O estilo rococó tem suas raízes no século XVIII, tendo surgido pela primeira vez na França. Os artesanatos feitos com essa técnica se distinguem pela praticidade e, ao mesmo tempo, pelo luxo impressionante. Dessa forma, você pode decorar não apenas itens pessoais, mas também travesseiros, roupas de cama ou brinquedos infantis. Este artigo explica o que é o bordado rococó e quais técnicas existem atualmente.
Características do estilo Rococó
Esses recursos de bordado serão úteis não apenas para costureiras iniciantes, mas também para artesãos experientes.
Criar cachos da direita para a esquerda pode desenrolar o fio por onde o bordado passa, o que acabará fazendo com que os fios fiquem brilhantes.
Para criar um elemento volumoso e comprimido, todos os pontos enrolados finalizados devem ser colocados próximos uns dos outros.
Ornamentos coloridos de bordados volumétricos, feitos no estilo rococó, são elementos originais que podem ser usados para decorar diversos objetos no design do ambiente ou itens pessoais do dia a dia.

Atenção! Para iniciantes, muitos recomendam assistir a vários tutoriais em vídeo antes do trabalho para entender o processo de bordado em si.
Mais adiante no artigo você poderá conhecer as principais opções de bordado e suas aplicações.
Noções básicas de técnicas de costura
O Rococó tem três formas de execução:
- bordado usando pontos;
- usando um nó;
- Bordado em espiral.
Todos esses métodos têm suas vantagens e desvantagens, e cada um deles é descrito em detalhes abaixo no artigo. Portanto, uma costureira iniciante pode escolher a opção mais adequada para realizar seu trabalho.
Fazendo um ponto
Processo passo a passo:
- Primeiro, você precisa marcar duas marcas no tecido, você pode marcá-las como A e C. O fio precisa ser levado para fora do bordado e, em seguida, cuidadosamente apertado;
- então você precisa retornar ao ponto C e passar a agulha por essa marca, trazendo-a o mais próximo possível do ponto A. Não há necessidade de dividir e furar o fio;

- em seguida você precisa começar a fazer uma volta no sentido horário;
- Levante a ponta da agulha acima do tecido e, mantendo-a nessa posição, aproxime a bobina do tecido. Continuando a enfiar o fio na agulha, faça o número necessário de voltas;
- os cachos devem ficar bem firmes na agulha, mas não devem se sobrepor;
- Pressione a curva com o polegar da mão direita e puxe a agulha cuidadosamente por ela. Em seguida, comece a trabalhar com a linha. Puxe-a para longe de você até que a linha no buraco da agulha fique esticada. Este pequeno "truque" ajudará você a fazer um ponto firme e uniforme;

- agora você precisa afrouxar um pouco a tensão do fio e colocar cuidadosamente um novo ponto na direção do ponto C;
- Quando terminar de trabalhar, você precisa enfiar a agulha no ponto C e puxá-la para o lado avesso.
Esta técnica é mais indicada para costureiras e alfaiates experientes, pois é considerada uma das mais difíceis de implementar.
Fazendo um nó
Trabalho passo a passo:
- prenda a linha na parte de trás;
- puxe-o para a "frente" do enfeite;
- enrole-o ao redor da ponta da agulha algumas vezes;
- Puxe a agulha para o avesso, segurando as voltas com os dedos. Um lindo nó apareceu na lateral do enfeite;
- repita a ação com a agulha, “faça” um segundo nó próximo ao primeiro.

O bordado com nó rococó é uma ótima opção para iniciantes. É mais fácil de fazer e não leva tanto tempo quanto costurar.
Executando uma espiral
Para fazer este item você precisa seguir o processo abaixo:
- Passe 10 a 15 voltas de fio na ponta da agulha saindo do tecido;
- Passe a agulha pela espiral e faça um pequeno furo no tecido. Este é um ponto muito importante: a aparência da espiral finalizada depende deste furo;
- Se a agulha não conseguir passar pelo fio, você precisa girá-la um pouco entre os dedos. Isso ajuda a soltar o fio.
Este método será de média complexidade, é importante fazer uma boa punção, caso contrário o produto será estragado.

Bordado de ornamentos rococó em exemplos
Acima, falamos sobre as características do estilo rococó no bordado. Essa técnica é usada principalmente para criar desenhos florais – lírios exuberantes, margaridas, rosas, borboletas, frutas e cruzes. Esses ornamentos podem ser usados em luvas, bolsas ou agasalhos. Abaixo, você pode assistir a uma master class sobre bordado rococó.
Padrão de bordado de margaridas e rosas
O bordado de rosas rococó é feito passo a passo:
- insira a agulha de dentro para fora e traga-a para a frente no ponto onde você precisa começar o ponto;
- Insira a agulha na parte inferior do ponto e depois de volta na parte superior. Não é necessário dividir o fio;
- Passe a linha pela ponta livre da agulha. Os cachos devem estar firmemente conectados uns aos outros e corresponder ao comprimento do ponto. Pode ser um pouco maior, mas não menor;

- puxe a agulha através do fio enrolado, pressionando-o com as mãos;
- desdobre o cacho ao longo do fio e prenda o ponto;
- Para fazer uma nova costura, puxe a agulha pelo avesso, na parte superior do ponto futuro. Ao trabalhar no estilo rococó, o tecido deve ser segurado de forma que a costura fique vertical em relação a ele;
- Você precisa começar a fazer uma rosa a partir do meio da tela. Faça três costuras com sete e nove voltas. Você pode usar linhas diferentes para esse padrão; a diferença será visível após a conclusão do bordado e se refletirá no volume do artesanato;
- ao redor do meio, faça uma carreira com 10 cachos. Ao colocar a costura, torça-a em espiral;

- para pétalas novas, aumente o número de cachos, bordando-os mais longos e maiores;
- Pétalas de rosa são feitas de dois pontos com pontas comuns.
A flor pode ser de uma cor ou feita de diferentes tons de vermelho e rosa; cores pastéis podem ser usadas para as luvas.
A camomila é feita exatamente com a mesma técnica, mas exclusivamente com fios brancos, amarelos e verdes. Para as pétalas, você pode usar a técnica do nó.
Padrão de bordado de frutas vermelhas
Frutas vermelhas são usadas como padrões adicionais no produto.
Para fazer uma baga você precisa:
- faça uma curva nas duas pontas da agulha;
- a ondulação externa é feita no formato de um oito;
- prenda o fio e faça um ponto de baixo para cima.
As frutas vermelhas podem ser complementadas com pétalas e galhos, criando uma imagem completa na tela. Se desejar, você pode costurar miçangas ou strass.

Padrões de bordado de centáurea e folhas
Para bordar folhas em tecido, você precisa fazer nós, colocando-as firmemente sobre a tela. Para centáureas, você precisa usar apenas linhas brancas e roxas.
Você também precisa conhecer as regras para cuidar de itens feitos usando a técnica Rococó.
Atenção! Embora as costuras sejam bastante densas, não é permitido lavar peças com bordados em temperaturas muito altas, pois qualquer fio, mesmo os melhores, pode começar a brilhar.
Por isso, a qualidade e a aparência do produto mudarão drasticamente. É melhor lavar à mão ou no modo seda; recomenda-se usar apenas pós líquidos, pois partículas abrasivas podem ser absorvidas pelo fio. Seque em temperatura ambiente, longe da luz solar direta, pois os fios tendem a desbotar. Não é recomendado passar a ferro ou vaporizar os produtos, pois o vapor tem um efeito bastante negativo nos fios e no padrão volumétrico.
Essa técnica fica ótima em roupas infantis, como um vestido de verão ou um pijama de noite para meninas. As crianças adoram esse tipo de decoração.

O estilo de bordado rococó vem ganhando popularidade a cada dia. Os estilistas estão cada vez mais exibindo suas coleções nas passarelas com decorações que utilizam a técnica de nós e pontos. A vantagem desse bordado é que qualquer garota pode fazê-lo, decorando assim suas roupas do dia a dia.




