pouca umidade;
- menos suscetível a danos mecânicos;
- praticamente não cede com o tempo.
Informação importante! As desvantagens são o preço alto e o grande peso da tela.
Algodão
O material mais acessível para artistas. A tela "obedece" ao autor e se adapta a qualquer técnica de trabalho com óleo.
Vantagens do tecido de algodão:
- preço acessível;
- Com tensão de alta qualidade, você pode trabalhar com tintas acrílicas e a óleo.
Imperfeições:
- acumula umidade;
- não tolera bem o estresse mecânico;
- cede com o tempo.
Sintéticos
Telas sintéticas são muito raras à venda; muitos salões não se arriscam a encomendá-las devido à baixa demanda. No entanto, elas têm várias vantagens:
- ter uma superfície absolutamente lisa;
- não cedem sob o peso das tintas;
- não apodrecem e não absorvem umidade.
Informação importante! Como não passou tempo suficiente desde o surgimento das telas sintéticas, ainda não é possível avaliá-las objetivamente.
As telas diferem no grau de granulação:
- granulação fina - a tela mais lisa, adequada para pintar retratos e para trabalhar com tintas líquidas;
- grão médio - base universal, pode ser usada para diversas técnicas;
- granulação grossa - mais adequado para pintura texturizada, você precisará de uma espátula para trabalhar, será inconveniente trabalhar com pincéis em tecido em relevo.

ImportanteA tinta a óleo é aplicada apenas sobre uma tela preparada. Você pode comprar uma base preparada ou fazer a aplicação você mesmo.
Peculiaridades da pintura em tela
Antes de começar a pintar, você precisa preparar a base para a pintura e as ferramentas.
- A tela em si, independentemente do material, deve ser fixada a uma estrutura e preparada com primer, caso não tenha sido preparada previamente. Em seguida, deve ser instalada verticalmente em um cavalete — um suporte especial.
- O próximo passo é misturar as tintas na paleta até obter o tom desejado. As tintas são misturadas com uma espátula especial de metal com cabo de madeira - uma espátula.
- Os pincéis devem ser duros, com cerdas elásticas. São práticos para aplicar traços grossos e adicionar volume.
- Para ajustes e correções, você precisará de um raspador de borracha ou de um pano úmido.
Peculiaridades da aplicação de óleo na tela
Cada camada de tinta deve ter a mesma espessura da anterior, ou um pouco mais, caso contrário, a pintura rachará. A camada deve secar completamente antes da próxima ser aplicada, caso contrário, a imagem borrará e parecerá "suja".
A duração do trabalho com óleo não pode ser superior a 12 horas consecutivas, após as quais a pintura deve ser deixada secar. Não há requisitos especiais para a ordem de pintura; você pode começar a trabalhar de qualquer lugar. Para avaliar a compatibilidade das cores entre si, o ideal é aplicar a área mais clara e a mais escura e, em seguida, comparar os tons com elas.

Como cuidar
As regras básicas para o cuidado e armazenamento de pinturas em tela são as seguintes:
- Não deve haver mudanças bruscas de temperatura e umidade no ambiente, pois a tela pode ressecar ou ficar encharcada.
- As pinturas não devem ser colocadas perto de lâmpadas incandescentes ou dispositivos de aquecimento.
- Pinturas a óleo sobre tela não devem ser colocadas sob vidro. O vidro intensifica o efeito da luz solar, atua como uma "lente", além de criar um efeito estufa e aumentar a umidade na superfície da tela.
- Não limpe pinturas com solventes, detergentes ou mesmo apenas água. Para remover o pó, você pode usar uma escova de cerdas macias ou uma vassoura especial. É necessário limpar não apenas a frente da pintura, mas também o verso. Em caso de contaminação grave, é permitido usar uma solução de amônia.

Cuidados com produtos de lona
Produtos de lona natural podem ser lavados, toleram bem tanto a lavagem à mão quanto à máquina, você pode usar amaciantes de tecidos. Você pode passar a ferro e vaporizar em altas temperaturas.
Itens sintéticos podem ser lavados à máquina, mas a temperatura não deve ser superior a 30°C, e podem ser passados em uma configuração delicada.
O material bruto usado para embalar e transportar mercadorias geralmente não é lavado; basta sacudir e secar bem o produto.
A tela é, sem dúvida, um material durável. Muitas pinturas em tela passaram com sucesso pelo rigoroso teste do tempo, tendo resistido por mais de um século. Mas é preciso escolher a base com cuidado.




