O delicado tecido de cambraia é admirado há muitos séculos: simples e ao mesmo tempo delicado, durável e agradável ao corpo, conquistou o Oriente, a Europa e, posteriormente, o mundo inteiro. O tecido, antes luxuoso, é hoje considerado um dos mais acessíveis, com o qual se pode costurar produtos elegantes e confortáveis em diferentes estilos.
História de origem
A primeira cambraia foi tecida com algodão na Índia e no atual Paquistão, de onde foi levada por mercadores e nômades por todo o Oriente, até a Arábia e até a África. Durante a era colonial, o tecido chegou à Europa, onde começou a ser considerado um atributo de riqueza e luxo.

A história da cambraia francesa começou um pouco mais tarde, quando um alfaiate homônimo de Flandres desvendou o segredo do material refinado e recriou a trama a partir de fibras de linho. Hoje, ela é feita até mesmo com materiais sintéticos de alta qualidade, preservando a abordagem tradicional.
Descrição e composição
Para entender o que é cambraia, basta imaginar um lenço de luxo ou uma camisa social clássica. O tecido, feito de fibra natural, apresenta-se com uma trama simples e frequente, o que lhe confere um aspecto rigoroso e elegante. Ao mesmo tempo, o material é translúcido, fino e leve, adaptável a praticamente qualquer processamento e adequado para a criação de qualquer roupa de verão ou roupa íntima.

A cambraia moderna pode conter algodão puro, fibras de linho e vários tipos de materiais sintéticos. A cambraia natural é a mais cara e considerada um material de elite. Tecidos com adição de viscose ou fios elásticos são projetados para torná-los mais duráveis, de secagem rápida e com melhor ajuste.
Observe! A cambraia de composição mista amassa menos e não requer passagem obrigatória. É por essa característica, ao avaliar um tecido cambraia, que se sabe se ele é sintético ou orgânico.

Como os tecidos Batiste são feitos
A característica distintiva do tecido sempre foi a sua maciez. A batista é tão fina e uniforme que fios perfeitamente uniformes são utilizados em sua produção. O algodão da mais alta qualidade é considerado o cultivado no Egito e no Peru.
O tecido de elite é preparado manualmente, porém, a tela usinada resulta em um resultado quase impecável. A cambraia pronta para uso começou a ser tingida há relativamente pouco tempo — antes disso, era considerada um símbolo de pureza e inocência. Hoje, você pode encontrar uma estampa eficaz e atraente que atenderá a uma variedade de solicitações.
Propriedades
Batiste possui uma série de qualidades de primeira classe: durabilidade, leveza e higroscopicidade. Ao mesmo tempo, o tecido é fino e macio ao toque, sendo considerado de alta qualidade e elegante. Mantém bem sua forma, podendo ser processado, cortado e costurado sem problemas.

A Batiste é fácil de lavar e mantém a aparência impecável por muito tempo, além de não formar bolinhas devido ao atrito. O tecido delicado e respirável é hipoalergênico e adequado para costurar roupas infantis e camisas para peles sensíveis.
Tipos e áreas de aplicação: o que é costurado de batiste
A cambraia é um material leve e versátil. Possui excelentes propriedades para roupas íntimas, sendo utilizada na confecção de roupas íntimas, roupas infantis ou vestidos finos. Raramente é utilizada em ternos, saias e calças, pois o tecido tende a enrugar e formar grumos.

É surpreendente que roupas de cama também sejam feitas de cambraia, mas esses conjuntos precisam ser cuidados com cuidado.
Branqueado
Como material, a cambraia branqueada é usada para costurar roupas íntimas – camisas, combinações, camisas, cachecóis. O procedimento também é necessário quando o tecido deve ser tingido em tons pastéis – rosa, amarelo, azul. A cambraia branqueada adquire um tom branco-neve e respira bem.
Simples pintado
O tingimento de uma única cor é feito mergulhando o tecido em uma composição de corante. Uma estampa adicional pode ser aplicada sobre a cor base. Tecidos de uma única cor ficam espetaculares em camisas e vestidos, enfatizando a silhueta com elegância.

Mercerizado
Este método específico de tratamento é usado para fixar o tecido. Graças à impregnação, as fibras ficam mais fortes, absorvem melhor a tinta e não desbotam durante a lavagem. O tecido adquire um brilho agradável e absorve melhor a umidade.
Comparação com popeline e cetim
Os tipos modernos de popeline e cetim são feitos não apenas de fibra de seda, mas também de algodão. A principal característica e diferença desses materiais é o brilho perolado. A cambraia é um tecido fosco, com menos frequência apresentando um leve brilho. Todas as outras características e descrições dos tecidos são basicamente as mesmas:
- Eles são densos em estrutura e perfeitamente lisos;
- Fino e delicado, adequado para camisas e roupas íntimas;
- Eles exigem manutenção cuidadosa, mas ao mesmo tempo permanecem duráveis e não se desgastam por muito tempo;
- Eles parecem apresentáveis e caros.

Ao mesmo tempo, tecidos iridescentes ficam mais vantajosos em trajes de noite, enquanto o material de cambraia é uma boa base para um visual elegante durante o dia.
Vantagens e desvantagens
A cambraia é um tecido popular e procurado. Apesar de alguns inconvenientes, suas propriedades positivas atraem compradores. Entre as vantagens da cambraia:
- alta resistência, permanecendo leve e arejado;
- higroscopicidade e livre circulação de ar;
- hipoalergênico;
- mantendo o formato do produto final - o tecido não estica nem cede.
Portanto, a cambraia é considerada um material de linho que não se deteriora com lavagens frequentes e não causa desconforto. É agradável ao corpo em qualquer época do ano e, além disso, é acessível, pois é um dos tecidos de algodão mais baratos.

As seguintes desvantagens podem ser observadas:
- Ele amassa facilmente, por isso precisa ser passado após a lavagem e lavado com frequência após o uso.
- o tecido é bastante delicado e pode rasgar se for puxado com muita força;
- O material natural retém a umidade, permanecendo úmido por muito tempo após a lavagem.
Ao mesmo tempo, todas as deficiências do tecido são facilmente corrigidas e generosamente compensadas por vantagens óbvias.
Nuances do cuidado
A cambraia é despretensiosa, o que é uma vantagem adicional. O tecido pode ser lavado a 30° ou 40°, se o proprietário não tiver medo de encolhimento. Seque o tecido de forma conveniente, mas certifique-se de sacudi-lo após torcer e alisar os vincos. A cambraia deve ser passada com ferro em temperatura média – altas temperaturas podem queimar o tecido.

O tecido pode ser facilmente combinado com outros tecidos, mas é melhor lavá-lo com outros algodões naturais e evitar combinar peças de cores pouco confiáveis com cambraia clara.
É melhor manter as peças de cambraia penduradas no armário. O tecido retém bem os odores, então você pode borrifar perfume ou colocar sabonetes perfumados e outros aromatizantes no armário.
Avaliações do material
Lyudmila: "Costumo vestidos e blusas de verão para mim e para minhas amigas, usando cambraia. O tecido é barato, durável e muito agradável ao corpo. É confortável trabalhar com o material - a costura é uniforme e fácil de cortar. Além disso, as peças são passadas e sempre ficam lindas e bem cuidadas."

Olga: "Prefiro roupas de verão feitas de cambraia e cetim: os tecidos são leves, respiráveis e podem ser lavados até à mão. Lavamos camisas masculinas de todos os tons juntas sem problemas. A única desvantagem é que elas amassam, então não são a melhor opção para roupas infantis. Fora isso, só há vantagens."
Tatyana Nikolaevna: "As roupas íntimas, vestidos de verão e camisas mais confortáveis e duráveis são feitos de cambraia ou chita. Geralmente, o tecido é tingido com flores, com um padrão, o que torna os looks variados. Para o verão, você pode costurar você mesma ou comprar de 2 a 3 camisas e vestidos — e esse será o seu guarda-roupa para muitos anos."

O material atraente é acessível e ecológico, então, quando houver dúvidas sobre qual tecido escolher para costurar roupas, você pode tentar trabalhar com cambraia, então não só o resultado será agradável, mas também o processo em si.
https://www.youtube.com/watch?v=sM5TTz0Zo08




