O bordado sashiko é uma bela técnica para decorar almofadas, vestidos, ternos e outros itens. Como trabalhar com a técnica, o que é necessário para bordar um padrão de acordo com a master class, quais são os truques e regras de criação e como fazer um esboço? Mais sobre isso e muito mais abaixo.
O que é isso?
O bordado sashiko é uma técnica tradicional japonesa de bordado e uma prática cultural única em vestuário. Envolve costurar um ponto para frente com uma agulha, geralmente usando linhas brancas sobre uma tela azul-escura. É um artesanato japonês que se originou no Japão rural entre 1615 e 1868. O sashiko prolongou a vida útil de peças de vestuário antigas e se espalhou rapidamente por todo o país. Os materiais utilizados são tecido de algodão, linhas de algodão branco e ugolka.

Inventário
Para trabalhar com tecido, por exemplo, jeans ou um cobertor, e depois criar um padrão geométrico redondo, quadrado ou de diamante com fios brancos em tecido azul, você precisa pegar fios de leite com uma agulha longa, tecido, tesoura e giz para fazer as marcações.

Tópicos
Os fios eram tradicionalmente usados em tons de branco, leitoso ou bege suave. Via de regra, para os japoneses, essa é uma cor divina, o tom dos espíritos. Os japoneses cobriam as roupas com fios brancos para proteger contra espíritos malignos e trazer prosperidade e bem-estar, independentemente da imagem.

Padrões básicos
Os padrões de bordado mais modernos são os padrões de ponto cetim abstrato, vazado e floral. Combinar padrões geométricos e complementar o bordado com fitas, strass, contas de vervaco e outros acessórios é igualmente interessante. No entanto, isso não pode ser chamado de bordado japonês clássico. Padrões de ponto cruz em forma de galhos de árvores parecem lindos e incomuns. Os desenhos que podem ser vistos no estilo mehendi parecem originais. Outra ideia interessante é criar flores, uma bola, uma mulher japonesa, um padrão russo ou um brasão.
Observe! Itens da moda incluem flores grandes, inserções de animais de cetim para crianças, enfeites florais e linhas em zigue-zague.

Os padrões tradicionais japoneses são linhas geométricas, assim como imagens de um guindaste ou uma tartaruga. Também são consideradas clássicas imagens de libélula, pato, tigre, leque, guarda-chuva, lanterna, flor, folha e lótus. Como regra, todas as imagens são aplicadas com linhas curvas, se você observar detalhadamente a arte japonesa de bordado sashiko.

Padrões geométricos
Padrões geométricos são linhas clássicas. São círculos, quadrados e losangos, que conferem um visual autêntico e interessante ao produto. As cores principais desses padrões são o branco e o azul. Essas cores não foram escolhidas por acaso. Durante o reinado do clã real Tokugawa, uma distinção de cores foi introduzida. Assim, os pobres e camponeses usavam roupas azuis e cinzas. Os próprios representantes da dinastia real escolhiam trajes vermelhos.

Padrões de bordado Sashiko
Atualmente, você pode encontrar diversos padrões de sashiko para iniciantes no estilo japonês na internet. É muito fácil entender a técnica de criação de um padrão. Tudo o que você precisa fazer é fazer um ponto de alinhavo para a frente com uma agulha. Primeiro, uma linha termina e depois a outra. É assim que o produto é decorado gradualmente, de ponta a ponta.
Observe! Vale ressaltar que, se você precisa criar roupas tradicionais camponesas, deve dar preferência a estampas que representem padrões geométricos. Animais raramente eram usados na versão clássica.

Regras do bordado
Sashiko é uma técnica requintada. Não é difícil aprender a criá-lo; o principal é lembrar algumas regras para sua execução. Portanto, a principal regra da técnica é a simplicidade e a sofisticação. Não há necessidade de criar versões complexas de imagens de animais e padrões geométricos. Outra regra é a escolha correta do tecido para o bordado. É necessário dar preferência a produtos densos de poliéster ou algodão, evitando sintéticos e lã. O tecido selecionado deve ser lavado e passado.
Antes de marcar em uma peça acabada, por exemplo, em jeans, você precisa se certificar de que os marcadores sejam apagáveis. O produto já bordado não deve ter marcas. É melhor usar um estêncil para a marcação em si.

Vale ressaltar também que, apesar de a arte japonesa do bordado sashiko ser feita estritamente à mão, você pode usar uma máquina de costura se tiver os acessórios e modos adequados. Nesse caso, a parte da frente não deve apresentar nós perceptíveis e pontos de baixa qualidade que apertem o material e não capturem as camadas de costura necessárias. Isso geralmente é registrado em qualquer master class de sashiko para iniciantes.

Esboço
O esboço pode ser feito de forma independente ou visualizado na internet, além do tópico "como bordar sashiko". É melhor fazê-lo separadamente em papel vegetal e, em seguida, transferi-lo cuidadosamente para a tela finalizada. Você também pode usar um estêncil ou um conjunto pronto, onde o esboço já está aplicado. Neste último caso, tudo o que o usuário precisa fazer é costurar sashiko na máquina ao longo das linhas criadas.
Protegendo o fio
A linha é fixada no lado oposto do produto. Para isso, um ponto duplo é feito e fixado no tecido. Após criar a primeira camada do molde, a antiga é fixada e um novo ponto é feito.

Costure e vire
Sashiko envolve uma alternância matemática de pontos com voltas. O bordado não é criado com um ponto, mas com dois pontos. Para isso, você precisa enfiar a agulha no tecido e começar a puxar a linha para a direita e para a esquerda, conforme necessário pela composição. Se a volta consistir em um ponto interno e um externo, forma-se uma laçada.

Aula magistral
Atualmente, existem muitas master classes na internet que permitem decorar tanto uma almofada quanto uma roupa tradicional japonesa. Tudo o que você precisa é ter paciência e tentar fazer tudo conforme indicado no diagrama. Primeiro, você precisa preparar um molde imprimindo um diagrama pronto da internet e transferindo-o para o tecido.

Em seguida, você pode costurar o produto de acordo com o esboço criado, começando de baixo para cima. É necessário fazer um contorno primeiro.

Em geral, não é difícil fazer belos bordados usando a técnica sashiko. Basta usar algumas master classes, truques e regras para criar e prender linhas. Tudo o que o usuário precisa é seguir rigorosamente o método de criação de um esboço de acordo com o esquema existente, bem como usar material especial com estoque e linhas. Esta é a única maneira de alcançar o sucesso.





Acabei de conhecer melhor o bordado Sashiko. Gostei muito. Vou tentar fazer algo.