O tecido de algodão ocupa uma posição de liderança no mundo devido à sua versatilidade, praticidade e hipoalergenicidade; é usado em quase todas as áreas da vida. Fibras densas têm um visual atraente e permitem criar peças coloridas, elegantes e cotidianas para qualquer estação. Tudo o que você precisa saber sobre o algodão está descrito abaixo.
- História do Algodão
- O berço do tecido de algodão
- Composição e estrutura
- Tecnologia de produção: etapas
- A diferença entre algodão e outros tecidos naturais
- Como distinguir tecido de linho de algodão
- Tipos de tecidos e suas características
- Tipos de tramas de tecido de algodão
- Tecido sarja
- Tipos de tecidos de algodão por método de acabamento
- O que pode ser costurado com tecido de algodão
- Cuidados com produtos de algodão
- Vantagens e desvantagens do algodão
- Visão geral de preços
História do Algodão
O tecido de algodão é um dos primeiros produtos de linho da Terra. O homem começou a cultivar algodão há cerca de 15.000 anos. As primeiras descrições da planta encontram-se em escritos indianos, onde o material era muito valorizado, assim como para decoração. Hoje, produtos do Egito com mais de 5.000 anos sobrevivem, confirmando a resistência das fibras naturais.

O tecido de algodão chegou à Europa já no século I d.C., sendo altamente valorizado, e o algodão começou a ser cultivado em muitas regiões. O tecido surgiu em terras eslavas no século XV, mas desde então ocupou uma das principais posições e, no século XX, já representava ¾ de toda a produção têxtil. Hoje, um terço do consumo mundial de algodão é da China, e os principais fornecedores são os Estados Unidos e países africanos.
O berço do tecido de algodão
O habitat natural do algodão e seu berço é considerado a Ásia Menor, onde se iniciou o processamento da planta, criando um tecido branco e macio. Com os comerciantes, o algodão chegou aos países do Norte da África, Grécia e Mediterrâneo. Lá, as propriedades do material durável e leve foram altamente valorizadas, e o cultivo e o processamento de materiais vegetais começaram a ser dominados.

Inicialmente, o algodão não era tingido nem branqueado. Somente pessoas de alta posição podiam comprar roupas brilhantes tingidas com corantes caros. O índigo era considerado o mais valioso – um extrato de cor púrpura intensa, também proveniente da Península Arábica. Muito mais tarde, a produção têxtil começou a ganhar impulso e se espalhou pelo mundo, oferecendo cada vez mais soluções inovadoras.
Composição e estrutura
O tecido de algodão clássico é composto por 100% algodão natural, mas a produção moderna permite a mistura de diferentes tipos de matérias-primas em sua composição, isolando, adicionando elasticidade ao material e reduzindo o custo do produto final. O algodão geralmente é combinado com outras fibras orgânicas - linho, lã - ou com fibras sintéticas - acrílico, viscose, poliéster e outras fibras.
Isso é interessante! À primeira vista, o nome estranho do tecido está associado ao cheiro de suas fibras. Ao queimar, o algodão emite um aroma de papel, semelhante ao de madeira seca, o que deu origem ao nome geralmente aceito do material.
O algodão é altamente durável, higroscópico e hipoalergênico, fácil de tingir e muito prático de costurar – não escorrega, lava e passa bem. Graças a essas características, o material continua popular e procurado até hoje, e a variedade de suas variedades continua a crescer.

Tecnologia de produção: etapas
As fibras finas de algodão são obtidas das vagens das sementes da planta. Primeiramente, são coletadas à mão ou à máquina, transformadas em grandes feixes fofos e enviados para a produção. Esses torrões são chamados de algodão cru. Pode ser branco, leitoso ou rosado.
Em seguida, o algodão é limpo de cascas, sementes e cascas, separado por comprimento de fibra e torcido em fios sólidos e contínuos, produzindo fios. Todos os tipos de tecidos são tecidos a partir dele.

Em alguns casos, os fios são branqueados e tingidos previamente, mas, com mais frequência, o tecido acabado é submetido a esse tratamento. Ele é branqueado e depois tingido de diferentes maneiras. Por exemplo, uma estampa pode ser colorida e mesclada, enquanto o tingimento monocromático pode ser suave e "fervido".
A diferença entre algodão e outros tecidos naturais
É bastante difícil destacar o algodão entre outros tecidos naturais usando um único critério, mas uma comparação em pares ajuda a formar uma ideia do material:
- O tecido de algodão absorve luz, enquanto a seda, o linho e até a lã têm um leve brilho natural.
- O algodão é macio, mas quente, enquanto a seda cria um efeito refrescante e a lã proporciona um calor intenso.
- O algodão é o mais respirável de todos os tecidos; ele deixa o ar passar facilmente, absorve a umidade do corpo e seca rapidamente ao sol.
- As fibras de algodão finas e lisas são tingidas uniformemente, e é por isso que tantos tipos diferentes de tecido podem ser facilmente criados a partir delas.

Como distinguir tecido de linho de algodão
Existem vários sinais visuais para distinguir o tecido de algodão denso do linho:
- O algodão é obtido das fibras macias da cápsula da planta, sendo semelhante ao algodão-lã, tornando-o macio e suave ao toque. O linho é feito dos caules da planta, tornando o tecido áspero, irregular e levemente gofrado.
- A cor do algodão natural é o branco puro com possíveis tonalidades, enquanto o linho cru é semelhante à palha — tem uma cor acinzentada com um tom dourado ou marrom. Já o algodão puro tem um tom fosco, enquanto o linho tem um brilho característico.
- Apesar da resistência do algodão, ele ainda é delicado e, com o tempo, os fios podem arrebentar e quebrar. Os produtos de linho duram décadas sem se desgastar e mantêm sua forma perfeitamente. Ao mesmo tempo, costurar com esse tecido é bastante difícil.

Observe! A maneira mais confiável de verificar é pelo toque: o linho é mais duro. Visualmente, suas fibras são mais grossas e planas, criando uma sensação de prensagem.
Tipos de tecidos e suas características
O tecido de algodão é feito de fibras de algodão — estruturas ocas e alongadas que são torcidas em fios. São utilizados três tipos na produção:
- Curto - a partir de 20 mm, produz tecidos "soltos" com estrutura não uniforme, como a flanela. Eles esticam, criam uma almofada de ar e aquecem no frio. Com o tempo, sua superfície se enrola.
- Médio - cerca de 30 mm. Esses fios produzem tecidos leves de verão que se distinguem pela boa "respiração" e higroscopicidade.
- Longo - até 50 mm de comprimento, o que torna o tecido macio e muito durável. Esses produtos não perdem a forma por muito tempo, mantendo a limpeza e uma aparência impressionante.

Também é necessário observar que, entre os tipos de tecidos de algodão, existem os naturais e os mistos. Acrílico, poliéster e outras fibras são adicionados à fibra natural para aumentar a elasticidade do material, e o algodão é misturado à lã para isolar o tecido.

Tipos de tramas de tecido de algodão
O algodão é tecido com diferentes tipos de fibras. Existem três opções principais:
- Linho - um tipo clássico, onde os fios se entrelaçam sequencialmente e formam uma superfície lisa e uniforme. Este tecido é durável e eficaz. Exemplos de linho e algodão são chita, popeline, chita e cambraia.
- Cetim - tecidos brilhantes com fios de trama na superfície. Esses materiais têm um visual festivo e sofisticado. Além do cetim em si, isso inclui, por exemplo, a borracha.
- Sarja - tecidos grossos, resistentes e levemente soltos, com variação de fios. Entre eles estão flanela, jeans e tartã.

Todos esses tipos de trama e urdume produzem tipos muito diferentes de tecido natural de algodão, e mesmo dentro de cada um deles existem variedades muito diferentes. Cada tecido encontra sua aplicação específica na indústria têxtil e de costura.
Tecido sarja
Os materiais de sarja são caracterizados por maior resistência, durabilidade e maciez agradável. São geralmente usados para fazer não apenas roupas — jeans, jaquetas, blazers — mas também estofados, cortinas e forros de móveis.

Uma das variedades mais populares era o jeans, que eventualmente deu origem ao jeans favorito de todos. No primeiro caso, o tecido com uma "nervura" característica é tingido em qualquer tom, mas o jeans é um tipo específico. Esta opção não é tingida uma segunda vez, mas o material é tecido com fios pré-tingidos. Na visão clássica, o jeans captura todos os tons de índigo, mas cinza, verde e outros tons já são produzidos há muito tempo.
O segundo tipo é a flanela, um tecido macio com acabamento levemente escovado em um ou ambos os lados. Geralmente é usada para fazer roupas confortáveis para o dia a dia e, às vezes, cobertores finos.
Bumazeya é um material macio e quente com pelo unilateral. Também é usado para decorar tecidos para o lar, pois esse algodão (peludo) proporciona calor, suaviza as superfícies e tem um visual imponente.

Tartã é aquele tecido de algodão denso e representativo, conhecido por sua textura xadrez. A partir dele são costurados kilts, ternos, saias e outros itens tradicionais.
Tipos de tecidos de algodão por método de acabamento
Para melhorar as qualidades úteis e estéticas do material, ele é processado de diversas maneiras, dependendo do tipo de tecido de algodão. A etapa preparatória é fundamental: uma impregnação especial torna as fibras mais duráveis, fáceis de usar e com uma aparência impressionante.
- Tecidos crus são aqueles que não podem ser processados de forma alguma.
- O algodão branqueado é usado na produção de linho, no tingimento de tecidos em tons claros e brilhantes.
- O tecido mercerizado é usado em blusas, camisas e vestidos, pois o processo permite que os produtos não encolham após a lavagem e absorvam melhor a umidade.
- Tecidos isolantes são decorados com pelo - flanela, fustão, baeta, felpo.
- De acordo com o método de tingimento, o algodão pode ser tingido de forma simples - por imersão, estampado - ou seja, com estampa de padrão, ou multicolorido - incluindo fios multicoloridos.

O que pode ser costurado com tecido de algodão
O algodão é versátil, então você pode costurar qualquer peça com ele – de simples fronhas a um terno de três peças. Na maioria das vezes, vestidos de verão e terninhos, uniformes médicos ou outros especiais, e camisas são costurados com algodão.
Fazer um conjunto de roupa de cama ou cortinas bonitas também não é um problema. Não há necessidade de se comprometer e pagar caro por produtos de marca – você pode comprar um material com uma estampa que goste em uma loja premium ou econômica e implementar suas ideias exclusivas.
Cuidados com produtos de algodão
O algodão não é muito exigente em cuidados, mas para que as coisas durem mais, você deve seguir as recomendações básicas:
- Para evitar que as peças encolham, lave-as em temperaturas de até 60°C e não use alvejante em peças coloridas.
- Algodão seco, cuidadosamente estendido, em cabides ou rede para evitar a formação de vincos difíceis de alisar.
- A temperatura do ferro não deve ultrapassar 200°C, e o algodão é passado com vapor para que o tecido não queime, não fique selado e fique macio.
- É melhor lavar peças de algodão separadamente de peças sintéticas e outras fibras, assim as superfícies não se desgastarão nem ficarão gastas.

Importante! Caso apareçam manchas, elas devem ser lavadas imediatamente em água fria e, em seguida, com sabão em água morna, até que os pigmentos corantes (vinho, café, tinta) sejam absorvidos profundamente nas fibras.

Vantagens e desvantagens do algodão
Apesar da enorme variedade de tecidos de algodão, todos eles apresentam propriedades positivas das fibras e algumas desvantagens. Entre as vantagens óbvias estão as seguintes:
- Alta higroscopicidade e respirabilidade. Graças a essas qualidades, o algodão pode ser usado em climas quentes.
- Durabilidade e resistência à abrasão. A maioria dos materiais de algodão não encolhe, não desbota por muito tempo e é resistente à tensão. Portanto, eles duram muito tempo, mantendo-se impecáveis.
- Fácil de processar. O algodão responde bem ao tingimento, é fácil de cortar e costurar à máquina, além de ser fácil de lavar e passar.
- Textura hipoalergênica e agradável. O tecido não causa irritação, não irrita a pele e é adequado até para crianças.

Algumas deficiências notáveis:
- O algodão tende a enrugar e amassar, dificultando o ajuste perfeito das roupas ao seu corpo. Ao lavar em água quente, o material pode encolher.
- O tecido não é elástico.
- Tipos naturais e ecológicos são caros.
Importante! Para resolver os problemas acima mencionados, prolongar a vida útil dos itens de algodão e criar belos modelos, fibras sintéticas são adicionadas ao material em uma proporção ideal, por isso os produtos não perdem suas propriedades positivas e apenas se beneficiam.
Visão geral de preços
Os preços do algodão geralmente permanecem estáveis: é relativamente barato e confortável para trabalhar em todos os sentidos.
No primeiro semestre de 2019, os preços são os seguintes:
- cambraia pode ser comprada por 500-800 rublos/metro linear;
- tecido para camisas, ternos e vestidos entre 800-1600 rublos/metro linear;
- tecidos europeus de primeira classe da França e da Itália - de 400 a 2.500 rublos/metro linear;
- trapos e tecidos para forro e roupa de cama a partir de 20 rublos/metro linear.

Como o algodão continua sendo um dos tecidos mais duráveis e agradáveis ao corpo, há sempre uma demanda por todos os seus tipos. Hoje em dia, você pode facilmente colecionar lindos materiais e costurar algo especial e inusitado com economia.
https://www.youtube.com/watch?v=o8s7Fh6tfmk




