Almofadas sempre complementaram o interior da casa e adicionaram aconchego. Quanto mais almofadas decorativas pequenas houver na casa, mais agradável e confortável será estar nela. Este artigo explica o que é bordado de fronha em ponto cruz e como fazê-lo. E também como projetar corretamente a decoração dos produtos.
Almofadas bordadas são um ótimo presente
Essas almofadas podem ser oferecidas a alguém querido em alguma ocasião especial, como um aniversário ou bodas de casamento. Produtos com bordados adicionam aconchego e conforto ao ambiente. E se o bordado foi feito por você, o presente é ainda mais valorizado.

Dificuldade do bordado
Atenção! Para iniciantes, será bastante difícil começar do zero. Portanto, essas pessoas podem comprar kits de bordado prontos. Eles podem ser encontrados em lojas online e em lojas de tecidos.
Vantagens dos kits prontos:
- desenhos de designer lindos e simples;
- ampla gama de cores e tamanhos;
- mais barato do que comprar tudo separadamente;
- Pode haver diferentes técnicas de bordado.

Fazendo um travesseiro
Antes de começar a trabalhar, você pode assistir a várias master classes para entender por onde começar. No site da Postila, você encontra diversas aulas desse tipo para iniciantes e profissionais.
Conselhos
Regras básicas para o trabalho:
- Primeiro, você precisa escolher um padrão e sua cor. Iniciantes podem comprar kits de bordado prontos em lojas especializadas. Os kits vêm com um esboço, tela, fio, agulhas e instruções passo a passo. Se desejar, todos esses elementos podem ser selecionados independentemente. Qualquer imagem pode se tornar a base para o bordado;

- As bordas da tela precisam ser processadas para que o material não se desfaça. É recomendável revesti-la com cola PVA transparente. Para um bordado uniforme, é aconselhável usar um bastidor para que o padrão não se mova. Em casos extremos, a tela pode ser engomada;
- Antes do trabalho, você precisa fazer marcações no material. Isso facilitará o trabalho e evitará erros. De cada parte, você precisa recuar um certo número de células e começar a trabalhar. Os pontos devem ser uniformes, não muito apertados, para que o tecido não estique e não haja espaço visível entre as cruzes;

- O bordado deve ser denso, por isso é melhor usar fio dental em várias camadas para o trabalho. E para que a imagem fique uniforme e bonita, os pontos visíveis superiores devem estar em uma direção;
- Após o trabalho, o bordado deve ser lavado e bem seco. Não é necessário passar a ferro;
- O material da fronha bordada deve ser grosso e opaco. O padrão deve ser quadrado ou retangular, do mesmo tamanho do desenho. Se o tecido for muito transparente, você precisará inserir um forro de feltro.
O verso da fronha
Primeiro, você precisa escolher o tamanho do bordado para que ele se ajuste bem às dimensões da fronha, cortar o excesso e costurar as bordas.
É necessário obter uma escala de bordado finalizada com a adição de 1,5 cm de margem em cada lado.

Encontre o meio da fronha e marque a largura e a altura do desenho finalizado, faça um recuo de 2 cm dentro do tecido e marque a linha de corte e, em seguida, corte com cuidado.
Faça um forro de tecido não tecido na parte de trás. Na parte externa, os cantos devem ser cuidadosamente cortados na diagonal. Passe as sobras dentro do artesanato.
Por dentro, unindo as bordas das margens, aplique o bordado e prenda com agulhas.
Pela parte da frente, ao longo do perímetro do produto, alinhando-o com o tecido, fixe-o também com agulhas, é aconselhável alinhavar ou furar mais agulhas perpendicularmente ao molde.

Faça a linha de acabamento principal na dobra da margem, contornando cuidadosamente os cantos. A linha pode ser decorativa ou clássica. Em seguida, passe a ferro e corte as margens do produto pelo avesso. Faça a próxima linha paralela à primeira e passe-a bem.
Montagem final
Quando o bordado estiver pronto, você pode cortar a fronha. A parte interna deve ser feita de um material leve e denso. Recorte dois elementos de acordo com o tamanho do padrão bordado, junte-os com os lados direitos juntos e alinhave com linhas ou agulhas de cores vibrantes, deixando pequenas margens para as costuras.
Costure as costuras, deixando um pedaço de 10 cm sem acabamento, retire o alinhavo e faça um ponto alto nas costuras.

Vire o produto do avesso, preencha-o com enchimento sintético e costure o corte. Em seguida, corte um elemento da fronha frontal em um material grosso e bonito, de acordo com o tamanho do tecido finalizado.
Posicione a peça com a segunda parte unida, com os lados direitos juntos, e faça uma borda serrilhada com margens. Se o produto for fino, será necessário fazer um forro com um material leve. Uma parte deve ficar livre para adicionar um zíper.
Costure as peças usando um overloque. Lembre-se de que a costura deve ser feita exclusivamente ao longo da borda do molde bordado e não deve haver nenhum tecido vazio sobrando nas laterais. Se isso acontecer, o defeito pode ser facilmente escondido com uma corda decorativa, costurando-a sobre a costura ao longo de todo o perímetro do artesanato.

Por fim, você precisa costurar um zíper, de preferência da mesma cor da almofada. Vire o produto do lado direito, insira a almofada pelo fecho aberto e feche-o. O produto está pronto.
Se desejar, você pode decorar a almofada com renda, cordões, franjas ou strass. Tudo depende da sua preferência pessoal. Você também pode fazer a fronha mais larga que o próprio desenho. Nesse caso, você precisa costurar tiras de tecido de 4 centímetros ou mais ao desenho. Faça o verso do artesanato levando em consideração a parte superior alargada.
Costurando uma fronha com bordado
Ferramentas e materiais para o trabalho:
- desenho finalizado;
- fita de cetim ou renda;
- um pedaço de tecido de algodão;
- fecho;
- almofada decorativa;
- fio, agulhas, máquina.

Trabalho passo a passo:
- Corte três pedaços do material. O primeiro tem 37 x 37 cm (com margem de 1 cm), o segundo tem 37 x 20 cm (20 = metade da lateral do produto, incluindo margem de costura), o terceiro tem 37 x 22 cm (21 = metade da lateral do produto, incluindo espaço para o zíper e margem de costura);
- processar as bordas do tecido usando uma máquina overlock;
- Costure o bordado à máquina. Ele deve ficar no centro da fronha. A borda pode ser decorada com uma trança de sua escolha;
- O comprimento da fita é calculado pela fórmula: duas larguras + dois comprimentos do padrão + 1,5 cm para cada canto = 21*2 + 17*2 + 2*4 = 84 cm. Se a fita for mais larga, os cantos também devem ser maiores;
- Costure a fita primeiro de um lado a uma distância de 3 mm e depois do outro. Se você costurar no centro, ela começará a dobrar. Depois de costurar a fita, passe cuidadosamente a primeira parte de dentro para fora;
- Em seguida, você pode costurar o fecho. Ele deve ficar frente a frente com os elementos 2 e 3. Em seguida, faça uma dobra no elemento 3 para que o fecho fique fechado e passe-o a ferro;
- Agora você precisa unir as duas peças finalizadas com os lados direitos juntos e costurar ao longo da borda. O zíper deve estar aberto neste ponto, para facilitar o trabalho.

Abaixo está uma descrição de como bordar uma almofada de acordo com a última tendência de 2019. O trabalho de bordado pode ser feito à mão ou em uma máquina especial.
Padrões de ponto cruz da moda
Os padrões mais populares em almofadas são flores e plantas. Às vezes, padrões geométricos são usados, destacando bem o interior da sala de estar.
Atenção! Às vezes, você pode adicionar fitas, rendas ou miçangas ao bordado. O tamanho das almofadas decorativas geralmente é 30x30. O bordado deve seguir o mesmo estilo do cômodo.

Até mesmo uma costureira iniciante consegue bordar uma fronha em ponto cruz, mas é aconselhável comprar kits prontos. Esses artesanatos ficarão ótimos em uma sala de estar ou quarto, e para um quarto de criança, você pode fazer desenhos vibrantes de animais ou personagens de contos de fadas. Antes de começar a bordar, lembre-se de que a tela e o tecido devem ser lavados para evitar encolhimento. Se ainda não tiver certeza do sucesso do trabalho, é melhor entrar em contato com os artesãos do ateliê.




