O tecido de teca surgiu há vários séculos e foi originalmente concebido para ser produzido exclusivamente a partir de fibras naturais de algodão e linho. Sua característica distintiva é a alta densidade. Anteriormente, a teca era usada para fazer espartilhos e sapatos, e hoje em dia é usada para fronhas, capas de colchão, etc.
Características do tecido
O material é obtido por tecelagem simples ou sarja. O carrapato em si é considerado um tecido natural. Apesar de sua densidade, o material é bastante macio ao toque. Sua superfície pode ser lisa ou nervurada. O tecido carrapato é mais frequentemente usado para costurar fronhas, cobertores e colchões.

O tecido é frequentemente confundido com popeline ou cetim, mas, ao contrário deles, a teca não tem brilho e é muito mais resistente. Isso é especialmente importante para produtos feitos de penas ou plumas, para que o enchimento permaneça melhor no interior.
Na época de seu surgimento, a teca estava disponível apenas para pessoas ricas, mas com o tempo, seus volumes de produção aumentaram muito e o tecido tornou-se disponível para todos os segmentos da população.

Características, composição e descrição
O primeiro tecido com estrutura densa foi feito de linho e foi chamado de kutit ou zatrapeza. O primeiro veio do francês "mattress" (colchão), e o segundo, do sobrenome do comerciante que começou a produzir esse material. Os tempos mudaram, e o nome "tick" surgiu. Alguns dizem que veio do holandês, outros do inglês, mas a origem da palavra é definitivamente europeia.

Observação: Os primeiros produtos feitos com esse tecido foram roupas íntimas e espartilhos para damas da nobreza. Depois, começaram a surgir os sapatos, que ainda podem ser vistos em museus. Os tecidos de linho natural eram um grande luxo, por isso eram usados apenas em grandes eventos. Com o tempo, a teca passou a ser feita de algodão.

No mundo moderno, surgiram muitas variações do material, mas apenas fibras naturais ainda são utilizadas. Tipos de trama existentes:
- sarja - uma nervura é visualmente visível no tecido;
- linho - produz um material suave e agradável;
- cetim - esse tipo de trama é considerado o primeiro que surgiu, mas hoje em dia praticamente não é mais utilizado.

A característica mais importante do material de teca é sua alta densidade – 140 g/m²-160 g/m². É a densidade que determina como o tecido será usado:
- baixa densidade é usada para produtos que devem ser finos e delicados - cortinas, cortinas, roupas de cama, roupas (geralmente roupas de trabalho);
- densidade média é ideal para fronhas e capas de colchão;
- A alta densidade é adequada para protetores de colchão, capas de teste, capas de móveis e até mesmo persianas (por exemplo, persianas romanas).
Tecido de alta densidade também é usado para fazer cobertores e travesseiros de penas ou plumas, mas neste caso ele é impregnado com agentes especiais que protegem o material interno e evitam que ele se solte.

Além disso, dependendo da área de aplicação, o material de teca é pintado de diferentes maneiras:
- tingido liso - as roupas (para uso especial regular) são tingidas em teca branca ou preta, o restante é tingido em tons claros;
- variegado - um tipo interessante de tingimento que é obtido quando o tecido é inicialmente tecido com fios de cores diferentes (geralmente o padrão resultante é na forma de listras longas, quadrados ou espinhas de peixe);
- impresso (impressão em tela) - este método produz telas com vários padrões interessantes que são aplicados em telas já tecidas; na maioria das vezes, esse método é usado para tingir roupa de cama.
A propósito, o tecido se presta muito bem ao tingimento. Tecidos 100% algodão são sempre tingidos de branco (essa pode ser a resposta para a pergunta: qual cor está marcada?).

Quanto à composição da teca, como mencionado acima, ela é predominantemente um tecido natural que pode ser obtido a partir de fibras:
- algodão;
- linho;
- cânhamo.
Apesar da declaração sobre naturalidade, o GOST 7701-93 afirma que a produção de tecidos com composição mista é permitida, mas com uma condição: o teor de algodão deve ser de pelo menos 50%.
O que é tecido de tingimento? É um tecido cuja composição mais popular é 100% algodão. É o mais macio e agradável ao toque, e a impregnação é frequentemente usada para melhorar suas propriedades. No entanto, isso nem sempre é bom, pois a permeabilidade ao ar diminui e os requisitos de cuidado com os produtos são mais delicados.
Observação: O poliéster é necessário para produzir tecido sintético. Este é usado para costurar capas de cobertores e também utiliza uma impregnação especial.
A densidade da teca em geral pode chegar a 200 g/m2, mas o GOST também permite um erro aqui, mas não mais do que 5%.
Tipos de tecidos e suas propriedades
Os tipos de tecidos e suas propriedades são determinados com base nas fibras com as quais são feitos. Se considerarmos a principal característica – densidade –, o tecido é dividido em:
- cortina (140-150 g/m2) - apesar de sua densidade, o tecido é extremamente agradável ao toque, por isso é frequentemente usado para produtos que entram em contato com o corpo (roupas de trabalho, roupas de cama e outros têxteis para o lar) e para cortinas;

- fronha (140-160 g/m2) - um material frequentemente usado (macio e agradável) para costurar fronhas, capas de cobertores, fronhas decorativas;
- colchão (160-200 g/m2) - um tipo bastante denso e rígido, que é classificado como um tecido áspero e é usado para costurar produtos de toldos, tendas e capas de colchão.

O custo do tecido depende da sua densidade. Quanto mais denso, mais caro.
O que é melhor: teca ou poliéster
Se falarmos sobre a diferença entre teca e poliéster, podemos destacar as principais diferenças:
- Por ser um tecido natural, a teca possui todas as suas propriedades positivas: ecologicamente correta, hipoalergênica e respirável. O poliéster, via de regra, não pode se gabar desses pontos.
- O poliéster sempre foi um material mais durável e resistente ao desgaste.
- O poliéster é um material mais brilhante que pode ser facilmente impresso com estampas coloridas que certamente agradarão aos olhos.

Se o produto entrar em contato com o corpo, a escolha deve ser definitivamente a teca – ela é agradável em contato com a pele, permite que ela respire e absorve bem a umidade. Se você precisa de um produto brilhante que dure quase para sempre (por exemplo, uma almofada decorativa, um protetor de colchão), então você pode optar pelo poliéster.

Áreas de aplicação
Inicialmente (no século XX), a teca era usada exclusivamente como tecido para colchões. Certamente, todos que viveram na era soviética se lembram de como eram os colchões listrados na infância. Este era exatamente o mesmo tecido de teca para colchões.
Atenção: Um pouco mais tarde, sua densidade foi reduzida (o que o tornou mais macio) e passou a ser utilizado na fabricação de travesseiros. Quanto à resistência ao desgaste, essa qualidade não se deteriorou em nada.
Capa protetora contra carrapatos, o que é? Este é outro produto popular que pode proteger qualitativamente um colchão ou travesseiro.

Hoje, os fabricantes conseguiram tornar a teca ainda mais fina e delicada, o que permite uma expansão significativa da área de aplicação do material. Ela é usada para costurar:
- toalhas de mesa e guardanapos;
- cortinas;
- cortinas;
- roupa de cama e outros artigos domésticos;
- roupas (principalmente roupas de trabalho, mas houve um período em que calças, saias e ternos do dia a dia eram feitos de teca).

Material de alta densidade é usado para produzir toldos, tendas e coberturas de alta qualidade.
Isso dá uma boa compreensão do material teca, do que ele é. Provavelmente, em cada casa existe um produto feito de teca.

Vantagens e desvantagens do tecido de teca
Como qualquer outro material, a teca tem seus pontos fortes e fracos. Por ser um tecido predominantemente natural, o número de vantagens é definitivamente maior:
- respeito ao meio ambiente;
- mantém bem sua forma e não deforma;
- praticidade;
- hipoalergênico;
- higroscopicidade;
- permeabilidade ao ar (o que é muito raro dada a alta densidade dos produtos);
- força e resistência ao desgaste.
No entanto, também é possível identificar fraquezas;
- se o tecido exigir tratamento especial, sua permeabilidade ao ar será significativamente reduzida;
- difícil de trabalhar devido à sua alta densidade, por isso só pode ser confiado a especialistas experientes;
- Devido às boas propriedades de absorção de água do produto, recomenda-se secá-lo regularmente.

Como cuidar de tecidos
O texugo é um material muito fácil de cuidar. Como qualquer tecido de algodão, pode ser facilmente lavado na máquina de lavar, e o modo de lavagem não importa. Ele gira normalmente (mesmo na velocidade mais alta), não desbota ao sol e tolera facilmente a passagem a ferro.
Interessante: Tecidos impregnados exigem um pouco mais de delicadeza. Em hipótese alguma devem ser deixados de molho para não danificar a impregnação, lavados em altas temperaturas e sem uso de alvejantes ou outros detergentes agressivos.

A teca é um tecido muito interessante que, devido às suas propriedades, é ideal para a finalidade a que se destina: costurar capas de colchão, toldos, fronhas, etc. Agora, ela ganhou tal popularidade que os artesãos que sabem o que é teca estão encontrando cada vez mais novos usos para ela.




