Tecido de amianto é um conjunto de materiais de fibras finas do grupo dos silicatos, que existem na natureza como agregados compostos por fibras finas e flexíveis. Traduzido do grego, "amianto" significa linho indestrutível ou linho da montanha.
Da história do tecido
O tecido de amianto é conhecido desde os tempos da Roma Antiga e da Grécia. Naquela época, especialistas se debruçaram sobre um material fibroso não tecido que lembrava madeira podre. Decidiram criar uma tela a partir dele. Com o tempo, também ficou claro que os tecidos de amianto não queimam.
A nobreza romana adorava dar banquetes, cobrindo as mesas com toalhas feitas desse tecido. Não precisavam ser lavadas, bastava jogar o tecido no fogo. Poucos minutos depois, uma toalha completamente limpa e intacta era retirada do fogo.

Interessante! Carlos Magno adorava usar tecido de amianto para manipulação política. Ele jogava uma toalha de mesa no fogo na frente dos convidados e a retirava limpa e ilesa. As pessoas ao seu redor não faziam ideia de que o material não queimava devido às suas propriedades únicas, e não por magia. Achavam que Carlos Magno podia controlar o elemento fogo.
Com o tempo, o amianto tornou-se cada vez mais popular, sendo usado na fabricação de chapéus, toalhas e luvas.
Atualmente, a produção de tecido de amianto foi proibida em alguns países porque cientistas concluíram que ele causa câncer.

Em Moscou, um decreto proibindo a mineração de amianto ainda não foi assinado. Pesquisas mostram que esse material causa câncer se uma grande quantidade de fibras entrar nos pulmões. Isso pode acontecer durante a extração ou processamento do material, se todas as precauções não forem tomadas e os equipamentos de proteção não forem utilizados. No entanto, na forma final, os produtos não representam um risco à saúde.
Produção de tecidos de amianto
Grandes depósitos de amianto são encontrados na França, Itália, Japão, EUA, África do Sul e Rússia.
Antes do uso, as fibras são bem penteadas. O tecido é feito por meio de tecelagem transversal e longitudinal. Além do amianto, outras fibras são adicionadas ao tecido, como lavsan, algodão e viscose. Basicamente, elas não representam mais do que 18%.

Se forem adicionados viscose e algodão ao tecido, a vida útil garantida será de cerca de 5 anos, e se estivermos falando de fibra de poliéster, será de 10 anos.
Principais características do tecido de amianto
As principais propriedades do material de amianto incluem o seguinte:
- alta resistência ao calor;
- baixa condutividade elétrica;
- não é afetado pela radiação solar, ozônio e oxigênio;
- tem alta resistência ao desgaste e resistência;
- custo acessível.
O tecido de amianto tem sua própria marcação, da qual dependem suas propriedades únicas.

No total, são produzidas várias dezenas de variedades deste tecido, que diferem em densidade, maciez, espessura da fibra, tamanho da célula, etc. As principais incluem as seguintes:
- AT-4. Fio de latão é adicionado para unir as fibras. Esta marca se caracteriza por maior resistência e resistência a altas temperaturas. O tecido de amianto AT-4 não perde suas propriedades mesmo a uma temperatura de +4000 graus. Este tecido é utilizado em condições experimentais.
- AT-2. Esta marca também é resistente a temperaturas de +4000 graus. Fibras de algodão são adicionadas ao amianto. Cada camada do tecido é bem impregnada com resina, o que confere ao material excelentes propriedades de isolamento térmico.

- AT-3. A marca é quase idêntica à AT-2. O algodão também é adicionado a este tipo de tecido, que pode suportar temperaturas de cerca de +4000 graus. O tecido contém 81,5% de fibras minerais.
- AT-7. O tecido contém 90% de fibras minerais. É usado como forro e material isolante térmico. O produto não perde suas propriedades de desempenho mesmo a uma temperatura de +4500 graus.
Observe! A maior quantidade de amianto está contida nos graus AT 6 e AT 16 (95%), que são usados como diafragma durante a eletrólise da água.

GOST 6102 94
A marcação do tecido de amianto é estabelecida no GOST 6102 94, que afirma que o tecido é produzido em rolos, cujo peso de um deles não deve exceder 80 kg.
De acordo com este documento, cada marca tem seus próprios parâmetros: densidade superficial, faixa térmica de uso, cargas permitidas, número de fios por 100 mm, dimensões por espessura e largura.
Cada rolo de marca é acompanhado por uma etiqueta com a seguinte informação:
- a empresa onde a tela foi feita;
- nome e marca do tecido;
- largura do rolo;
- número do lote;
- data de fabricação;
- padrão existente;
- condições técnicas;
- a letra "T" que está nas etiquetas de todos os tecidos tropicais.

O documento também especifica os padrões para o teor de amianto em uma determinada marca de tecido, as condições de temperatura permitidas durante a operação e a área de aplicação recomendada.
Os requisitos de segurança para trabalhar com este material também são especificados no GOST. Na produção, a concentração máxima permitida de poeira contendo amianto é de 2 mg/m³, uma única vez, e a concentração média por turno é de 0,5 mg/m³.
Importante! Os resíduos de amianto devem ser enterrados em fossas, tomando-se todas as precauções necessárias para evitar que a poeira suba no ar. Para isso, molhe a substância ou transporte e descarregue os resíduos em sacos.

Como distinguir o material de amianto
Para entender que você tem fibra de amianto em mãos, use um microscópio. Graças a ele, você pode ver o diâmetro interno da fibra, que chega a 13 nanômetros, e o diâmetro externo, que é de 26 nanômetros. O tecido é elástico e rígido, e é caracterizado pela rugosidade.
A cor natural da tela é um tom claro. É predominantemente branca, branco-acinzentada ou verde-amarelada. Às vezes, o material é tingido em outras cores, mas telas naturais são mais comuns.
Os fabricantes estão tentando substituir o tecido de amianto por outros materiais, mas eles nem conseguem se comparar aos tecidos originais, pois são de baixa qualidade.

Aplicações do tecido de amianto
O amianto é amplamente utilizado em diversos setores. Na produção, o amianto crisotila é o principal utilizado, estando presente em mais de 3.000 produtos diferentes.
É utilizado na produção dos seguintes produtos:
- Produtos para telhados e paredes. É adicionado ao cimento para aumentar a resistência e também é usado na fabricação de chapas.
- Tubos de pressão e sem pressão que possuem diâmetros diferentes.
- Lajes de fachada.
- Materiais de construção de fibrocimento.
- Filtros, tecidos, cordões, papelão, ou seja, uma variedade de isolantes térmicos e produtos à base de amianto.
- Materiais técnicos de borracha. A fibra de amianto, que inclui viscose ou algodão, é usada para produzir tecidos emborrachados.
- Misturas de concreto asfáltico.
- Soluções de construção e perfuração.

Importante! Para aumentar a resistência ao desgaste das peças, utiliza-se amianto com fração fina.
O material é um dielétrico, por isso é amplamente utilizado para enchimento de plásticos e isoladores elétricos.
Na produção, em sua forma natural, é usado para filtração.
O uso deste material na área de soldagem também está se tornando popular.
A tela é frequentemente usada para criar shows de fogo.
Cuidados com o amianto
O amianto em si não é nada exigente. Todas as regras para cuidar dele dependem das fibras adicionadas a ele. O tecido deve ser lavado em água adequada para as demais fibras de sua composição. O mesmo se aplica à passagem a ferro.
O tecido de amianto é um material único e é simplesmente impossível imaginar a indústria da construção, a indústria e as telecomunicações sem ele. Nenhum tecido se compara em suas propriedades. Afinal, ele resiste perfeitamente a temperaturas altíssimas e é frequentemente utilizado para fins de proteção contra incêndio.
https://www.youtube.com/watch?v=28FbxA7RKHw




