Os quadros em ponto cruz estão se tornando cada vez mais populares entre as costureiras modernas. Anteriormente, esse tipo de arte aplicada era considerado muito honroso na Rússia, e apenas um círculo privilegiado de pessoas se dedicava a ele. Hoje em dia, pessoas de diferentes idades e profissões se interessam pelo ponto cruz. No entanto, os primeiros trabalhos nem sempre são bem-sucedidos. Para criar um quadro sem falhas, é necessário seguir certas regras.
- Um pouco de história
- Como fazer um bordado rápido em ponto cruz: dicas
- Pinturas em ponto cruz para iniciantes
- O que você precisa para bordar uma imagem em ponto cruz
- Padrões de ponto cruz muito grandes: esquema geral de execução de trabalhos
- Segredos para bordar grandes pinturas
- Quanto tempo leva para bordar uma imagem você mesmo?
- Moldes para pinturas em ponto cruz: kits prontos
- Paisagens de grande porte
- Pintura em Ponto Cruz: Tamanho da Tela
- Moldura de quadro em ponto cruz feita com meios improvisados
- Quadros em ponto cruz no interior do apartamento
Um pouco de história
O ponto cruz é um dos tipos de bordado mais antigos, populares e procurados. Embora a data exata do surgimento desse tipo de arte seja desconhecida, os cientistas acreditam que seus primórdios se deram com o surgimento do primeiro tipo de ponto cruz.

Na Rússia antiga, o ponto cruz era feito com fios de linho e agulhas feitas de ossos de animais em peles de animais processadas. Vale ressaltar que algumas dessas obras sobreviveram até hoje e não perderam suas qualidades decorativas.
Observe! No início, o ponto cruz era considerado uma ocupação para a elite, e por isso apenas representantes da nobreza e freiras tinham permissão para praticar esse tipo de arte aplicada.

Como fazer um bordado rápido em ponto cruz: dicas
Este tipo de bordado exige perseverança e paciência especiais, por isso as donas de casa costumam pensar em como bordar rapidamente, como acelerar o processo. A duração do procedimento dependerá apenas da própria pessoa. Se o treinamento foi fácil para ela, o trabalho será mais tranquilo. O uso de kits de bordado prontos, que já contêm moldes leves prontos e os itens necessários, também ajuda a acelerar o processo.
Pinturas em ponto cruz para iniciantes
Costureiras iniciantes devem escolher trabalhos pequenos e simples. Será difícil lidar com paisagens complexas, então é melhor começar com uma natureza-morta ou apenas um vaso de flores.
Como aprender ponto cruz rapidamente para iniciantes:
- Escolha um tecido adequado e confortável. Compre sempre um pouco mais do que precisa, ou seja, com uma reserva. Isso é muito importante, pois você terá que esticar o tecido no bastidor e prender as bordas à moldura do quadro.
- As bordas da tela precisam ser processadas antes de começar a trabalhar. Você pode usar esmalte transparente para isso.
- É necessário calcular quantas células existem no esquema segundo o qual o trabalho será realizado. Em seguida, você precisa comparar esse número com o número de quadrados na área de trabalho do tecido. O número deve ser igual.
- Para facilitar o seu trabalho, recomenda-se desenhar uma grade com um marcador lavável. Um quadrado deve ter 10 células pequenas de comprimento e largura.
- Ao escolher kits prontos, preste atenção ao produto com tela Aida. É adequado para bordados grandes.
Importante! Após a conclusão do trabalho, você nunca deve jogar fora os materiais ou fios restantes. Eles podem ser necessários a qualquer momento para outros trabalhos.

O que você precisa para bordar uma imagem em ponto cruz
Imagens em ponto cruz ficarão especialmente bonitas, e o processo em si será tranquilo e tranquilo se você escolher equipamentos especiais para o trabalho. Para isso, você precisa estocar as seguintes ferramentas e materiais com antecedência:
- Agulhas. Você precisa comprar um conjunto completo de uma só vez, e não uma peça de cada vez, pois elas podem se perder facilmente. As agulhas devem ser selecionadas de acordo com a densidade e a estrutura do tecido. Se o tecido for leve e leve, o item para bordado é selecionado fino, para não danificar a integridade do material. Para trabalhar com lã, você precisa da agulha mais grossa e maior ou de uma agulha de tapeçaria. Ela tem uma ponta romba, o que ajuda a não deformar o tecido.
- Bastidores. São usados para evitar que o material seja puxado pelos pontos. O bastidor não deve apresentar irregularidades, caso contrário, danificará a estrutura do material. A opção mais ideal para criar pinturas em ponto cruz é um bastidor de madeira.
- Linhas. Primeiro, você precisa comprar imediatamente um conjunto de linhas com uma paleta de cores diferente. Em segundo lugar, você precisa usar fio dental, linhas lisas metálicas, fio persa ou lã fina e resistente.
- Dedais. Eles não só protegem seus dedos de picadas de agulha, como também ajudam a enfiar a agulha em tecidos grossos sem problemas.
- Tesouras. Elas devem ser de tamanhos diferentes. As pequenas são úteis para cortar linhas, as médias para processar tecidos e as grandes para cortar materiais.
- Marcadores solúveis em água ou canetas hidrográficas para fazer marcações na tela.

Padrões de ponto cruz muito grandes: esquema geral de execução de trabalhos
Pinturas grandes e volumosas exigem muito tempo e paciência. Muitas vezes, várias costureiras trabalham nessas obras ao mesmo tempo, portanto, iniciantes não devem se aventurar nesses projetos.
Regras para trabalhar com grandes padrões de ponto cruz:
- As bordas da tela devem ser pré-tratadas com verniz ou cola.
- Divida toda a área de trabalho em várias partes e marque-as com um lápis ou marcador lavável com água.
- Passe bem o tecido.
- Você precisa trabalhar em uma sala bem iluminada para evitar erros.
Antes de começar a trabalhar, você precisa dispor todas as ferramentas necessárias à sua frente, a uma curta distância, e também separar os fios por cor.

Segredos para bordar grandes pinturas
As nuances e segredos do ponto cruz de grandes pinturas incluem:
- uma cópia adicional do desenho feito com antecedência, de acordo com o qual o trabalho é realizado, uma vez que o antigo pode ser perdido ou ficar inutilizável;
- os trabalhos em obras volumétricas devem começar no meio do esquema;
- as marcações na parte de trabalho da tela devem ser feitas em 10 quadrados de comprimento e largura;
- Você deve sempre levar tecido "com reserva".

Quanto tempo leva para bordar uma imagem você mesmo?
É claro que a duração do trabalho dependerá do tamanho da imagem. Também é influenciada por quanto tempo a costureira dedica ao bordado diariamente.
Em média, leva de 1 a 3 meses para bordar uma imagem pequena. Se você trabalhar em uma imagem grande, pode levar de 1 a 2 anos. O bordado em ponto cetim envolve o preenchimento de todas as lacunas, então você precisa dedicar bastante tempo.

Moldes para pinturas em ponto cruz: kits prontos
Kits de ponto cruz prontos podem facilitar muito o trabalho, especialmente para costureiras iniciantes. Eles já incluem o conjunto de ferramentas necessário, um padrão leve e um tecido adequado e prático. Dependendo do tipo e da complexidade, esses kits podem variar entre si. Existem diferentes opções para sua composição interna:
- o desenho já pode estar aplicado na própria tela; além disso, o kit inclui seu diagrama;
- tela limpa, separadamente com um diagrama no papel;
- desenho colorido sobre tela, pode ser lavado após terminar o trabalho.

Paisagens de grande porte
Os esquemas das pinturas têm direções de ilustração completamente diferentes. Podem ser personagens de desenhos animados, contos de fadas, filmes ou algo abstrato. No entanto, a maior demanda, como no passado e agora, é por paisagens. Esses esquemas podem representar uma floresta, uma cachoeira, um prado, montanhas, um lago, etc.
Grandes pinturas em ponto cruz finalizadas podem competir com obras caras pintadas com tinta. O que se valoriza é a quantidade de trabalho e tempo investidos, bem como a qualidade do trabalho final.

Pintura em Ponto Cruz: Tamanho da Tela
Como mencionado acima, em qualquer método de ponto cruz, a tela deve ser usada "com uma reserva". Ela pode ter diferentes tamanhos, densidades e estruturas. Iniciantes acham mais fácil trabalhar com a tela nº 14, que possui células grandes. Sua estrutura não é muito densa, o que facilita o trabalho com agulha.
Outro tamanho é o nº 16, adequado para costureiras um pouco mais experientes. Mas aqui você precisará de boa visão, já que a estrutura da tela é mais fina do que no primeiro tipo. É melhor bordar nele, como no nº 14, com a linha dobrada ao meio.
Outra tela adequada para bordar uma imagem em ponto cruz é a nº 18. Somente costureiras experientes e com boa visão conseguem manuseá-la. Você precisa costurar nesta tela com uma única linha, e ela tem pequenas células. Mas o trabalho final é mais realista e não fica transparente.

Moldura de quadro em ponto cruz feita com meios improvisados
Para não gastar dinheiro extra com molduras para quadros em ponto cruz, você pode fazê-las você mesmo com materiais improvisados. Papelão comum ou pedestal de teto servem. O pedestal pode ser revestido com tinta e verniz, dando a impressão de madeira.
Rodapés de madeira antigos também podem servir como molduras e podem ser pintados na cor desejada. Outra ideia é usar aros de madeira com bordas largas e grossas.
Observe! Se você tem pinturas antigas e desnecessárias em casa, você pode desmontá-las e usar a moldura para uma nova pintura.

Quadros em ponto cruz no interior do apartamento
Pinturas em ponto cruz são muito populares para decoração de interiores, e é por isso que custam caro. Trabalhos em telas pequenas são especialmente bonitos e harmoniosos, além de apresentarem maior realismo.
Recentemente, a busca por "ponto cruz baseado na pintura de Lushpin" se tornou bastante popular na internet. De fato, seus desenhos possuem uma beleza mágica, um aconchego e uma beleza provinciana "tranquila". Ficam lindos no interior do ambiente, trazendo aconchego e paz. No entanto, o trabalho baseado na pintura de Lushpin é difícil de executar, por isso não é adequado para costureiras iniciantes.

Quadros em ponto cruz têm seu charme. Eles se encaixam perfeitamente no interior da casa, enobrecendo-a. Quem faz esse tipo de artesanato pode ser chamado de artista. Com a ajuda desses trabalhos finalizados, você pode criar verdadeiras galerias em casa. Quadros em ponto cruz feitos à mão podem ser de diferentes tamanhos e criados a partir de diferentes tipos de tecido e com diferentes tamanhos de ponto.




