O bordado é um artesanato cuja popularidade não diminui com o tempo. Uma aula de ponto cruz, além de paciência e atenção, ajudará você a se tornar um profissional e a aprender os fundamentos do artesanato.
- O que é uma cruz e quais os tipos que existem
- Métodos e técnicas de ponto cruz
- Como prender o fio à tela
- Selecionando e trabalhando com fio dental
- Materiais e ferramentas para trabalho
- Agulhas
- Tela
- Bastidor de bordar
- Dedal
- Preparando o local de trabalho
- Como calcular o consumo de fios
- Vamos começar a bordar em ponto cruz
- Como Bordar em um Bastidor (para Iniciantes)
- Desenho de bordado
- Padrões fáceis de ponto cruz (para iniciantes)
- Como ler um diagrama corretamente
O que é uma cruz e quais os tipos que existem
Ponto cruz é a sobreposição de um fio diagonal sobre o outro. A beleza e o realismo do elemento dependem do tipo de ponto:

- contado - ponto em que é necessário contar os fios da tela;
- livre - uma costura de acordo com um padrão previamente desenhado.
A versão contada inclui a maioria das variedades de ponto cruz. A execução precisa da técnica de costura garante o realismo do resultado final.
Métodos e técnicas de ponto cruz
O tipo de cruz depende do motivo artístico, foto ou paisagem escolhido para o bordado. A escolha certa do padrão enfatizará a beleza e a riqueza dos tons de cor. Os seguintes tipos de cruz são populares entre as artesãs:
- tradicional - feito com dois pontos, colocando um sobre o outro na diagonal e preenchendo uma única célula da tela;
- meio ponto cruz – ou 1/2 ponto cruz, bordado como a versão anterior, só que em uma direção na forma de ponto cetim;
- 1/4 cruz – uma combinação das duas primeiras opções, é uma pequena cruz localizada em 1/4 da célula da tela;
- 3/4 ponto cruz – uma versão inacabada, como resultado da qual um ponto diagonal incompleto é bordado primeiro e, em seguida, 1/4 ponto cruz na direção oposta, mas até a metade do próximo elemento incompleto;
- estendido – uma opção padrão, colocada não em 1 célula da tela, mas em 2 ou 3;
- Duplo - o segundo nome é búlgaro, onde a parte inferior é uma cruz clássica e a superior é vertical. Tem formato quadrado e pode ocupar 4 células da tela.

Importante! Dominar os princípios básicos do bordado ajudará você a fazer a aula "Ponto Cruz" - uma aula magistral, e também é necessário comprar bastidores e padrões especialmente preparados com cruzes colocadas neles.
Como prender o fio à tela
Um bordado de alta qualidade depende em grande parte da forma como a linha é fixada no início e no final do trabalho. No início do bordado, é necessário inserir a agulha pela frente, a aproximadamente 2 a 3 colunas do início do motivo. O próximo passo é feito na posição horizontal, oposta ao nó, os pontos são colocados da esquerda para a direita, o nó é cortado e vários pontos são feitos pelo avesso para fechar o fio cortado.
Para prender a linha no final do bordado, a agulha deve ser puxada para fora, tendo primeiro subido alguns centímetros na diagonal. Em seguida, a área será coberta com cruzes da próxima cor.

Importante! A perfuração da agulha não é feita nesta etapa, pois o ponto pode se deslocar na tela bordada.
Selecionando e trabalhando com fio dental
Os fios mouline são fios feitos à mão ou em fábrica, usados para bordados e outros trabalhos com tecido. A escolha e o uso do fio dependem da complexidade do desenho. A experiência prática das artesãs mostra que os melhores são os simples de algodão ou seda. Em algumas situações, para implementar o motivo, recomenda-se o uso de fio de lã.

A variedade de tons de cores não limita a escolha. São tons clássicos e raros, monocromáticos e mesclados, cuja escolha depende da complexidade do grafismo e do grau de profissionalismo da costureira.
Materiais e ferramentas para trabalho
O conjunto padrão de ferramentas de bordado inclui agulha, linha, bastidor, tela e dedal.

Agulhas
O ponto cruz não requer agulha especial. Os desenhos bordados com fios de linha ficarão realistas se você seguir estas dicas:
- o formato da agulha e o tamanho do orifício devem ser tais que a linha passe facilmente pela tela e não fique deformada;
- Para telas de trama grande, recomenda-se uma agulha romba de espessura média;
- Quanto mais grossa a tela, mais fina deve ser a agulha que você deve escolher.

Tela
Canvas é um tecido para bordado com inúmeras células. Pode ser de linho, algodão ou misto. O tamanho da base é indicado no tecido:
- número 14 (55 células x 10 cm) – caracterizado por uma célula grande, recomendado para iniciantes;
- número 16 – (60 células x 10 cm) – o tamanho das cruzes é pequeno em comparação com a versão anterior;
- número 18 – (72 células x 10 cm) – uma tela com inúmeras células pequenas, procurada por mulheres experientes, permite criar verdadeiras obras-primas.

Importante! Ao trabalhar com tela de algodão, é possível que encolham após a lavagem (ao longo da linha dos veios). Para que a imagem permaneça simétrica, é importante cortar o material corretamente.
Bastidor de bordar
O principal objetivo do bastidor é esticar a tela. O dispositivo está disponível em versões de plástico, madeira, cadeira e moldura. A primeira versão é para bordados no bastidor para iniciantes e crianças; a segunda é profissional, para trabalhar com tecidos de diferentes espessuras; a terceira é para fazer pinturas mais elaboradas que exigem esforço prolongado das mãos; e a última é uma versão universal.

Observe! O tamanho do bastidor depende da escala da pintura. Quanto maior, menos fios ficam presos, mais conveniente para a costureira e menor o risco de danificar a tela.
Dedal
Um dispositivo que protege os dedos de perfurações acidentais. A experiência prática de artesãs mostra que os dedais de vovó, feitos com base de metal, são os mais eficazes.
Preparando o local de trabalho
Bordar imagens consome tempo.

Exige perseverança e paciência da costureira. Por essas razões, o local de trabalho deve ser confortável e conveniente. Os seguintes itens ajudarão a garantir o cumprimento desses requisitos: uma cadeira macia e confortável e luz natural (se não houver, iluminação artificial). Outros requisitos para criar conveniências no local de trabalho são de natureza individual.
Como calcular o consumo de fios
O consumo de material e fios é calculado de acordo com os parâmetros do material e a complexidade do motivo escolhido. Para iniciantes, recomenda-se o uso de trabalhos prontos, compostos por uma tela de 25 × 25 cm, um molde e a quantidade necessária de fio dental.
Profissionais preferem telas nº 16 e nº 18 com células pequenas e padrões complexos. Nessas situações, as costureiras utilizam padrões individuais, cujo desenvolvimento é realizado em programas especiais. A tabela de seleção de fios permitirá que você determine com precisão os tons de cor e o número de fios necessários.
Vamos começar a bordar em ponto cruz
A etapa inicial do ponto cruz é o processamento das bordas da tela. O trabalho começa com a aplicação de cola especial ou sobreposição manual nas bordas. Para facilitar o trabalho, a tela precisa ser marcada. Para isso, a tela é dobrada ao meio e passada a ferro, e um lápis é usado para marcar quadrados de 10 x 10 cm.
A lona é fixada ao bastidor de forma suave e fácil. Apertos e distorções fortes levarão à deformação subsequente. A lona será danificada.

Importante! Ao marcar a tela, é necessário deixar 5 cm de material para margem. Se a imagem tiver uma grande quantidade de fundo vazio, vale a pena considerar os parâmetros do recuo do motivo até a moldura.
Como Bordar em um Bastidor (para Iniciantes)
Você deve começar com ponto cruz de uma cor. Passo a passo, fica assim:
- a artesã decide o início do bordado;
- as cores dos fios são classificadas por tons;
- a linha é presa à agulha e à tela;
- uma posição confortável é escolhida;
- A direção correta da cruz é determinada.

Normalmente, antes de começar a trabalhar, cada iniciante recebe instruções detalhadas, que descrevem em detalhes como bordar imagens em ponto cruz. Independentemente da complexidade do motivo, o iniciante deve se familiarizar com os tipos de pontos.
Desenho de bordado
Após a conclusão da pintura, as marcas aplicadas são removidas da obra, a tela é lavada em uma solução morna de sabão, seca na vertical e passada a ferro com um ferro a vapor. A pintura finalizada é fixada em uma moldura ou emoldurada com baguetes especiais.
Padrões fáceis de ponto cruz (para iniciantes)
Padrões de bordado simples – desenhos com um conjunto mínimo de cores (até três), pequenos e leves, por exemplo, uma borboleta com asas em tons de vermelho, amarelo e azul. Projetados para familiarizar-se com uma técnica específica. Adequados para quem está começando a usar linhas e agulhas. Paciência e perseverança, assim como uma master class para iniciantes em ponto cruz, darão à bordadeira iniciante a habilidade e a experiência tão necessárias neste ofício, além da sensação de satisfação com um novo hobby.
Como ler um diagrama corretamente
O bordado em bastidor pode ser preto e branco ou multicolorido, com um tom específico atribuído a cada célula da cruz. Os gráficos modernos podem ser marcados com designações digitais e simbólicas. Na parte inferior da imagem, ao lado da designação, há informações com o número da tonalidade do fio. Células vazias podem indicar lacunas ou um tom pastel – informações completas sobre isso estão escritas na legenda.

Importante! Antes de iniciar o trabalho, a costureira deve estudar as tonalidades, decifrar os significados e tentar atender aos requisitos de cada designação indicada, caso contrário o trabalho corre o risco de perder toda a beleza da paleta utilizada e a saturação dos tons.
O ponto cruz é um hobby para quem é assíduo e paciente. Aprender os tipos de pontos, as técnicas de ponto cruz e as regras para decifrar padrões pode garantir a criação de uma bela pintura.




