Assim como o chita, a chita e o linho, o tecido básico tem sua própria história. Na década de 50 do século passado, os produtos têxteis eram muito procurados. Que tipos de tecido básico existem, como escolher, costurar e cuidar deles? Essas e outras questões são discutidas a seguir.
- A história do grampo
- Características de composição e produção
- Âmbito de aplicação do grampo
- Principais características e propriedades
- Ela estica ou não?
- Enrugar ou não
- Como determinar se é um grampo
- O que procurar ao escolher um material
- Aplicação - o que é costurado do material
- Que tipo de vestido pode ser costurado com grampos
- Como costurar peças com tecidos básicos
- Instruções de cuidado
- Como lavar roupas feitas de fibras sintéticas
- Passando o produto
- Vantagens e desvantagens
- Avaliações de clientes
A história do grampo
No território da antiga URSS, na década de 50 do século passado, um novo tecido começou a ser produzido. O nome "stapel" veio da Alemanha, na época o país era praticamente o líder têxtil da Europa. Para produzir novos materiais, aprenderam a usar fibras e fios residuais.

Os artesãos soviéticos, generalizando a experiência dos trabalhadores têxteis alemães, desenvolveram um novo tipo de material. Inicialmente, a base era algodão e viscose, mas posteriormente decidiram adicionar fios de lavsan. O uso de fibras de diferentes qualidades e propriedades resultou em um material de baixo custo. O tecido rapidamente se tornou popular entre as mulheres. A resistência dos fios garantia uma durabilidade de até 10 anos. Quase toda a linha era costurada com ele – de roupas do dia a dia a vestidos de noite.
Importante! As vantagens do material são sua higiene e higroscopicidade; ele é produzido inteiramente a partir de restos de resíduos da produção principal de materiais naturais.
A demanda foi tão grande que sua produção rapidamente se tornou em massa. O tecido era vendido a um preço acessível. Hoje, o tecido básico é quase tão popular e procurado. O custo está dentro do orçamento, as mudanças afetaram apenas sua composição.
Características de composição e produção
Se você observar atentamente o tecido, poderá ver o entrelaçamento dos fios. São utilizadas apenas fibras curtas. O comprimento geralmente não excede 40-45 mm, mas pode chegar a 7 cm. A fibra sintética deve sua elasticidade e resiliência às fibras curtas.

A composição do tecido básico final combina algodão e fibras sintéticas (viscose ou lavsan). Os fios sintéticos na composição melhoram as características do tecido, que não amassa tanto com o uso. Como regra, utiliza-se a seguinte proporção de fibras naturais para sintéticas:
- 1:1;
- 2:3;
- 1:4.
A indústria têxtil oferece tecidos inteiramente feitos de algodão. Os tecidos sintéticos são obtidos pela passagem da massa polimérica por fieiras. A resposta é: na produção de tecidos básicos. O processo lembra vagamente a torção de carne moída em um moedor de carne. A diferença está no número de furos – até 15.000 (com o método de moldagem úmida). Em seguida, eles são fiados, secos e cortados no comprimento desejado.
Observe! As fibras resultantes da massa polimérica são fiadas com a adição de fios naturais ou inteiramente sintéticos. O fio finalizado é usado para produzir material básico. As tramas são simples.
Descrições dos tipos de tecido:
- Misto (clássico) - consiste em viscose, tecido de algodão e, às vezes, lavsan adicionado. A proporção geralmente é 50/50. Com lavsan, 50% é algodão natural, 30% são fibras de viscose e 20% são lavsan.
- O algodão é 100% natural. É respirável e não irrita a pele. A desvantagem é que ele amassa quando usado e não estica. O material é macio por fora, sem nenhuma aspereza, leve e agradável.

- Com a lycra, uma nova tecnologia é utilizada, o tecido adquire elasticidade. A porcentagem de aditivos é de até 20. A desvantagem do tecido é o encolhimento após a lavagem, que amassa rapidamente.
Que tipo de tecido é esse 100% viscose? Ele contém apenas fios naturais, raramente produzidos, assim como a versão 100% algodão.
Âmbito de aplicação do grampo
A fibra sintética é um material popular na indústria leve. É amplamente utilizado para costurar peças de vestuário confortáveis. São duráveis e bonitas. A fibra sintética se tornou tão popular nos últimos anos que alguns fabricantes a vendem como tecido sintético.
Tenha cuidado ao escolher o tecido. O tecido básico não pode custar menos de 250 rublos por metro. Materiais de qualidade, juntamente com fabricantes têxteis russos, são produzidos na Turquia e na Indonésia. Fabricantes coreanos também apreciaram o tecido e iniciaram a produção.

O material é mais indicado para o verão. Os produtos refrescam agradavelmente a pele, não perdem o brilho das cores sob a luz solar e ficam ótimos de perto. Costuro roupas femininas e masculinas com igual sucesso a partir de fibras sintéticas. Uma excelente opção é usar cores e motivos étnicos. Vestidos de verão ou vestidos longos de verão, camisas leves masculinas, camisas - esta não é a gama completa de produtos fabricados.

Não há restrições de idade aqui. Cada um encontrará seu próprio esquema de cores: uma estampa ou tons pastéis suaves para o trabalho de escritório.

Principais características e propriedades
Os tecidos, em qualquer versão, são macios, caem bem, têm uma cor durável e um preço acessível na faixa de preço mais acessível. O que torna o tecido básico tão querido pelos consumidores? Uma das opções populares é um tecido feito com três tipos de fibras: 44% lavsan, 22% nitron e 34% viscose.

Externamente semelhante à lã fina, é caracterizada pelas seguintes propriedades:
- absorve perfeitamente a umidade;
- elasticidade;
- baixo encolhimento após a lavagem;
- resistência ao desgaste.

A composição do pigmento não afeta a durabilidade da cor; os produtos feitos com ele são sempre elegantes. De acordo com o método de aplicação do pigmento, distinguem-se:
- com aplicação uniforme;
- com o design sendo executado uniformemente em toda a área;
- impressão de um ornamento em uma área limitada.
Partículas do corante são fixadas no tecido ou penetram gradualmente nas fibras.
Ela estica ou não?
A fibra, o tipo de tecido e os aditivos utilizados podem ser determinados pela sua capacidade de elasticidade. Materiais com fibras artificiais (lycra, elastano, vorin) possuem alta elasticidade. É preciso habilidade para cortar e costurar roupas com ele. Mas este tecido tem suas vantagens: os aditivos conferem um efeito elástico.
Observe! A versão clássica do grampo praticamente não se deforma. A elasticidade do grampo depende da sua composição.
Enrugar ou não
Se for usado tecido de fibras artificiais, ele enruga bastante. Portanto, à pergunta sobre o que são tecidos de fibras artificiais, respondemos: material leve, macio, mas muito enrugado. Adicionar lavsan ou um tratamento especial reduz essa desvantagem.
Como determinar se é um grampo
Para descobrir se é um tecido sintético barato ou de fibra natural, você deve pesquisar um pouco ou confiar em seus instintos. Um tecido macio e agradável é um pouco como uma malha fina, mas estica menos. Um método simples é puxá-lo para os lados. Depois disso, o tecido sintético genuíno deve retornar ao seu formato original.
O que procurar ao escolher um material
Antes de comprar tecido para costurar roupas ou um produto acabado, você deve prestar muita atenção aos seguintes pontos:
- quão alta é a qualidade do tecido;
- brilho do esquema de cores;
- preço por 1 metro;
- fábrica - fabricante;
- composto;
Observe! Staple é a saturação da cor, maciez e resistência ao alongamento.
Aplicação - o que é costurado do material
Na maioria das vezes, o grampo é usado para costurar roupas para crianças (para climas quentes), guarda-roupas de verão para mulheres (vestidos, vestidos de verão, etc.), itens para casa (roupões, túnicas) e conjuntos de roupas íntimas para descanso ou sono (shorts, saias, ternos, camisas).

Graças à grande variedade de materiais, é possível costurar roupas para todos os membros da família. Além disso, muitas pessoas penduram cortinas feitas com esse material nas janelas. Um conjunto de avental de cozinha com guardanapos de tecido será um presente encantador para qualquer dona de casa.

Que tipo de vestido pode ser costurado com grampos
Um vestido longo é uma ótima solução para meninas com tendência ao excesso de peso. Seu corte solto disfarça áreas problemáticas na cintura ou nos quadris. Essas roupas serão práticas e confortáveis no calor do verão. As cores não perdem o brilho por muito tempo. Se você cuidar bem dele, o vestido não perderá a forma por muito tempo. Além disso, você pode costurar um guarda-roupa inteiro de roupas de verão para adultos e crianças. As roupas são higroscópicas e agradáveis ao corpo.

Como costurar peças com tecidos básicos
O material é muito procurado na indústria leve e no artesanato. Apresenta uma série de vantagens significativas em relação a outros tecidos leves:
- quase não se desfaz ao cortar ao longo da linha de corte;
- estrutura homogênea sem deslocamento dos fios;
- não há marcas de agulha ao costurar;
- Se você tiver habilidade, será fácil cortar os detalhes.
Antes de fazer os moldes, é recomendável fazer o seguinte:
- deixe a peça inteira de molho em água com temperatura de até 40 graus;
- sem deformar, aperte levemente quando molhado;
- coloque em uma folha de papel felpudo, enrole em um rolo (excluindo vincos e dobras);
- Estique cuidadosamente o tecido quase seco e passe-o com gaze ou tela seca.
É melhor começar pelas bordas e depois ir para o centro do corte. O material não deve esticar. Se tudo for feito corretamente, praticamente não haverá encolhimento nas lavagens subsequentes. É assim que as roupas novas são lavadas. Se a costureira não quiser se sobrecarregar, basta cortar os produtos com uma margem de 3 a 4 cm (para encolhimento).
Instruções de cuidado
Ao usar e usar produtos, você precisa conhecer regras simples. Dessa forma, as roupas não perderão a forma, não esticarão nas bordas e não rasgarão. Produtos que encolhem são vendidos em lojas. Após o processamento, os produtos praticamente não mudam de tamanho. Muitas pessoas se perguntam qual tipo de tecido é básico com a adição de cetim. A indústria produz tecidos mais densos, cuja estrutura se assemelha ao elástico com brilho. Ele amassa muito menos do que outros tipos de tecido.
Como lavar roupas feitas de fibras sintéticas
Se não lavar as peças à mão, ligue o modo delicado a uma temperatura não superior a 40 graus. Adicione detergentes adequados (não agressivos) ao compartimento de detergente. Se o tecido estiver muito sujo, esfregue-o primeiro com sabão em pó.
Atenção! Torça as peças apenas manualmente para evitar deformações. Seque-as melhor em uma superfície horizontal, alisando cuidadosamente as dobras.
Passando o produto
Para garantir que as roupas fiquem bonitas e não estiquem quando usadas, recomenda-se passar somente de dentro para fora, com um pano fino ou gaze.
Vantagens e desvantagens
O tecido descontínuo apresenta muitas vantagens devido à sua estrutura especial (fios-fibras curtos):
- o tecido é muito macio ao toque;
- não aparece na luz;
- bons indicadores de densidade;
- ao adicionar fibras artificiais, o tecido fica elástico;
- resistência ao desgaste, sem enrolações ou enroscos quando usado por muito tempo;
- a cor dos produtos não desbota ao sol;
- absorve umidade (higroscopicidade);
- respirabilidade, igualmente confortável em calor extremo no verão e no inverno;
- antibacteriano;
- hipoalergênico.
O grampo é um material ecológico, seguro para o meio ambiente. Ao costurar produtos, ele é facilmente drapeado.
O material também tem suas desvantagens:
- após a primeira lavagem, o fio 100% algodão encolhe significativamente, até 6-7%, por isso, ao escolher um tamanho ou corte, é necessário levar em consideração a possível redução do produto;
- quando molhado, o tecido é frágil e pode rasgar facilmente com pouca força;
- Não lave nem centrifugue em alta velocidade.
Observe! Para evitar que as roupas básicas encolham significativamente depois de completamente secas, elas devem ser passadas úmidas.
A combinação bem-sucedida de custo e aparência marcante atrai muitas pessoas comuns. Desde a aparência do material até os dias atuais, ele continua agradando aos consumidores.
Avaliações de clientes
Ekaterina, 34 anos
Depois de comprar um terno de verão feito de fibra sintética, não quero mais usar minhas outras roupas. Os shorts longos e a túnica larga não são sentidos no corpo. São macios e frescos ao mesmo tempo. Este é o melhor conjunto para um verão quente em Krasnodar. O tecido amassa, isso é um fato. Mas você pode se acostumar com essa desvantagem. A fibra sintética não tem outras desvantagens.
Lavo à mão, torço levemente, estendo sobre um lençol ou uma toalha grande. Só preciso alisar todas as dobras. Depois, passo a ferro cuidadosamente com vapor e pronto, o look está pronto. A estampa com listras vibrantes realmente se destaca, alonga a silhueta e fica incrível. Também estou planejando costurar um terninho com calça mais soltinha.
Valentina Stepanovna 61 anos
"Sempre adorei peças básicas, o tecido sempre esteve no meu guarda-roupa quando eu era jovem. E agora, é como se eu tivesse ganhado um novo fôlego. Peças brilhantes, macias e confortáveis a um preço acessível. Isso é especialmente importante para mim. Saí do trabalho, minha saúde não permite. E na aposentadoria, cada compra é um acontecimento. Mas não me arrependo de ter comprado um vestido e um vestido de verão para a dacha. Os vizinhos ficam com inveja, mas eu fico quieta. Que pensem que minha filha trouxe da Itália. Mas esta é a nossa peça básica russa!"
Observe! Portanto, o grampo é um material durável e bonito, com uma grande variedade de cores.
O tecido é despretensioso na costura, por isso é muito popular. No entanto, é preciso estar atento às desvantagens do tecido, que são bastante raras, e cuidar adequadamente dos produtos feitos com esse material.




