Como aprender a bordar com miçangas corretamente: instruções para iniciantes

O bordado com miçangas é um tipo especial de design de roupas conhecido desde os tempos antigos. O bordado com miçangas também pode ser considerado um tipo distinto de artesanato e arte. Com algumas ferramentas simples, você pode decorar um vestido de noiva, bordar uma imagem ou ícone com miçangas, fazer diversos acessórios e muito mais.

Materiais e ferramentas

Mesmo na Idade Média, artesãs de verdade decoravam seus trajes com pérolas e, a partir do século XVII, começaram a usar pequenas contas de vidro. Este é um trabalho muito trabalhoso, que exige atenção e responsabilidade, mas o resultado são obras-primas simplesmente deslumbrantes e que custam enormes quantias de dinheiro. Muitas meninas ganharam fortunas com pinturas, vestidos, ícones e outras peças simples, porém belas, feitas de contas.

Motivos florais em bordados
Motivos florais em bordados

Bordar com miçangas não é uma tarefa fácil. Este artigo responderá a perguntas como: "Como bordar com miçangas?", "Quais técnicas de bordado existem?", "Como começar?" e muito mais.

Cada atividade tem suas próprias ferramentas. O bordado com miçangas não é exceção, portanto, para que o processo seja fácil e rápido, é necessário escolher as ferramentas certas. Para iniciantes, seria melhor comprar um kit de bordado com miçangas pronto na loja, mas se você quiser se dar um pouco mais de trabalho e descobrir tudo sozinho, siga as recomendações abaixo.

Linda decoração de contas
Linda decoração de contas

Fios de fibra sintética

Fios sintéticos são ótimos para miçangas. Há vários motivos para isso:

  • não são danificados por umidade, poeira, sujeira;
  • não estique;
  • não escurecer ao sol;
  • mudanças de temperatura não são um problema;
  • não rasgue.

Além disso, os fios devem ser selecionados corretamente, não apenas pela qualidade, mas também pela cor. Por exemplo, se as contas forem douradas e o tecido no qual o bordado será branco, você pode escolher um fio dourado ou branco para que tudo fique bonito e esteticamente agradável.

Bordado de miçangas moderno
Bordado de miçangas moderno

Agulha para miçangas

Atenção especial deve ser dada à escolha da agulha. Esta é uma etapa importante, sem a qual o processo de bordado não será possível. A agulha deve ser fina, não mais que 1-2 mm, com um orifício pequeno e minúsculo. Isso é feito para que mesmo as menores contas, frequentemente usadas por artesãos, passem pela agulha sem problemas. Isso é chamado de "linha para contas". Mas, em qualquer caso, é melhor verificar na loja e ver se as contas de vidro passam pelo orifício da agulha. Caso contrário, vale a pena substituí-la. Se você escolher a agulha errada, as coisas não vão adiante.

As próprias contas

No mundo moderno, em qualquer loja de artesanato, você pode ver uma enorme variedade de miçangas. Elas podem ser divididas em três grupos (de acordo com o material de que são feitas):

  • contas de plástico;
  • contas de cerâmica;
  • contas de vidro - contas de corneta.
A arte do bordado em andamento
A arte do bordado em andamento

A peculiaridade da seleção de contas é que primeiro você precisa escolher o material de que são feitas, depois os espécimes de alta qualidade e só então decidir a cor. O que acontece se você comprar contas de baixa qualidade? A tinta descascará ou desbotará rapidamente ao sol, as próprias contas podem se desfazer, cair ou romper o fio, e algumas contas não terão furos, o que significa que são defeituosas.

Você pode estar interessado nisto:  Revisão de programas para criação de padrões de ponto cruz

Outro ponto importante é o diâmetro da conta. Ele deve ser diretamente proporcional à espessura e densidade do tecido. Por exemplo, se for um tecido de linho grosso, contas grandes com diâmetro de 0,3 a 0,4 mm servirão. Se for um tecido de seda leve, contas de diâmetro médio servirão - 0,2 a 0,3 mm. Se você usar tecido de chita ou similar, precisará de contas com diâmetro pequeno - 0,05 a 0,1 mm. Isso deve ser feito para que o produto resultante tenha uma aparência leve, harmoniosa e bonita.

Flor de contas roxas brilhantes
Flor de contas roxas brilhantes

Importante! Se você escolher as contas erradas, você acabará com uma imagem grande e maciça que o tecido não consegue suportar e cai e rasga constantemente, ou, ao contrário, uma imagem muito pequena que não é visível devido ao tecido áspero e denso.

Outras ferramentas

Bordado com miçangas é um padrão desenhado em uma folha de papel ou já completamente desenhado no tecido, para facilitar o bordado. Geralmente, esses bordados são necessários para iniciantes, já que artesãs de verdade já aprenderam a fazê-los sozinhas.

Para escolher o padrão certo, você precisa analisá-lo com atenção: o padrão deve ser claro, com bordas bem definidas e contornos uniformes em todo o desenho. Além disso, o ideal é que essa ferramenta auxiliar tenha pontos ou cruzes marcados onde a miçanga precisa ser costurada. Bordar um quadro com miçangas é uma verdadeira arte, então escolher o material é uma etapa crucial.

Moradores da floresta personificados em joias
Moradores da floresta personificados em joias

Como bordar corretamente - um guia detalhado e dicas para iniciantes

Bordar e costurar diferentes peças com miçangas é difícil, especialmente para quem está começando a se familiarizar com o assunto. Por isso, especialmente para essas pessoas, o manual "Como bordar com miçangas para iniciantes" é uma ótima opção.

Como fixar uma conta em uma tela

Canvas é um tecido feito de linho. É forte e durável. Consiste em quadrados do mesmo tamanho, o que o torna muito prático para bordar.

Para fixar uma conta na tela, basta seguir alguns passos simples:

  • puxe a linha pela agulha;
  • dê um pequeno nó na ponta da agulha (para evitar que o desenho se desfaça;
  • do lado de trás da tela, enfie a agulha de modo que o nó fique no lado de trás;
  • passe a conta pela agulha de modo que ela fique presa na linha;
  • Passe a agulha pela parte da frente, de modo que as contas fiquem na parte da frente e a agulha e a linha fiquem na parte de trás.
Padrão para uma almofada estilosa
Padrão para uma almofada estilosa

Pronto, a primeira conta está fixada. Para fixar as próximas contas de vidro, você precisa repetir o mesmo processo. Para obter uma imagem bonita, você precisa calcular as células da tela para que tudo fique uniforme e proporcional.

Dicas adicionais para iniciantes:

  • contas de vidro devem ser costuradas uniformemente e no mesmo ângulo;
  • todas as contas devem ter o mesmo tamanho (você pode usar tamanhos diferentes, mas somente se for essa a intenção na imagem);
  • o comprimento do fio deve ser 4 a 5 vezes maior que a largura do próprio bordado, para maior comodidade e menos nós no verso da tela;
  • a tela deve ser esticada firmemente, para conseguir esse resultado é necessário utilizar um bastidor ou uma moldura de tapeçaria;
  • É necessário processar as bordas do tecido ou da tela para que não se desfiem após a conclusão da pintura e não estraguem tudo. Isso é feito antes de iniciar o trabalho.
Você pode estar interessado nisto:  Quais são os tipos de bordado com linhas em tecido feito à mão

Equipamento anexado

Há uma infinidade de técnicas diferentes de bordado e bordado com miçangas. Uma das mais simples e populares é a técnica "vprikrep". Vamos dar uma olhada mais de perto na implementação passo a passo.

Decoração floral com miçangas
Decoração floral com miçangas

Preparação:

  • enfie a agulha, dê um pequeno nó na ponta da linha;
  • passe a agulha pela tela de modo que o nó fique no avesso do tecido;
  • enfie o número necessário de contas (para iniciantes, de preferência não mais do que 3-4 contas por vez);
  • prenda-as na tela passando a linha na agulha de modo que ela fique na parte de trás e as contas na parte da frente;
Acessórios inusitados bordados com miçangas
Acessórios inusitados bordados com miçangas

Em seguida, inicia-se o método “anexado”:

  • passe a agulha próximo às contas;
  • passe a agulha novamente pelo furo das contas (ela não vai se soltar porque o primeiro fio que foi passado já está preso com lona);
  • a agulha estava novamente no lado errado da tela;
  • leve a agulha para a parte da frente, ao lado das contas;
  • pegue a conta mais externa e enfie a agulha entre a última e a penúltima conta de vidro;
  • faça o mesmo com as contas de vidro do outro lado.

Agora as contas estão completamente presas. Isso é feito por motivos de segurança. Quanto mais fios segurarem a conta, mais tempo ela decorará a imagem. O principal é fazer isso com cuidado e quase imperceptivelmente, para que outras pessoas não vejam o enorme novelo de fios perto de cada conta de vidro.

Costura linear

A costura linear é um método de bordado mais profissional, pois possui padrões mais complexos, mas tem um visual muito mais bonito e rico. Portanto, se você quiser experimentar, existem diversas técnicas de costura linear. Vamos analisar cada uma delas com mais detalhes.

Em fileiras verticais

As fileiras verticais são uma técnica de costura única e raramente utilizada. No entanto, esse produto tem uma aparência bastante incomum e única. O objetivo é costurar não passo a passo, de acordo com o padrão, mas de cima para baixo, com um ponto contínuo. Isso é muito difícil, pois alguns padrões apresentam lacunas nas fileiras verticais e elas devem ser seguidas. Além disso, a cor e o tamanho das contas de vidro são frequentemente alterados, pois qualquer padrão muda de cima para baixo.

Bolsa Arco-Íris
Bolsa Arco-Íris

Preparação:

  • enfiar uma agulha, dar um nó;
  • enfiar a agulha na tela;
  • enfie uma conta no fio;
  • prenda o cordão.

Técnica "linhas verticais":

  • passe a agulha de baixo para cima, por baixo do cordão, deixando uma distância mínima;
  • passe a agulha novamente sob a conta de vidro;
  • puxe a próxima conta;
  • para garantir;
  • embaixo dessa conta, passe a linha na agulha novamente e repita o mesmo com a próxima conta de vidro;
  • e assim por diante até o final de toda a carreira.

Importante! Algumas pessoas usam uma técnica alternativa chamada "vertical invertida". Nela, uma fileira é bordada não de cima para baixo, mas de baixo para cima.

Em fileiras horizontais

Esta técnica também é chamada de "ponto monástico". É usada para costurar lenços, ícones, pinturas ou pequenos itens. Não há nada para aprender aqui – tudo é simples e fácil, mesmo para iniciantes. Se para as técnicas de "linhas verticais" e "vprikrip" você precisar de algumas aulas, aqui tudo é muito mais simples.

Pulseiras originais de diferentes larguras
Pulseiras originais de diferentes larguras

Técnica:

  • enfie a primeira conta (comece pelo canto superior esquerdo);
  • prenda-o (apontando a agulha para o canto inferior esquerdo);
  • a conta é fixada diagonalmente;
  • enfie a agulha novamente no canto superior esquerdo;
  • enfiar contas em um fio;
  • prenda passando a agulha pelo canto inferior esquerdo;
  • repita até o final da carreira.
Vestido folclórico com miçangas
Vestido folclórico com miçangas

Ao usar essa técnica, você notará que todas as contas serão fixadas na diagonal.

Você pode estar interessado nisto:  Aulas de Ponto Cruz: MK em bastidor para iniciantes

Técnica de perolização parcial de uma pintura

A costura parcial difere da tradicional, pois a segunda opção é um processo contínuo, com miçangas em todos os lugares, sem as quais não haveria um padrão normal. A técnica de "costura parcial" é usada em pinturas, vestidos ou ícones acabados. Ela é usada para destacar certos elementos ou partes da pintura que carregam algum tipo de desejo informativo ou são simplesmente muito apreciados pela costureira.

Lindas decorações de roupas com miçangas pastéis
Lindas decorações de roupas com miçangas pastéis

A costura parcial é um processo de bordado no qual a área de bordado pode se romper repentinamente e se deslocar para outra parte da tela. Em outras palavras, a imagem é parcialmente costurada e não precisa necessariamente ser finalizada. Pode-se dizer que essa técnica foi inventada por artesãos que não queriam terminar seu trabalho até o final vitorioso.

Como usar o diagrama

Existem vários tipos de bordado usados ​​por artesãos experientes e não tão experientes:

  • um diagrama em um pedaço de papel ou em formato eletrônico;
  • um desenho bordado em tela.
Contas em desfiles de moda
Contas em desfiles de moda

A primeira opção é usada por profissionais que conseguem calcular com precisão todas as nuances e não perder a célula necessária. Este esquema é usado para bordados em tela. Se estiver em formato eletrônico, é transferido para uma folha comum, de preferência em uma célula, como a própria tela. Então, de acordo com esse esquema, eles calculam quantas células são necessárias para cada detalhe do desenho e bordam dessa forma. É conveniente e prático.

Processo de bordado
Processo de bordado

Mas também há quem use esse esquema para uma tela comum. É mais difícil, mas quem já conseguiu não reclama.

O segundo tipo de padrão é popular entre iniciantes e amantes do bordado com miçangas. Eles compram imediatamente o tecido para bordar, que já vem com um padrão com locais marcados para as miçangas. Geralmente, são vendidos em kits de bordado. Vêm com instruções, com uma descrição detalhada da melhor técnica a ser usada para fazer o padrão. E também instruções passo a passo para a técnica em si.

Pop art com bordado de miçangas
Pop art com bordado de miçangas

Esquemas simples

Vale lembrar que você precisa começar com desenhos fáceis e simples para se acostumar com a atividade e pegar o jeito. Também é conveniente testar diferentes técnicas e costuras em telas pequenas, para escolher a mais prática para você. Isso ajudará na criação de pinturas maiores no futuro.

Diagrama simples de natureza morta
Diagrama simples de natureza morta

Lista de esquemas simples para iniciantes e amadores:

  • borboletas - você pode decorar um quarto, cobrir um travesseiro, uma bolsa;
  • anjos - podem ser pendurados acima da cama de uma criança;
  • mundo aquático - golfinhos, caranguejos, lagostins, estrelas do mar, peixes (adequados para decorar uma bolsa de praia e traje de banho);
Modelo de montanhas e mosteiro
Modelo de montanhas e mosteiro
  • bandeiras de diferentes países - esta pode ser uma ideia para criar um mapa-múndi com miçangas;
  • mundo animal - adequado para decorar um travesseiro, cobertor, colcha;
  • corações - será um ótimo presente para sua cara-metade em um aniversário ou Dia dos Namorados.
Tulipas exuberantes
Tulipas exuberantes

O bordado com miçangas é um tipo único de artesanato que pode fazer coisas comuns brilharem com novas cores. Mesmo um vestido comum e banal, graças às mãos habilidosas do mestre e ao belo material, se tornará uma obra-prima e um item caro.

Padrões de rosas para bordados com miçangas
Padrões de rosas para bordados com miçangas

Usando linha, agulha e miçangas, você pode criar ícones. Decore bolsas, almofadas, cobertores, colchas, trajes de banho, jaquetas, toalhas. Faça diversos acessórios e muito mais. Esta é uma ótima atividade que ajudará você a passar as longas noites de inverno, além de relaxar e criar beleza com suas próprias mãos. O principal é atenção, precisão, desejo e responsabilidade.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior