Todo mundo conhece algodão, veludo cotelê ou seda, mas poucos conhecem o feltro. Que tipo de tecido é esse e para que serve? A seguir, discutiremos tudo em ordem.
Feltro para artesanato e criatividade: preço e propriedades
O feltro é seu parente mais próximo. Ancestrais (o mesmo Leonardo da Vinci) usavam feltro. Mais tarde, ele foi aprimorado e o feltro foi obtido. Lã mais macia e delicada é usada na produção do que o feltro. Muitos fabricantes preferem adicionar penugem ou aditivos sintéticos.

Além de diversos usos domésticos, também é usado em artesanato. É usado na costura de pingentes infantis, brinquedos, capas diversas e outras coisas bonitas. É muito procurado na floricultura, na costura de chapéus e acessórios.
Muitas costureiras adoram-no pela sua forma de soltar. Feltros grossos e finos são cortados perfeitamente. O feltro em folha é especialmente procurado devido à sua praticidade. Basta cortar uma folha de feltro ou recortar a figura desejada.

O custo é afetado pelo fabricante e pela composição. O natural é muito mais caro que o sintético.
Observe! Deve-se levar em conta que um material barato perderá sua aparência muito mais rápido do que um análogo de alta qualidade.
Que tipos de feltro existem?
Tecidos macios e felpudos são comuns. Estes últimos podem ser:
- de pelo longo;
- pelo curto;
- veludo;
- camurça.

As diferenças no tecido estão no tamanho e na densidade do pelo.
A espessura é uma das diferenças mais importantes. Existe o feltro fino, que é usado quando a espessura do material deve ser de no máximo 1,5 mm. Estes são pequenos elementos na confecção de artesanato. Para outros produtos, utiliza-se um tipo de feltro mais espesso. Sua espessura varia de 1,5 a 5 mm. Ele pode ser usado como uma ótima bolsa ou como um brinquedo grande.

Composição do feltro decorativo:
- Natural - material de lã pura, que contém pelo menos 90% de lã verdadeira. Apesar de ser ecologicamente correto, tem suas desvantagens. Sua peculiaridade é o aspecto de pelotas, o que faz com que o tecido enrugue facilmente. Após a lavagem, o produto pode perder a forma. Muitas pessoas notam um odor desagradável quando uma pequena quantidade de umidade entra em contato com o tecido. Ao mesmo tempo, o material é hipoalergênico e se ajusta bem à costura. Esse tecido tem uma longa vida útil e a propriedade de repelir água e sujeira. É aplicável para a fabricação de acessórios. Indispensável na fabricação de chapéus e calçados quentes. É importante que tenha alta probabilidade de ser comido por traças.
- A semi-lã contém de 50 a 60% de lã na base. Os 40 a 50% restantes são adicionados de forma mista. Geralmente, é viscose ou acrílico. Uma das vantagens do tecido é a maciez. O material é macio devido à mistura de materiais sintéticos. Não irrita a pele, mas molha rapidamente. Também muda de forma facilmente e tem a propriedade de se desfazer. As cores mais ricas. O feltro branco e o feltro vermelho são muito procurados pelas costureiras. Adequado para a confecção de peças pequenas.
- Acrílico. Como o nome sugere, é feito de acrílico, que é feito de plástico. O feltro acrílico é barato. É bastante escorregadio e tem um brilho característico. Costureiras experientes o identificarão imediatamente de longe. As desvantagens do material são a baixa transparência, a baixa resistência a altas temperaturas e o risco de ranger. Ao mesmo tempo, como todos os tecidos sintéticos, mantém sua forma, não desbota e é fácil de limpar. Este é o mesmo tipo de material usado como base para peças pequenas e grandes.
- O poliéster é um tecido durável. Possui alta resistência à abrasão. Ao mesmo tempo, o material é bastante fino, o que pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem. Lençóis coloridos têm maior densidade. Esse tecido mantém bem sua forma, não desbota e é altamente resistente. Artesãs preferem usá-lo para fazer bolsas e itens de uso diário.
- Viscose. O material é durável e macio. Leve, mantém bem o formato, mas amassa rapidamente. Se não for bem cuidado, pode mudar de forma.
Importante! Ao comprar, você pode se deparar com uma opção de bambu. Este é um novo tipo de material. O tecido tem boas propriedades higroscópicas e uma superfície agradável ao toque, mas perde resistência quando molhado.
O que procurar ao comprar
O feltro deve ser escolhido com o objetivo final em mente. Você precisa começar pelo produto necessário e pelas qualidades que o material deve ter.

Você precisa determinar por si mesmo:
- que tipo de produto deve ser obtido;
- o feltro decorativo desempenha um papel importante nisso;
- se será costurado um item grande ou pequeno;
- é necessário manter bem a forma;
- com que frequência o produto será usado;
- requer manutenção regular;
- o produto entrará em contato com a pele;
- Preciso de rolo, folha ou material por metro.
As respostas ajudarão você a fazer sua escolha.
Como fazer feltro você mesmo
O elemento principal é a lã. Penas de cabra ou coelho são perfeitas. A lã pode ser comprada em lojas, pois já vem tingida nas cores necessárias e não precisa ser franzida. Se a lã não for preparada, deve ser franzida.

Em seguida, você precisa fazer o seguinte:
- Prepare a área para os procedimentos. Recomenda-se o uso de plástico-bolha.
- Prepare uma solução morna com sabão em pó, de preferência despejada em uma garrafa. Isso é necessário para poder dosar. Muitas pessoas usam líquidos espumantes diluídos, como xampu.
- O filme é umedecido e a penugem é colocada sobre ele. Em seguida, a lã precisa ser umedecida e coberta com o filme preparado. Pressione bem com as mãos, alisando-o uniformemente. Trabalhe com um rolo por cima. Repita todos os passos, aplicando a próxima camada. Remova a água e a espuma com guardanapos.
- Após obter um material denso, o procedimento é interrompido. Se a espessura não for satisfatória, aplique quantas camadas forem necessárias para o material.
- Depois, tudo é umedecido com uma toalha seca, as bordas são niveladas e secas.

Este método é conveniente para aqueles que não estão satisfeitos com a espessura ou o tamanho do material oferecido nas lojas.
Para a sua informação! Materiais artesanais dão espaço para a criatividade. Por exemplo, você pode tentar brincar com os tons e criar um design personalizado.
Ferramentas essenciais para trabalhar com feltro
Vários tipos de tesouras são usados no trabalho: para cortar e para escritório. Você pode adicionar um estilete.

Você também precisará das seguintes ferramentas:
- marcador ou caneta para fazer anotações;
- fios grossos ou finos;
- agulhas de tamanhos diferentes;
- boa cola;
- contas;
- materiais de enchimento;
- um pedaço de sabão.

Não se preocupe se você tiver um tipo diferente de material em casa. Feltros duros, macios e finos serão úteis. Afinal, o material é único e está disponível para todos.




