Ao longo de quase toda a história da formação da sociedade, as meninas dedicaram especial atenção a diversos bordados. No início, apenas pessoas ricas tinham condições de aplicar um desenho a um produto. No entanto, com o tempo, o bordado passou a fazer parte do cotidiano de diferentes camadas da população. Cada país tem sua própria história de formação dessa arte.
- Peculiaridades do bordado em diferentes partes da Rússia
- Peculiaridades dos sulistas
- Tradições do Norte
- Peculiaridades da percepção da arte
- História do bordado em ponto cetim
- Antiga fachada russa e bordados dourados
- Ornamentos dos povos eslavos e sua designação
- Bordado em traje popular russo
- Ponto Krestetskaya
- Características da técnica
- Regras básicas para escolher um padrão
Peculiaridades do bordado em diferentes partes da Rússia
Cada canto da Rússia, cidade, vila, tem suas próprias características distintivas para criar um design nas coisas.
Por exemplo:
- Na Chuváchia, são utilizadas três cores principais de linha: preto, vermelho e branco. Cada uma tem seu próprio significado. O vermelho simboliza a busca por algo novo, o branco representa pureza e inocência, e o preto é usado para criar uma moldura. A peculiaridade é que não são utilizados dispositivos especiais para facilitar o bordado.

- Vale ressaltar que os padrões de bordado eslavos são construídos principalmente com base em figuras geométricas. Como a própria artesã tingia os fios, o processo era demorado e bastante trabalhoso.
- Na Carélia, o padrão tinha, na maioria das vezes, um significado religioso. O ornamento é bordado com linha vermelha em tecido branco. O centro da composição são animais e plantas. É extremamente popular na Rússia e na Europa.
- Em Mari El, a linha vermelha é usada para bordar em tecidos artesanais. Padrões: figuras geométricas, plantas, animais. As árvores tinham um significado especial: proteção para a família.
- Técnica Tarusa: utiliza-se fio de linho, e há uma técnica especial, linha branca e entrelaçamento colorido. Árvores e plantas são bordadas em objetos, formando imagens como resultado. A peculiaridade é a ausência do avesso. A técnica também é conhecida por bordar uma imagem em tecido branco com linha branca.

Peculiaridades dos sulistas
O sul da Rússia é caracterizado pela presença de padrões geométricos em bordados. Nas regiões de Voronezh, Tambov, Oryol, Kursk e Penza, as artesãs bordavam com linhas brancas, cruzes, etc.

Os mais comuns são: ponto cetim contado e entrelaçamento colorido. O elemento-chave de ambos os bordados é o uso de um tecido semitransparente sob a base.
Informações adicionais! A presença de tais bordados nas roupas era evidência do alto nível de renda de uma família.

Características de cor das áreas:
- Ryazan é caracterizada pela ornamentação azul;
- Nos bordados de Smolensk, as cores limão, laranja, vermelho e branco sobre fundo dourado são as mais encontradas;
- Os padrões Tula e Kaluga são caracterizados por um esquema de cores vermelho e branco, intercalados com inserções em azul, azul claro, verde e amarelo;
- Kaliningrado é caracterizada pelo uso de um fundo carmesim com um padrão de fios escarlates, brancos, verdes e dourados.
Importante! O bordado russo é uma das artes mais desenvolvidas na criatividade do povo. A principal forma geométrica é um losango, um quadrado. São bordados com saliências nos cantos, diagonais e espirais. O material é o fio de seda.
Tradições do Norte
Na República Socialista Soviética Autônoma da Carélia, em Vologda, Arkhangelsk e Leningrado, a técnica do ponto cetim, o uso de pontos oblíquos e a pintura são especialmente populares.

A técnica do bordado em cruz completa era usada para decorar amuletos.

Meio ponto cruz é um tipo de borda, a base de um tipo popular de pintura. Utiliza pequenos pontos de cores vibrantes para criar padrões vibrantes. Após a criação da borda, o espaço interno é preenchido com vários tipos de pontos decorativos.
A costura branca do produto tem um visual elegante e atraente. Baseia-se no uso de tecido fino e levemente translúcido. A presença de uma densa trama branca como a neve na peça demonstrava status e alta renda familiar.

Peculiaridades da percepção da arte
O ornamento é percebido por uma pessoa como parte de uma obra de arte. Em diferentes épocas, os padrões nas roupas eram percebidos de forma diferente. Anteriormente, eles indicavam o pertencimento de uma pessoa a uma classe e nível de riqueza. Além disso, o ornamento indicava a localização geográfica do proprietário da coisa.
Hoje em dia, a presença de bordados em algo demonstra o componente estético da imagem. Motivos bordados em roupas aparecem todos os anos em desfiles de moda.
Usando a história do bordado em ponto cetim como exemplo, podemos traçar o desenvolvimento da percepção da sociedade sobre esse tipo de decoração de roupas.
História do bordado em ponto cetim
O bordado em ponto cetim consiste no uso do tipo correto de linhas. O resultado é um padrão de fios brilhantes e reluzentes. Uma pessoa pode admirar tal ornamento por muito tempo. O primeiro bordado desse tipo surgiu há cerca de 2000 anos.
A técnica teve origem na China no século VI a.C., época em que os habitantes da classe alta gostavam de decorar objetos com bordados. Uma técnica semelhante foi então usada no Japão.
Observe! Fica especialmente bem em tecidos de seda.
Então, com o surgimento e o desenvolvimento da Grande Rota da Seda, a técnica ganhou popularidade nos países europeus. Naquela época, a moda por coisas inusitadas era especialmente forte, e o bordado rapidamente se espalhou por todo o continente.
Nessa época, o bordado tornou-se popular na Rússia. Ao mesmo tempo, os tecidos e as possibilidades de criação de ornamentos melhoraram. Na maioria das vezes, os padrões eram usados repetidamente, transmitidos de geração em geração.
Na sociedade moderna, os diagramas estão disponíveis gratuitamente na Internet.
Peculiaridades:
- Tanto um mestre quanto um iniciante podem fazer isso.
- Técnica de criação simples.
- Uma grande variedade de espécies.
Este ornamento é considerado um dos principais tipos de arte. Se as regras para a execução dos pontos forem seguidas corretamente, a artesã verá um bordado excelente como resultado. No entanto, criar um padrão exige atenção, perseverança e concentração na tarefa.
Esta versão do bordado percorreu um longo caminho, adaptando-se, mudando, mas mantendo a base: a presença do brilho do trabalho.

Antiga fachada russa e bordados dourados
Este tipo de bordado tem origem eclesiástica. A lenda sobre a vida da Mãe de Deus conta que ela teve que criar uma cortina para o templo do Senhor de púrpura e carmesim.
O bordado facial é um tipo de pintura de ícones que surgiu com o surgimento do cristianismo na Rússia. É feito com fios coloridos e surgiu sob a influência de Bizâncio.
O bordado em ouro também se desenvolveu em Bizâncio. Em Kiev, no século XI, surgiu uma escola de bordado em ouro em um mosteiro, onde eram ministradas aulas. No século XV, começaram a surgir oficinas de rainhas, onde artesãs aprimoravam suas habilidades. O início do século XVII foi marcado pela rivalidade entre as oficinas de pessoas famosas e as de comerciantes.

Essas opções de costura constituem a parte sagrada do templo, assim como os afrescos. Eles carregam um certo simbolismo da presença da divindade.
Atualmente, a principal tarefa dos mestres é preservar as tradições da arte antiga, atingir o nível de mestre e aderir aos cânones da igreja em seu trabalho.

Ornamentos dos povos eslavos e sua designação
Bordado de proteção dos eslavos, padrões e significado:
- Bereginya é a imagem de uma mulher com as mãos abaixadas. Ela protege e guarda a família dos problemas.
- Água - em forma de zigue-zague, onda, fronteira entre Yavya e Navyu. Concede imortalidade, carrega conhecimento.
- A erva-de-fogo é um talismã para o organismo feminino adulto. Ela protege contra palavras e ações ruins.
- Espiral - fala de sabedoria. Amuleto contra as forças do mal, o mau-olhado.
- Stribozhich - representa pás de moinhos de vento. Protege contra os elementos, bordado em roupas de trabalho.
- A mulher em trabalho de parto é um símbolo de fertilidade e bem-estar familiar.

Bordado em traje popular russo
Também é costume bordar ornamentos em trajes populares, o que tem sido um talismã desde os tempos antigos.
O bordado de proteção eslavo está localizado principalmente no local onde o corpo entra em contato com o ambiente:
- na borda da manga;
- ao longo da parte inferior do produto;
- pelo portão.
Acredita-se que este ornamento protegerá uma pessoa e fortalecerá a saúde.
As crianças também usavam as roupas dos pais, que simbolizavam a conexão entre gerações. Existem muitas fontes russas para bordado à máquina.
Informações adicionais! Aos 3 anos, a criança recebia a primeira camisa, que a protegia. Por exemplo, um filho recebe uma camisa masculina.

Ponto Krestetskaya
Tipo de aplicação: ornamento vazado. Ganhou popularidade desde a década de 60 nas cidades do século XIX. O bordado é feito em "agulha quebrada" do tipo renda, possui padrão geométrico, é rico em decorações e variado, o que o diferencia de outros tipos de bordados.
A fábrica Krestetskaya passou por vários altos e baixos. A Grande Guerra Patriótica e a mudança de poder nos anos 90 afetaram o estado da fábrica. Agora com um novo proprietário, a tarefa é restaurar o museu, inaugurado em 1930. Ele é usado para decorar toalhas, cobertores e lençóis.
Características da técnica
Anteriormente, a renda era bordada com fios retirados do tecido. A cor do material determinava a cor do ornamento.
"Bordado branco sobre branco" é uma breve descrição do ponto. Neste caso, o tecido de linho em xadrez é preenchido com um padrão figurado de fios brancos finos. Para criar o ponto, fios longitudinais e transversais são puxados, transformando o material em uma rede vazada. Os fios são entrelaçados com uma agulha, criando um padrão.

Regras básicas para escolher um padrão
Ao escolher um enfeite, você precisa estudar cuidadosamente o significado dos símbolos, bem como o esquema de cores. Também é recomendável contar com a localização geográfica para apoiar as artesãs locais. Na maioria das vezes, as meninas preferem padrões grandes, enquanto os homens prestam atenção aos símbolos pequenos.
O artigo examina em detalhes o significado e a história do bordado tradicional russo. Hoje em dia, o bordado é frequentemente feito devido à corrida por coleções de moda, mas recomenda-se prestar atenção à história do ornamento na hora de escolher. As tradições eslavas de bordado com miçangas ajudam a adicionar atratividade à imagem.




