As peônias são uma das flores mais populares para bordado em ponto cruz. Geralmente, apresentam padrões complexos. Em um buquê, essas flores parecem vibrantes e volumosas. Usar uma grande variedade de tons complica o trabalho, mas o torna vibrante. Ao escolher peônias para bordar, você pode criar uma imagem vibrante que decorará a parede do ambiente.
O que escolher: um kit pronto ou um molde da Internet
O ponto cruz "Peônias" é recomendado para quem já domina o básico do bordado em diferentes níveis de complexidade. Essas flores são representadas principalmente em um buquê com um vaso. Elas parecem volumosas. Ao criar uma imagem, vários tons são usados. Recomenda-se levar apenas kits nos estágios iniciais.

O kit inclui tela do tamanho desejado. Você não precisa calcular a posição da imagem e se preocupar com o deslocamento. Os fabricantes garantem que as costureiras usem linhas nos tons necessários e que sejam suficientes para todo o processo de bordado. Raramente é necessário usar fio adicional. O molde do kit geralmente inclui pontas de bordado individuais.

Você pode encontrar um molde pronto na internet gratuitamente. Mas a bordadeira precisa ter experiência suficiente para calcular a posição da imagem e o tamanho da tela. Existe o risco de a imagem ficar desleixada e irregular.
Importante! Existem calculadoras de parâmetros de tela na Internet para cálculos mais detalhados.

Padrões e descrições de bordados
Bordado "Peônias" é perfeito para presente. Um quadro com essas flores não fica menos impressionante do que com rosas. Mas rosas e peônias são as duas opções mais difíceis de bordar à mão em tela branca.
Peônias são difíceis de bordar, pois são volumosas por si só. E para transmitir a forma "viva", são utilizadas muitas tonalidades e transições complexas. Geralmente, as flores são dispostas em um vaso, várias peças em um buquê. Essas são as opções mais difíceis. É mais fácil se a peônia estiver em um buquê com outras plantas. Recomenda-se que iniciantes prestem atenção à imagem de uma única flor.

A abundância de tons de uma mesma cor aumenta a complexidade do bordado. Portanto, recomenda-se bordar peônias usando kits prontos, e não moldes da internet. Para quem não tem experiência suficiente em ponto cruz, recomenda-se prestar atenção aos moldes de treinamento.

Ponto cruz educativo "Peônias"
Bordar um buquê de peônias em ponto cruz exigirá menos esforço se o padrão for educativo. Esses kits incluem uma tela na qual a imagem já está transferida. A imagem bordada contém um número mínimo de erros. Mas sua qualidade ainda pode ser contestada. Desvantagens dos kits educativos:
- A tela é muito densa, o que causa transtornos durante o processo de bordado.
- Via de regra, os quadrados nessa tela são grandes. Isso deixa a imagem desorganizada.
- Muitas vezes, a imagem é transferida para a tela de forma incorreta. As bordas das flores ultrapassam os limites de um quadrado. Isso prejudica a aparência do produto final.

Vantagens do bordado educacional:
- Elas permitem que você crie belas pinturas já na fase de aprendizagem.
- Menos risco de errar na cor, no tom ou na ordem do bordado.

Kits faça você mesmo
Bordados com miçangas "Peônias" podem ser feitos à mão. Para bordar flores lindas e vibrantes sem um esquema pronto, você precisa ter habilidade para combinar cores. Para isso, compre um conjunto que inclua tela e fios de algodão.
Importante! Para trazer riqueza para a casa, borde uma peônia chinesa vermelha.

Para bordar uma imagem sem molde, você precisa transferi-la para a tela. Recomenda-se copiar os contornos e preencher as lacunas você mesmo. É importante garantir que a imagem transferida não permaneça visível na tela após a conclusão do trabalho.
Importante! A imagem mais popular entre as bordadeiras são peônias com sinos em um vaso.

Preparando-se para o trabalho
Bordar peônias de acordo com o padrão ficará perfeito se você se preparar corretamente para o processo de criação. Etapas de preparação:
- Alise a tela.
- Calcule quadrados usando uma calculadora especial.
- Marque quadrados no material usando marcadores especiais.
- Prepare os fios usando um organizador.
- Organize um local de trabalho confortável.
- Forneça iluminação suficiente.

Importante! As peônias também são um símbolo de casamento.
Antes de bordar, recomenda-se esticar a tela. Mas o bastidor pode ser substituído por um quadro magnético para que ele não se deforme junto com o padrão.

Procedimento
O padrão de ponto cruz representando peônias é complexo. Mas o algoritmo de trabalho é o mesmo dos outros casos. Primeiro, a tela é preparada para o trabalho, o local é organizado. Em seguida, eles começam a bordar diretamente. Eles sempre começam do centro do padrão. Para isso, calculam o número de cruzes para que a imagem não saia da tela. E então bordam os detalhes conforme lhes convém. Alguns preferem bordar as cores em ordem ou dividir a imagem em elementos, quadrados.

Gradualmente, à medida que você borda, precisa observar a condição do avesso. É importante aparar os fios para que o trabalho fique impecável em qualquer situação. Dificuldades surgem se houver uma costura completa.

Como criar padrões de ponto cruz a partir de uma imagem
O kit de bordado "Peônias" pode ser criado independentemente da imagem que você desejar. Existem programas para isso disponíveis gratuitamente na internet. Esta opção também é recomendada apenas para bordadeiras experientes, pois você mesma terá que escolher o fio.
Primeiro, uma imagem é carregada no programa. Em seguida, os parâmetros da tela, o número de cores e os tons são selecionados. As dimensões da imagem são especificadas. Um diagrama é criado. Além disso, os ícones para a imagem da flor são selecionados. Muitas vezes, você mesmo precisa ajustar os diagramas para que a imagem pareça mais realista. Você também pode fazer um contorno para aparar as flores com linha dourada.

Cuidados com o trabalho finalizado
O bordado finalizado precisa de cuidados. Isso ajuda a manter a aparência impecável da tela. O que fazer após a conclusão do trabalho:
- Finalize as bordas com uma bainha.
- Passe a tela com um pano.
- Lave o tecido.
- Passe a tela enquanto ela estiver úmida.
- Deixe o trabalho secar completamente, estendendo-o sobre uma superfície lisa.
- Passe o ferro novamente no tecido enquanto o bordado ainda estiver úmido.
Se não tiver espaço no bastidor, você precisa guardar o bordado com a imagem dentro. Você pode enrolá-lo ou dobrá-lo. Contas e fios metalizados são caprichosos. Eles perdem a aparência rapidamente. Você não pode deixar o trabalho no bastidor depois de terminar. Isso levará à sua deformação. A única opção que ajudará a preservar o brilho e a qualidade da imagem é colocar a tela em um bastidor com vidro.

Lavagem de bordados finalizados
Um pequeno erro na lavagem pode fazer com que todos os esforços sejam em vão. Portanto, você precisa se lembrar das regras básicas:
- Fios pintados à mão não podem ser lavados.
- Os fios de algodão podem suportar temperaturas de até 90 graus.
- O fio de algodão tingido à mão é lavado em água a 60 graus ou menos.
- Se os fios brilharem no escuro, a água deve estar a até 30 graus.
- Não use sabão em pó. Os grãos danificam os fios. Recomenda-se o uso de detergentes para louça ou sabonetes em gel. Eles não devem conter agentes alvejantes.
Importante! A lavagem deve ser feita exclusivamente à mão e com cuidado.

Peônias simbolizam casamento e riqueza. Mas não são fáceis de bordar. São padrões complexos com uma grande variedade de tons. Costureiras iniciantes são aconselhadas a levar kits de treinamento. Bordadeiras experientes podem criar uma imagem por conta própria. É importante cuidar adequadamente do trabalho após a conclusão do bordado.




