Aplicações do tecido de cânhamo para roupas

O cânhamo é um material resistente e durável, além de confortável. E por ser cultivado sem produtos químicos, é um material saudável e ecologicamente correto para uso diário.

Características da produção de tecido de cânhamo

O cânhamo é único entre outras culturas porque cada parte da planta tem utilidade e valor potencial de mercado.

Fato interessante! Em 1941, Henry Ford construiu um carro de plástico feito de cânhamo e palha de trigo.

Os caules da planta podem ser processados ​​para criar uma fibra natural ideal para roupas, lonas, cordas e muito mais. Mas por que ela é mais sustentável para uso em roupas?

Excelente aparência e durabilidade
Excelente aparência e durabilidade

Assim como a cannabis, o algodão é uma fibra natural. No entanto, o cultivo do algodão é responsável por uma parcela significativa (talvez até 25%) dos pesticidas e inseticidas pulverizados nas lavouras do mundo. Esses produtos químicos podem contaminar o solo e os sistemas hídricos circundantes, impactando negativamente o meio ambiente. O algodão também consome quantidades extremamente grandes de água e a produz apenas uma vez por estação de cultivo, tornando-se uma cultura ineficiente para a criação de roupas e outros tecidos.

Variedade de materiais e cores
Variedade de materiais e cores

A cannabis pode ser cultivada sem produtos químicos, mantendo os poluentes longe do ecossistema local e dos produtos finais do cânhamo. Ela pode ser plantada próxima uma da outra, ocupando muito menos espaço e requerendo menos água do que o algodão para produzir material útil, reduzindo seu impacto no meio ambiente. Em algumas regiões, as plantações de cannabis podem ser cultivadas duas ou mais vezes em uma estação de cultivo, aumentando ainda mais sua sustentabilidade geral.

Fato interessante! George Washington e Thomas Jefferson cultivavam cânhamo em suas plantações. De fato, o governo colonial autorizava o cultivo de cannabis. Os colonos usavam a fibra de cânhamo como moeda e para pagar impostos.

Toalha de mesa de cânhamo
Toalha de mesa de cânhamo

Propriedades e características técnicas do material

A cannabis é chamada de "fibra de cem usos". Sua importância para a economia e a vida cotidiana de nossos ancestrais não pode ser subestimada. Era uma parte importante das indústrias têxtil, de papel, de cordas e de petróleo. De fato, a cannabis era tão importante na Inglaterra no século XVI que o Rei Henrique VIII aprovou uma Lei do Parlamento que multava os agricultores que não cultivassem a planta.

Além dos têxteis, a cannabis também é usada na produção de papel. A folha de papel mais antiga – com mais de 2.000 anos – foi descoberta na China e é feita de cânhamo. Antes de 1883, entre 75% e 90% de todo o papel do mundo era feito com fibra de cânhamo. O papel de cannabis também pode ser reciclado mais vezes do que o papel de madeira.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do tecido de algodão: tipos e propriedades dos materiais de algodão
Aplicação do material
Aplicação do material

O cânhamo é uma planta liberiana semelhante ao linho, ao quenafe, à juta e ao rami. As fibras primárias longas e finas na parte externa do caule caracterizam a liberiana. Provavelmente foi usada pela primeira vez na Ásia.

Fato interessante! O cânhamo também é uma das fibras liberianas conhecidas pelos antigos asiáticos muito antes do nascimento de Cristo.

A fibra principal da planta do cânhamo é fixada à fibra central pela pectina, um carboidrato solúvel e gelatinoso semelhante à cola. As fibras principais do cânhamo podem ser usadas para misturas, reforços, celulose e papéis especiais. A madeira, assim como a fibra central da planta do cânhamo, pode ser usada para cama de animais, cobertura morta para jardim, combustível e uma variedade de materiais de construção. Também produz óleo de semente, que contém de 25 a 35% de óleo em peso, rico em ácidos graxos essenciais, considerados essenciais para a manutenção da saúde.

A cannabis também pode ser chamada de sativa. Sim, a maconha vem do mesmo gênero de plantas – e do lúpulo, usado para fazer cerveja há milhares de anos. Mas o que é chamado de "industrial" é uma variedade (ou subespécie) diferente, chamada Cannabis sativa sativa. A maconha vem da Cannabis sativa indica, que é cultivada para conter entre 5 e 10% do químico intoxicante delta-9 tetrahidrocanabinol, ou THC. O cânhamo industrial, Cannabis sativa sativa, contém menos de um décimo dessa quantidade.

A Cannabis sativa pode ser uma cultura importante para a produção de tecidos produzidos localmente e ecologicamente corretos.

Lenços de tecido
Lenços de tecido

É uma planta anual que cresce a partir de sementes. Pode ser cultivada em uma variedade de solos, mas cresce melhor em solos que produzem altos rendimentos de milho. O solo deve ser bem drenado, rico em nitrogênio e não ácido. O cânhamo requer pesticidas limitados porque cresce muito rápido e atrai poucas pragas.

O cânhamo é uma cultura tradicional de fibras, importante há séculos para atender às nossas necessidades de têxteis, papel e óleos. É fácil de cultivar organicamente, ou seja, sem a necessidade de pesticidas, herbicidas ou fertilizantes artificiais, podendo, portanto, contribuir significativamente para um futuro sustentável. A produção de algodão, por outro lado, requer grandes quantidades de pesticidas.

Dentre as características da fibra, vale destacar:

  1. Durabilidade: A fibra de cânhamo é super forte e durável, sendo muito mais resistente que o algodão, o que também torna as roupas de cânhamo duráveis.
  2. Antibacteriano. O tecido é antimicrobiano, antibacteriano e resiste à ação de bactérias nocivas.
  3. Ecológico. O cultivo de cânhamo é feito de forma ecologicamente correta, utilizando pouquíssima água.
  4. Resistente às mudanças climáticas. As roupas de cânhamo mantêm as condições de temperatura.
Você pode estar interessado nisto:  Descrição do fio de algodão e dos fios de algodão

A moda de cânhamo ainda está em seus primórdios, mas há muitas marcas de roupas de cânhamo que estão fazendo grandes progressos na indústria de roupas de cânhamo.

Fato interessante! Os jeans Levi Strauss originais eram feitos de cânhamo.

Camisa feita de material de cânhamo
Camisa feita de material de cânhamo

O tecido tem algum benefício para o corpo?

O cânhamo é conhecido há muito tempo como uma cultura milagrosa por sua versatilidade, e um dos melhores usos para ele seria em roupas. O cânhamo é talvez o tecido mais sustentável que você pode encontrar para fazer roupas. Não precisa de pesticidas para crescer, usa pouquíssima água e ajuda a repor o solo para que novas plantações possam crescer logo após a colheita. A cannabis também cresce muito rapidamente e pode ser cultivada em praticamente qualquer clima.

A lona de cânhamo tem as seguintes vantagens:

A fibra é na verdade mais porosa e respirável.

  1. Resistente a mofo.
  2. A fibra de cannabis é aproximadamente 8 vezes mais forte que o algodão.
  3. A fibra pode e deve substituir as fibras plásticas sintéticas prejudiciais onde quer que sejam utilizadas.

Fato interessante! Em 4 de julho de 1776, a Declaração de Independência foi escrita em papel de cannabis.

Curiosamente, materiais feitos de cânhamo foram encontrados em tumbas que datam de 8.000 a.C. George Washington navegou em navios equipados com velas e cordas.

Foi amplamente cultivado na América colonial por vários fazendeiros, incluindo D. Washington e T. Jefferson.

Além disso, por exemplo, B. Ross costurou a primeira bandeira americana de cânhamo.

Bandeira
Bandeira

Por milhares de anos, a cannabis tem sido tradicionalmente usada como fibra industrial. Os marinheiros dependiam de cordas de cannabis para sustentar seus navios e velas, e a grossura da fibra tornava o cânhamo útil para lonas, panos para velas, sacos, cordas e papel.

Embora a fibra de cannabis fosse a primeira escolha da indústria, a grossura da fibra limitava o uso da cannabis para roupas e uso doméstico.

Precisava ser amaciado. Os métodos tradicionais de amaciamento de fibras vegetais usavam ácidos para remover a lignina, um tipo de cola natural encontrada em muitas fibras vegetais.

Embora esse método de remoção de lignina funcionasse bem com algodão ou linho, ele enfraquecia as fibras de cânhamo e as deixava instáveis ​​demais para uso. Assim, o tecido continuou sendo um tecido industrial.

Fato interessante! Em meados da década de 1980, pesquisadores desenvolveram um processo enzimático para remover com sucesso a lignina da fibra de cânhamo sem comprometer sua resistência.

Pela primeira vez na história, a fibra de cânhamo degomada pôde ser fiada sozinha ou com outras fibras para produzir tecidos para vestuário. Esse avanço tecnológico catapultou o tecido de cânhamo para a vanguarda do design moderno e das técnicas de tecelagem. Dada a superioridade do cânhamo sobre outras fibras, os benefícios desse avanço são enormes.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição da gaze: tipos e usos do tecido

Características de aplicação em vestuário

Este tecido é utilizado em diversos tipos de vestuário. As principais áreas de aplicação serão discutidas a seguir.

Calça jeans de cânhamo

Para a grande maioria das pessoas inteligentes em qualquer lugar do planeta, o jeans é a maior invenção de vestuário da história da civilização humana. Ele tem uma boa aparência. Ele é confortável. É apropriado para (quase) qualquer ocasião social. Os bons jeans duram para sempre. E são populares o suficiente para que você possa encontrá-los em especificações que se ajustam ao seu corpo de forma sofisticada. O jeans de cannabis é macio e confortável. Não tem a textura rígida do jeans de algodão.

Uma variedade de estilos de jeans
Uma variedade de estilos de jeans

O tecido de cannabis é um tecido legal para jeans e muitas outras coisas, e não nos preocupamos em usá-lo porque somos todos estúpidos.

Camisa de cânhamo

O tecido de cannabis tem uma série de propriedades positivas, tanto em termos de desempenho quanto de sustentabilidade, o que faz você se perguntar por que precisa de uma camisa de algodão quando você pode ter uma camisa de cannabis, camiseta, camisa social, blusa, camisa, calça ou jeans que têm benefícios como:

  1. Durabilidade. O tecido de cânhamo foi usado inicialmente por marinheiros, mas depois passou a ser usado para costurar roupas, pois o material tinha uma propriedade incrível: a durabilidade.
  2. Mantém os níveis de umidade.
  3. Regula a temperatura. Paradoxalmente, a cannabis pode manter você aquecido no inverno e fresco no verão.
Variedade de estilos de camisa
Variedade de estilos de camisa

Cuidando de roupas de cânhamo

Cuidar bem das suas roupas de cânhamo fará com que elas durem mais. Aqui estão algumas dicas úteis que você pode usar:

  • Lavagem: As roupas são resistentes e podem ser lavadas regularmente na máquina de lavar ou à mão. As roupas de cânhamo podem
  • Secagem: O material é poroso (ou seja, tem muitos furinhos), o que permite que o tecido seque muito mais rápido. Uma ótima maneira de economizar energia é simplesmente pendurar suas roupas de cânhamo.
  • Ferro: A melhor maneira de alisar roupas feitas desse material é passá-las enquanto ainda estiverem úmidas.
  • Tratamento de manchas: Não utilize nenhum tipo de alvejante.
Vista de tela brilhante
Vista de tela brilhante

A fibra de cânhamo é uma das fibras de tecido naturais mais resistentes e duráveis. Produtos feitos com este material durarão muitos anos, superando a concorrência. O cânhamo não é apenas forte, mas também mantém sua forma e é mais elástico do que qualquer outra fibra natural.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior