Como lavar corretamente bordado em ponto cruz em tela

O ponto cruz é um dos tipos mais comuns de bordado. Artesãs, utilizando uma ampla gama de cores de linha, criam verdadeiras obras-primas. O trabalho de bordado dura mais de uma semana, podendo levar vários meses. É preciso ter paciência e perseverança extraordinárias para fazer um milhão de pontos e terminar o trabalho.

A necessidade de lavar

O bordado deve ser lavado após a conclusão do trabalho? A resposta é clara: sim. Devido ao contato prolongado com as mãos, os fios perdem o brilho e a tela fica suja. A costureira tem dúvidas: como lavar o ponto cruz para que o trabalho não desbote, qual produto usar, é necessário passar o produto?

Ponto cruz
Ponto cruz

A lavagem permitirá que você:

  • Remova vestígios de contato com as mãos.
  • Remova o esboço do qual o desenho foi feito.
  • Retorne o produto ao seu formato esticado pelo bastidor.
  • Remova poeira e outros contaminantes.
  • Após a lavagem, o produto ficará mais limpo, liso e os vincos serão eliminados.
  • As cores ficam mais brilhantes.
Fantasia de bordado DIY
Fantasia de bordado DIY

Verifique antes de lavar

Antes de limpar, retire o ponto cruz do bastidor e inspecione a tela para garantir que não esteja deformada. Prenda todos os fios. Sele as bordas com cola ou verniz transparente para evitar que desfiem. Ou costure na máquina de costura usando um ponto zigue-zague. Se a tela foi comprada em um kit de bordado, suas bordas foram tratadas pelo fabricante e não desfiarão.

Preparando para lavar
Preparando para lavar

Importante saber quais fios foram usados ​​e quais recomendações seus fabricantes dão?

  • Se o fio for tingido à mão, a limpeza úmida pode ser contraindicada para esses fios. Leia as instruções com atenção.
  • O fio de lã pode encolher quando lavado. Para evitar isso, use água fria.
  • Os fios de algodão podem suportar temperaturas de 15 a 32 graus Celsius. Mas o pigmento pode desbotar. O fio dental é muito fino e não deve ser exposto a altas temperaturas.
Você pode estar interessado nisto:  Como fazer uma boneca folclórica russa com tecidos

Prevenção da perda de cor

Ao bordar, preste atenção se suas mãos estão tingidas ou não. O mais provável é que o produto desbote após a lavagem. O bordado deve ser enxaguado em uma solução de vinagre suave (1 colher de sopa por litro de água). Isso não só fixará a cor, como também adicionará brilho a todo o trabalho. O sabão em pó também ajudará a prevenir a perda de cor.

Sabão em pó
Sabão em pó

Para evitar manchas em uma imagem bordada após a lavagem, você precisa mergulhar a peça em uma solução salina antes da limpeza úmida. Isso evitará que o detergente penetre profundamente nas fibras do fio e se fixe nelas, causando manchas. Além disso, a solução salina evitará a formação de uma película oleosa, o que terá um efeito positivo na cor da imagem.

Peculiaridades da lavagem de bordados decorados

Os fios mouline são muito delicados e caprichosos, exigindo uma limpeza cuidadosa. Itens com miçangas e outros elementos decorativos não devem ser deixados na água por muito tempo. Portanto, não devem ser deixados de molho, mas lavados imediatamente.

Lavagem à mão

Para evitar que o bordado desbote, você precisa escolher a temperatura correta da água. Ela não deve estar nem muito fria nem muito quente. A temperatura ideal é de 30 a 40 graus. Primeiro, deixe o bordado de molho em água morna por cerca de 30 minutos.

Observe: Se um marcador especial foi usado para o esboço, o produto deve primeiro ser mergulhado em água fria. Caso contrário, o pigmento grudará na tela. E será quase impossível removê-lo.

O bordado não deve ser esfregado, amassado ou escovado. Apenas movimentos suaves com a mão ou uma esponja macia ou enxágue em água com sabão são permitidos.

Lavagem à mão
Lavagem à mão

Dicas de como lavar o ponto cruz sem deformar: estique o produto sobre um bastidor ou moldura de madeira. Molhe a pintura com um chuveiro e aplique detergente líquido. Lave a obra em movimentos circulares. Enxágue com um chuveiro. Deixe o produto escorrer e, em seguida, seque com uma toalha seca. Seque na vertical.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo sua própria agulha de tapete para bordar

Lavagem à máquina

É estritamente proibido usar máquina de lavar para lavar ponto cruz. O produto desbota, desfia, perde a forma e a aparência. Nós mal presos podem se desfazer. Seria uma pena arruinar meses de trabalho.

Lavagem à máquina
Lavagem à máquina

Como remover manchas difíceis de bordados

As manchas são tratadas de dentro para fora e só então lavadas. Em caso de contaminação grave, você pode esfregar a mancha com uma escova de dentes macia. É preciso agir de dentro para fora, com movimentos cuidadosos, estritamente em uma direção. Costureiras costumam usar grafite para criar um esboço. Surge a pergunta: como lavar um lápis de bordado?

  • Uma mistura de solução de sabão e bicarbonato de sódio ajudará a remover manchas de lápis do bordado.
  • Manchas de sangue, café e ferro podem ser removidas com água oxigenada.
  • O vinagre vai acabar com a ferrugem.
  • O ácido cítrico é usado contra manchas de chá (1:10).
  • bicarbonato de sódio remove bem vestígios de mofo.
  • Sabão especial antimanchas removerá vestígios de canetas hidrográficas, lápis e canetas.

Vale lembrar que esses produtos são aplicados diretamente na mancha com um algodão e lavados em água corrente. Só então você pode começar a deixar de molho e lavar diretamente.

Escolhendo um remédio eficaz

Quais produtos podem ser usados ​​para limpar bordados:

  • Sabão em pó, previamente dissolvido em água morna.
  • Detergente líquido para tecidos delicados.
  • Shampoo especial, de preferência sem corantes.
  • Detergente líquido para louça, desde que não contenha substâncias agressivas.
  • Você pode branquear a tela com alvejante oxigenado ou usar remédios populares (soda, água oxigenada). Aplique-os apenas na tela, sem tocar nos fios coloridos.
Alvejante de oxigênio
Alvejante de oxigênio
  • Não utilize produtos que contenham cloro.
  • É melhor não usar sabão em pó, pois os grãos podem danificar a estrutura dos fios. Você pode usar uma solução coada de sabão em pó.

Enxágue, secagem

O produto deve ser enxaguado em várias águas frias até ficar transparente. O bordado deve ser torcido sem torcer. O trabalho é estendido sobre uma toalha aberta. Enrolado e deixado por 20 a 30 minutos. Secado horizontalmente sobre uma toalha seca. O tecido é cuidadosamente esticado, com atenção especial às marcas do bastidor. Todas as irregularidades e distorções são suavizadas. Não é permitido secar em corda, pois podem formar vincos. Será difícil consertá-los.

Você pode estar interessado nisto:  Vários padrões e designs de bordado rococó

Bordado de engomar

O trabalho levemente úmido é passado sobre uma toalha felpuda de pelo médio. Assim, as cruzes permanecerão volumosas. É melhor usar o modo de ferro para seda e tecidos delicados. Passe pelo avesso. Não pressione com força, em movimentos circulares. Você pode usar um gerador de vapor e não precisará se preocupar com danos ao bordado.

Bordado de engomar
Bordado de engomar

O resultado de um trabalho meticuloso é um produto artesanal único. Para que a pintura agrade aos olhos com o brilho das cores, é preciso seguir regras simples de cuidado. Emoldurar o produto será um acabamento maravilhoso para a obra.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior