Popeline é um tecido com um nome tão romântico, com algo de italiano, com um toque provençal. É natural ou artificial? E onde é usado, apenas em roupas de cama? Ainda assim, popeline — que tipo de tecido é?
Composição e propriedades do tecido
O que é popeline? Que material incrível é esse? Historicamente, ela começou a ser feita de seda na cidade provençal de Avignon. E era destinada à costura de roupas para o Papa. Esse tipo de tecido de seda era chamado de "papal", que significa "popeline" em italiano. A composição mudou um pouco desde os tempos da Europa medieval, mas o nome em si permaneceu.

O tecido popeline moderno tem a seguinte composição: 100% algodão, portanto as propriedades deste tecido natural serão as seguintes:
- higroscopicidade;
- permeabilidade ao ar;
- termorregulação;
- respeito ao meio ambiente;
- resistência ao desgaste;
- força.
Às vezes, pode ser feito de seda ou algodão em combinação com fibra sintética.
Informação importante! Um tecido com essa trama, feito de lã pura, é chamado de papillon. Era usado para fazer roupas para padres.
Que tipo de tecido é a polipopelina? É um tecido com a mesma trama da popelina, mas contém materiais sintéticos, geralmente poliéster.
Qual é o nome correto do tecido: paplin ou popeline? Os dicionários afirmam que a grafia correta é "poplin", do italiano - popeline.

Características e propriedades do tecido
Independentemente da composição do tecido, ele é tecido da mesma forma, utilizando tecelagem simples. Os fios da urdidura são finos e os da trama, duas vezes mais grossos. Graças a essa combinação, a frente e o verso são iguais, formando uma pequena nervura. O tecido é durável, com densidade de até 110 g/m². O material de alta qualidade praticamente não sofre deformação e os pellets não rolam na superfície.
Tipos de tela
Os tipos de tela diferem em sua composição. Eles podem ser os seguintes:
- Seda - os fios são feitos de lã e seda, que é exatamente o que a popeline tinha originalmente.
O material, que contém seda e lã naturais, é considerado um tecido premium. É usado para costurar roupas de cama e vestidos de noite incrivelmente caros, mas de altíssima qualidade.

- Algodão - feito de fibras de algodão de diferentes espessuras, o tipo mais caro desse material é o grodesin indiano; os tecidos da Turquia e do Paquistão são ligeiramente inferiores em qualidade, mas ganham em preço.

- Composição mista - o tecido combina algodão e fibras sintéticas, e a porcentagem de sintéticos afeta o custo; pode-se adicionar elastano (o tecido é chamado de popeline elástica), poliéster ou lycra.

- Popeline listrada é um material de algodão com uma coloração característica: listras localizadas em toda a largura do tecido.

Diferentes tipos de coloração
Os tecidos também diferem no método de tingimento. Podemos distinguir os seguintes tipos:
- Branqueado - material de algodão, que naturalmente apresenta uma tonalidade acinzentada ou amarelada, é exposto a produtos químicos especiais e, em seguida, passa pelo processo de mercerização - tratamento com álcali. O tecido torna-se macio e durável.
- Variegado — fios já tingidos são usados na tecelagem do tecido. Utilizando um reagente de tingimento especial, selecionado de acordo com a matéria-prima, as fibras são tingidas em três etapas: penetração do corante, absorção do pigmento e fixação da cor. O uso de fibras tingidas permite obter um padrão longitudinal e transversal, geralmente uma célula ou faixa. O efeito 3D moderno é criado usando fios tingidos na direção diagonal.
- Tingimento simples - tecido tingido uniformemente e pré-branqueado. Devido a ciclos repetidos de tingimento e lavagem do pigmento, ele adquire uma cor muito estável.
- Impresso ou estampado - o desenho é aplicado ao material mecanicamente, utilizando uma prensa tipográfica. A coloração é resistente à luz ultravioleta e a inúmeras lavagens.

Âmbito de aplicação
O uso do material depende diretamente de sua composição.
No século XIX, uma duquesa usava um vestido de popeline como traje de banho. As vestes dos acadêmicos eram feitas de popeline. Durante a Segunda Guerra Mundial, as roupas íntimas dos soldados eram feitas de popeline. O que é feito de popeline hoje em dia?
O material de algodão natural é usado para costurar conjuntos de roupa de cama e roupas infantis.
A popeline de composição mista é usada em roupas íntimas e roupas casuais para casa, além de vestidos elegantes e roupas íntimas. A popeline também é amplamente utilizada na fabricação de têxteis para o lar.
A popeline é popular entre costureiras que adoram tendências modernas, como patchwork e scrapbooking, além de ser usada para costurar brinquedos e fazer acessórios.

O que é costurado a partir de popeline?
A popeline para vestidos é muito popular, sendo usada para fazer vestidos e saias elegantes e casuais. O algodão natural ou com uma pequena adição de elastano é usado para roupas infantis – são costurados diversos ternos e macacões, pijamas, coletes e camisetas. Como todas as roupas infantis, precisa ser lavada com bastante frequência. Suporta lavagens frequentes com louvor. O que mais pode ser costurado com popeline?
- Batas e macacões uniformes feitos de popeline são usados em hospitais, organizações comerciais e estabelecimentos de alimentação.
- Para os homens, a popeline é usada na confecção de jaquetas e camisas casuais. São confortáveis de usar e não se desgastam por muito tempo.
- Cortinas de popeline, toalhas de mesa, guardanapos e pegadores de panela são muito populares para decoração e conforto da casa.

- E, no entanto, a linha mais popular é a roupa de cama. No mercado, ela é uma concorrente à altura do cetim.
Mas qual é a diferença entre popeline e cetim em detalhes, se ambos os materiais são feitos de algodão?
Diferenças entre cetim e popeline
Cetim e popeline são feitos inteiramente de algodão e ambos são usados para costurar roupas de cama. Mas não é por acaso que têm nomes diferentes. Isso significa que existem diferenças nos tecidos. Qual é a principal diferença entre cetim e popeline?
A principal diferença entre popeline e cetim é o método de tecelagem. O tecido de cetim tem uma trama especial: o cetim. Após três fileiras, o fio da trama é tecido na quarta. Além disso, não é liso, mas sim torcido. É isso que confere ao cetim sua resistência e seu brilho sedoso e cintilante.
Observe! O cetim é até chamado de seda de algodão. Além disso, os produtos de cetim são macios ao toque, com a parte da frente completamente desprovida de nervuras e outros relevos.
A popeline tem uma trama simples e regular, com as fibras tecidas em um padrão xadrez. Nervuras são formadas na superfície do tecido, o que o torna um pouco áspero. Mas a popeline tem uma vantagem inegável sobre o cetim. É muito mais resistente do que o cetim, que também possui características de alta resistência. Mas a popeline está à frente dele nesses indicadores. Isso significa que os produtos resistirão a lavagens repetidas, durarão mais e não perderão sua aparência decente, mantendo a mesma aparência atraente. Devido à trama mais simples, o processo de fabricação da popeline é mais barato. E isso tem um efeito positivo no custo do material.
No entanto, os materiais atendem integralmente ao padrão GOST, que regulamenta as características dos tecidos para roupa de cama.

Cuidados com o material
Os cuidados com os produtos devem ser seguidos de acordo com as instruções da etiqueta. Para não danificar o material durante a lavagem, é necessário conhecer sua composição e escolher a temperatura correta.
- Para preservar a cor, é melhor virar as roupas do avesso e não secá-las ao sol.
- Para lavar, você pode usar sabão em pó ou em gel comum; não é necessário nenhum produto especial.
- Para um produto totalmente de algodão, é permitida a lavagem a 90°C, e é possível passar com ferro quente.
- Para tecidos mistos, a temperatura não deve exceder 40°C; para tecidos de seda, é melhor usar um modo delicado especial.
- A roupa de cama não precisa ser passada, basta alisá-la bem antes de secar.
Observe! Em geral, o cuidado não requer habilidades e capacidades especiais. Lavagem delicada, se a composição exigir, secagem e passagem a ferro são os principais pontos a serem observados.

Vantagens e desvantagens
Como todos os materiais, a popeline tem seus prós e contras.
O material tem as seguintes vantagens:
- graças à estrutura porosa do tecido, a pele “respira”;
- absorve bem o suor;
- boas propriedades termorreguladoras - no inverno você não vai congelar sob essa roupa de cama, e no verão não vai fazer calor;
- tecido natural não causa reações alérgicas nem mesmo em crianças;
- propriedades antibacterianas evitam a proliferação de ácaros em travesseiros e cobertores;
- não requer cuidados cuidadosos, não há necessidade de passar após a lavagem;
- baixo custo.
Defeitos só podem ser encontrados em materiais de baixa qualidade, falsificações. Podem ser os seguintes:
- cheiro químico persistente após tingimento do tecido;
- desbotamento e encolhimento após a lavagem;
- cicatrizes na superfície do tecido - isso será uma desvantagem para a pele delicada do bebê.
A popeline tem significativamente mais vantagens do que desvantagens, o principal é lidar com um produto de qualidade.
Observe! O tecido de popeline é um material decente e barato, usado tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais. Um tecido universal que pode ser usado em muitas áreas da vida.




