O tecido de caxemira é considerado a lã real devido à sua raridade e propriedades únicas: o material é especialmente fino e delicado, além de quente e aconchegante até na aparência.
A lã luxuosa hipoalergênica é usada para costurar roupas básicas, roupas íntimas e roupas infantis. Neste artigo, explicamos em detalhes: que tipo de material é a caxemira e o que você precisa saber sobre ela.

- O que é caxemira e como ela é feita?
- Origem e história
- Propriedades e características do tecido de cashmere
- A caxemira faz bolinhas?
- Variedades
- Tecido para casaco
- Eco-cashmere
- mongol
- Pashmina e cashmere são a mesma coisa?
- Aplicação do material
- Como distinguir a caxemira verdadeira de uma falsa sintética
- Por que a caxemira está tão desbotada?
- Características de cuidado com produtos de caxemira
- Como lavar, limpar e passar um casaco?
- Como cuidar de pellets
- Por que os preços dos itens de caxemira variam de 5 a 10 vezes?
- Vantagens e desvantagens
- Avaliações
O que é caxemira e como ela é feita?
O tecido de caxemira, ou pashmina, é um material caro feito a partir do subpelo de cabras montesas. É particularmente macio e delicado, mantendo-se quente, como outros tipos de lã.
O material é produzido rigorosamente à mão, pois as fibras finas e delicadas são extremamente valiosas e exigem um manuseio cuidadoso. As cabras são penteadas uma vez por ano, na primavera, produzindo cerca de 200 gramas de penugem leve por animal.
Depois disso, a lã é processada, o que reduz o volume do material pela metade, e o resultado é um fio fino, com o qual se faz a caxemira. São a finura e a intensidade do trabalho do processo, bem como a raridade da matéria-prima, que elevam o tecido ao posto de um dos mais caros do mundo.

Origem e história
As características da lã usada para fazer a caxemira natural são determinadas pelo clima específico das montanhas do Himalaia. As cabras que produzem subpelo valioso são criadas apenas na Índia, Paquistão, Mongólia, China e Nepal. O nome do tecido vem da província de mesmo nome - Caxemira - localizada na fronteira entre a Índia e o Paquistão.

As propriedades valiosas da lã de montanha foram notadas pelos habitantes das regiões do Himalaia no século XVI, quando perceberam que coisas finas e leves que podiam ser feitas de pelo de cabra esquentavam perfeitamente mesmo em temperaturas muito baixas.
Mais tarde, os colonizadores europeus aprenderam o que era a caxemira, sua composição (do que é feito o tecido) e trouxeram produtos caros para o Velho Mundo, onde a caxemira imediatamente tomou seu lugar nos ombros de pessoas aristocráticas.

Propriedades e características do tecido de cashmere
A caxemira é o tecido de lã mais fino do mundo e é frequentemente usada para fazer não apenas cachecóis grossos, mas também estolas esvoaçantes. Esse produto pode ser facilmente passado pela abertura de um anel. O material também possui outras qualidades distintivas:
- Leveza. Mesmo os casacos de cashmere não pesam nos ombros de mulheres e crianças.
- Durabilidade e resistência ao desgaste. A caxemira dura muito tempo sem perder sua forma ou propriedades valiosas.
- Proteção térmica. O tecido aquece bem, formando uma pequena almofada de ar, e também massageia a pele de forma agradável.
- Bela superfície fosca e textura suave. A caxemira é elástica, densa, elegante e elegante. Por isso, é frequentemente usada para costurar roupas quentes e elegantes.
- Flexibilidade. Produtos finos se ajustam perfeitamente à silhueta, sem criar vincos e vincos rígidos e sem causar desconforto. As peças de pashmina não amassam e, com cuidado, não esticam.
Observe! Uma característica especial da caxemira natural é o seu efeito curativo. Segundo pesquisas, o tecido tem um efeito positivo nas articulações e no sistema vascular, não apenas devido à micromassagem na pele, mas também devido à cera de cabra contida nos pelos.
É aconselhável proteger o tecido de odores fortes, produtos químicos agressivos e traças.
A caxemira faz bolinhas?
A caxemira natural é caracterizada por maior resistência e maciez, e a estrutura do pelo macio impede que os produtos rolem. Itens sintéticos têm essa tendência, portanto, se o produto contiver aditivos artificiais, pode ficar coberto de pequenos nós com o tempo. Ao verificar se a caxemira comprada enrola, você pode determinar se o item é realmente feito de material de alta qualidade.

Variedades
A bela palavra associada ao luxo pode significar vários tipos de tecido:
Tecido para casaco
A caxemira é usada para costurar agasalhos, complementada com outros tipos de lã, como a de alpaca. Os produtos acabados consistem em apenas um terço de plumas, mas graças a isso se tornam muito macios e quentes. Fibras adicionais ajudam a proteger o tecido da umidade.
Eco-cashmere
Sob o nome enganoso com o prefixo "puro", esconde-se um tecido sintético que se parece exatamente com a caxemira natural. Além das vantagens — custo reduzido e aparência agradável —, também apresenta várias desvantagens: esquenta menos e estica com o tempo, alterando o formato dos produtos.
Observe! Menos frequentemente, esse nome pode ser usado para se referir a produtos 100% feitos de material natural sem pintura, apresentados no segmento premium.

mongol
Mongol é o nome dado à caxemira artesanal das províncias da China e da Mongólia. A matéria-prima é processada com cuidado especial, resultando em peças duráveis e particularmente resistentes, que não perdem a forma mesmo após muitas lavagens.
Pashmina e cashmere são a mesma coisa?
Via de regra, pashmina é a matéria-prima com a qual o tecido é feito, e caxemira é o material luxuoso final. Mas essas palavras podem ser consideradas sinônimos e entendidas tanto como o subpelo das cabras do Himalaia quanto como todos os produtos feitos de tecidos delicados em conjunto.
Os europeus começaram a chamar o tecido de caxemira, à medida que se tornou lendário e reconhecível, e sua peculiaridade era o local onde a lã rara era extraída. A matéria-prima era chamada de pashmina em sua terra natal, então ambos os nomes ficaram na memória das pessoas.

Aplicação do material
Embora os produtos de caxemira mais famosos que conquistaram o mundo sejam casacos leves e estolas brilhantes, pintados em estilo oriental, muitas outras variedades de coisas são feitas deste material raro:
- colchas;
- cachecóis e xales;
- meias e roupas íntimas de inverno;
- luvas, acessórios e agasalhos;
- suéteres, golas altas, coletes e blusas;
- saias, calças e ternos;
- roupas infantis;
- vestidos e muitos outros produtos.
Observe! A lã fina permite a criação de peças delicadas e sofisticadas que se ajustam à silhueta e não causam desconforto a quem as veste.
Graças a essas propriedades únicas, a caxemira conquistou toda a Europa em meados do último milênio; roupas e roupas de cama luxuosas eram feitas com ela.

Como distinguir a caxemira verdadeira de uma falsa sintética
Muitas vezes, sob o disfarce de caxemira natural, são oferecidos produtos obtidos de forma semelhante, mas criados a partir de tipos de pelo mais acessíveis. A qualidade desses itens pode não ser inferior à do original, portanto, para muitos que desejam se exibir com um produto luxuoso feito de material valioso, comprar um substituto torna-se uma solução lucrativa.
Nem sempre é possível confiar na descrição da composição do tecido dos produtos, então você pode determinar se a base é cashmere natural pelos seguintes sinais:
- A lã de cashmere verdadeira sempre tem uma leve penugem na superfície, mas as sintéticas são muito mais macias.
- As fibras artificiais têm um ruído característico que não ocorre na lã.
- Tecidos verdadeiros não eletrificam, o que pode ser verificado esfregando-os em uma superfície de plástico e aplicando o item no cabelo.
- Ao pegar um item feito de cashmere natural, você pode sentir uma onda de calor em poucos segundos, enquanto o tecido sintético cria um efeito de aquecimento por muito mais tempo.
- A pashmina tem uma cor fosca agradável, enquanto as fibras artificiais geralmente dão um leve brilho e cintilação à luz.
- Uma maneira radical de verificar é com fogo. Os sintéticos derretem rapidamente, mesmo com uma chama próxima, e também exalam um cheiro de plástico.
Observe! Em termos de fibras, a caxemira sintética é geralmente mais resistente do que o material natural, que é elástico. Mas peças de malha podem retornar à elasticidade devido às características da trama, não ao fio em si.

Por que a caxemira está tão desbotada?
O cashmere totalmente natural não é tratado com corantes, por isso sua paleta corresponde à cor das cabras montesas – do branco-neve ao marrom-escuro. Para não estragar a valiosa matéria-prima e preservar as propriedades úteis do tecido, os produtos são vendidos em sua forma natural.
Características de cuidado com produtos de caxemira
Para que um tecido caro mantenha suas propriedades valiosas por muito tempo e permaneça limpo e agradável ao corpo, é necessário garantir os cuidados adequados com os itens de caxemira:
- lave o tecido somente em água fria;
- Não utilize centrifugação brusca, inclusive na lavagem à máquina;
- utilizar detergentes em gel, evitando abrasivos;
- Seque as peças lavadas, colocando-as cuidadosamente sobre um pano de algodão ou rede, não as pendure pelos ombros ou outras bordas;
- não use roupas muito compridas para que elas não absorvam odores corporais e ambientais;
- Caso seja necessário alisar, utilize aparelhos a vapor sem aquecer o produto com ferro.
Observe! A caxemira deve ser protegida das traças escolhendo armários de cedro e usando revestimentos perfumados, como lavanda.

Como lavar, limpar e passar um casaco?
Se você limpar um casaco de cashmere em casa, precisará estudar cuidadosamente a composição do produto. O cashmere 100% é lavado apenas à mão, a uma temperatura não superior a 30 °C, sem usar escovas grossas e sem torcer o tecido, para que o casaco não perca a forma. Você pode usar uma esponja e um detergente suave para lã.
Materiais com aditivos sintéticos também podem ser lavados na máquina, escolhendo o modo mais delicado, sem centrifugação. Após a lavagem, o casaco é enxugado com uma toalha limpa e estendido para secar nas barras transversais de uma dobradeira, sobre uma mesa sobre o tecido ou em cabides grossos para que as mangas não fiquem frágeis.

Você pode alisar um casaco passando-o no vapor, mas é melhor não realizar tais procedimentos em casa, confiando um item caro a profissionais.
Como cuidar de pellets
Embora peças de caxemira natural não formem bolinhas, peças semelhantes podem ficar cobertas de nós com o tempo. Para removê-los com cuidado, é melhor comprar um dispositivo especial — um rolo com lâmina segura, que removerá todo o "relevo" indesejado da superfície.
Essas ferramentas geralmente são vendidas em lojas de caxemira e, às vezes, vêm como brinde na compra. Você também pode comprar um rolo em lojas de ferragens e costura.

Por que os preços dos itens de caxemira variam de 5 a 10 vezes?
Itens de caxemira natural podem variar de preço. O custo do produto depende da pureza do material e, muitas vezes, da sua cor. Se a etiqueta disser caxemira, descubra que tipo de material é e quais impurezas contém.
100% pashmina é um tecido sem tingimento em tons naturais: branco, leitoso, acinzentado e preto. Às vezes, os produtos são tingidos e, às vezes, lã ou seda colorida é adicionada à caxemira, o que reduz o custo da peça. Modelos brilhantes são mais acessíveis, enquanto os 100% pashmina são várias vezes mais caros e considerados de elite.
Tecidos sintéticos variam de preço, então, ao encontrar um produto barato, pense bem: se é de cashmere ecológico ou lã. Você pode comprar um desses, mas ele não terá todas as propriedades da pashmina.

Vantagens e desvantagens
Depois de aprender o que é caxemira, é fácil tirar conclusões sobre suas vantagens em relação a outros tipos de lã:
- roupas quentes podem ser finas, delicadas e sofisticadas;
- o tecido não causa irritação como a lã de ovelha;
- ácaros não vivem em pelos de cabra, por isso a caxemira é hipoalergênica;
- A caxemira é versátil e é usada até na produção de roupas íntimas infantis;
- o material mantém sua forma por muito tempo durante o desgaste, não rola nem fica eletrificado;
- Se necessário, a matéria-prima pode ser misturada com outras fibras convenientes.

Mas até mesmo a "lã real" tem suas falhas:
- difícil de cuidar, requer lavagens frequentes;
- itens de cores claras sujam facilmente;
- O preço dos produtos feitos com penugem natural de cabra está se aproximando da classe premium.
Observe! Além disso, as descrições da composição do tecido permitem que até mesmo produtos com alto teor de fibras sintéticas sejam chamados de caxemira. Portanto, antes de comprar caxemira suplementada, descubra o que é e quais fibras são adicionadas à composição. Como regra, materiais caros não são misturados com sintéticos de baixa qualidade.
Avaliações
Yulia: “Certa vez, vi um suéter fino e muito macio, estiloso e tão impactante, jovial. Fiquei surpresa com o tipo de tecido: caxemira. Era muito caro, mas gostei tanto que comprei. E agora, com 8 anos, ele ainda me agrada: quente e refinado, feminino, rompendo completamente com a ideia de que um suéter precisa ser volumoso.”
Oksana: "Certa vez, me recomendaram luvas de caxemira para o inverno, para maior conforto. Explicaram que elas não prejudicam a flexibilidade, são agradáveis ao toque e mais quentes do que todas as outras. Como tenho pele sensível e propensa a alergias, fiquei com medo e perguntei: caxemira, de quem é essa lã? Acontece que é de cabra, que é praticamente inofensiva. Então, comprei luvas lindas e continuo feliz."

Anna Georgievna: "Nossos itens favoritos chegam até nós de repente. Certa vez, nossa família estava indo ao teatro e percebi que não era apropriado usar um casaco acolchoado. Compramos um casaco de caxemira turca. Que coisa! É fino, mas muito quente, eu o uso mesmo em dias frios, até sua aparência aquece a alma. Veste perfeitamente e não perde a forma ao longo dos anos, mesmo depois de lavado."
Aprendendo mais sobre o cashmere e o que ele é, a vontade de comprar algo aconchegante feito com esse tecido agradável só aumenta. Dizem que itens de luxo no guarda-roupa trazem boa sorte — talvez um produto de cashmere encha sua vida de novas cores.




