O bordado em crochê sempre foi popular. Ele confere aos produtos um visual mais moderno e original. Itens bordados estão na moda desde o século XVIII. Este artigo explica o que é o bordado Luneville, quais ferramentas são necessárias para ele e também apresenta diversos padrões para o trabalho.
O que é bordado Luneville
O bordado Luneville é uma técnica de bordado originária de Paris. O trabalho utiliza principalmente lantejoulas, fios brilhantes ou contas douradas, utilizando uma agulha Luneville.
A agulha de bordar é bem diferente da agulha de tricô clássica e é composta por duas partes:
- alça de parafuso;
- uma agulha em forma de anzol.
Esta agulha tem uma ponta de tamanho não padronizado, ligeiramente afiada em comparação com uma agulha de crochê. Vale ressaltar que o trabalho utiliza materiais translúcidos ou pouco densos; o tamanho da agulha depende da densidade do tecido.

Atenção! Há um indicador especial no cabo do parafuso que ajuda a artesã a encontrar a pegada correta, o controle da linha, a localização da ranhura da lingueta, etc.
Este tipo de bordado é feito principalmente com ponto tambor. Visualmente, parece uma fileira de pontos conectados uns aos outros.
A técnica de bordado Luneville é usada em uma variedade de materiais. Um padrão de renda em seda transparente ou tecido de cambraia, usando ponto tambor, fica muito bonito.
Padrões de miçangas ficam ótimos em materiais mais grossos (veludo, veludo cotelê). O bordado geralmente é feito com as duas mãos, os pontos devem ser confortáveis e fáceis de executar. Para trabalhos práticos, são usados bastidores especiais para fixar a tela.
Este método pode ser usado para decorar perfeitamente algum elemento do guarda-roupa ou criar um quadro para pendurar na sala de estar. É comum encontrar quadros prontos com esse bordado em lojas, o que demonstra sua enorme popularidade, não apenas na Rússia, mas também no exterior.

Técnica de bordado em crochê Luneville
Esta é a técnica de crochê mais simples, sem usar miçangas ou miçangas.
Trabalho passo a passo:
- o material com o molde pronto deve ser fixado ao bastidor. É melhor colocar o enfeite por dentro, já que o bordado é feito por dentro;
- Em seguida, você precisa inserir a agulha no tecido. Pela frente do tecido, puxe a linha até ela, dando um laço na ponta;
- Passe a laçada sobre a farpa do anzol e puxe-a em sua direção. Após puxar a laçada, gire o anzol 180 graus;
- Seguindo o diagrama, faça um segundo furo próximo ao primeiro. Puxe a linha até a agulha, prenda-a e vire-a do avesso. A cada vez, gire a agulha conforme indicado acima;

- Os pontos devem ter o mesmo comprimento. Agora, um ponto corrente se formou na parte interna e um ponto uniforme na parte da frente.
Muitas costureiras acreditam que essa técnica de bordado é muito mais rápida que a clássica. Depois de começar a trabalhar com a linha, você pode adicionar miçangas ao produto.
O bordado Lunéville com miçangas é praticamente o mesmo do que foi descrito acima no artigo, apenas o fio precisa ser cortado de tempos em tempos. Depois de fazer o primeiro ponto, você precisa enfiar várias miçangas no fio. A cada novo ponto, você precisa costurar uma miçanga. Acontece que há uma miçanga em cada ponto. Para finalizar o trabalho, você pode usar fios de miçangas dourados.

Tópicos: quais são melhores
Escolher as linhas é uma tarefa bastante difícil. Você precisa comprar apenas fios de alta qualidade para que não soltem fiapos, o que pode ser caro. Linhas de viscose da Amann e Gütermann, linhas de poliéster para máquinas de costura das mesmas fábricas, fios de algodão para quilt da Gutermann: todas essas opções são boas para a máquina, mas causarão inconvenientes para o bordado.
Como o gancho é bem fino e sua ponta é completamente invisível, ele prende a linha e começa a se soltar, formando nós e, às vezes, até arrebenta. A linha overlock Mettler Seracor é bem adequada para esse trabalho.

Possui uma estrutura muito densa. Não brilha durante o trabalho. Você também pode comprar o fio Seralene da Mettler, cuja vantagem é que ele se ajusta ao tom do tecido e fica quase imperceptível. Os mesmos fios podem ser encontrados nas prateleiras das lojas com as marcas Metrocor e Metroline.
Se você comprar linhas de qualidade, é melhor encomendá-las em sites de artesanato conhecidos, como a Masters Fair, por exemplo. Os preços lá são significativamente mais baixos do que nas prateleiras das lojas tradicionais.
Gancho
Como já mencionado, a agulha é composta por uma agulha e um cabo. A ponta pode ser alterada, adaptando-se à densidade do material. Essas agulhas são mais afiadas do que as agulhas de costura comuns.
A agulha Luneville é usada para trabalhos decorativos em tecidos com lantejoulas, miçangas ou linhas. O bordado Luneville às vezes é chamado de tambor, pois o ponto mais popular é o tambor.

As principais desvantagens de trabalhar com esse gancho são:
- você precisa comprar um gancho, que é bastante caro e nem sempre está disponível em lojas de tecidos; na maioria das vezes, você precisa encomendá-lo online;
- Você precisa aprender a trabalhar facilmente com uma agulha de crochê ao prender miçangas e contas. Não é tão fácil assim. Às vezes, até artesãs experientes precisam assistir a masterclasses de bordado com agulha de crochê Luneville;
- Com muita persistência, é possível dominar essa técnica de forma independente;
- É necessário trabalhar apenas com a tela encaixada na moldura. Não será possível trabalhar com produtos acabados;

- devido ao fato de o trabalho ser feito principalmente em tecido transparente e fino ou malha francesa, o detalhe bordado final é rapidamente recortado e costurado na peça como um aplique;
- Os quadros devem ficar em um suporte para que não precisem ocupar as duas mãos durante o trabalho. Mas com as duas mãos você consegue terminar o trabalho mais rápido.
Em outubro de 2019, o custo das agulhas Luneville começava em 700 rublos. É aconselhável dar preferência a fabricantes renomados que produzem ferramentas de altíssima qualidade. O cabo da agulha geralmente é de madeira com ponta de metal. Se o vendedor oferecer um produto de plástico, provavelmente é falsificado. Apesar do preço alto, o valor da ferramenta se paga na primeira vez que for usada. A única desvantagem é que quem já sabe bordar terá que reaprender a segurar a agulha. Porque essa técnica não é nada parecida com a tradicional.
Quadro
Usar uma moldura ajudará os iniciantes a dominar essa técnica mais rapidamente. Se não tiver uma ferramenta dessas à mão, você pode usar um bastidor. Como você precisa trabalhar com uma agulha Luneville com as duas mãos, o bastidor é preso ao tampo da mesa com grampos.

O melhor da estrutura é que você pode ajustar a altura e simplesmente sentar em frente a ela e trabalhar. Mas você não encontra um dispositivo desses em qualquer loja. A Figura 4 mostra uma estrutura para segurar o tecido.
Esquemas
Materiais básicos para o trabalho:
- tecido de qualquer densidade, de preferência translúcido;
- estrutura para trabalho confortável;
- fios para contas e miçangas;
- uma variedade de contas, as cores podem ser escolhidas de acordo com suas preferências;
- Gancho de Luneville;
- um desenho ou padrão a ser trabalhado.
Todos os esquemas e desenhos podem ser encontrados na internet, em diversos sites de artesanato. Se você tiver habilidades artísticas desenvolvidas, pode fazer um esboço e trabalhar nele.

Bordado passo a passo:
- com uma mão você precisa segurar a linha com a laçada, e com a outra mão, usando a agulha, furar o tecido, pegar a linha com a agulha e trazê-la para a frente para formar uma laçada;
- Em seguida, gire o gancho 180° e repita a operação após um pequeno recuo. É aconselhável deixar as aberturas do mesmo tamanho;
- Enrole a linha em volta da agulha, gire-a 180° novamente e puxe-a em direção à face. A linha deve estar sempre reta;
- repita os passos até que o desenho esteja completo.
Este tipo de bordado pode ser usado não apenas em pinturas, mas também em objetos de decoração. Nos últimos dois anos, estilistas têm frequentemente modelado agasalhos e vestidos de noite com bordados Luneville e vários tipos de broches. Isso confere às peças um estilo mais francês do século XIX.

Se desejar, você pode decorar pequenas almofadas decorativas com miçangas. Isso adiciona um toque de luxo e elegância ao design do ambiente.
A técnica de bordado Luneville ajudará a diversificar uma bolsa sem graça. Se você escolher strass que combinem com a cor do produto, terá um item incrível com o qual poderá não apenas passear, mas também participar de noites de gala.
Nos últimos anos, nas escolas, as meninas têm aprendido essa técnica de bordado em aulas de artesanato. No futuro, ela as ajudará a decorar suas próprias roupas ou a criar belas pinturas, e quem sabe até a se tornarem designers profissionais.
Atenção! Mas por mais bonito que seja o bordado, é preciso lembrar dos cuidados adequados com ele. É estritamente proibido lavar peças com miçangas na máquina.
Isso pode não só prejudicar a aparência da tela bordada, como também danificar o tambor da própria máquina, caso, por exemplo, várias contas caiam e fiquem presas. A temperatura ideal da água é de até 40 graus. Não aperte ou torça as peças com muita força para não danificar o padrão. É melhor simplesmente colocar a peça lavada sobre uma superfície plana e deixá-la secar. Evite a luz solar direta, caso contrário, alguns strass podem perder o brilho.

Assim, o bordado Luneville parece muito luxuoso. Esta técnica é difícil para iniciantes, mas treinamento e trabalho persistentes podem ajudar a alcançar o desejado. Definitivamente, toda garota deveria ser capaz de trabalhar com esta técnica; o bordado pode ser feito não apenas para si mesma, mas também para presentear alguém querido. Os desenhos parecem realmente incríveis e parecem ter custado muito. O mais difícil neste trabalho é aprender a fazer as laçadas e as contas corretamente. O resto é feito automaticamente.




