Como costurar um tapete com retalhos de tecido você mesmo

Muitas vezes acontece que o armário está cheio de coisas que não servem mais, mas é uma pena jogá-las fora. Ou uma camisa está rasgada na manga, mas o resto está completamente intacto. O tecido restante pode ser usado de várias maneiras, por exemplo, para fazer um tapete com as próprias mãos. Com a devida diligência, qualquer pessoa pode fazer isso, basta escolher uma técnica de tecelagem conveniente e começar a trabalhar.

Tipos de técnicas de tecelagem para tapetes de tecido

Crie um lindo tapete com retalhos de tecido usando diferentes tecnologias. O tipo de produto final depende do método escolhido. Se escolher uma técnica, o tapete ficará volumoso; se escolher outra, poderá obter um tapete plano para o banheiro. Existem vários métodos de tecelagem dos mais famosos.

Tapetes de Patchwork DIY
Tapetes de Patchwork DIY

Tricô

O método mais antigo apresentado. Fazer um tapete não é muito diferente de tricotar um chapéu ou um suéter, com a única diferença de que o papel dos fios é desempenhado por um tecido cortado em tiras finas. Para obter um tapete de tricô decorativo para varanda ou cozinha, recomenda-se tricotá-lo com uma agulha grossa. Se você precisa de um produto para um espaço aberto, o melhor é usar meia-calça elástica ou um véu como material.

Tricotado
Tricotado

Tecelagem

Se o ambiente permitir a construção de uma moldura, teça um tapete usando a técnica de tapeçaria. Para facilitar a instalação do produto, é melhor fazer a moldura de madeira e pregar pregos onde necessário. Roupas de cama ou roupões desnecessários são ideais para a tecelagem, já que o tecido deve ser longo. O material adequado é cortado em tiras finas que servirão como fios. Um tecido mais denso é usado para a base, enquanto um material menos denso é adequado para o sistema de guia transversal; você pode usar malhas.

O principal é que o sistema de fios seja entrelaçado usando o método de chita com frisamento. É melhor não usar os métodos de sarja e cetim, pois os fios podem ficar muito grossos e não se fixarem no produto final, o que pode fazer com que o tapete feito de tiras de tecido se desfie.

Você pode estar interessado nisto:  Novos padrões de ponto cruz monocromático
Tapete feito com retalhos de tecido
Tapete feito com retalhos de tecido

De costura

Em algumas regiões do nosso país, existe uma palavra incompreensível "ryadushka". Significa cobertor ou colcha, e provavelmente vem do nome de tapetes feitos pela união de fileiras longitudinais de tecido. Tal elemento decorativo ainda pode ser feito hoje em dia. Para isso, são cortadas tiras de tecido com cerca de 3 centímetros de espessura.

Costurado
Costurado

Importante! Para dar volume às listras, elas precisam ser dobradas ao meio em todo o seu comprimento e costuradas. Em seguida, uma espécie de corda é tecida a partir delas, que são conectadas umas às outras com um ponto à máquina até formar um caminho.

Patchwork

Se você tiver muito tecido grosso, pode costurar um tapete com pedaços separados. Esse método é usado para fazer toalhas de mesa, cobertores ou colchas, mas também é adequado para costurar carpetes, pois eles devem ser resistentes à abrasão. Um tecido ainda mais resistente deve ser usado como base para a costura dos remendos.

Patchwork
Patchwork

Os detalhes do material preparado podem ser quadrados, triangulares ou circulares, e de qualquer cor. O principal é desenvolver o design do futuro produto com antecedência. Os tecidos selecionados devem estar bem conectados entre si. Este método pode não apenas criar algo novo, mas também dar vida nova a coisas antigas, por exemplo, para cobrir um tapete surrado ou uma colcha desgastada.

Ferramentas e materiais para trabalho

Cada uma das tecnologias apresentadas tem seus prós e contras e, para escolher o método certo, você precisa considerar as ferramentas e os materiais disponíveis. Existe um tapete desnecessário, uma máquina de costura, a possibilidade de fazer e consertar uma moldura? Depois de responder a essas perguntas, você pode começar a criar seu próprio item de decoração.

Ferramentas
Ferramentas

Para trabalhar, você precisará de uma tesoura de alfaiate afiada. Ela deve ser confortável, pois o corte constante pode causar calos nas mãos. Você também deve comprar um apontador de tesoura. Para qualquer trabalho, exceto tricô, agulhas e linhas resistentes serão úteis. Uma máquina de costura, fitas, faixas e cordões serão necessários se o tapete for feito pelo método patchwork. Um bastidor, um martelo e pregos são necessários para tecer o produto pelo método tapeçaria.

Você pode estar interessado nisto:  Como imprimir um desenho em feltro

Aula mestre passo a passo sobre como fazer um tapete com tiras de tecido com suas próprias mãos

Existem muitas maneiras e esboços pelos quais você pode tricotar seu produto, mas às vezes não fica totalmente claro em que sequência e por qual método o item de interior é feito. Você pode encontrar muitas lições na internet que descrevem todas as etapas em detalhes. Se for inconveniente assistir ao vídeo, você deve considerar as principais etapas da produção de carpetes com antecedência.

Seleção de materiais

Você pode escolher qualquer material para artesanato. Jeans, camisas, vestidos e cobertores servem. Mas, para uma escolha precisa, é melhor saber com antecedência para qual cômodo o tapete será tricotado. Se você precisa decorar um quarto, um material macio e fofinho será o ideal, mas para um banheiro, você precisará de um tecido que absorva bem a água. De qualquer forma, a escolha do material é livre e limitada apenas pelas possibilidades e disponibilidade do material necessário.

Roupas velhas
Roupas velhas

Padrão

As dimensões do produto podem variar e dependem do tamanho do cômodo e da sua imaginação. Você pode examinar a técnica de corte com mais detalhes usando o exemplo de um tapete composto por 20 peças redondas. Primeiro, você precisa fazer um molde das peças. Se não tiver um compasso, pode usar um prato ou uma tampa de panela. Usando essas ferramentas, desenhe um círculo uniforme no material e recorte um círculo ao longo dele.

Corte de detalhes

O molde é aplicado sobre os retalhos de tecido e 20 peças são cortadas de acordo com ele. O mesmo processo é feito com o isolamento do carpete.

Costurando 20 peças redondas

As peças são dispostas uma sobre a outra – o isolamento por baixo e a peça de trabalho voltada para baixo por cima. O "sanduíche" resultante é fixado com alfinetes em toda a circunferência. Em seguida, é feito um recuo de 5 mm na borda da peça de trabalho e uma costura é feita. Para evitar que o tecido fique para fora após o desvirar, as margens de costura são cortadas. Um corte largo é feito na borda do tecido costurado, através do qual a peça é desvirada com muito cuidado. A aba resultante é passada a ferro. Todos os 20 círculos são preparados dessa maneira.

Montando peças em uma composição

Um quadrado de papelão é colocado sobre cada peça de forma que seus cantos toquem o círculo e contornado com um lápis. Os círculos são dobrados em pares, com os cortes voltados para dentro, e costurados ao longo das marcações. Dessa forma, 4 espaços em branco são conectados e dobrados em sequência.

Você pode estar interessado nisto:  Características do bordado de ícones e imagens com pedras

Eles são presos com alfinetes e costurados. Os lados longos da peça resultante também são costurados com um ponto contínuo. Essas ações são repetidas até que se obtenha um tapete com dimensões de 4 círculos de largura e 5 de comprimento.

Informações adicionais! Depois que todas as peças estiverem conectadas, elas são cuidadosamente passadas no modo vapor, caso contrário, ficarão irregulares.

Firmware de "pétalas"

Cada pétala é aplicada uniformemente ao tecido e costurada com capricho. Restam apenas os cortes feitos na parte de trás. Você pode ignorá-los, mas é melhor processá-los e costurá-los à mão.

Aula magistral
Aula magistral

Patchwork

Embora o nome desse método tenha surgido há relativamente pouco tempo, cobertores costurados usando essa tecnologia podem ser vistos em qualquer casa de aldeia.

Para obter um tapete bonito, você precisa seguir exatamente as instruções:

  1. Preparação do tecido. É aconselhável usar peças brilhantes e bonitas.
  2. Se o tecido for velho, ele precisa ser bem passado.
  3. Para evitar que o produto final se deteriore prematuramente, você deve preparar uma base e um forro (recheio ou espuma de borracha de construção).
  4. Corte o tecido preparado em pedaços do mesmo tamanho, levando em consideração as margens.
  5. Os patches são dispostos de acordo com um padrão pré-selecionado. Na primeira vez, é melhor escolher um padrão simples.
  6. Para dar maciez e volume ao produto final, um forro é colocado entre a base e o tecido superior.
Patchwork
Patchwork

Tapetes tecidos

Um método que qualquer um pode dominar, tudo o que você precisa é de atenção e paciência.

O tapete é feito de acordo com o seguinte esquema:

  1. Pega-se uma moldura grande e, se não estiver disponível, ela é feita no tamanho necessário.
  2. Os pregos são colocados a uma distância de 3 cm em ambos os lados da estrutura.
  3. O tecido é cortado em tiras finas.
  4. As tiras resultantes são esticadas sobre pregos.
  5. Seleciona-se uma tira brilhante — o fio de trabalho — que é puxado através das fitas esticadas de cima para baixo, alternadamente. Você obterá algo como uma rede.
  6. A tecelagem é feita com tecidos de cores vivas.
  7. Para garantir que o tapete final tenha uma estrutura densa, a trama é puxada para cima durante o processo.
  8. No produto final, todos os nós e excessos de fitas são removidos para o verso.
Tapetes tecidos
Tapetes tecidos

Depois de se familiarizar com todas as opções propostas para fazer tapetes em casa, você pode tentar criar um item de decoração exclusivo para sua casa com suas próprias mãos. Felizmente, para a maioria dos métodos, tudo o que você precisa está sempre à mão.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior