A capacidade de fazer bordados bonitos muitas vezes não é uma necessidade vital. No entanto, esse tipo de criatividade tem vantagens importantes. O artigo explica o que é bordado e as diversas técnicas utilizadas.
- História do bordado, significado dos ornamentos
- Bordado na Rússia
- Lista de Oriol
- Costura de Vladimir
- Ferramentas para o trabalho
- Fios para artesanato
- Artesanato com fios de fio dental
- Tipos de bordado e técnicas de sua execução
- Bordado vazado - Richelieu
- Bordado com fitas de seda
- Bordado com miçangas
- Richelieu, mas não um cardeal
- Pintura diamante
- Suave
- O que pode ser bordado: ideias e design
História do bordado, significado dos ornamentos
Se for necessário decorar algo com fios, fitas ou miçangas, esse tipo de arte é chamado de bordado. Podemos falar de roupas e utensílios domésticos. Antigamente, vários tipos de bordado eram feitos à mão. No mundo moderno, o uso de máquinas de bordar especiais para esse fim se generalizou. Elas podem executar ações de acordo com o programa. Não apenas tecido, mas também lã ou couro podem ser usados como base.

A história do bordado remonta à antiguidade. Mesmo na Idade da Pedra, as pessoas tinham um desejo natural de se destacar e atrair a atenção. A arte do bordado como a conhecemos teve origem no Oriente Antigo. O bordado já era difundido na Grécia e Roma Antigas.
Na mitologia grega, acreditava-se que o bordado com linhas havia sido inventado pela deusa Palas Atena. Na antiguidade, os segredos profissionais dessa forma de arte eram passados de mão em mão.
Com o início da era dos livros impressos, surgiram manuais nos quais era possível encontrar moldes para diversos bordados. Agora, os moldes se tornaram facilmente acessíveis.
Como em qualquer forma de arte, diversas técnicas de trabalho surgiram e se desenvolveram. Se a artesã planeja fazer bordados invisíveis, pode usar tambor, pintura, ponto cetim ou ponto cruz. Nos casos em que são utilizados padrões recortados, o uso de richelieu, vazados ou bordados a céu aberto será adequado.

Às vezes, é necessário que o bordado tenha a forma de um aplique tridimensional. Nesse caso, são utilizadas fitas, cordões ou miçangas de cores diferentes.
Importante! Vale ressaltar que diferentes tipos de bordado podem ser usados não apenas separadamente, mas também combinados entre si.
Os estilos de bordado evoluíram ao longo dos séculos. Símbolos que funcionavam como amuletos eram frequentemente usados. Acreditava-se que esses tipos de bordados com agulha em tecido ajudavam o usuário a se sentir feliz.
Existem certas regras para esse tipo de trabalho:
- Acredita-se que, nesse caso, devem se formar nódulos, pois eles impedem o fluxo de energia positiva.
- O posicionamento do bordado à mão não é crítico.
- Acredita-se que um mestre não deve criar bordados em suas próprias roupas.
- Ao criar um talismã, é recomendável usar símbolos do sol, estrelas, árvores, animais ou pássaros.
Os desenhos utilizados na criação das obras tinham diferentes propósitos. Podiam ser não apenas uma imagem simbólica, mas também um padrão abstrato. Às vezes, as artesãs criavam ilustrações que pertenciam aos tipos conhecidos na cultura.

Os ornamentos geralmente surgiam como resultado da repetição de um ou mais símbolos. Via de regra, nesses casos, não se tratava de decoração, mas sim de simbolismo sagrado.
Bordado na Rússia
Ao trabalhar com estilos individuais, nota-se a presença de certas técnicas padrão. No entanto, dependendo do local onde o bordado foi criado, ele apresenta características nacionais distintas.
Como as condições climáticas não eram favoráveis ao cultivo do algodão, os principais materiais de trabalho na Rússia eram o linho e o cânhamo, usados para criar o linho. Além disso, o fio de lã era usado ativamente.

A maioria dos bordados era dominada por vários tons de vermelho, e qualquer um podia ser usado – do mirtilo ao laranja. Junto com isso, fios azuis, verdes ou amarelos também se espalharam. O preto era usado muito raramente. Às vezes, era encontrado em bordados populares nas regiões de Tambov e Voronezh.
Para a sua informação! As imagens mais comuns usadas nas obras são desenhos de uma árvore, um cavalo e um pássaro.
Muitas vezes, a árvore se tornava o centro da composição, para a qual se voltavam árvores, pássaros ou cavaleiros. Gradualmente, temas que incluíam representações realistas de flores começaram a se espalhar. Um dos elementos mais populares do bordado era a imagem de uma tulipa.
Junto com os tipos comuns de bordado, o bordado dourado se difundiu no século X. Esses padrões, em particular, eram usados ativamente para decorar itens da igreja.

Inicialmente, essa arte se desenvolveu em um ambiente monástico, onde temas religiosos eram utilizados. Paralelamente, passou a ser praticada em um ambiente camponês. A partir do século XVIII, motivos ocidentais começaram a aparecer nessa área.
Existem vários tipos diferentes de bordado nacional russo. Muitas vezes, eles se originaram em uma área geográfica específica e depois se espalharam por toda a Rússia. Abaixo, alguns exemplos dessas escolas.
Lista de Oriol
O surgimento deste estilo é atribuído a tempos lendários. Acredita-se que este bordado tenha surgido graças às tribos Vyatichi, que habitavam o território da região de Oryol na antiguidade.
No início do século XIX, etnógrafos descobriram bordados no estilo Orlov em várias aldeias desta área.
Os trabalhos das artesãs eram caracterizados por imagens de pássaros e losangos, representados com bordas longas. Símbolos pagãos eram usados na criação dos bordados, que supostamente davam força a quem os usava. Tais obras de arte podem ser consideradas amuletos.
As seguintes características são características dos bordados Orlov:
- Ao projetar os desenhos, isso é feito de forma que um flua suavemente para o outro.
- Os padrões utilizam um grande número de imagens diferentes. O resultado é um design complexo que permite diversas interpretações.
- As cores primárias são vermelho e azul.
Para criar padrões, as artesãs usam o ponto tambor ou ponto haste.
Costura de Vladimir
Este método de processamento é uma costura decorativa unilateral. É um tipo de ponto cetim. Durante o processo de trabalho no molde, o contorno externo não deve ser costurado.
Linhas pretas, azuis e vermelhas são usadas para criar as imagens. Os pontos são feitos de forma que fiquem alinhados, mas a uma pequena distância um do outro.
Ferramentas para o trabalho
Para começar a trabalhar, é necessário preparar ferramentas adequadas. Ao escolher uma agulha, é preciso considerar se ela pode ter ponta afiada ou romba. No primeiro caso, são usadas para bordar em tecidos grossos ou couro. No segundo caso, podem ser usadas agulhas de lâmina, que são mais fáceis de perfurar em couro grosso durante o trabalho.

Agulhas sem ponta são convenientes para trabalhar com tecidos de trama uniforme ou bordar em tela. Não há necessidade de furar o tecido. Isso é conveniente para iniciantes.

Um tecido especial é frequentemente usado como base para bordados: linho feito de fios torcidos ou malha de algodão. Esse material é chamado de tela e pode ser usado como estêncil para bordados. Para bordar em um determinado tecido, você precisa saber seu número. Ele caracteriza o número de furos que caem em uma polegada. Para descobrir quantos há em um centímetro, faça o seguinte cálculo. Divida o número por 25 e multiplique por 10. O resultado será o número de furos ao longo de um centímetro. Você pode bordar em tela de várias maneiras, por exemplo, com um garus.

Um passe-partout é um bastidor com um grande furo no meio. O tecido sobre o qual o bordado é feito é esticado. Este dispositivo é feito de papelão. Existe uma ferramenta semelhante, o bastidor, que geralmente é usado para bordados. Geralmente, trata-se de um bastidor redondo de madeira para esticar o tecido. É conveniente usá-lo para bordar com bastidor.
Ao trabalhar, é conveniente usar um molde de bordado. É um desenho dividido em pequenos quadrados. Às vezes, é feito diretamente na tela.
Você também precisará de um dedal, alfinetes e tesouras para este trabalho.
Fios para artesanato
Ao bordar com linhas em tecido, são utilizados diferentes tipos de linhas:
- A cor mesclada é a mesma em toda a peça. No entanto, diferentes tons se fundem.

- Existem fios metalizados. Os finos de ouro ou prata são chamados de gimp. São feitos em forma de espiral. Recentemente, fios de alumínio têm sido usados (por exemplo, lurex). O uso desse material no ponto cruz confere ao trabalho uma beleza especial.
O bordado utiliza vários tipos de fios feitos de materiais naturais ou artificiais.

Artesanato com fios de fio dental
Esses fios foram inventados no final do século XVIII. O francês Dolphus tratava o algodão com álcali. Como resultado, obtinha fios leves, sedosos e levemente brilhantes. Sua principal característica é o tingimento de alta qualidade. Ao comprar fio dental para costura, você pode observar que os fios não são torcidos e são facilmente separados longitudinalmente em fios mais finos.

Hoje em dia, os fios são feitos de diversos materiais, naturais ou artificiais. Cada fabricante possui uma cartela de cores que permite escolher o tom desejado entre dezenas de opções possíveis.

Essas linhas são usadas para ponto cruz em telas. Lindos trabalhos são obtidos com fio dental para ponto cetim.
Tipos de bordado e técnicas de sua execução
Existem muitas técnicas e métodos para criar bordados. Diferentes técnicas podem ser usadas separadamente ou em combinação. Abaixo estão algumas das técnicas mais populares.

Bordado vazado - Richelieu
Este estilo de bordado tem origem no século XIV, durante o Renascimento. Surgiu originalmente na Itália. Caracteriza-se pelo uso de bordado vazado em contorno livre. Neste caso, os elementos do padrão devem ser conectados por meio de ponteiras.

Inicialmente, apenas pessoas ricas podiam usar esses tecidos. Sabe-se que o Cardeal Richelieu adorava usar roupas com tais decorações.
Bordado com fitas de seda
Esse tipo de decoração atingiu seu auge no final do século XIX. Esse tipo de bordado é uma forma de criar padrões tridimensionais em chapéus, roupas e utensílios domésticos.
A técnica de trabalho não é particularmente difícil, mas utiliza 15 tipos de pontos. Na maioria dos casos, bordados com motivos florais são criados dessa maneira. Esses padrões parecem solenes e elegantes.
Bordado com miçangas
O uso de miçangas no bordado é uma forma ancestral de artesanato. As razões para a crescente popularidade deste tipo de arte são: disponibilidade de material, facilidade de trabalho e resultados espetaculares.
Esta técnica serve para bordar carteiras, sapatos, bolsas, roupas, cortinas e itens de decoração. Utilizam-se os seguintes pontos: haste, linha, arco e mosteiro.
Richelieu, mas não um cardeal
Esta técnica de bordado é usada para fazer bordados vazados. Sua peculiaridade é que o tecido é recortado ao redor dos padrões de ponto cetim. Como resultado dessas ações, o tecido se torna vazado.
Pintura diamante
Esta técnica de bordado não utiliza linhas ou agulhas. Strass acrílicos são usados como material para a imagem. Uma tela especial é usada como base para o desenho, sobre o qual a imagem é feita. Utiliza-se pinça para o trabalho, e os strass são fixados com um aplicador. Uma camada adesiva é aplicada previamente à base. Agulhas não são necessárias aqui. O desenho é feito usando um esquema pré-preparado.
Para fazer o trabalho, você precisará de precisão e paciência. Não é necessário treinamento profissional. Saber quais são os tipos de bordado disponíveis ajudará você a dominar técnicas profissionais mais rapidamente.
Suave
Nesta técnica, os pontos são colocados paralelos entre si, a uma distância mínima. Nesse caso, um ou outro detalhe da imagem é preenchido. Qualquer tecido com superfície sólida pode ser usado como base.

Existem dois tipos de bordado em roupas com ponto cetim à mão: unilateral e bilateral. Neste último caso, um belo padrão pode ser visto tanto na frente quanto no verso. Além disso, ele se divide em contado, livre, convexo, plano e recortado.
Se for feito ponto cetim com sobreposição, o detalhe do padrão a ser costurado é processado com linhas grossas. Eles devem ser posicionados perpendicularmente aos pontos futuros. Em seguida, o ponto cetim é costurado por cima. O resultado é uma bela figura com volume.
Para a sua informação! Este método de bordado é frequentemente usado para representar flores, caules e folhas.
O que pode ser bordado: ideias e design
Bordados bem feitos ajudam a decorar roupas, sapatos, acessórios, utensílios domésticos e brinquedos. A variedade de técnicas e designs existentes ajudará a encontrar uma solução que ajude a decorar a vida. É impossível saber tudo sobre bordado, mas é perfeitamente possível se tornar um mestre em sua arte. Abaixo estão apenas alguns exemplos, mas, na verdade, as possibilidades de uso do bordado são quase ilimitadas e é impossível listá-las todas.
Isso permite que você faça lindas lembrancinhas ou decorações para árvores de Natal.

Às vezes, o bordado é usado para decorar bolsas, carteiras e outros acessórios.

Um design elegante decorando roupas fica lindo.

Às vezes, sapatos bordados ficam lindos.

O bordado é uma forma de arte acessível a muitos. Existe uma oportunidade real de criar bordados que decoram a vida e, em alguns casos, surpreendem os observadores com sua beleza. Uma grande variedade de ferramentas e materiais disponíveis permite que você dê os primeiros passos neste tipo de artesanato e, em seguida, comece a aprimorá-lo.




