Cada vez mais pessoas se interessam por criatividade, ou seja, por criar peças originais para si e para os seus filhos. Isso se deve ao fato de que nem sempre é possível encontrar nas lojas uma peça de roupa específica que atenda a todos os parâmetros. Muitas levam as peças compradas para ateliês e oficinas para "ajustá-las" a seu gosto. E algumas dominam um novo ofício, como a costura. Com o aumento de novas costureiras, a demanda por tecidos e lojas especializadas que oferecem uma variedade de materiais está crescendo, e o tecido de vison é uma ótima opção.
Para que serve o pelúcia Minky?
As buscas em mecanismos de busca sobre o tema tecidos crescem a cada dia. E um dos mais populares entre eles é o Minky Plush. Então, que tipo de tecido é o Minky Plush?

Este tecido é indicado para costurar tecidos infantis. Mas, recentemente, a pelúcia Minky também tem sido usada para costurar roupas de cama e roupas para adultos.

Descrição e composição
O plush Minky (doravante denominado Minky) é um tecido que possui um verso e uma frente. Na parte da frente, apresenta um pelo liso e muito macio, de até 5 mm de altura, com um padrão característico em forma de bolinhas. Também é chamado de plush de microfibra. A composição do plush Minky é 100% poliéster.

O que pode ser costurado com pelúcia minky
Este tecido é amplamente utilizado para costurar roupas infantis, roupas de cama e outros acessórios, como:
- Cobertores, mantas, travesseiros;
- Macacões, chapéus;
- Botas, calças, coletes;
- Fantasias de carnaval;
- Brinquedos macios.

No trabalho, este tecido tem certas características. É bastante escorregadio e, às vezes, leva tempo para se acostumar. Os seguintes pontos ajudarão a facilitar o processo de costura:
- Uma das principais tarefas antes da costura é cortar o material. É importante considerar não apenas o fio (ou seja, a direção do fio), mas também a direção do pelo. Se isso não for levado em consideração, ao costurar, as partes do produto podem apresentar cores diferentes e, em geral, uma aparência diferente. O pelo deve ser direcionado de cima para baixo;
- Ao trabalhar com equipamentos de costura, tanto domésticos quanto industriais, é importante selecionar as agulhas corretas. Como a pelúcia Minky tem uma base de malha, são necessárias agulhas com ponta arredondada. Se as agulhas forem muito afiadas, inadequadas para malhas, podem deixar marcas na forma de pequenos furos. Isso reduzirá a vida útil do produto.

- Como o tecido é escorregadio, é melhor prender tudo com alfinetes antes de costurar as peças;
- Além disso, a pelúcia minky tem alta densidade e, em alguns casos, os alfinetes não ajudam. Então, você pode alinhavar as peças com antecedência;
- O ponto na máquina de costura deve ser ajustado mais largo do que para tecidos leves e sem elasticidade. Se você tiver um calcador de avanço rápido, pode usá-lo. Se aumentar o tamanho do ponto não ajudar a costurar as peças uniformemente, você precisa afrouxar a tensão da linha na máquina de costura;
- Como o tecido é felpudo, ao cortar e costurar, muitos fiapos ficam na área de trabalho. A fita adesiva em rolo ajudará a limpá-los.

Um dos mais populares é o pelúcia americano. Mas seu preço é mais alto do que o de fabricantes da China, Polônia e outros países. Qual o motivo disso?
- Um dos elementos importantes e característicos do plush minky é a sua densidade. Dois tecidos de densidades diferentes conferem uma aparência completamente diferente ao produto final. Se falamos de plush americano, sua densidade é de 380 g/m². Enquanto outros fabricantes oferecem materiais com densidade de 220-280 g/m²;
- O pelo desempenha um papel importante, ou seja, sua densidade. Em tecidos dos EUA, ele é muito denso. É impossível ver o material ao qual o pelo está fixado, ou seja, sua base. Os tecidos da Polônia também são bastante densos em enchimento de pelo, o que não se pode dizer de alguns fabricantes chineses;
- É importante prestar atenção ao verso. Tecidos mais caros não fazem bolinhas, são muito macios e agradáveis ao toque.

Fabricantes de todos os países oferecem uma gama muito ampla de cores. Se falamos de qualidade, então, sem dúvida, trata-se de pelúcia branca americana. Mas há uma grande desvantagem: o preço. Tecidos da Polônia e da China são mais acessíveis nessa faixa de preço. Geralmente, têm qualidade bastante boa e combinam perfeitamente com diversos produtos.
Para a sua informação! O fabricante também pode depender do que precisa ser costurado. Por exemplo, se forem cobertores, travesseiros e outros itens em tons pastéis, você pode escolher um tecido mais barato. Já para roupas, recomenda-se escolher não pelo preço, mas pela qualidade do material.

Como decorar itens de tecido de pelúcia
Produtos de pelúcia podem ser decorados de diferentes maneiras, dependendo do tipo. Apliques podem ser costurados em roupas feitas do mesmo tecido, mas em cores diferentes. Materiais com texturas diferentes podem ser usados. Para isso, antes de costurar o produto, você precisa:
- Pense no design do aplique, um padrão xadrez servirá;
- Faça e recorte todos os detalhes que envolvem o desenho;
- Pegue a parte do próprio produto onde a decoração será costurada;
- Coloque as peças do aplique e prenda-as com alfinetes. Você também pode alinhavá-las;
- Costuramos um molde feito à mão ou à máquina.
Por exemplo, pode ser uma casa ou um animal espiando de um bolso. Depois, você precisa costurar o animal primeiro e, em seguida, costurar o bolso. Apliques são adequados não apenas para roupas, mas também para outros tipos de pelúcia. Cobertores, almofadas e mantas também são ótimos para esse tipo de artesanato.

As aplicações também podem ser feitas a partir de outros materiais, como:
- Strass;
- Contas e miçangas;
- Patches prontos;
- Broches.

Interessante! Envelopes e chapéus podem ser decorados com laços costurados por você. Para isso, você pode usar o mesmo tecido ou um pedaço de cor diferente (textura diferente). Além disso, os chapéus podem ser complementados com orelhas de gato, urso ou coelho, que complementarão maravilhosamente a imagem do produto final.
É possível bordar em tecidos felpudos?
Uma das decorações populares é o bordado. Pode ser feito à máquina ou à mão. Bordar à mão em pelúcia não deve ser uma composição complexa, pois será bastante difícil fazê-lo em um tecido com pelo. Para maior comodidade, você pode desenhar uma imagem em papel fino, como papel vegetal, e fixá-la em uma área específica da tela. Em seguida, usando um bastidor, borde a futura imagem ao longo do contorno do papel. Após concluir o trabalho, remova cuidadosamente o papel de baixo do bordado.
Bordar à máquina de bordar é muito mais simples. Basta encontrar um desenho adequado em formato eletrônico e carregá-lo no equipamento. Decida o tamanho e comece. O tamanho do bordado dependerá da funcionalidade da máquina de bordar.

Imagens de anjos, chupetas e sapatinhos ficam ótimas em envelopes para recém-nascidos. Desenhos pequenos de animais, flores, etc., são adequados para roupas, e desenhos maiores para cobertores e mantas.
Atenção! O bordado à máquina, devido à densidade dos pontos, fica ótimo em pelúcia felpuda, pois o desenho penetra na penugem e atrai a atenção.
Operação e manutenção
Existem várias recomendações para cuidados e operação:
- Produtos de pelúcia devem ser lavados em temperatura não superior a 30-40 graus;
- Não utilize lavagem em alta temperatura, fervura, etc., pois isso pode danificar a cor do tecido e fazer com que o produto encolha significativamente;
- Não utilize produtos de limpeza que contenham cloro, alvejante, etc.;
- Não utilize a máquina de lavar roupa com ciclo de centrifugação acima de 60° graus;
- Seque em local escuro e sem luz solar direta, isso também destrói a textura e a cor do material;
- Não é recomendado passar a ferro. Se necessário, passe do avesso em temperatura baixa.

Avaliações
Karina, Ufa: "É bom quando a imaginação funciona e você tem muitas ideias de como decorar um produto finalizado ou futuro de diversas maneiras. Mas o próprio material de vison pode ser usado como decoração e complemento para costuras com outros tecidos. Fiquei muito satisfeita."
Elena, Saratov: “Eu compro esse material o tempo todo. Por exemplo, considere um macacão feito à mão. Você pode encontrar macacões assim em lojas que vendem produtos pelas redes sociais. O tecido principal desse produto pode ser feito de qualquer tecido para jaquetas, malha grossa ou algodão grosso e sem elasticidade. Todos esses produtos são perfeitamente complementados por um forro de pelúcia minky. Primeiro, essa pelúcia, como forro, parece visualmente muito quente. Segundo, a pelúcia é muito macia e delicada. Ideal para roupas de recém-nascidos e bebês. Eu realmente gosto.”
Kristina, Nizhny Novgorod: “Eu compro pelúcia para complementar o produto — são fantasias de baile de máscaras. Por que como um complemento? Porque a pelúcia é muito densa. E se você costurar um macacão de lobo ou outro animal inteiramente com esse material, para uma criança ou um adulto, ficará muito quente e desconfortável na festa. Mas a pelúcia pode ser usada para fazer uma saia de esquilo, shorts para um urso, coelho ou filhote de lobo. Para fazer caudas e cocares correspondentes. Esse material fofo e macio é ideal para fantasias de animais.”
Observe! Além disso, a pelúcia minky é ideal para combinar cobertores e colchas, já que a parte superior é feita de pelúcia e a inferior de qualquer outro material.

Resumindo, podemos dizer que a pelúcia minky tem uma aplicação muito ampla. É bastante popular entre pessoas que se dedicam ao artesanato e à costura. Este material pode ser encontrado em quase todas as lojas que oferecem uma variedade de tecidos para costura de malhas infantis. Ao escolher um tecido e seu fabricante, é importante entender o que levar em consideração e como seu preço dependerá.




