Interessante sobre bordado à máquina em diferentes tecidos

Qualquer bordado exige muito trabalho e dedicação. Mas os resultados podem ser incríveis: você pode decorar suas coisas ou criar belas imagens com essa técnica. Será difícil para costureiras iniciantes, mas vale a pena. Este artigo explica como o bordado em tecido é feito e quais conhecimentos são necessários para isso.

O que pode ser bordado em tecido

Geralmente, várias imagens de vida selvagem, animais e flores são bordadas em tecido. Você pode decorar itens do seu guarda-roupa, mochilas e bolsas com bordados, ou criar uma imagem personalizada em uma almofada ou cobertor. Também é usado para diversos artesanatos, como, por exemplo, fazer o rosto de um gato de brinquedo ou de outro animal dessa forma. Algumas costureiras fazem pinturas grandes e as colocam em uma moldura, sob um vidro, e as penduram na parede, o que fica muito original.

Decoração de almofadas
Decoração de almofadas

Você pode fazer guardanapos quentes ou pegadores de panela você mesmo. O principal é soltar a imaginação, e há muitas opções para fazê-los. Se tiver dificuldade para escolher, você pode procurar vários artesanatos na internet e entender por si mesmo o que precisa.

Processo de trabalho
Processo de trabalho

Bordado à mão em tecido

Primeiro, você precisa escolher o material. É preciso pensar com muito cuidado sobre qual tecido usar. Se você está aprendendo a bordar, o algodão funcionará bem. Antes de começar, você precisa considerar as seguintes nuances:

  • O tecido deve ser escolhido de forma que combine com o item que será decorado;
  • O material deve ser bem denso, principalmente se você pretende costurar botões ou enfeites.
Fios de seda
Fios de seda

Em seguida, você precisa selecionar as linhas. Se o trabalho for complexo, você precisará de linhas de seda para bordar, não de fio dental comum. Linhas de baixa qualidade podem soltar fios. Mas para costureiras iniciantes, linhas comuns servem.

Atenção! Quanto mais complexo for o desenho escolhido, mais fina deve ser a linha. Para desenhos grandes, são necessárias linhas grossas.

Quase todas as linhas de bordado são semelhantes, apenas algumas são foscas e outras brilhantes. Não é necessário comprar linhas de costura à máquina.

Selecionando uma agulha. Uma agulha clássica é adequada para iniciantes. Para bordados em tela, uma agulha de tamanho 12 a 18 será suficiente. As agulhas podem ser pontiagudas ou sem ponta. Para iniciantes, uma agulha com ponta pontiaguda é necessária.

Você pode estar interessado nisto:  MK sobre bordado em malha de tecido para vestidos de noiva
Fazendo uma toalha de mesa
Fazendo uma toalha de mesa

Reúna materiais adicionais. Basicamente, você precisa de um bastidor, de acordo com o tamanho do artesanato. Escolha a opção de transferir o molde para o tecido. Além disso, para iniciantes, é melhor comprar dedais.

Bordados de nomes em tecidos e emblemas são muito populares.

Transferindo um molde para o tecido

Transferir um desenho para um material usando papel carbono é o método mais fácil e popular, usado por todas as avós. O papel carbono é vendido tanto na cor preta quanto na colorida — este ponto deve ser lembrado, dependendo do tecido adquirido.

O método é prático porque não requer nenhum tipo de sofisticação especial; o papel pode ser comprado em qualquer papelaria. No entanto, é necessário usar papel carbono de alta qualidade para evitar problemas posteriores.

Transferência de padrões
Transferência de padrões

Usando uma janela

Este método divide o primeiro lugar com o papel em termos de prevalência, pois é igualmente fácil de executar, mas só pode ser usado à luz do dia.

Marcador e ferro de passar. O princípio de funcionamento é simples: primeiro, usando um marcador, você precisa transferir o padrão espelhado para o papel vegetal, depois colocá-lo sobre o material e passá-lo a vapor.

Início do bordado

O bordado de um desenho em tecido começa com a transferência do molde, de qualquer forma conveniente. É necessário trabalhar com cuidado para que o desenho seja transferido com clareza e o tecido não fique sujo com marcas desnecessárias. Se o desenho for pequeno, o material é esticado diretamente no bastidor.

Tipos de costuras
Tipos de costuras

Para prender a linha, faça alguns pontos usando a técnica de agulha para frente e, em seguida, comece a fazer pontos retos usando o ponto cetim, deixando a ponta da linha escondida dentro do produto.

O trabalho é feito usando a técnica de ponto cetim plano: um ponto é feito com uma linha em toda a largura do padrão, paralelamente um ao outro, sem deixar espaços entre eles. A direção do bordado é escolhida de acordo com o próprio padrão.

Para criar um degradê de cores, você precisa especificar a localização dos materiais e as tonalidades — a técnica utilizada é o ponto cetim tonal. Cada fileira de tonalidades é bordada com pontos curtos e longos alternados.

Decoração de roupas
Decoração de roupas

Se precisar bordar um padrão mais volumoso, é melhor usar a técnica de ponto cetim com sobreposição. Primeiro, uma camada de ponto cetim clássico é bordada em ordem e, em seguida, coberta com outra camada.

Pontos de bordado

O ponto corrido é fácil de fazer. Quando finalizado, o ponto fica igual em ambos os lados do material. É usado para bordar contornos e linhas nítidas de um padrão, por exemplo, ao bordar com ponto cetim ou ponto cruz, desenhos em camisas e carteiras.

Você pode estar interessado nisto:  Características do bordado de ícones e imagens com pedras

Pesponto

Também chamado de ponto corrido, é bem simples de fazer e os pontos também precisam ser costurados da direita para a esquerda. O "jogo das costas" é muito semelhante ao ponto feito na máquina de costura.

Trabalhando com ponto corrente
Trabalhando com ponto corrente

Ponto corrente clássico

Este é um ponto feito com uma agulha de crochê com ponta pontiaguda ou uma agulha sobre um molde pronto em chita, algodão, seda ou outro material. O ponto é feito principalmente com fios de seda.

Ponto corrente em zigue-zague

Este ponto pode ser feito em zigue-zague. Para este ponto, a agulha com a linha para o próximo ponto da carreira é inserida no tecido não estritamente para baixo na vertical, mas em ângulos em diferentes direções. A pessoa escolhe o ângulo.

Laço com fixação

Esta opção será uma variação do ponto corrente. A principal diferença é que, ao fazer uma laçada, a agulha não é inserida no mesmo furo de onde saiu no início.

Trabalhar em um quadro
Trabalhar em um quadro

Conclusão do trabalho

Após o término da lavagem, o produto precisa ser lavado. Recomenda-se lavá-lo à mão, sem usar detergentes agressivos.

Se os fios começarem a cair durante a lavagem, é melhor transferir o produto para água fria. Torça bem e use uma toalha. Seque melhor em temperatura ambiente.

Quando o produto estiver seco, deve ser bem passado com gaze. A vaporização só é permitida pelo avesso. Ao final, quando o produto estiver limpo e seco, pode ser inserido em uma moldura de madeira.

Trabalho de máquina
Trabalho de máquina

O surgimento do bordado computadorizado

A produção do bordado em tecido é realizada por dispositivos automatizados especiais, cuja produtividade ocorre de acordo com uma fórmula especificada pelo designer, por isso é chamada de Computador.

Em 1829, o renomado cientista francês Joshua Heilmann criou a primeira máquina de ponto cetim portátil. Ele também era fabricante de máquinas de fiar.

O princípio de fabricação é semelhante ao do bordado manual. O dispositivo consiste em uma moldura com material esticado sobre ela. A moldura é pendurada verticalmente para que possa se mover facilmente tanto na horizontal quanto na vertical.

O movimento é feito por meio de algumas alavancas, semelhantes a um pantógrafo, cuja manivela o mestre movimenta ao longo de um padrão colocado próximo ao aparelho.

Você pode estar interessado nisto:  Revisão de lindos padrões e enfeites para ponto cruz
Criador do dispositivo
Criador do dispositivo

Bordado à máquina em tecido

Existem várias maneiras de aplicar um padrão a um material, mas a mais conveniente delas é o bordado com linhas em tecido, e há muitas razões para isso. O bordado é o método de aplicação mais popular, apesar da presença de impressão térmica e outros recursos. O bordado à máquina permite a produção de um grande número de produtos em um curto espaço de tempo.

Criando um estêncil

Existe um editor gráfico especial. Com ele, vários retratos ou padrões são desenhados no produto. Por uma taxa adicional, o mestre poderá desenhar um esboço que não será reproduzido por ninguém.

Processo de bordado à máquina

Primeiro, você precisa carregar o desenho a ser feito na máquina. Depois, você precisa fixar o material em armações especiais, chamadas de bastidores. A máquina pode fazer desenhos de diferentes tamanhos.

Como é a aparência do logotipo no produto?
Como é a aparência do logotipo no produto?

A máquina liga e o processo de trabalho tem início. Para isso, um mecanismo especial movimenta o bastidor, movendo a ponta do material necessário para o bordado sob as agulhas. Após terminar o trabalho, você precisa remover o bastidor e cortar os broches no lado oposto do produto. Nas máquinas modernas, existe um mecanismo que corta automaticamente.

Preço do bordado computadorizado

Em julho de 2019, o preço dos serviços de bordado à máquina variava de 200 a 1.000 rublos, para um produto de 20x20 cm. Tudo depende do número de unidades e do padrão. Por exemplo, bordar um logotipo em tecido é mais caro do que um padrão tradicional, pois é utilizado um tecido mais denso, como mescla ou Oxford. O logotipo é aplicado na roupa por mais tempo do que o bordado tradicional. Mas é necessário escolher artesãos de confiança, pois a cooperação com empresas de baixa qualidade que utilizam materiais baratos pode resultar em problemas.

A peça durará no máximo seis meses, mas os fios começarão a desbotar e cair, queimar ao sol e desbotar durante a lavagem. Você deve sempre verificar quais linhas a empresa utiliza. É claro que bordar à máquina custará muito mais do que fazer o desenho você mesmo em casa.

Uma pequena imagem
Uma pequena imagem

Atenção! Mas sempre, o bordado à mão será prioridade e qualidade, já que as costureiras encaram esse trabalho com toda a sua habilidade e alma.

Concluindo, vale destacar que o bordado em tecido está voltando à moda. Muitas meninas decoram suas roupas e acessórios dessa forma. Quem não sabe bordar pode usar máquinas especiais para fazer sob encomenda.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior