Tudo sobre bastidores para ponto cruz e bordado com miçangas: faça você mesmo

Os bastidores de bordado são indispensáveis, principalmente para costureiras iniciantes. Eles vêm em diversos formatos e tamanhos, para que você possa escolher a opção mais conveniente e adequada para você.

Usar ou não usar

Bastidores são frequentemente usados ​​para bordar. Eles realmente tornam o processo mais prático, pois segurar o tecido com os dedos é muito inconveniente. Não importa como o bordado é feito – ponto cruz ou ponto cetim. Usar um bastidor pode reduzir o tempo do processo pela metade, o que é muito útil ao criar trabalhos em grande escala, especialmente se a costureira estiver bordando sob encomenda.

Bordar com bastidor é muito prático
Bordar com bastidor é muito prático

Observe! Usar um bastidor evita que o tecido fique amontoado.

Revisão e comparação de formulários

Os bastidores de bordado podem ser classificados de acordo com muitas características e critérios, como o formato.

Os mais comuns são os aros redondos.
Os mais comuns são os aros redondos.

Universal redondo e oval

Os mais comuns são, claro, os aros redondos e ovais. Geralmente, eles vêm na forma de dois anéis com diâmetros ligeiramente diferentes que precisam ser sobrepostos. No entanto, modelos com mecanismos de fixação especiais, com os quais você pode ajustar a tensão do tecido, são mais convenientes.

Retangular e quadrado

Se você estiver criando um bordado tridimensional, você pode usar um bastidor quadrado ou oval.

O tamanho do bastidor é selecionado dependendo do volume do produto.
O tamanho do bastidor é selecionado dependendo do volume do produto.

São pesados ​​e podem ser usados ​​principalmente em casa. Para prender o tecido, existem grampos especiais nas bordas dos modelos quadrados e retangulares, com os quais é muito fácil ajustar a tensão do tecido. Na aparência, esses modelos se assemelham a pequenos teares de chão.

Como determinar o tamanho correto

Antes de comprar um bastidor, certifique-se de medir o comprimento e a largura do tecido. Para telas pequenas, modelos com diâmetro de 10 a 15 centímetros são bastante adequados; para telas maiores, um diâmetro de 40 centímetros é o ideal.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo kanzashi, elásticos, flores e fitas de gorgorão

O tamanho ideal é aquele em que o bastidor do produto não precisa ser movido com muita frequência. Portanto, para trabalhos muito grandes, você precisa escolher modelos quadrados grandes de mesa ou de chão para facilitar o processo de bordado. Os modelos Q-Snap são considerados universais e podem ser ajustados em tamanho a qualquer tecido.

Observe! Existem aros bem pequenos, mas eles são usados ​​para costurar botões ou outras pequenas joias.

Classificação por material de fabricação

O próximo critério pelo qual você precisa selecionar um arco ao comprá-lo é o material do qual ele é feito.

Os modelos de madeira estão entre os mais suaves para a conservação dos tecidos
Os modelos de madeira estão entre os mais suaves para a conservação dos tecidos

De madeira

Os aros mais populares, que permitem que o tecido não deforme, são os modelos de madeira. São feitos de matérias-primas duráveis, geralmente carvalho ou faia. Além disso, têm um design simples, mas são muito funcionais.

Feito de plástico

Os modelos de plástico estão entre os mais acessíveis, vendidos em qualquer loja de artesanato. Na maioria das vezes, são redondos, às vezes com um parafuso para fixação. Sua grande vantagem é o baixo custo e a variedade de tipos e tamanhos.

O metal é um dos materiais mais confiáveis
O metal é um dos materiais mais confiáveis

A principal desvantagem dos aros de plástico é a possibilidade de deformação do desenho final, já que os fios do tecido muitas vezes prendem nas bordas do aro.

Metálico

O ponto cruz em bastidores também é feito com modelos de metal. Eles são muito confiáveis ​​e, via de regra, podem durar muito tempo. No entanto, variedades baratas, feitas de metais fracos, deformam-se rapidamente, o que afeta o resultado final do trabalho.

Na verdade, além da confiabilidade e durabilidade, esses modelos não apresentam nenhuma vantagem especial. Não são tão práticos de usar e puxam o tecido, o que provoca o aperto de alguns pontos. E, após a remoção do bastidor, marcas redondas e distintas permanecem no material.

Tipos por método de tensão

Um critério importante na escolha de um arco que deve ser levado em conta é o método de tensionamento.

Opções de tensão clássicas

Os bastidores mais comuns são os de dois arcos. Esses modelos podem ser complementados com um mecanismo de fixação especial, ajustável manualmente. Os modelos quadrados clássicos são equipados com tiras separadas que prendem o tecido em cada borda.

Você pode estar interessado nisto:  Como bordar corretamente em tecidos de malha
Os modelos desmontáveis ​​são fáceis de guardar em casa
Os modelos desmontáveis ​​são fáceis de guardar em casa

Este método é usado em estruturas de plástico. Nas de madeira, há grampos especiais com os quais a tela é fixada.

A estrutura e os recursos do Q-Snap

O Q-Snap é essencialmente um bastidor de bordado desmontável. Seu design consiste em um conjunto de tubos de plástico que precisam ser conectados formando um retângulo. O tamanho e o formato do bastidor podem ser alterados com extensores. Para fixar a tela, suportes especiais são fixados em cada borda. A tela fica bem fixada e não apresenta vincos ou deformações.

Auto-arremesso

Surgiram recentemente, por isso não são muito populares. São muito simples e confiáveis ​​de usar. O design consiste em dois círculos, um de plástico e o outro de metal. No anel de metal, há duas "orelhas" que precisam ser unidas, o que fixa a tela.

Dispositivos fixos e móveis para bordado

Algumas costureiras escolhem arcos de basquete portáteis que podem levar consigo na estrada e praticar seu hobby favorito, ao mesmo tempo em que levam um estilo de vida ativo.

Para viagens mais longas, os quadros Q-Snap são especialmente adequados
Para viagens mais longas, os quadros Q-Snap são especialmente adequados

Celular para casa e viagem

Esses modelos são adequados para pessoas ativas, e não para aquelas que estão acostumadas a passar o tempo livre no sofá. Você pode bordar tanto no parque quanto em passeios. Os modelos devem ser pequenos ou dobráveis, para que sejam mais fáceis de transportar. O diâmetro das estruturas redondas não deve exceder 30 centímetros, assim como a altura das quadradas. Os mais convenientes são os quadros dobráveis ​​Q-Snap.

De chão para artesanato prático

Bastidores grandes são usados ​​para bordar trabalhos de grande porte. Essas construções geralmente são feitas de madeira e têm formato quadrado. Bastidores de tapeçaria são especialmente adequados, pois prendem o tecido com segurança e não deixam pontos puxados no bordado finalizado.

Os modelos de mesa são muito práticos de usar.
Os modelos de mesa são muito práticos de usar.

Observe! Os arcos de chão têm altura ajustável.

Tampo de mesa para o conforto da costureira

Os modelos de mesa vêm em formatos redondos e retangulares. O material de que são feitos também varia. Esses alfinetes são presos à mesa com uma braçadeira. É mais fácil bordar com eles do que com os modelos de chão.

Você pode estar interessado nisto:  Tudo sobre soutache: como fazer uma linda decoração

Cadeiras elevatórias com fixação

Os bastidores baixos para cadeiras são ótimos para idosos e pessoas com dores nas costas. São modelos para ponto cruz com suporte, fixados nos braços de cadeiras e poltronas. Ou você pode apoiá-los e prendê-los com o pé. A tela é fixada com grampos fortes ou bastidores de madeira comuns.

Modelos especiais

Certos tipos de bordado exigem o uso de bastidores especiais.

Para bordar uma tapeçaria, você não pode prescindir de um bastidor especial.
Para bordar uma tapeçaria, você não pode prescindir de um bastidor especial.

Tapeçaria

Os modelos de tapeçaria são adequados para todos os tipos de bordado, pois são muito fáceis de usar. Geralmente, são estruturas retangulares de madeira, cuja tela é fixada com grampos. São pesados, por isso ficam firmes na superfície. O bordado final não apresenta tensão, furos ou deformações.

Adaptado para bordado à máquina

A principal função desses modelos é a tensão suave da linha. Eles podem ser de diferentes formatos, tamanhos e materiais. Esses bastidores são usados ​​para bordado à máquina. No entanto, não há variedade desses modelos, o que dificulta a seleção de uma determinada marca de máquina.

Os modelos redondos são adequados para trabalhar com miçangas
Os modelos redondos são adequados para trabalhar com miçangas

Observe! Costureiras experientes aconselham comprar modelos redondos para bordado à máquina, que esticam o material de maneira mais uniforme.

O que escolher para bordado com miçangas

Os bastidores para bordados com miçangas ou Luneville devem ser redondos. Na União Soviética, modelos especiais para esse tipo de trabalho eram vendidos, mas agora são mais difíceis de encontrar.

Como fazer bastidores de bordado com suas próprias mãos em casa

Bastidores de bordado DIY: como fazer você mesmo? Você precisa usar tubos de PVC e construir uma estrutura quadrada com eles. Você pode prender o tecido com grampos plásticos especiais ou com um pedaço do tubo cortado no sentido do comprimento.

Um recipiente de plástico comum pode substituir um arco
Um recipiente de plástico comum pode substituir um arco

O que substituir os bastidores de bordado com

Uma costureira na internet, por não ter encontrado os bastidores de bordado necessários em Mineralnye Vody, decidiu compartilhar com seus assinantes o que pode substituí-los. É necessário pegar um recipiente de plástico e cortar toda a parte interna ao longo da borda da tampa. No final, restará apenas uma moldura com as peças unidas.

Para um bordado fácil e de alta qualidade, você precisa escolher o modelo de bastidor certo. Entre a grande variedade de modelos, não é difícil escolher o ideal, basta conhecer algumas nuances do processo de bordado.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior