O tafetá é um tecido com propriedades únicas. Muitos artesãos não gostam de trabalhar com esse tipo de tecido devido à fragilidade dos fios. Mas somente esse material pode se tornar a base de um traje verdadeiramente real para uma celebração significativa.
Essas percepções remontam à Idade Média, quando o tafetá, em muitos países do mundo, era usado exclusivamente para costurar roupas para reis, nobres e aristocratas. O custo de alguns tipos ainda é acessível apenas aos muito ricos.

Produção de tecidos
Poucas pessoas sabem o que é tafetá do ponto de vista da produção têxtil, já que o nome do material é bastante incomum. Traduzido do persa, significa "tecido". A produção desse tipo de tecido possui diversas características distintivas:
- Os fios são torcidos e fortemente entrelaçados.
- São utilizadas fibras de linho ou algodão.
- Podem ser utilizados fios sintéticos.
- Antes de serem tecidas, os fios são aquecidos fortemente para que, após o resfriamento, fiquem ainda mais firmes.
Até 1990, o tafetá precisava ser tecido à mão, pois o entrelaçamento e a torção uniformes dos fios só podiam ser obtidos por esse método. E em 1991, uma máquina para a produção de tecidos "reais" foi introduzida na Índia.
Observe! Alemanha, Inglaterra e França também são exportadores conhecidos. Esses países utilizam tecnologias de produção indianas.

Atualmente, este país continua sendo o principal fornecedor de tafetá para muitos países do mundo. A qualidade dos produtos indianos supera a capacidade de muitos fabricantes europeus, já que as máquinas de fabricação do material operam de acordo com o princípio manual.
Características do material
Para entender exatamente o que é o material, você precisa ler a descrição de sua aparência, composição e propriedades mecânicas. A principal característica do material é sua aparência: a tela tem um brilho intenso. Características adicionais do material:
- O tecido pode ser grosso ou fino – tudo depende do tipo de fibra usada na tecelagem.
- Base do tecido macia e agradável ao toque, tanto por dentro quanto por fora.
- Não causa irritação ou reações alérgicas.
- Ele não se torna magnético nem se desloca ao ser usado.
- Devido ao arranjo denso das fibras, o tecido não perde suas propriedades visuais originais por muito tempo.
- O tecido mantém qualquer formato muito bem quando drapeado.
- Uma variedade de cores com padrões lisos e estampados.

Tecidos dessa qualidade exigem cuidados especiais, realizados em várias etapas. Características adicionais são determinadas pelo tipo específico de tafetá e sua composição.
Tipos de tecidos à base de tafetá
O tafetá não é um tecido uniforme com um tipo específico de trama e composição. Existem vários tipos de tecidos com descrições diferentes. As diferenças se devem aos fios utilizados no processo de tecelagem:
- Seda feita de fios de seda natural. É cara, mas tem muitas vantagens: "respira", não deixa passar água, é leve e tem um visual elegante.
- Algodão. Graças ao entrelaçamento dessas fibras, é possível obter tecidos leves com os quais são costuradas lindas roupas de verão.
- Viscose. Feita de fibras artificiais. Praticamente não deixa passar o ar, mas é resistente ao desgaste.
- Poliéster. Assim como a viscose, é uma opção totalmente sintética, mas sua qualidade e propriedades são muito inferiores às de seu equivalente.
Informações adicionais! Tipo misto. O tecido contém fibras naturais e artificiais em uma determinada proporção para atingir o efeito desejado.

Quanto ao esquema de cores, destacam-se a versão monocromática e o chanzhan de tafetá. É o chanzhan que oferece uma variedade de cores e padrões.
Dependendo da textura, o tafetá é dividido em amassado, liso e estampado.
Âmbito de aplicação
Muitas pessoas não sabem o que é tafetá e onde ele pode ser usado. Na verdade, você pode encontrar roupas feitas com esse tecido em qualquer lugar. As áreas de aplicação mais populares são:

- Confecção de vestidos de noiva.
- Costura de vestidos de noite e trajes teatrais.
- O tafetá para cortinas se torna a base das cortinas.
- A malha é a base para vestidos de verão e blusas do dia a dia.
- Pode ser usado para decorar outras coisas e cortinas.

O tecido é frequentemente usado para drapejar produtos prontos. Os tecidos combinam perfeitamente com diversos tipos de interiores. Parecem caros e sofisticados, e é por isso que se tornam a base para a criação de um traje festivo.
Cuidados adequados com produtos de tafetá
O tafetá é um tecido muito delicado que requer cuidados especiais. Por isso, você precisa conhecer algumas nuances relacionadas às diferentes etapas:
- É aconselhável lavar em água em temperatura ambiente para que as fibras não comecem a encolher sob a influência da temperatura.
- O tafetá de seda não deve ser torcido – a água deve escorrer.
- Você só pode usar produtos de cuidado para tecidos delicados.
- Os itens devem ser secos em uma superfície plana e cobertos com um pano leve por cima.
- Coloque o ferro na posição mínima, passe pelo avesso e somente através de gaze molhada.

Importante! Antes de começar a lavar ou passar uma peça de tafetá, preste atenção às marcações da etiqueta. Cuidados adicionais estão indicados aqui.

Dependendo da composição da tela, são determinadas condições adicionais que devem ser levadas em consideração ao cuidar do material.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer material, este tem suas qualidades positivas e negativas. Outras propriedades podem depender do tipo de fibra e do método de tecelagem, mas também existem características unificadoras:
- O ajuste firme dos fios não permite a passagem de água, fazendo com que o tecido não absorva umidade.
- Durante o uso, o material mantém sua aparência original por muito tempo, a densidade e o padrão não se desgastam.
- Se você cuidar bem do tafetá, o produto durará muitos anos.
- A textura e a estrutura do tecido permitem que você faça qualquer item com ele, pois é fácil de drapear e processar.

Há também pequenas falhas inerentes ao tecido:
- Durante o processo de corte, os fios caem.
- Pode encolher de tamanho devido à lavagem.
- Os tecidos exigem cuidados delicados e cuidadosos.
- Devido à trama especial, ele enruga rapidamente e é difícil de alisar.
- Tecidos feitos de materiais naturais são altamente inflamáveis e difíceis de passar.

São essas deficiências que fazem com que muitas pessoas escolham apenas vestidos de festa de tafetá e tentem evitar peças feitas desse material no uso diário.
O tafetá é popular devido à sua aparência única e às propriedades inerentes. Há também desvantagens: dificuldade de cuidado, problemas no corte e preço alto. Mas muitos estilistas usam o tecido como base para vestidos de noite e de noiva.




