Os motivos florais fazem parte da cultura do bordado há algum tempo. Eles simbolizam prosperidade, felicidade e amor. Este artigo discute como bordar flores em tela e o que é necessário para isso.
- Ponto cruz: técnica de execução
- Dispositivo para trabalho
- Selecionando o tecido para a base
- Tela
- Materiais mistos
- Como criar um padrão de ponto cruz a partir de uma imagem
- Vários padrões de ponto cruz de flores
- Sonata de Petersburgo
- Ervilha-de-cheiro
- Rosa rosa
- "Buquê. Ásteres e sinos"
- Rosas vintage
- Papoulas em preto
- Camomila
- Flores selvagens
- Flocos de neve em ponto cruz
- Botão de rosa no coração
- Buquê de rosas e lírios do vale
- Peônias exuberantes
- Bordado em ponto cetim de flor de íris
Ponto cruz: técnica de execução
Existem três técnicas principais de ponto cruz: bordado clássico, bordado dinamarquês e diagonal. Cada método tem suas próprias nuances, por isso, antes de começar, é aconselhável assistir a algumas masterclasses sobre pontos.

Dispositivo para trabalho
As agulhas para trabalho podem ser divididas em dois tipos: com ponta afiada e sem ponta. Ao trabalhar em materiais densos, como ponto cetim, são utilizadas agulhas afiadas.
Agulhas sem ponta são usadas em pontos cruz e em bordados em geral. O tecido para esse tipo de bordado possui uma linha esparsa em sua estrutura, de modo que a ponta sem ponta atravessa facilmente as células da tela sem cortar os fios. Outra característica importante das agulhas de bordado é o olho grande, que facilita muito o trabalho de enfiar a linha.

Você também precisará de um rolo têxtil afiado e uma tesoura pequena de manicure.
Atenção! Para trabalhar, você precisará de um lápis ou giz de tecido. Você também pode comprar um marcador permanente, que não deixa marcas.
Um organizador será útil para guardar as linhas enquanto trabalha e para ter todas as ferramentas à mão. O fio é retirado da embalagem e inserido na agulha, um a um, e depois colocado com as linhas em uma célula quadrada especial no organizador, onde o número do fio é indicado.
Você também pode comprar kits de bordado prontos, com uma tela com um padrão dentro e uma miniatura da imagem proposta na caixa. Esses kits são divididos por níveis, do iniciante ao profissional.
Selecionando o tecido para a base
Apresentamos a seguir os principais tipos de materiais para ponto cruz.
Tela
Este tecido será uma base prática e econômica para ponto cruz.

A trama rara produz células uniformes, bastante confortáveis para trabalhar durante a costura. Existem também muitos tipos de tela Aida (um dos materiais mais comuns):
- Nº 7 - ideal para iniciantes e crianças que sonham em aprender a bordar. As células têm furos grandes, facilitando a inserção da agulha. Os alfaiates recomendam tentar trabalhar com este número primeiro;
- Nº 11 - usado para bordar guardanapos, lençóis, cobertores e outros detalhes bonitos do interior da casa. Portanto, se você precisa decorar roupas de cama, precisa escolher este tipo;
- Nº 14 — será um dos tipos mais populares de base para bordado. Para o trabalho, compre fio dental e agulhas nº 24. Nesse tipo de tela, a entretela fica ótima, diluída em água e dando ao trabalho final um tom vibrante.

Materiais mistos
Esses tecidos serão muito mais baratos do que os tipos puros. Entre eles estão:
- Floba é uma combinação de viscose e algodão, produzida em apenas uma cor. O tom irregular do tecido cria um visual original. Floba é um ótimo material para bordar toalhas de mesa, almofadas e diversos itens de guarda-roupa. É perfeita para costureiras iniciantes;
- O Quaker 28 é uma mistura de algodão e linho. É frequentemente usado por ter mais de 100 cores na paleta.
Como criar um padrão de ponto cruz a partir de uma imagem
Você pode encontrar vários sites que ajudam a criar um padrão de bordado a partir de fotos ou imagens. O que você precisa fazer para isso:
- Escolha uma foto. Metade do sucesso depende de uma foto bem escolhida. Uma boa foto para criar um esquema deve ser tirada em um local claro, mas sem ser superexposta pelo sol. Não deve haver reflexos ou pontos escuros. Se você não precisa de uma foto, mas de uma imagem da internet, precisa escolher cores o mais contrastantes possível.
- A imagem ou foto precisa ser processada. Isso ocorre porque, ao ser carregada no programa, a imagem é compactada, perde qualidade e destaca todas as falhas. O processamento pode ser feito em qualquer editor de fotos.

Os erros mais comuns ao escolher uma foto/imagem para um diagrama:
- sorriso sem clarear (no diagrama ficará ainda mais escuro);
- efeito de olhos vermelhos;
- metade da pintura ou foto é escura;
- brilho no rosto causado pelo sol;
- cor de pele laranja ou cinza (é preciso ajustar o contraste da foto).
Gráficos de ponto cruz com indicação de cores podem ser encontrados em vários sites dedicados ao artesanato.

Vários padrões de ponto cruz de flores
Atenção! Os motivos florais sempre foram os mais populares. Ficam igualmente bem em roupas e roupas íntimas.
Abaixo está uma descrição de como bordar uma flor em tela.
Sonata de Petersburgo
A Sonata de Petersburgo é perfeita para os verdadeiros amantes do ponto cruz. Um trabalho muito pesado, com uma grande abundância de cores de fio, mais de 50, é feito sobre uma fina base Aida nº 18 com pontos cruz completos em um único fio. O trabalho parece não ter sido bordado, mas sim pintado com tintas. Se você o colocar sob a luz do sol, ele brilhará com uma abundância de cores.
Ervilha-de-cheiro
O trabalho é feito principalmente em tons de roxo e verde. A Figura 5 mostra um padrão para bordado de ervilhas-de-cheiro. Esta imagem fica melhor no quarto.

Rosa rosa
Antes de tentar fazer rosas em tela, você precisa bordar peças menos complexas, como pétalas ou galhos. Para obter uma excelente imagem em tecido, você precisa escolher cuidadosamente o fio que será escarlate como as rosas.
Para facilitar o processo, você pode desenhar uma grade de 10x10 no tecido com um marcador retrátil e esticá-la sobre o bastidor. Você pode começar a trabalhar a partir de uma extremidade conveniente do molde e, ao final do bordado, fazer um contorno para todo o desenho. Assim, ele ficará mais brilhante e visualmente maior.

"Buquê. Ásteres e sinos"
Fazer buquês será difícil para costureiras iniciantes. Esse trabalho levará bastante tempo e exigirá concentração, pois será difícil desfazê-lo posteriormente. Tons mais delicados e neutros prevalecem no trabalho. Como base, você pode usar a tela nº 11 na cor azul.
Rosas vintage
Rosas antigas são geralmente usadas para decorar travesseiros, cobertores, toalhas e outros utensílios domésticos. Tal produto será um ótimo presente para a mãe ou avó. É bastante difícil escolher a cor do fio dental aqui. Uma combinação de cores como branco, rosa e amarelo é usada. Para dar à pintura um aspecto antigo, é necessário usar tecido de algodão. Ao final do trabalho, recomenda-se colocar a pintura sob um vidro e emoldurar.
Papoulas em preto
As papoulas são há muito tempo consideradas um símbolo de paixão, amor, riqueza e filhos. Muitas artesãs costumam bordar papoulas em leques, criando uma espécie de amuleto. O método de bordado dinamarquês é perfeito para esse tipo de pintura. A tela deve ser preta e as papoulas, de um vermelho vivo, para transmitir a riqueza da pintura.

Camomila
Margaridas são a opção mais fácil para bordar flores, para as quais não é necessário usar moldes. Mas as artesãs recomendam que, por mais complexo que seja o desenho, você sempre tenha um esboço dele.
Quadros compostos por várias obras em molduras de tamanhos diferentes ficam muito bons; agrupando-os na parede em uma moldura comum, você pode obter um buquê de flores.

Margaridas podem ser complementadas com lindos fios dourados ou insetos. Uma imagem como essa ficará ótima no quarto de uma criança.
Flores selvagens
Assim como as margaridas, as flores silvestres podem ser feitas individualmente ou reunidas em um vaso. Embora simples, essas flores ficam muito impressionantes em bordados. Principalmente se você fizer uma variedade de margaridas, sinos e galhos secos de plantas. O fundo pode ser azul-celeste, para que você tenha uma imagem completa da natureza.
Flocos de neve em ponto cruz
Ficará muito bonito se a imagem for monocromática, e seus detalhes puderem ser destacados em branco ou azul. Essa técnica é frequentemente usada por diferentes artistas. No bordado, o destaque pode ser dado às pétalas do floco de neve.
Botão de rosa no coração
Uma pessoa que está começando a dominar a técnica do ponto cruz pode facilmente fazer uma rosa dessas. Será suficiente bordar três botões em forma de coração.
Opções de esquema básico para iniciantes:
- Flores do tipo búlgaro. Os padrões dessas rosas são bem simples, principalmente bordados com fio rosa;
- rosas velhas - a pintura usa mais cores verde e vermelho;
- Os padrões de rosas de chá são ótimos para iniciantes em bordado e podem ser feitos para roupas ou toalhas.
Buquê de rosas e lírios do vale
Muitas vezes, essa combinação pode ser vista em buquês de noiva. Rosas brancas com lírios-do-vale podem ser facilmente bordadas por um iniciante. Para artesãos experientes, botões vermelhos podem ser usados para criar uma imagem rica. É aconselhável bordar com a técnica de ponto cetim.

Peônias exuberantes
As peônias sempre foram as preferidas dos bordados. Essas flores são muito fáceis de fazer, mas, ao mesmo tempo, encantam os olhos por muito tempo. Na maioria das vezes, as peônias são rosa ou vermelhas, então, se você colocar o quadro em um ambiente bem iluminado, ele brilhará lindamente ao sol.
Bordado em ponto cetim de flor de íris
Trabalho passo a passo:

- O trabalho começa com um fio roxo. Este será o contorno das pétalas da íris;
- Costureiras iniciantes costumam dar um nó na ponta do fio, mas você não precisa fazer isso. Após fazer o primeiro furo na tela, puxe cuidadosamente o fio para fora, formando uma pequena cauda. Segure-o com o dedo durante todo o trabalho. Depois de alguns pontos, ele se fixará sozinho;
- As íris devem ser bordadas com ponto cetim simples. Este é um método em que ambos os lados do tecido são iguais;
- Os pontos precisam ser feitos um pouco maiores que o contorno do molde. Isso ajudará a esconder a faixa da borda;
- A agulha é puxada de dentro para a frente, atrás do contorno do molde, e a linha é removida. Agora, a agulha deve ser inserida novamente, mas no lado oposto da linha da flor;
- Os pontos devem ser feitos em um determinado ângulo, mas estritamente paralelos. Não deve haver lacunas ou espaços. As bordas devem ser uniformes;
- Entre os fios roxos, faça pequenos espaços. Em seguida, costure-os com linha clara. Isso tornará a imagem mais realista. Depois de bordar as linhas do padrão com linhas escuras, você pode fazer o centro das pétalas com linha roxa clara. Use o mesmo tom para preencher os espaços entre as costuras escuras. Continue fazendo as pétalas de íris desta forma;
- o centro da flor é feito com fios amarelos;
- Por fim, você pode bordar a parte superior. As lapelas, as nervuras e as linhas do padrão são bordadas com fio roxo escuro. O centro dos elementos é preenchido com fios roxo claro;
- Por fim, você pode decorar a pintura com uma fita de cetim.

Flores bordadas são bastante simples e interessantes de fazer. Esses motivos podem ser usados não apenas em telas, mas também em roupas. As imagens ficam realmente vibrantes e vibrantes. O principal é escolher a cor certa das linhas para bordar.




