Todo alfaiate tem uma "varinha mágica" em comum: a entretela dupla face. É esse material que evita a deformação do tecido e torna os produtos resistentes ao desgaste. Ela deve ser colada quando for necessário reforçar as bordas do tecido. A entretela não é afetada pela mudança de estação. Ela continua popular tanto na criação de agasalhos grossos quanto na costura de roupas leves de verão.
O que é entretela?
Flizelin é um material feito de celulose, por isso é frequentemente comparado ao papel. Cada fabricante modifica essa fibra à sua maneira, principalmente adicionando poliéster, o que torna o material de revestimento não tecido mais resistente.

O tecido utilizado é predominantemente branco ou bege. No entanto, também há forro tingido, feito para combinar com tecidos brilhantes. Dependendo da aplicação, o tecido de celulose tem espessuras diferentes. O tecido não tecido é produzido em rolos de cerca de 100 m de comprimento e 30 a 150 cm de largura.

Variedades
Existem 3 tipos de tecido não tecido:
- Adesivo.
Este tipo é uma tela com cola aplicada. Pode ser aplicada em toda a superfície ou apenas em pontos. A entretela adesiva dupla face, cuja superfície é completamente coberta com cola, é necessária se for necessário dar rigidez a pequenos detalhes. Se o item deve permanecer arejado e leve, mas ao mesmo tempo manter sua forma, você precisa colar a tela com uma camada pontilhada. A entretela adesiva para tecido é fixada à superfície permanentemente graças ao ferro.

- Não adesivo.
É dividido em 2 subtipos: destacável e solúvel em água. Ambos os tipos são facilmente removíveis da superfície do tecido, por isso são muito populares entre costureiras. Tecidos não adesivos não são usados quando é necessário fazer bainhas em roupas. É adequado para bordados. Graças ao tipo de material de forro solúvel em água, os fios se espalham sobre o tecido de maneira uniforme e suave.
- Costurado com linha.
Este é o tipo mais durável, pois é acolchoado com fios na parte superior para maior resistência. Esse material ajuda a manter a resistência do tecido e evita o estiramento dos cortes. Não adiciona peso, não deforma e tolera bem a lavagem e a lavagem a seco. É usado principalmente para duplicar tecidos em relevo.

Informações adicionais! Às vezes, é necessário colar uma borda de tecido não tecido costurada com linha. Ela é cortada de uma tela comum. Essa fita pode ter de 1 a 5 cm. Para torná-la mais durável, ela é costurada com linha e reforçada com um cordão de sutache. Essa fita é usada principalmente para processar as bordas de calças ou saias.
Na produção de costura, uma determinada marca de entretela é adequada para diferentes tipos de tecido:
- H-180 - pode ser usado para fixar tecidos de viscose, seda e lã;
- H-200 - usado para duplicar tecidos de lavsan, viscose e algodão;
- H-410 - este tipo é composto por fios estabilizadores, por isso é idealmente combinado com tipos de tecidos leves e pesados;
- C-405 - usado no trabalho com tecidos de seda e viscose;
- E-420 - pode ser usado para colar couro envernizado, couro artificial e veludo.

Âmbito de aplicação do tecido não tecido
Como usar cola para entretela em tecido? O papel do material de forro é enorme. Cada pessoa está cercada por coisas em cuja produção essa fibra foi definitivamente utilizada. Ela é usada em diversas áreas, sendo as principais:
- Costura de roupas. Forros, bolsos, punhos, golas, costuras de agasalhos — todos esses detalhes de malhas elegantes são criados com entretela.
- Artesanato. Existe um tipo especial de material de forro com marcações especiais que é usado para bordados. Após a primeira lavagem, o material se dissolve e apenas o padrão bordado permanece no tecido.

- Obras de construção e acabamento. Até mesmo papéis de parede são feitos à base de tecido não tecido, que serve como uma excelente decoração para paredes. Com a ajuda deste tecido, a superfície porosa do concreto é alisada, a qual precisará ser rebocada.
- Medicina. Pano solúvel é usado como material de curativo.
Como colar corretamente entretela no tecido - instruções passo a passo
Nem todo mundo sabe como colar entretela em tecido com ferro de passar. Embora esse processo não seja nada complicado, todas as etapas devem ser realizadas com clareza e seguindo as regras, caso contrário, com o tempo, as peças da roupa começarão a se deformar e a própria entretela se soltará.

Para evitar problemas, você precisa:
- Corte o material somente ao longo da borda.
- Antes de começar a colar material não tecido, você precisa escolher a temperatura correta para o ferro, que funcionará bem para ambos os materiais (para a entretela e para o tecido a ser duplicado). Por exemplo, se você precisa duplicar seda, precisa escolher a temperatura específica para ela. Se precisa duplicar lã, defina a temperatura média.
- O material só pode ser colado em condições secas.
- Para não danificar o tecido, cubra-o com um pedaço de gaze ou chita.
- É estritamente proibido passar a ferro a superfície do tecido. Caso contrário, o lado adesivo esticará e o material formará bolhas e se deformará.
- O ferro é simplesmente movido de um lugar para outro, com pausas de 10 segundos.
- Após a colagem, o material é deixado esfriar. Se isso não for feito, a tela pode deformar.

Vantagens e desvantagens
Não existe material ideal na natureza, então o tecido não tecido também tem seus prós e contras.
A principal vantagem do tecido de forro é o seu baixo custo. Não exige grandes investimentos financeiros, portanto, o material pode ser facilmente adquirido em reserva, evitando a necessidade de ir à loja comprar um pedaço de tecido toda vez. Outra qualidade positiva é o tecido de forro da modificação rígida. Ele pode facilmente restaurar sua forma.

As seguintes características podem ser destacadas como desvantagens do tecido não tecido:
- Se você usar uma entretela solta para costurar, ela pode rasgar rapidamente. Se escolher um tecido denso, o material ficará muito rígido.
- Deforma-se rapidamente. Em locais com curvas, a entretela não dura muito, pois quebra rapidamente.
- Baixa resistência ao desgaste. Se o forro não tecido não for coberto com outro tecido, ele se deteriorará rapidamente.

Seja como for, a entretela continua sendo o material mais adequado para colar pequenas peças de roupa. Ela fortalecerá e moldará qualquer look, deixando até a fashionista mais exigente feliz. O principal é ter a abordagem certa para trabalhar com esse material de forro e saber exatamente como colar a entretela no tecido.
https://www.youtube.com/watch?v=NmHrD-pWXiM




