Meio ponto cruz: como fazer para iniciantes

O ponto cruz se tornou tão difundido e popular que é usado não apenas por artesãs, mas também por estilistas mundialmente famosos. Estes últimos apresentam produtos com bordados diversos nos lugares mais inusitados de muitos de seus desfiles. Os mais comuns são o ponto cruz, o ponto cetim ou o ponto meia cruz. A popularidade de todos esses tipos se deve ao fato de que os elementos bordados há muito tempo decoram não apenas roupas, mas também muitos utensílios domésticos e interiores. Hoje, vamos explicar o que é uma meia cruz, como bordá-la e como fazê-la.

Características do bordado

Se você prestar atenção à técnica do ponto meia cruz, verá que se trata de uma única vareta que, quando colocada sobre outra, forma um ponto cruz completo. Ao direcionar a agulha com a linha do canto inferior esquerdo da célula para o canto superior direito, você pode obter um segmento com inclinação para a direita. É a isso que este artigo se dedica. Pessoas com vasta experiência nessa área costumam adaptar a tecnologia de bordado por conta própria, alterando uma série de características específicas.

Tipos de pontos
Tipos de pontos

Importante! Para evitar incidentes e problemas, você precisa estudar cuidadosamente o padrão de bordado e sua descrição. Depois disso, será muito mais difícil se confundir.

Os padrões de meio ponto cruz possuem uma série de características que precisam ser compreendidas. Isso inclui elementos de bordado grandes e pequenos e diferentes ângulos dos pontos que formam o padrão. Os próprios pontos também podem ter transições e retornos. Normalmente, a inclinação, como descrito acima, tem um ângulo da esquerda para a direita, mas existem padrões que exigem que diferentes ângulos de inclinação sejam usados ​​simultaneamente.

Cachorro meio cruzado
Cachorro meio cruzado

De que maneira devo bordar a meia cruz?

Há muitas divergências e disputas sobre como exatamente os pontos devem ser colocados e em que direção a meia cruz deve ser bordada. Na verdade, tudo é simples: a escolha deve ser feita com base no padrão e no resultado desejado.

Você pode estar interessado nisto:  Como tricotar usando a técnica de renda irlandesa de acordo com o método de Miroslava Gorokhovich

Existe uma regra: todos os pontos superiores devem estar "olhando" para uma direção. Se for usado um ponto cruz completo, não há problemas, mas com um ponto meia cruz, as opções de execução podem ser diferentes, o que afetará a aparência do produto final. Os principais métodos de bordado meia cruz são:

  • Ponto cruz superior();
  • Ponto cruz inferior (/).

Técnica de bordado

A técnica é bastante simples e se parece com isto: passagens retas são feitas da esquerda para a direita. Para isso, a agulha é colocada na posição "em sua direção" e faz duas perfurações em cantos diagonais opostos, de cima para baixo. A passagem inversa não é feita. Em vez disso, as perfurações são movidas para outro quadrado (linha). Para manter a inclinação, as perfurações não são feitas em sua direção, mas na direção oposta. Nem todo mundo está acostumado a fazer isso e não é muito conveniente. Para aumentar o conforto, você pode virar a "tela" na forma de um guardanapo ou toalha de mesa. Isso permitirá que você borde com a agulha "em sua direção".

Bordado de flores
Bordado de flores

Importante! A técnica da meia-cruz é usada em uma base fina. Se a base for padrão, um fio mais grosso é usado para fechar toda a célula. Pode ser fio de lã, acrílico ou uma mistura de semi-lã.

Técnicas modernas também sugerem o uso do ponto meia-cruz como ponto independente para preencher fundos de imagens e padrões, decorando espaços individuais. Isso enriquece o trabalho com novos estilos e cria uma certa leveza e ternura.

Técnica do gato em meia cruz
Técnica do gato em meia cruz

Truques da técnica da meia cruz

Existem vários truques úteis que permitirão que você domine a técnica em nível profissional mais rapidamente:

  • Vale a pena usar ângulos de ponto diferentes para padrões diferentes. Isso ajudará a tornar o desenho mais interessante e melhor. Você deve sempre estudar atentamente as instruções dos padrões encontrados na internet;
  • A técnica permite que você veja todas as falhas na frente. Isso significa que você não precisa prestar atenção no verso da imagem e observá-la – toda a sua atenção deve estar voltada para o exterior. As transições de uma carreira para outra são feitas com muito cuidado, já que o último ponto da primeira carreira é o início da segunda;
  • Para evitar que a linha fique torcida, deixe-a pendurada e desenrole com frequência. A linha se endireitará com o próprio peso da agulha;
Você pode estar interessado nisto:  Padrões para ponto cruz ou bordado de miçangas de peônias
Pontos específicos
Pontos específicos
  • O estilo requer manuseio cuidadoso. A deformação dos pontos pode ocorrer em locais onde a armação ou o bastidor se movem. Este último deve ser usado em tamanhos razoavelmente grandes e removido sempre que houver uma interrupção;
  • Um padrão interessante é obtido usando cores de fios mesclados em combinação com tela branca. Como resultado, o fundo brilha e brinca com a luz.
Flores em meia cruz
Flores em meia cruz

Linha de pesca ou linha regular

Algumas pessoas usam monofilamentos, ou linhas de pesca, em vez de linhas. A diferença entre eles é que, ao trabalhar com linha de costura, o produto permanece macio e é fácil costurar contas ou miçangas nele. Mas também há um lado negativo: ao esticar o quadro, por exemplo, para uma moldura, o monofilamento pode quebrar e todas as contas cairão. Não será fácil restaurar esse padrão.

Importante! Uma vantagem importante da linha de pesca é que ela é transparente, o que significa que não será visível por dentro. Ela é adequada apenas para ponto cruz de contas e não tolera altas temperaturas de passagem a ferro, pois pode derreter.

Ponto de tapeçaria
Ponto de tapeçaria

Meio ponto cruz alternado e ponto tapeçaria

Ao usar apenas o ponto meia cruz, há uma grande chance de deformação do produto ao longo do tempo. Se você alternar duas técnicas: ponto meia cruz e ponto tapeçaria, essa chance pode ser reduzida. Isso acontece porque, com o ponto meia cruz, a célula é unida pelos pontos tricô e se transforma em um retângulo. Isso nem sempre é visível, especialmente se a pintura for pequena, mas em telas grandes, a deformação é visível a olho nu. O uso da segunda técnica também é marcado por uma distorção, mas não tão acentuada e na direção oposta. Como resultado do uso simultâneo delas, você pode obter um "equilíbrio" da pintura.

Técnica de ponto de tapeçaria
Técnica de ponto de tapeçaria

É melhor bordar a imagem com ponto cruz ou meio ponto cruz

Ambas as técnicas têm suas vantagens e desvantagens. São adequadas para diferentes padrões, mas alguns padrões podem ser feitos com ambas as técnicas de bordado. Às vezes, o padrão especifica que parte do padrão ou o fundo atrás do objeto deve ser feito com meio ponto cruz e o restante com ponto cruz, portanto, esses métodos estão intrinsecamente ligados e exigem aplicação mútua, bem como a alternância entre meio ponto cruz e ponto tapeçaria. Quanto às preferências, cada pessoa as faz a seu favor, encontrando uma vantagem para si em uma ou outra técnica.

Você pode estar interessado nisto:  O que é ponto tapeçaria: como bordar para iniciantes

Esquemas de trabalho onde se utiliza a meia-cruz

A técnica de meia cruz é usada em um grande número de padrões prontos para bordados com linha ou miçangas. Muitas vezes, como já ficou claro, é combinada com um ponto de tapeçaria ou um ponto cruz comum para dar volume, um visual interessante e outras características à imagem. Abaixo, mostraremos vários padrões prontos onde a meia cruz é usada.

Esquema para "desenhar" um rato
Esquema para "desenhar" um rato

Como evitar erros

Com esta técnica, você precisa mover as mãos com mais frequência do que com um ponto cruz comum, então torções na linha podem ocorrer com frequência. Para evitar isso, você precisa deixar a agulha pendurada com mais frequência e desenrolar a linha sob seu próprio peso. Para prender a linha firmemente no avesso, você precisa fazer vários pontos de uma vez. Este princípio funciona tanto no ponto cetim quanto no ponto cruz comum.

Durante o processo de bordado, vale a pena prestar atenção à tensão da linha e a todas as meias-cruzes. Se estiver muito grande, a agulha pode furar a tela e o tecido ou a linha se romperão. Não há como consertar isso.

Pintura em combinação de meio ponto cruz e ponto tapeçaria
Pintura em combinação de meio ponto cruz e ponto tapeçaria

Assim, analisamos o que é um ponto cruz, como bordar um ponto cruz, o que é ponto cruz e como prender a linha corretamente para evitar mais erros. Artesãs iniciantes podem baixar moldes de bordado prontos em qualquer uma das instruções ou comprar um conjunto especial e seguir passo a passo todas as instruções do molde na ordem correta. Depois de encher a mão, você pode começar a criar seus próprios moldes.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior