Fazendo sua própria agulha de tapete para bordar

Você pode tecer e bordar tapetes em casa usando ferramentas artesanais. Antes de começar a criar essa técnica, é recomendável praticar em pequenos itens, como decorar uma almofada.

Agulha para bordado de tapete

Agulhas para bordado de tapete são fáceis de encontrar em lojas de artesanato. Elas são significativamente diferentes das agulhas para costura, ponto cruz ou miçangas. Sua ponta é chanfrada e o cabo lembra um porta-furador. Muitas vezes, a agulha é confundida com um gancho, especialmente por costureiras que acabaram de começar a aprender em casa. Mas ambas as ferramentas são necessárias para o trabalho.

Conjunto de agulhas para trabalhos em carpetes
Conjunto de agulhas para trabalhos em carpetes

O que você precisa preparar:

  • agulha de bordado para carpete;
  • base;
  • fio de carpete;
  • esquema.
Qual é a aparência de uma agulha?
Qual é a aparência de uma agulha?

Para dominar a técnica de criação de uma imagem, recomenda-se o uso de uma pequena base. Descrição passo a passo do processo de trabalho com uma agulha de carpete para bordado próprio:

  1. Pegue o tecido e aplique um desenho a partir do avesso. Recomenda-se tirar uma imagem simples.
  2. Insira o fio da cor desejada.
  3. Fure o tecido com uma agulha e faça um ponto, trazendo-o para perto. O comprimento do ponto não deve ser superior a 4 milímetros.
  4. Quando você puxa a agulha para trás, você obtém um laço.
Como funciona a agulha
Como funciona a agulha

A agulha pode ser usada tanto por iniciantes quanto por artesãs experientes. Mas para bordadeiras experientes, uma agulha de crochê é adequada. O princípio de operação é diferente, assim como o resultado.

No processo de trabalho com uma agulha
No processo de trabalho com uma agulha

Existem duas técnicas que são usadas em casa ao fazer seu próprio bordado:

  • Para a técnica de laçada, você precisará de um tecido grosso ou malha. Os fios podem ser naturais ou artificiais. Dependendo da espessura, o volume da imagem é formado. Primeiro, os contornos são transferidos para o tecido com um marcador. É importante esticar o tecido. O padrão é transferido para o verso e o bordado começa a partir daí. A frequência dos pontos afeta o volume do trabalho finalizado.
  • A técnica de nó parece complicada para iniciantes. Sua essência está no uso de pedaços de linha de cinco milímetros de comprimento. Muitas costureiras usam um padrão de ponto cruz. A ferramenta para o trabalho é uma agulha de crochê ou uma agulha especial para carpetes.
Você pode estar interessado nisto:  Processo de bordado e padrões de "Artel White Rabbit"

Bordam-se usando a técnica do tapete sobre um pedaço de tecido ou tela especial. Uma base de estopa ou algodão é adequada. A estopa branqueada é frequentemente usada, sua vantagem é que não estraga a imagem. Veludo ou outros materiais densos não são muito populares, mas as pinturas ficam bem neles. O principal requisito para a base é que a agulha passe bem. Para a técnica do nó, recomenda-se usar apenas stramin.

Os fios podem ser de lã, semi-lã ou acrílico. Se for utilizada a técnica de laçada, dá-se preferência ao fio dental. Quanto mais fino o fio, mais elegante o trabalho fica. Mas os fios de lã ainda conferem um aspecto nobre ao produto.

Importante! Quanto maior o trabalho, mais grosso e confiável o tecido deve ser.

Kit de ferramentas
Kit de ferramentas

Gancho para tecelagem de tapetes

O bordado com agulha é adequado apenas para técnicas simples usadas por iniciantes. Mas a técnica de nó requer a compra de uma agulha para tecer tapetes. Embora esta ferramenta deva estar no arsenal em qualquer caso.

A peculiaridade desse tipo de bordado é que ele não utiliza tecido ou tela comuns, mas sim um material especial chamado stramin. Caracteriza-se por furos maiores. Essa tela é frequentemente encontrada em kits de ponto cruz, destinados ao treinamento de costureiras.

Observe! Stramin é indicado para bordados com fios de lã. O padrão, neste caso, é tridimensional. Tapetes, almofadas e cobertores são bordados nele. A principal vantagem do tecido é a facilidade de trabalho. O Stramin é frequentemente substituído por uma malha de construção.

Como é um anzol?
Como é um anzol?

Antes de bordar um tapete, você precisa ler as dicas sobre como escolher a ferramenta principal. Recomenda-se escolher uma agulha para tecer tapetes com cabo de madeira, semelhante a um porta-furador. Não é recomendado usar agulhas de plástico. Existem apenas algumas variações de agulhas à venda. Portanto, será difícil errar na escolha.

Princípio de funcionamento
Princípio de funcionamento

O trabalho com nós ajuda a criar uma imagem mais suave, mas exige mais trabalho. Processo passo a passo:

  1. A linha é dobrada ao meio e enfiada no gancho.
  2. O anzol é passado pela tela, a ponta da linha é segurada e presa pelo anzol. A ferramenta é estalada e puxada para a frente.
  3. Aperte bem o nó.
Você pode estar interessado nisto:  Padrões infantis simples para ponto cruz

É importante selecionar todos os fragmentos do desenho separadamente. Eles devem se mover do contorno da imagem para o centro. Preencha as bordas da base e, em seguida, vá para a parte central.

Em andamento
Em andamento

Qualquer ponto de carpete deve ser justo. O mais comum é o ponto cruz, que serve de base. Comece com a primeira metade, movendo-se da esquerda para a direita, e depois disponha os pontos uniformemente. Faça a segunda metade com cruzes, mas da direita para a esquerda. Use também um ponto alongado. Neste caso, a linha de trabalho passa por duas linhas horizontais e uma vertical da base. Na direção da costura, disponha a linha de trabalho da direita para a esquerda. Em seguida, proceda na ordem inversa. Uma linha fina é usada para um meio ponto cruz.

A desvantagem de uma agulha para tecer tapetes é que é impossível fazê-la em casa. A ferramenta frequentemente quebra e a trava falha se forem usados ​​materiais de baixa qualidade. Embora o princípio da estrutura da agulha seja bastante simples, a agulha pode durar bastante tempo.

Obtendo loops
Obtendo loops

Como fazer uma agulha você mesmo

Agulhas para bordado em carpete não são vendidas em todas as cidades. Portanto, você mesmo pode fazer uma ferramenta para a técnica de bordado em carpete. Para isso, você precisa de materiais que estejam disponíveis em quase todas as casas. As agulhas eram feitas dessa maneira há mais de vinte anos, mas ainda são relevantes hoje. A única desvantagem das agulhas caseiras é a impossibilidade de escolher linhas com parâmetros diferentes. Para bordados na técnica de tapete, também existem agulhas de diferentes tamanhos, para as quais existem números de linha adequados.

Uma agulha caseira é feita a partir de uma seringa
Uma agulha caseira é feita a partir de uma seringa

O que você precisa para criar sua própria agulha:

  • Sistema intravenoso. Uma seringa comum não funciona, pois possui agulhas finas. Já os sistemas intravenosos possuem agulhas com um furo na lateral. Recomenda-se escolher opções em que a ponta da agulha seja cortada;
  • Seringa de 5 ml;
  • junta de encanamento.

Como fazer uma agulha para autobordar tapetes:

  1. Morda um pedaço da agulha, recuando 3 milímetros do furo. Caso contrário, você terá que gastar muita linha e o processo será mais complicado.
  2. Arredonde a agulha, pois as bordas ficarão irregulares e com rebarbas após serem processadas com o alicate.
  3. Polir a agulha até que o corte se assemelhe a uma agulha de seringa intramuscular comum. Uma lixa de unha ajudará nisso.
  4. Em seguida, você precisa pegar uma seringa. Recomenda-se escolher uma com a ponta da agulha no centro. Ela só precisa ser cortada ao meio.
  5. Compre uma junta em uma loja de encanamento. Silicone será suficiente.
  6. Pressione a junta na parte inferior do corpo da seringa, aparando-a nas bordas.
  7. Insira a agulha na almofada usando uma agulha de tricô. Certifique-se de que a agulha esteja presa na almofada e não se mova.
Você pode estar interessado nisto:  Descrição do bordado de crochê Luneville para iniciantes
Agulha de perto
Agulha de perto

Depois de ter uma agulha e um gancho em seu arsenal, você pode ler algumas dicas úteis sobre bordado de carpete.

Conselho:

  • A agulha deve ser direcionada em um ângulo reto durante o trabalho.
  • Não levante muito a agulha, pois isso prejudicará a qualidade e a uniformidade das laçadas, podendo até mesmo desfazê-las.
  • A linha deve estar solta e frouxa.
  • Se forem usados ​​pontos de cores diferentes, deixe espaços de alguns milímetros entre eles. O padrão fica claro.
  • Ao trabalhar com uma agulha de bordado, trabalhe a partir da borda, movendo-se ao longo das fileiras.
O processo de criação de uma agulha
O processo de criação de uma agulha

Qualquer master class contém dicas para iniciantes. Toda artesã experiente aconselhará levar kits prontos com moldes de bordado nos estágios iniciais. Eles contêm linhas e tecido, além de um molde. Muitas vezes, os fabricantes transferem a imagem para a máquina de costura. Os kits também incluem uma explicação, semelhante aos kits para bordado em ponto cruz ou ponto cetim.

Tamanhos de agulha
Tamanhos de agulha

Ao final do trabalho, o produto deve ser fixado. Para isso, a parte de trás é revestida com cola e o futuro carpete é deixado secar por um dia.

Agulhas para diferentes fios
Agulhas para diferentes fios

Uma agulha ou gancho especial é usado para bordados de tapetes. Eles são usados ​​para diferentes técnicas. É difícil trabalhar com um gancho, pois não pode ser feito em casa. Mas uma agulha pode realmente ser feita com uma seringa, um conta-gotas e um absorvente higiênico.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior