O nó francês é uma técnica linda para criar qualquer tipo de bordado e decorar roupas. Como bordar com nós, o que é, quais tecidos e linhas são necessários para isso, quais são os padrões? Mais sobre isso e muito mais abaixo.
Nó francês em bordado
O bordado de nós, ou frouzelki, surgiu no início da Grande Rota da Seda. Contrariando as leis da lógica, essa técnica foi inventada pelos chineses e usada pela primeira vez em roupas e pinturas pelos franceses. Devido à sua introdução ativa na indústria têxtil, o nome permaneceu com os franceses.

Fruzelki são comuns quando se trata de criar batik a partir de telas ou de uma imagem inteira usando fios de algodão. Para dominar a técnica europeia, não é necessário estudar muito e passar em provas. Tudo o que é necessário é agulha e linha, além de batik ou algum tecido esticado em um bastidor para maior praticidade. Vale ressaltar que, graças a uma técnica tão incomum, são obtidos produtos volumosos e realistas, além de bordados em ponto cruz e fita. Basta fazer uma busca em um mecanismo de busca e conferir.

Como executar
Não é difícil fazer um nó francês em bordado rococó. Basta estudar o esquema passo a passo abaixo. Para isso, você precisa pegar uma agulha, enfiá-la e torcê-la ao longo de todo o comprimento da agulha. Em seguida, você precisa enfiar a agulha no espaço formado entre os elementos torcidos e fixar o resultado no tecido do bastidor de plástico.
Existem modelos à venda que fornecem um diagrama passo a passo de como fazer um nó francês em um bordado específico. Muitas vezes, há instruções passo a passo para criar uma fruzolka volumétrica. Por exemplo, esses diagramas são fornecidos em kits de bordado de rosas.
Observe! Se o produto for criado sem um conjunto, é necessário selecionar agulhas e linhas com o máximo de cuidado possível, com base na densidade do material, tipo de tecido, design e outros critérios.

Pequenas características
Muitas costureiras recomendam dividir o padrão pretendido em 5 a 10 partes e bordá-las uma a uma. Elas não recomendam fazer um padrão em uma cor primeiro e depois mudar repentinamente para a segunda. Como resultado, pode acontecer de o padrão não ficar perfeito enquanto você borda. Tudo deve ser feito gradualmente. É melhor começar do canto superior ou inferior extremo e passar para o canto oposto. Em seguida, repita o mesmo processo com a outra fileira. Faça isso até que o padrão esteja completamente bordado.
Alguns aconselham parar em detalhes específicos e depois passar para outros. Por exemplo, se o quadro for bordado com uma árvore, um pôr do sol e rosas, primeiro você precisa terminar a árvore, depois passar para o fundo e, por fim, para as rosas. Além disso, dessa forma, o equilíbrio de cores será mantido e uma série de erros irreparáveis não ocorrerão. É melhor adicionar acessórios não incluídos no conjunto no final. Assim, ficará claro se são necessários ou não.

Materiais
Os fios e o tecido para fazer os nós não são particularmente importantes. Essa técnica fica linda em cetim ou organza usando fios comuns e fica interessante em tecido de algodão com fio dental.
Observe! Vale ressaltar que a segunda opção é preferível para obter o mesmo efeito de alívio.

Padrões de bordado de nó francês
Atualmente, você encontra muitas opções de padrões de bordado com mitra na internet. Você pode tentar criá-los usando seus próprios esboços. Basta desenhar o esboço desejado com um lápis sobre batik ou tecido com bastidor e costurar tudo ao longo do contorno. É melhor começar de baixo para cima e não mudar a direção.

Dente-de-leão
Até uma criança pode bordar um dente-de-leão com um nó. Tudo o que você precisa é fazer um esboço interessante ou pegar emprestado o que vem com um conjunto pronto. Vale ressaltar que, como um dente-de-leão pode ser representado de diferentes maneiras, é melhor para um iniciante optar pela opção com o mínimo de detalhes possível. Depois, resta apenas finalizar a costura da perna e das folhas da composição usando a técnica usual, como mostrado na imagem abaixo.

Cordeiro
A ovelha é a figura mais adequada para experimentar o fruzelki. Para torná-lo mais fofo, você deve escolher os fios de lã grossos apropriados e uma agulha média. Para um efeito mais interessante, você pode fazer mais algumas camadas sobre as já criadas.
Observe! Para tornar o resultado ainda mais inusitado, os nós resultantes podem ser abaixados.

Baga
Fazer uma baga com frutas vermelhas ou um arbusto inteiro de frutas vermelhas é uma ótima ideia. Tudo o que você precisa fazer é escolher um padrão adequado e costurar várias camadas de nós. Depois, se desejar, você pode fazer flores silvestres ou adicionar folhas usando a técnica de bordado liso. Depois, você pode colar insetos feitos à mão com material têxtil. Vale ressaltar que as melhores frutas vermelhas nessa técnica são framboesas e morangos.

Coruja
A coruja é uma das aves raramente criadas com a técnica fruzel. No entanto, é possível fazê-la usando um esquema de cores. Basta bordar em duas camadas e fixar o resultado costurando as bordas da ave. Isso ajudará a criar uma silhueta e a distinguir o corpo da ave da cabeça.

Passarinho
Você pode fazer qualquer pássaro que quiser com a ajuda do fruzelki. Pode ser um simples corvo ou um chapim. Via de regra, pássaros não são feitos usando essa técnica, mas todos têm a oportunidade de tentar criá-la.

Ramalhete
Fazer um buquê com nós franceses é uma ideia maravilhosa. Lilases ou mimosas, ou seja, aquelas flores que crescem em inflorescências, ficam especialmente bonitas.

Rosa
A rosa fica elegante em qualquer técnica e serve como decoração para qualquer roupa ou painel. Você pode criar bordados com ela fazendo torções de fruzols ou novelos longos. Tudo isso mostrado na imagem abaixo.

Gatos engraçados
Gatos são um ótimo tema para qualquer bordado, mesmo com fruzels. Você pode fazê-los com base em opções prontas ou experimentar algo novo. Nesse caso, os gatos podem ser criados com fruzels comuns ou novelos longos, como no caso das rosas. Atualmente, existem muitas técnicas que permitem criar pelos ou caudas de gatos em diferentes estilos.

Lilás
Lilás é a melhor coisa que pode ser feita com fruzels. Tudo o que você precisa é costurar o esboço da inflorescência uma vez ou bordar em camadas. Hoje em dia, modelos em que o lilás é feito com três e quatro camadas de fruzels são populares.

Noivado
Noivado é um tema incomum para bordado com fruzelka. Primeiro, você precisa escolher um tema adequado e, em seguida, bordar seletivamente ou completamente todos os elementos usando esta técnica.

Nuances de trabalhar em diferentes tecidos
Existem muitos padrões e kits que oferecem explicações claras sobre como bordar um nó francês. Na ausência deles e agindo de acordo com suas próprias ideias, você pode se inspirar e fazer tudo corretamente assistindo a aulas de treinamento especiais. Você pode bordar em diferentes estilos. Existem pontos regulares e pontos que lembram um floco de neve ou uma abertura de janela. A técnica para executar cada um é sempre simples e clara. Tanto adultos quanto crianças podem fazer.
Observe! O mais importante no bordado é fixar com segurança o desenho criado com um ponto duplo no verso. Esta é a única maneira de garantir que a criação não seja estragada por um pequeno erro.
Em geral, não é difícil fazer um nó francês usando as instruções de bordado existentes. Basta segui-las à risca ou usar as master classes correspondentes. Atualmente, conjuntos completos com instruções de bordado anexadas estão à venda, para que qualquer pessoa, até mesmo uma criança, possa dominar a técnica de bordado.




