A Wikipédia, que tudo sabe, define madapolam como um tecido leve de algodão, de trama simples. O que é o tecido madapolam, onde é produzido, em que regiões é utilizado e quais os cuidados que requer? Veja abaixo.
O que é madapolam?
Foi criado inicialmente por tecelões indianos no local que lhe deu o nome. No clima quente da Índia, o tecido natural e higroscópico rapidamente ganhou popularidade e já no século XVIII começou a ser produzido na Europa e na Rússia.
O Madapolam se assemelha ao conhecido chintz, mas, ao contrário do chintz estampado mais comum, este material geralmente é branco ou pintado em tons pastéis. Tingimento estampado também é encontrado, mas raramente.

Os fios de tecelagem do madapolam são mais grossos que os do chintz, o que confere ao tecido uma densidade de 80 a 105 g/m2.
Produção
A produção do madapolam é exclusivamente ecológica: o tecido é criado a partir de materiais vegetais, sem o uso de produtos químicos agressivos. Isso nos permite obter um tecido natural com um brilho agradável, respirável, que absorve água e se presta bem ao tingimento. A tecnologia de produção deste tecido é bastante econômica, permitindo que um metro deste material seja adquirido a um preço bastante acessível.

O tecido de algodão original, que se assemelha a gaze, é branqueado e enviado para uma máquina de polimento, que remove os fiapos do tecido e lhe confere um brilho intenso. Na etapa final da produção, o tecido é finalizado, ou seja, recebe uma impregnação especial semelhante à engomagem, que lhe confere uma forma rígida. Em essência, trata-se de uma chita branqueada, tratada e finalizada.

Importante! O Madapolam, devido à sua composição natural, excelente permeabilidade ao ar e higroscopicidade, é adequado para pessoas com pele sensível e propensas a alergias, que não suportam roupas feitas de materiais sintéticos, bem como para crianças.
Descrição das propriedades do tecido
Tecido natural leve, obtido por tecelagem simples de fios de algodão de forma especial, possui estrutura bastante rígida e boa densidade, o que o torna resistente ao desgaste e capaz de suportar inúmeras lavagens. A frente e o verso do material são iguais, e a superfície é lisa e fosca. O tecido praticamente não amassa, não solta fiapos e mantém sua forma perfeitamente. A composição 100% natural e a tecnologia de produção cuidadosa, em especial o uso de alvejantes especiais, classificam o madapolam como um tecido de alta qualidade, confortável e seguro. Isso permite que seja usado na costura de roupas de verão e para dormir.

Madapolam é um material produzido na Rússia de acordo com a norma estadual vigente GOST 29298-2005, aplicado a tecidos de algodão e mistos usados no dia a dia. O GOST regulamenta o escopo de aplicação desses materiais — eles são usados na produção de agasalhos, roupas íntimas e trapos técnicos.

Âmbito de aplicação
A utilização do tecido está relacionada às suas propriedades:
- A alta higroscopicidade e o conforto do madapolam determinam as principais áreas de sua utilização. É mais frequentemente utilizado para costurar roupas de cama elegantes, decoradas com bordados e bainhas, pijamas e roupas de dormir, fraldas e roupas para bebês.

- Devido à sua resistência ao desgaste e capacidade de manter sua forma, o madapolam é frequentemente usado para fazer toalhas de mesa, guardanapos e toalhas de festa.
- A respirabilidade é essencial em roupas para dias quentes. Este tecido é ideal para manter um microclima confortável no corpo humano.
- A capacidade do material de criar lindas cortinas e dobras é usada na costura de diversas cortinas.
- Devido à ausência de fiapos no material, o madapolam é frequentemente usado para limpeza e polimento responsáveis de vários objetos, bem como como pano em trabalhos técnicos.
Informações adicionais! O madapolam engomado mantém sua forma e se adapta bem a diversos processos de tingimento. Essas propriedades tornam o tecido interessante para entusiastas do artesanato que se dedicam à produção de flores.
Madapolam na floricultura
Ao escolher um tecido para fazer flores, é necessário encontrar um tecido que possa ser esticado tanto para os lados quanto na diagonal. E isso funciona perfeitamente com o madapolam, graças à sua baixa densidade e estrutura fina. Esticando o madapolam mesmo sem ferramentas especiais, apenas com os dedos, os criadores de flores artificiais podem obter belas curvas de pétalas, tornando os detalhes mais convexos e naturais.

O algodão natural, que faz parte do madapolam, é muito suscetível a tingimentos, ao contrário dos tecidos artificiais, por isso é fácil fazer transições de cores nas pétalas do madapolam, como ocorre na natureza. A leveza deste tecido confere elegância e naturalidade à flor artificial. O madapolam é um material ideal para atividades criativas.

Cuidados com os produtos Madapolam
Prático e fácil de usar. Basta seguir algumas regras na hora de lavar e passar:
- A composição natural do algodão sugere lavagem em água fria até +40 graus, já que em água quente um produto feito com esse tecido pode encolher até 7-10%.
- Produtos feitos de madapolam podem ser lavados tanto à mão quanto na máquina de lavar, mas é aconselhável ativar o modo de lavagem delicada, pois o tecido é fino e propenso a deformações quando molhado.
- É aconselhável escolher detergentes ecológicos ou menos agressivos. Para preservar a cor, se o tecido tiver estampa, não utilize compostos que contenham cloro.
- Não é necessário usar secadora para secar. Produtos feitos com este tecido secam rapidamente em local ventilado e regular. Se você pendurar o produto para secar com cuidado e depois dobrá-lo com cuidado, poderá evitar amassados e até mesmo passá-lo depois.
- No entanto, se for necessário passar roupa, ajuste o ferro para a configuração de algodão.

O uso adequado dos produtos madapolam aumentará significativamente sua vida útil e tornará o item atraente.
Assim, no século XXI, quando a química agressiva está sendo introduzida em literalmente todas as esferas da vida humana, quando o plástico domina e as roupas são, às vezes, criadas a partir de sacolas e garrafas plásticas recicladas, e outros materiais são produzidos na terra – baratos e absolutamente ecológicos. Entre eles, um tecido leve e confortável com muitas qualidades positivas – o madapolam.




