O veludo é considerado um material muito nobre. Surgiu no mercado há bastante tempo e é famoso por sua aparência requintada. Além disso, possui uma textura muito agradável e brilha lindamente ao sol. Visualmente, assemelha-se ao veludo cotelê e ao veludo.
História da criação e produção moderna
O veludo tem suas raízes na antiguidade, quando ainda não era diferente do veludo (aliás, velours é traduzido do francês como veludo). Surgiu em Bizâncio e conquistou quase imediatamente o coração das famílias aristocráticas. Este material foi usado para produzir um tecido muito atraente que brilhava com uma luz incrível ao sol.

O tecido, devido à sua aparência rica, também era muito caro, de modo que apenas reis e pessoas ricas podiam comprá-lo. Era o veludo. No entanto, a demanda era tão grande que, para aumentar as vendas e a produção, surgiu a ideia de produzir um tecido semelhante, mas em uma versão mais econômica. Já era o veludo. Naquela época, era feito exclusivamente de fibras de seda natural. O processo consistia em várias etapas:
- A partir de cinco fios de seda (dois para a trama, dois para a urdidura, um para conectar as duas camadas), foi tecido um tecido de duas camadas;
- O tecido acabado foi cortado e o lado felpudo foi cuidadosamente penteado para criar aquele famoso efeito luxuoso.

Interessante: Hoje, a tecnologia de produção mudou um pouco. Em vez de duas camadas, eles fazem uma, e de um lado fazem laçadas bem próximas, que são rasgadas e penteadas no momento certo. É assim que se obtém o veludo tricotado.
Com base na tecnologia de fabricação da tela, ela é dividida em duas categorias:
- corte;
- em loop.
Observação: A composição está longe de ser a mesma de antes. Hoje em dia, lã, algodão e materiais sintéticos são usados com mais frequência. A seda é usada para fazer tecidos de veludo.

O veludo chinês e turco estão em grande demanda atualmente.
Classificação por composição de matéria-prima e finalidade
Dependendo do que o veludo é feito, ele é usado em diferentes áreas.
- Feito de fibras de algodão. O tecido é muito macio e agradável ao toque, além de denso e resistente ao desgaste. Como todos os produtos de algodão, o veludo é muito ecológico e respirável. Devido a essas propriedades, é frequentemente utilizado na produção de roupas infantis. Às vezes, uma pequena porcentagem de fibras sintéticas é adicionada à composição, mas isso é feito principalmente para melhorar a qualidade do material (por exemplo, esse tecido não amassa muito).

- De lã. Este material é usado principalmente para costurar peças quentes (por exemplo, agasalhos, cachecóis, chapéus). O material é feito de fio de lã, que possui um pelo curto, mas denso. Este fio não é penteado durante o processo de produção, o que o torna macio e muito adequado para a produção de veludo.
- Veludo drapeado. Apesar de ser destacado como um item separado, ele, assim como o anterior, é feito de fibras de lã. Neste caso, utiliza-se apenas lã de ovelha especializada - merino. Possui qualidades muito boas e, apesar de fina, é muito durável. Produtos feitos com esse tipo de veludo são muito caros. Muitas vezes, são tricotados.

- Móveis. É uma categoria separada, que produz tecidos de fibras naturais, sintéticas ou mistas. Este material é usado exclusivamente para estofamento de móveis. Os elementos de interior, com acabamento em veludo de seda, impressionam. Eles parecem luxuosos e ricos, associados a antigas casas de famílias reais (especialmente veludo bege). Na Europa, o material para móveis é frequentemente feito de lã ou viscose.
- Móveis (tecido jacquard). Uma categoria à parte, que se distingue por sua aparência incrível. Este tecido é densamente coberto por pelos e apresenta grandes padrões decorativos. Este material é usado em sofás, poltronas, colchões e fronhas decorativas.

- Automotivo. Via de regra, trata-se de um tecido totalmente sintético que se destaca pela boa aparência, mas também pela altíssima resistência ao desgaste.
Atenção: O estofamento do interior do carro não deve rasgar, desgastar ou perder a aparência. O veludo cinza é frequentemente usado em carros. Profissionais automotivos optam por ele.
Classificação por aparência
O veludo pode variar não apenas em sua composição e propriedades, mas também em sua aparência:
- Liso. As fibras desse tecido estão localizadas estritamente perpendiculares à base e distribuídas uniformemente sobre ela.

- Modelada. Distingue-se pela textura irregular. Em alguns pontos da tela, o pelo é alisado.
- Em relevo. Uma textura irregular obtida pela gravação de um desenho ou padrão no tecido. No local em relevo, o pelo se ajusta firmemente à base.
- Pintado suavemente. Parece muito caro e bonito. As partes individuais dessa tela diferem em tons diferentes, criando um efeito interessante.
- Estampado. É um tecido cuja superfície inteira é coberta por um padrão. Produtos feitos com esse tecido têm uma aparência muito interessante.

Métodos de tingimento de veludo e seus tipos
Absolutamente qualquer tecido pode ser tingido e, via de regra, de mais de uma maneira. O veludo não é exceção. Ele se divide em dois tipos:
- Tingimento simples. Neste caso, tanto o tecido acabado quanto os fios individuais podem ser tingidos antes da tecelagem. A paleta de cores desse veludo é incrivelmente ampla.
- Estampado. Neste caso, o tecido acabado é tingido. Um padrão é aplicado na parte frontal usando clichês especiais. Se for feito em relevo, o resultado é um jacquard com uma bela textura.

Importante: Quanto às cores em geral, as mais vendidas são veludo azul, marrom, vermelho, roxo, verde, veludo rosa, turquesa, amarelo, bordô.
Âmbito de aplicação
Devido à sua grande variedade de resistências, o material possui uma ampla gama de aplicações. É utilizado:
- tecido sem costura, geralmente muito claro ou, ao contrário, de cor escura e rica, é usado como tecido para cortinas, persianas, cortinas internas e para alas de teatro;

- como estofamento para móveis (inclusive para costura de colchas, almofadas decorativas e de sofá), os produtos são muito duráveis e luxuosos, além de contribuir para um descanso agradável;
- para paredes e tetos (mais frequentemente usado em soluções de design e preenche certos nichos);
- roupas (fantasias infantis e adultas);

- para têxteis para o lar (especialmente veludo felpudo);
- para capas de carro, devido a sua resistência e durabilidade, além disso, o tecido (mesmo classe luxo) para carro tem um preço muito acessível para todos, e o resultado final será incrível.

Vantagens e desvantagens do veludo
Como absolutamente tudo neste mundo, o veludo tem vários pontos fortes e fracos. Se falarmos sobre as vantagens, estas são:
- maciez impecável (adequado até para roupas femininas);
- resistência a rugas;
- capacidade de reter calor;
- não estica (talvez apenas se contiver lycra ou veludo elástico);
- malhas feitas de materiais naturais permitem que o corpo respire;
- visual sofisticado a um custo relativamente baixo (especialmente em comparação com o veludo).

Desvantagens:
- suja-se rapidamente, por isso requer cuidados frequentes e rigorosos;
- se contiver apenas fibras naturais, desgasta-se rapidamente e perde a aparência;
- Poeira, cabelos, etc. grudam no veludo.
Regras básicas para cuidar do veludo
Com os devidos cuidados, o veludo pode durar muito tempo sem perder sua aparência atraente:
- lavar somente em temperatura de água não superior a 30 graus;
- Se você encontrar vincos indesejados na pilha, você pode alisá-los delicadamente usando vapor;
- Recomenda-se armazenar os produtos embalando-os em estojos especiais;
- Caso apareça alguma mancha no produto, não a remova com alvejante ou outros produtos químicos, é melhor lavá-lo imediatamente, assim a probabilidade de se livrar da mancha será muito maior.

Avaliações
Dmitry: "Há pouco tempo, decidi trocar as capas do meu Honda. Levei um bom tempo escolhendo, mas no final me pareceu que as opções mais adequadas eram couro ou veludo. Depois de calcular as duas opções, percebi que o custo do couro pesaria bastante no meu bolso, então optei pelo veludo. Uso-o todos os dias há meio ano, a capa não perde a aparência e está muito bacana! Aliás, escolhi veludo preto."
Marina: "Estávamos procurando cortinas grossas para nossa casa e, no final, escolhemos a opção de veludo. Posso dizer que a qualidade é realmente excelente e elas complementam o interior de uma forma muito interessante (todo o nosso quarto é reservado, em estilo minimalista). A única desvantagem é que acumulam muita poeira, então precisamos lavá-las com bastante frequência (escolhemos veludo branco). Mas o tecido é resistente ao desgaste, então não vejo problema algum, não pretendo trocá-las."
O veludo de algodão é um material bastante popular, usado para costurar diversos tipos de roupas, decorações de vitrines, decorações de carros, etc. O tecido é fácil de limpar e não requer cuidados especiais. Para que o material dure muito tempo, você deve, inicialmente, escolher um fabricante de alta qualidade.




