Bordado é uma imagem real feita de fios, miçangas, strass e outros materiais que requer um design decente. O trabalho finalizado pode ser transferido para uma almofada, guardanapo, toalha de mesa, bolsa ou roupa, ou você pode colocá-lo em uma moldura e pendurá-lo na parede. Ao emoldurar um bordado, é importante seguir algumas regras relacionadas às especificidades da obra. A moldura em si pode ser comprada ou encomendada, ou você pode fazê-la você mesmo com meios improvisados. Como emoldurar um bordado você mesmo?
- Materiais e ferramentas
- Como esticar bordados perfeitamente em uma maca
- A tela é esticada e presa com fios
- A tela é cortada no tamanho da baguete, não fixa
- Como esticar bordados usando fita dupla face
- Esticando e prendendo bordados com alfinetes
- A tela é fixada na maca com um grampeador
- Como fazer um bastidor para bordar com suas próprias mãos em casa?
- Vamos criar uma moldura a partir de uma caixa comum
- Usando um passepartout para bordados
- Moldura de rodapé de teto vintage
- Molduras feitas de rodapés de madeira
- Fazendo um bastidor para bordar com bastidores de forma rápida e fácil
Materiais e ferramentas
Você pode emoldurar seu bordado em uma oficina de enquadramento ou fazê-lo você mesmo em casa. O processo em si não é complicado, até mesmo uma pessoa inexperiente pode facilmente lidar com ele.

Os seguintes detalhes podem ser usados na decoração do bordado:
- Base (maca ou suporte): o tecido é esticado sobre ela;
- Baguete (bastidor): na maioria das vezes, utiliza-se uma baguete de plástico ou madeira. A primeira é mais barata e leve, a segunda é mais durável e resistente: não risca nem desbota ao sol. Pode ser comprada pronta ou feita sob encomenda; em casa, você pode fazer um bastidor com materiais improvisados. Se o bordado for de um tamanho fora do padrão, é melhor fazer uma baguete sob encomenda.
- Vidro: protege a pintura pela frente. Pode ser comum ou antirreflexo. Este último permite eliminar reflexos que impedem a visualização da obra, mas é mais caro;

- Verso: uma parte opcional da pintura. É feita de papelão, papelão duro e uma fina folha de aglomerado. Protege a pintura por trás, e também possui um suporte na parte de trás para pendurá-la na parede ou colocá-la sobre uma mesa;
- Passe-partout: uma moldura fina ou larga localizada atrás do vidro. Não é um detalhe obrigatório, frequentemente usada para decoração adicional ou se o bordado tiver um formato não padronizado, por exemplo, oval. É feita de papel ou papelão, geralmente branco, mas também podem ser usadas molduras coloridas.
Ao fazer uma moldura você mesmo, você precisará preparar o material e as ferramentas com antecedência. A lista e a quantidade do que é necessário podem variar dependendo do método escolhido:
- Bordado preparado;
- Baguete com vidro;
- Uma maca pronta ou um pedaço de papelão do tamanho desejado;
- Material para fixar o bordado no suporte: clipes, linhas, fita dupla face, etc.;
- Régua, tesoura, alfinete para fixar o tecido no centro.

Como esticar bordados perfeitamente em uma maca
Qualquer bastidor de bordado "faça você mesmo" começa com o tecido sendo esticado sobre uma maca. Esta pode ser comprada com bastidor (geralmente incluso) ou feita por você.
A maneira mais fácil e rápida de fazer uma maca é com papelão grosso. O papelão não dobra e não estraga o bordado, além de ser bastante durável e fácil de prender tecido. Você também pode usar um pedaço fino de espuma plástica do tamanho apropriado, mas esse material é mais fácil de quebrar. A terceira opção: compensado fino ou aglomerado.
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar o bordado:
- Lave, de preferência à mão, usando um detergente suave para peças coloridas. Isso ajudará a remover quaisquer marcas remanescentes e a remover partículas de sujeira e poeira;

- Secar em superfície plana e horizontal;
- Passe a ferro na temperatura mínima, selecionando "vaporizar". Coloque o bordado com o desenho voltado para baixo sobre uma toalha ou pano macio e passe a ferro por trás, com um pano úmido. Isso preservará o relevo dos pontos.
- Se desejar, você também pode engomar o trabalho: borrife água e amido ou um agente especial por dentro. Isso deixará o tecido mais rígido, o que simplificará o trabalho posterior.
Importante! Bordados feitos de fitas, miçangas, strass, lantejoulas ou diamantes não podem ser lavados.
O processo de tensionamento em si ocorre em várias etapas:
- É necessário determinar o centro da base. Para isso, você precisa traçar uma linha horizontal e uma vertical no meio da base e encontrar o centro. Você também precisa determinar o centro do bordado;
- Em seguida, você precisa conectar os dois centros prendendo-os juntos. Isso evitará que se movam quando puxados;
- É importante verificar se o bordado está posicionado uniformemente, sem vincos, sem deslocamentos e se encaixa perfeitamente no bastidor. Ao mesmo tempo, deve haver 3 a 4 cm de espaço livre em todos os lados, que serão cobertos pelo próprio bastidor.

Existem várias maneiras de fixar o tecido permanentemente.
A tela é esticada e presa com fios
Após o alongamento, a tela deve se estender além da borda em todos os lados por vários centímetros. As bordas do tecido são dobradas e costuradas nos cantos.

Depois, você precisa puxar os fios transversalmente entre os lados opostos, o que manterá o bordado no lugar.
A tela é cortada no tamanho da baguete, não fixa
Esta não é a melhor opção, pois o tecido pode escorregar. Esta opção é adequada se o vidro estiver muito apertado e, entre ele e o suporte, houver espaço apenas para o bordado propriamente dito. Nesse caso, você precisa aparar cuidadosamente o tecido ao longo das bordas. Para fixação adicional, você pode prendê-los com botões, grampeador ou fita adesiva.
As desvantagens desse método incluem a impossibilidade de projetar o trabalho de forma diferente, uma vez que as bordas serão cortadas.

Como esticar bordados usando fita dupla face
Primeiro, você precisa colar a fita ao longo do perímetro do esticador para que as bordas do bordado não ultrapassem a borda da fita ao dobrar. Em seguida, retire a proteção e cole a tela uma a uma, pressionando-a com cuidado.
Importante! Da mesma forma, você pode prender o tecido adicionalmente costurando as bordas com linhas.
Você também pode colar a fita na parte da frente, esticar o tecido sobre ela e pressioná-la. Este é um método simples, com o qual você pode identificar e corrigir imediatamente o problema (dobra ou tensão excessiva). Para uma melhor fixação, você pode aplicar a fita não apenas nas bordas, mas também no centro.
Esticando e prendendo bordados com alfinetes
Esta não é a melhor opção, pois com o tempo os botões podem se soltar e o bordado pode "escorregar". É melhor usar botões em um esticador de madeira compensada ou aglomerado e apertá-los bem, dobrando as pontas se necessário.

A tela é fixada na maca com um grampeador
Normalmente, o bordado é preso a uma maca de madeira usando um grampeador: o bordado é dobrado e preso.
Importante! Estamos falando de um grampeador grande para construção, não para papelaria.
Note-se que esse método é mais adequado para fixar tecidos grandes, bem como tapeçarias, batiks e quadros pintados.
Como fazer um bastidor para bordar com suas próprias mãos em casa?
A maneira mais fácil de emoldurar seu trabalho é em molduras prontas. O bordado precisará ser esticado em uma maca e fixado, depois inserido em uma baguete, pressionado contra o vidro e fixado com um suporte.
Como a maioria dos porta-retratos é projetada para fotografias finas e imagens em papel, ao escolher, é importante verificar se há espaço suficiente entre a parte de trás e o vidro para uma camada de tecido. Se o bordado for muito volumoso, pode ser necessário remover o vidro.

Vamos criar uma moldura a partir de uma caixa comum
Qualquer caixa de papelão resistente ou papelão serve. A principal desvantagem dessa opção: a obra não fica protegida contra poeira e sujeira, além de ser impossível lavá-la.
Instruções passo a passo ajudarão você a criar uma moldura:
- É necessário medir e cortar a folha de acordo com o tamanho do bordado, adicionando 3 a 5 cm de cada lado. Ela servirá como costas e suporte;
- Em seguida, corte a moldura: sua borda externa deve coincidir com a borda externa da primeira folha;
- A obra deve ser fixada ao subchassi;
- A moldura externa precisa ser decorada ou pintada e, em seguida, colada na parte de trás. Como decoração, você pode usar fita ou barbante (por exemplo, enrolando-o na moldura), apliques, miçangas, miçangas, flores volumosas, etc.;
- Na parte de trás você precisa fazer uma “perna” de arame ou um laço de linha para pendurá-lo na parede.

Em vez de uma maca de papelão, você pode fazê-la com compensado fino e decorá-la com tecido, que servirá como um passe-partout. Cole uma moldura de papelão por cima para que as bordas da maca não fiquem visíveis.
Usando um passepartout para bordados
Passportu é uma moldura colocada dentro de uma baguete, atrás de um vidro, e serve como decoração adicional para a obra. Ela também evita que o tecido e o vidro se toquem, evitando que o bordado pareça achatado. O Passportu é feito de papel ou papelão e pode ser branco ou colorido.
Você pode comprar o passaporte correto em uma loja, por exemplo, junto com uma moldura, ou fazê-lo você mesmo. Para isso, você precisará de:
- Encontre um pedaço de papelão ou papel adequado;
- Selecione o formato do furo (quadrado, retângulo, círculo, oval) e recorte-o;
- Na montagem do quadro, o passe-partout é colocado entre o vidro e o próprio bordado.

Moldura de rodapé de teto vintage
O pedestal de teto pode ser um ótimo substituto para uma moldura comum. A principal diferença entre esse material é a presença de molduras, o que facilita a obtenção de uma moldura com decoração vintage.
Serão necessários os seguintes materiais:
- Bordado finalizado esticado em bastidor;
- Rodapé (espuma ou poliestireno): seu comprimento deve ser ligeiramente maior que a soma de todas as faces;
- Cola: Você pode usar cola para placas de teto;
- Tinta: Você pode usar vários tons ou criar um efeito envelhecido.
Importante! É melhor testar a cola e a tinta em uma pequena parte com antecedência.
O trabalho em si não é difícil: você precisa medir e cortar 4 lados da moldura, colá-los e inserir o bordado propriamente dito. O corte em cada lado deve ser de 45 graus: isso permitirá que você cole a moldura em ângulos retos. Ao medir, é importante lembrar que o comprimento e a largura do bordado correspondem ao comprimento da moldura a partir do interior, ou seja, cada pedaço do rodapé será um trapézio.

Molduras feitas de rodapés de madeira
O princípio de funcionamento é semelhante ao anterior. A principal diferença está no próprio material: a madeira requer cola e tintas diferentes, além de uma pequena serra. Você também pode fixar as peças com pregos finos.

Fazendo um bastidor para bordar com bastidores de forma rápida e fácil
Esta é uma das opções mais rápidas e fáceis.
- É necessário esticar bem o tecido e cortar ao longo das bordas, deixando um pequeno excesso de lona (aproximadamente 2 a 3 cm). Quando, depois de algum tempo, o tecido ceder, ele pode ser puxado para cima;
- As bordas precisam ser dobradas e chuleadas para não desfiarem. É importante que a costura não fique visível na parte da frente;
- Como os dedos parecem bastante simples, eles podem ser decorados, se necessário: pintados, decorados com fitas, rendas ou tranças;
- O bordado precisará ser lavado de tempos em tempos, pois não é protegido por vidro.

Você pode emoldurar seu bordado em uma baguete pronta ou personalizada. Você também pode fazer a moldura você mesmo, usando sua imaginação. Papelão, madeira ou base de espuma podem ser usados como material. Se tiver alguma dúvida, assista a masterclasses com antecedência e tire ideias a partir delas.




